Conheça sua máquina!

Olá querido leitor!
Nesse post, que também já está em forma de VÍDEO, trago um assunto super importante pra quem é iniciante na costura. Como título do post, chamo sua atenção ao ''conheça sua máquina!'', pois, para costurar com ela, é preciso não só conhece-la mas sim saber do que a compõe.



Na imagem abaixo, você verá a minha primeira máquina de costura (que foi emprestada rs), e na foto indico várias partezinhas dela, onde, irei detalhar cada uma pra vocês ;)


1- CABEÇOTE
O número um, representa o cabeçote da máquina. É onde a maioria dos outros complementos estão presentes.

2- VOLANTE

O volante serve para subir e descer a agulha, e isso é feito girando-o manualmente.

3- CAIXA DA BOBINA E LANÇADEIRA



É na caixa da bobina que a gente encaixa a bobina ou carretilha, e nela também está envolvido a lançadeira, que é responsável por fazer o ponto debaixo da costura.

4- VOLANTE DE REGULAGEM DE COMPRIMENTO DO PONTO


Eles podem variar de máquina para máquina, e sua função é regular o comprimento do ponto. E para isso, depende muito do tipo de costura que você for fazer.

5- BOTÃO DE RETROCESSO


Ele também varia de formato, tendo a função de inverter o sentido da costura. Com isso, fazendo o retrocesso, a costura fica reforçada no inicio e no final.

6- VOLANTE DE TENSÃO DA LINHA


Dependendo do tipo de tecido a ser costurado, existe uma numeração de tensão da linha diferente. A tensão da linha é a força dela, e em um tecido fino ela não pode ser demais, assim como num tecido firme não pode ser de menos.

7- LARGURA DO PONTO


Assim como no volante de comprimento do ponto, a alavanca ou volante de largura do ponto não é diferente. Sua função é regular a largura do ponto, de acordo com o tipo de costura a ser feita.

8- POSIÇÃO DA AGULHA


Geralmente possui somente em máquinas domésticas, e facilita muito nos guias de costura, como por exemplo costurar bem próximo a lateral do tecido, chamada ''nervura''.

9- PÉ CALCADOR


Existe uma infinidade deles, e cada um é voltado para um tipo de costura, seja para ponto decorativo, aplicação de viés, franzido, e entre outros. É de estrema importância como guia, e que nos ajuda para fazer uma boa costura.

GUIAS FIOS

Estão presentes em toda a máquina e tem como função guiar a linha para melhor ''correr'' em quanto pisamos no pedal e a costura acontece.

PORTA CARRETEL


O porta retrós, geralmente fica na superfície da máquina ou na parte de trás dela. Serve para apoiar o retrós de linha.

BOBINA


Existe dois tipos de bobinas, a de plástico e a de ferro. Notem, que a altura destas bobinas são diferentes; então você deve olhar na sua máquina e ver qual tipo ela é, se ela é baixa ou alta. Isso vária de máquina para máquina.


PINO ENCHEDOR DE BOBINA


Ele é exclusivo para o uso da bobina, e serve para poder fazer o enchimento dela.

Todos esses complementos da máquina são de extrema importância para o conhecimento , principalmente se você for iniciante, pois, através é através deles que é possível a identificação de problemas comuns na máquina e também de poder realizar uma boa costura.

Espero que tenham gostado e também ajudado vocês :)

Com carinho,
Patria.
💜💘😘


Comentários

  1. Olá, estava procurando algumas dicas pra pintar pano de prato, pois hoje fiz minha segunda pintura de pano de prato, eu sei desenhar, mas nunca tinha pintado em pano. E aproveitei pra dar uma olhadinha em outras dicas suas, e vi que vc tem a mesma maquina que minha mae. mostrei a ela, e ela tbm gstou de suas postagens.
    Gostaria de saber se vc conhece a maquina Galoneira Gemsy RCM 007
    Não encontro em nenhum lugar como enfiar linha. ela é de agulha dupla, bem complicadinha.
    Obrigada pelas dicas que vc compartilha, vô fazer o morango e a galinha d'agua que vc compartilhou ;) Beijos e abraços LiziaTeodolinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liih, tudo bem??
      Nossa, que bacana que você também pinta. Eu aprendi quando era bem novinha, mas, nem levei muito a sério, só hoje que voltei a pintar, e como também sei desenhar, isso ajuda bastante a gente né?
      Poxa Liih, eu dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada sobre ela... Mas, a máquina da sua mãe é exatamente igual a minha, verdinha, pequena e semi-industrial? Porque essa máquina, eu ganhei da minha tia, e nunca lidei com máquinas iguais a ela. Inclusive, eu preciso levar ela no concerto, está sem motor, sem hastes das linhas... e como estou sem tempo, ainda não pude correr atras disso...
      Sua mãe está precisando muito dela??? Por que ai eu vou ver o que eu faço e ai te mando por e-mail!!!

      Ebaaaa faz sim, vou ficar muito feliz, e se quiser me mande a foto para eu ver!!!! =)
      Um grande beijo e obrigada por comentar!!!
      Patria.

      Excluir

Postar um comentário