Tipos de máquina de costura

Olá querido leitor!
Nesse post vou falar um pouco das curiosidades e dicas sobre as queridas máquinas de costura, a amiga inseparável de uma costureira rs

Quando a gente é iniciante na costura, temos dúvidas terríveis tanto sobre as máquinas como em praticamente tudo, principalmente no como fazer, não é mesmo? E nesse post, que inclusive foi atualizado, vou deixar explicadinho de uma forma que fique mais fácil para você entender e aprender as diferenças e fatos curiosos sobre elas.

Máquinas antigas
Acredite ou não, mas as máquinas antigas, aquelas que sua vó ou tia tem ou teve, são as MELHORES. E isso, por conta do material que elas foram feitas, por serem de puro ferro, o que faz muitas delas funcionarem até hoje, e ter mais de ''enta'' anos. Infelizmente não se fabricam mais desses tipos de máquinas, e encontrar uma por ai, é uma raridade. Se você tem uma, não se desfaça dela, você vai logo saber porque. ;)

As máquinas antigas, possuem um gabinete, geralmente em madeira, bem rústico e super lindo (eu pelo menos acho). Outra coisa bacana é o pedal, que serve para poder fazer a máquina costurar, sendo movido totalmente pelas forças das pernas, e é por isso que as mulheres daquela época tinham um pernão rs. E esse pedal também é  totalmente feito de ferro, e que inclusive, tem virado artigo de decoração por ai.

Imagem: Comoeonde.com

Imagem: Pinterest

Máquinas mecânicas
As máquinas de costura mecânicas e domésticas, possuem algumas funções a mais do que aquela máquina antiguinha que a gente viu ali em cima. Geralmente, elas possuem o ponto reto e zigue-zague (pontos essenciais) podendo até fazer casinhas de botão. São feitas tanto de ferro como em plástico. Minha primeira máquina foi uma ''Singer prat-a-porter'', e tinha somente essas funções, e era uma máquina ótima, onde pude fazer muitos consertos e também roupas.


Máquinas eletrônicas
As máquinas eletrônicas domésticas, são as máquinas dos dias atuais. Possuem uma infinidade de funções, de pontos e muita coisa que facilita muito na hora da costura. Geralmente possuem pontos essenciais (reto e zigue-zague), pontos flexíveis (tipo overlock, rebater elástico) e os pontos decorativos (com diversos formatos para decorar). Essas máquinas são feitas de um tipo de plástico (não sei o nome), sem muito ter a presença do ferro, e por conta disso, o cuidado com ela deve ser duplicado.



Máquinas industriais
As máquinas industriais são bem diferentes das que citei acima, pois, elas são feitas para o uso continuo, por várias horas do dia, o que faz dela ser mais ágil, forte e rápida para trabalhar. Existe uma variedade muito grande delas e uma para cada tipo de confecção, o que faz delas serem máquinas específicas para uma determinada costura ou função. Vou deixar um post para vocês acessarem e conhecerem mais afundo sobre elas, e também vou deixar fotos nesse post das mais conhecidas ;)


Reta Industrial 



Overlock

Galoneira 


E Como saber qual máquina é a melhor pra mim? 
Bom, agora que você já sabe um pouco sobre alguns tipos de máquinas, fica um pouco mais fácil na hora de escolher uma pra você. Como? se você é iniciante, aconselho de coração que espere aprender mais sobre as máquinas no curso, costurar com elas, e sentir na ''pele'' cada uma, por que dessa forma você vai evitar arrependimentos futuros. E já você, que tem uma certa noção, ou está voltando a costurar depois de tempos, melhor ainda, quer viver de costura, veja primeiramente quais são suas necessidades com a máquina, o que vai costurar, se vai ser com pouca ou muita frequência. Tudo isso influência diretamente na escolha da sua máquina, e para isso, eu tenho um post só sobre esse assunto em que eu ajudo você na hora de escolher, é só clicar no link abaixo.


Então é isso meus queridos, espero muito que tenham gostado e de alguma forma ajudado vocês :)

Com carinho,
Patria.

Comentários

  1. Legal o seu texto, mas a máquina interlook corta ao mesmo tempo sim ;-) é mais indicada para tecidos planos/pesados. Ela assim como a galoneira tem duas agulhas para traçados retos.
    Sobre levar a costura a serio, considere incluir artesanato e consertos neste conceito. Não só de facção se faz uma costureira, bom aprendizado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés