Pular para o conteúdo principal

Conheça a reta industrial

Conheça a fundo sobre a reta industrial, uma máquina fantástica que vem ganhando cada vez mais espaço na nossa casa.

E uma tarefa nada fácil é a hora de escolher uma máquina de costura, pois, só sabendo a respeito do que ela tem e do que é capaz, é que vai te ajudar na hora de decidir a melhor pra você.

E como o próprio nome diz a reta industrial, é de uso em industrias, e por ocupar bastante espaço e ter exatos cuidados de segurança, não é uma máquina qualquer e nem é para todo mundo, apesar de ser muito desejada ultimamente. Mas, uma coisa deve se ter em mente, tudo depende do seu objetivo em costurar e analisar se em tuas necessidades essa máquina vai se encaixar.

Abaixo listei vários assuntos técnicos sobre essa máquina que irão ajudar você a conhece-la melhor.

Função
A reta industrial é uma máquina forte, rápida e feita de puro ferro. Por conta disso, faz ela ser ideal para grandes produções durante todo o dia. Com ela, se faz as principais costuras de fixação, tendo somente um ponto, o ponto reto.

Classe e ponto
Essa máquina é da classe 300, sendo de ponto fixo 301.

Agulha
Toda agulha de máquina possui uma referência, e a da reta industrial é DP5/DB1

Curiosidades 
*A reta industrial possui dois suportes para linha sendo um exclusivo para o enchimento da bobina.

*Possui um reservatório de óleo em sua base, que ao levantar a máquina é possível identificar como está o nível, podendo completar manualmente se necessário.

*Em grandes confecções como a de colchão, a reta industrial possui uma velocidade extremamente rápida para atender a demanda, e por isso, leva-se um tempo para o ''novo costureiro'' se adequar.

*As máquinas convencionais ainda são feitas de motor externo (aquele bem barulhento), e no uso continuo da máquina, deve-se usar protetores de ouvido.

Assista o vídeo sobre a Reta Industrial Singer 191D-20E Direc Drive

Ter uma reta industrial para usar de vez em quando não compensa, ela foi feita pra costurar em grande frequência, e para e olha só o tamaínho dela (rs):


 

Abaixo é possível ver em um desenho gráfico a nomenclatura das partes e peças da máquina:



Muitas pessoas não se adequam a essa máquina, e preferem as domésticas, pois o uso de uma para outra é totalmente diferente. No meu caso, me dei muito bem com ela, pois ajuda muito em meu trabalho, mas, não desfaço da minha caseirinha, pois com a variedade de funções dela, faz o que a reta industrial não faz rs.


Existe também as máquinas de costura da industria têxtil que contribuem para a confecção em massa, sendo a reta industrial uma das principais que traz muita garantia nas produções.

E agora que você conhece um pouquinho dos tipos de máquina de costura, vai agregar para seu conhecimento e também te ajudar a escolher a ideal para você :)

Com carinho,
Patria.
🌹🌸🌷🌼🌻🌺


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos