Exercícios para fazer na máquina de costura

Olá amigo leitor, tudo certo com você?

Hoje irei te mostrar alguns exercícios para fazer na máquina. Esses exercícios são ideais para você que acabou de comprar uma máquina ou para você que é iniciante e ainda não possui nenhum domínio sobre ela. E esses exercícios, são para que possamos através de muita prática, ter ao longo do tempo uma facilidade para costurar, ou seja, para que sua costura , saia o melhor possível.

São exercícios de curvas, retas,''labirintos'', ''nervurinhas'' e alguns outros. São exercícios que treinam a nossa concentração, onde, quanto mais praticarmos, mais iremos saber lidar com a máquina e seus complementos, e também iremos aprimorar o principal, que é a costura.

Para que você possa fazer os exercícios, opte por retalhos de jeans ou de ''Algodão cru'', pois, é mais fácil e firme  para costurar, ainda mais para quem está iniciando. 

Então vamos lá...
Esse é um exercício de reta. E do começo ao final da nossa costura, não esqueça de fazer o retrocesso. Usando sempre meio pé calcador (meio pé de máquina) do início ao final da lateral do tecido. Veja o exemplo: 

Aqui, eu tenho vários exercícios juntos. São curvas e alguns labirintos... E é a mesma forma como o exercício acima; Você irá fazer o retrocesso no início e final da costura, e sempre se guiando pelo ''pézinho'' da máquina, por isso, para que eles possam sair certos, é preciso ter muita atenção.

Como fazer o exercício de labirinto

Agora, irei te ensinar como fazer o exercício de labirinto:

Pegue o seu retalho e ao por na máquina, deixe meio pé calcador da lateral do tecido, como está dito no exercício acima. Em seguida, inicie sua costura sem esquecer do retrocesso.

 Ao chegar quase no final do tecido, deixando meio centímetro, levante o pé calcador e com a agulha fixa no tecido, gire o tecido para a esquerda.

 Agora, abaixe o pé calcador e prossiga a sua costura até o final do tecido.

Chegando ao final, deixe meio centímetro da linha da outra costura, levante o pé calcador com a agulha fixa no tecido e gire o tecido novamente.

Abaixe o pé calcador e então prossiga a sua costura.

Faça esse mesmo procedimento quando quase chegar no final ou do tecido ou da outra linha da costura, e então você estará fazendo um labirinto, assim como na imagem abaixo:

O meu está bem torto rsrs, eu fiz já faz um tempo e o guardei. Mas até hoje ele não fica como eu esperava rsrs

Como fazer o exercício de ''nervurinhas''

Esse exercício, exige mais atenção e paciência também, pois, você irá costurar bem rente a ponta no tecido. São costuras que eu me perguntava, ''Como que é possível fazer uma costura assim?''. Mas é possível sim, com muito treino, iremos conseguir sim. 

1- Primeiro dobre uma pequena parte de tecido (não é necessário medir).
2- Agora, vire o tecido do outro lado, e deslise o tecido para que ele fique ''atras'' do primeiro meio pé calcador, assim como está na imagem. ( Na minha máquina eu deixei esse meio pé calcador de fora, por causa, que só assim eu consegui fazer a ''nervurinha'', mas cada máquina tem um pé calcador diferente as vezes, maior ou menor... então veja antes a sua máquina o tamanho dele para que você possa posicionar da maneira correta o seu tecido)
3- Inicie sua costura sem esquecer de fazer o retrocesso no começo e final da sua costura.
4- E em seguida, desdobre o tecido e ele ficará como na foto.

Aqui tenho um exemplo de ''nervurinha'' em um bolso, que é geralmente nesses complementos da nossa roupa que iremos encontra-las...

Esse exercício, eu fiz recentemente. É um exercício para treinar o gancho da calça. Sabe o gancho que tem o zíper da sua calça? Então, é esse mesmo. É preciso treinar muito, para que quando formos fazer em nossa calça, tudo deve sair bem certo e tudo em seu lugar...

É a letra ''J'' invertida, com uma leve curva e retrocesso no início e final da costura...

No começo esses exercícios parecem ser o fim do mundo, mas não são, pratique-os e sua costura na máquina irá ficar cada vez melhor!!!

Espero ter ajudado você!!!

Tenha uma ótima semana e até logo!!!!

Patria.

Comentários

  1. Adorei a explicação Pati!!! Conheço essa camisa que você usou como exemplo! rs
    Beijos Carol

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carolzita!!! Pois é, você viu? o fer nem viu eu acho rsrs beijos linda, saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. pATY,vc é a melhor de todas!!!!! A mais paciente para explicar, a qu mais detalha, se eu pudesse teria aulas com vc!! Deus a abençoe, comecei a costurar por sua causa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lisss! ai quanto carinho, como faço agora? rsrs obrigada de coração, fico muito feliz e me motiva muito! naaaaaao, mesmo? ai que legaaaal, continue firme ein! Beijos querida e que Deus te abençoe em dobro! :***