Conheça sua máquina!

Olá querido leitor!
Nesse post, que também já está em forma de VÍDEO, trago um assunto super importante pra quem é iniciante na costura. Como título do post, chamo sua atenção ao ''conheça sua máquina!'', pois, para costurar com ela, é preciso não só conhece-la mas sim saber do que a compõe.




Essa foi minha primeira máquina de costura (que foi emprestada rs), e na foto indico várias partezinhas dela, onde, irei detalhar cada uma pra vocês ;)

1- O número um, representa o cabeçote da nossa máquina. É onde a maioria dos outros complementos estão presentes...

2- VOLANTE

Este é o volante da nossa máquina, e quando giramos ele, faz a agulha subir e descer. E quando iremos fazer isso? quando por exemplo, formos pescar a linha da bobina, ou quando formos fixar a agulha no tecido... E este outro ''volante'' dentro dele, é tipo de um botão, que devemos pressionar, quando formos encher a bobina.

3- CAIXA DA BOBINA E LANÇADEIRA

Aqui, na foto da esquerda, tenho o exemplo de uma caixa de bobina, que nada mais é, onde iremos colocar a nossa bobina. E as bobinas, sempre devem estar colocadas da maneira certa, pois, caso contrário sua costura irá sair com problemas... E na foto da direita, temos a lançadeira, lugar onde iremos colocar a caixa da bobina. Cada máquina possui um sistema diferente.

4- VOLANTE DE REGULAGEM DE COMPRIMENTO DO PONTO


Aqui, eu tenho dois exemplos, um de uma máquina mais moderna e outro de uma máquina mais antiga, e eles sempre variam de aparência. A foto da esquerda, onde possui a numeração de 0 a 5, ao girarmos, iremos ter o tamanho do ponto desejado. Já na foto da direita, não iremos girar e sim abaixar ou erguer esta alavanca, onde também irá determinar o tamanho do nosso ponto.

5- BOTÃO DE RETROCESSO


Este botão, que fica entre o volante de comprimento do ponto, ao ser apertado, inverte o sentido da sua costura fazendo um retrocesso, e isso faz com que sua costura, não descosture!

6- VOLANTE DE TENSÃO DA LINHA


Este volante, controla a tensão da linha. Ele deve ser usado de acordo com o tecido que iremos costurar. Por exemplo, se o tecido é mais fino, a tensão é indicada a ser menor, e se o tecido for mais grosso, a tensão da linha deve ser maior.

7- LARGURA DO PONTO


Esta ''alavanca'', permitirá a largura do seu ponto. Note, que no início há um risco reto, que seria o ponto reto da máquina, e logo em seguida começa o ponto ziguezague. Então, de acordo com o que eu for costurar, eu irei usar uma largura de ponto maior ou menor, tudo depende do que você irá fazer...

8- POSIÇÃO DA AGULHA


Esta outra ''alavanca'', irá permitir a posição da minha agulha, e isso como já disse, irá depender onde irei costurar. Se for em um lugar estreito por exemplo, basta eu mudar a posição da agulha, que irá facilitar a minha costura.

9- PÉ CALCADOR


O pé calcador é esse ''sapatinho'' ali em baixo. É ele quem nos guia na costura, facilitando aonde iremos costurar e de quanto espaço iremos deixar. Já disse em algumas outras postagens aqui, de por exemplo deixar 1 pé de máquina ou meio pé calcador, onde, usando um ou outro em determinadas situações, nos guiará com mais facilidade em quanto costuramos... E existe vários deles: para pregar zíper, pregar botão, por missangas e assim de acordo do material que você irá usar!!!

Agora, irei te mostrar outros complementos, que alguns não são totalmente visíveis na nossa máquina.

Guias Fios

Estes são exemplos de guias fios, que como vocês podem ver, são partes onde iremos passar a linha. Cada máquina tem um tipo de guia fio diferente, e um jeito diferente de passar a linha também. E no próximo post irei te ensinar a como passar a linha na máquina, aguarde!!!!!

Porta retrós ou porta carretel

O porta retrós, geralmente fica na superfície da máquina ou na parte de trás dela. Serve para apoiar o retrós de linha.

Bobina

Existe dois tipos de bobinas, a de plástico e a de ferro. Notem, que a altura destas bobinas são diferentes; então você deve olhar na sua máquina e ver qual tipo ela é, se ela é baixa ou alta. Isso vária de máquina para máquina.

Caixa da bobina

Esta é a caixa da bobina, onde possamos tirar e colocar da lançadeira, diferentes de outras caixas de bobina, onde, são fixas na máquina. E quando encaixamos esse tipo de caixa da bobina na lançadeira, você deverá ouvir um ''click''para ter a certeza de que ela está bem colocada, caso contrário, sua agulha correrá o risco de quebrar!

Pino enchedor de bobina


Este pino, ao fixarmos a bobina e traze-lo para a direita pisando no pedal da máquina, irá fazer com que a nossa bobina se encha, o que também logo irei te ensinar!!!


Bom, estes foram todos os complementos que a maioria das máquinas de costura possui, e é muito importante conhece-los e manuseá-los bem, pois, assim nossa costura estará sempre perfeita. E caso sua costura não esteja saindo como o desejado, não pense primeiramente que o problema esteja na máquina, mas sim, que deve ter em alguma parte dela algo que você pode ter esquecido, como por exemplo, de passar a linha corretamente ou que não encaixou alguma peça da maneira certa, isto, deve sempre ser visto para não comprometer a sua costura!!!

NUNCA SE ESQUEÇA DE LUBRIFICAR A SUA MÁQUINA REGULARMENTE, POIS, ASSIM TODAS AS PEÇAS, COMPLEMENTOS E A MAQUINA EM SI, IRÃO FUNCIONAR CORRETAMENTE!!!

Por em quanto é isso... Mas já estou preparando novos posts que irei tentar portar ainda hoje!!!

Fico contente se eu pude te ajudar, e peço que aguarde os próximos posts!!!

Te desejo uma ótima segunda-feira, e até logo!!!

Patria.

Comentários

  1. Olá, estava procurando algumas dicas pra pintar pano de prato, pois hoje fiz minha segunda pintura de pano de prato, eu sei desenhar, mas nunca tinha pintado em pano. E aproveitei pra dar uma olhadinha em outras dicas suas, e vi que vc tem a mesma maquina que minha mae. mostrei a ela, e ela tbm gstou de suas postagens.
    Gostaria de saber se vc conhece a maquina Galoneira Gemsy RCM 007
    Não encontro em nenhum lugar como enfiar linha. ela é de agulha dupla, bem complicadinha.
    Obrigada pelas dicas que vc compartilha, vô fazer o morango e a galinha d'agua que vc compartilhou ;) Beijos e abraços LiziaTeodolinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liih, tudo bem??
      Nossa, que bacana que você também pinta. Eu aprendi quando era bem novinha, mas, nem levei muito a sério, só hoje que voltei a pintar, e como também sei desenhar, isso ajuda bastante a gente né?
      Poxa Liih, eu dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada sobre ela... Mas, a máquina da sua mãe é exatamente igual a minha, verdinha, pequena e semi-industrial? Porque essa máquina, eu ganhei da minha tia, e nunca lidei com máquinas iguais a ela. Inclusive, eu preciso levar ela no concerto, está sem motor, sem hastes das linhas... e como estou sem tempo, ainda não pude correr atras disso...
      Sua mãe está precisando muito dela??? Por que ai eu vou ver o que eu faço e ai te mando por e-mail!!!

      Ebaaaa faz sim, vou ficar muito feliz, e se quiser me mande a foto para eu ver!!!! =)
      Um grande beijo e obrigada por comentar!!!
      Patria.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés