Como fazer uma barra nova

Oiii gente, tudo certo por aí? :)
Hoje vou te ensinar a fazer a barra de uma calça jeans na máquina. SUPER FÁCIL, não é nada complicado, mas exige cuidados, claro, como tudo na costura!

Vejam, aqui tenho a barra da calça antes de ser feita. E as calças são feitas com um comprimento padrão, então elas são bem compridas mesmo, e geralmente você sempre tem que dar uma ajustada nela.


ENTÃO VAMOS LÁ...
Gente, este é o MEU jeito de fazer a barra, mas existe outras maneiras também. Dessa forma como eu faço, eu irei ter a certeza de como a barra irá ficar, e também de satisfazer o ''cliente'' rs. 

Primeiramente, a pessoa deve estar com a calça vestida, para que assim eu e ela possa ver o tamanho desejado a ser feito. 

Dobre a barra para fora do tamanho desejado:


E olhe atrás para ver se elas estão no mesmo alinhamento:


E logo em seguida, alfinete:


Agora, a partir da dobra da barra, onde nós marcamos e alfinetamos, medi 4 centímetros. (da esquerda para a direita da barra)


Agora, faça uma marca da direita para a esquerda de onde você marcou os 4 cm, bem ali onde está o círculo.



E então, você irá deixar toda a sua calça para o avesso e fazer uma risca na última marcação que você fez. (Não está alinhado porque eu fiz não vendo pelas medidas mas sim medindo pelos próprios olhos)


Nesta risca que você fez, será a parte a ser cortada! ( Não tenha medo de cortar, ela está medida ok? rsrs )


Depois de cortada a sua barra, dobre os 4 cm para fora, e meça do começo ao fim da barra para que as medidas sejam as mesmas. Elas tem que estar do começo ao fim medindo 4 cm!!!


Depois de conferir as medidas, passe o ferro!


Em seguida, dobre 2 centímetros novamente, mas agora, para dentro, e meça do começo ao fim para que toda a barra esteja medindo 2 centímetros. E então, alfinete e alinhave.


Após você ter alinhavado, retire os alfinetes e passe o ferro!


ENTÃO VAMOS PARA A MÁQUINA :)
A minha máquina tem essa opção em sua mesa, para poder facilitar a costura em barras, mangas, punhos e etc... Caso a sua não tenha, vá costurando com cuidado, sempre conferindo se o segmento da barra em baixo não está pegando ou sendo costurada junto com o segmento de cima!


Agora, posicione a barra sobre a mesa da máquina. Com a agulha para a esquerda, deixando mais ou menos meio calcador para fora, você irá fazer uma ''nervurinha'' na sua barra. E faça o retrocesso do começo ao término após ter dado a volta pela barra.


E pronto, sua barra está pronta!!!
Não é nada complicado, e você terá a certeza de como ela ficará!!!


Por hoje é isso pessoal, agora que está menos corrido as coisas, fica melhor para as postagens aparecerem por aqui rsrs

Espero ter sido clara conforme a explicação, e não se esqueça de entrar em contato caso as dúvidas apareçam!!!

Espero que tenham gostado :)

Desejo um ótimo final de semana a todos e até logo!!!

Patria.

Comentários

  1. A melhor maneira de fazer barra em jeans é cortando a barrinha com 1 cm de folga e pregando de novo no comprimento desejado, assim fica com uma emenda imperceptível parecendo uma barra original. É dessa forma que as lojas chics fazem com as calças de grife para suas clientes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliana, tudo bem?
    Pois é, já haviam me falado desta barra uma vez... mas ainda não cheguei a fazer. Esta daí, como foi uma das primeiras e como eu não queria errar nas medidas, acabei fazendo mesmo assim... e como pode ter visto, de um jeito mais trabalhoso e demorado... Mas obrigada pela dica!!!

    Obrigada por comentar e volte sempre!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Obrigada pelo seu post!! Era isso que eu estava procurando, pois como sou baixinha, não gosto de fazer a barra original nas minhas calças porque elas ficam com alguma diferença na largura e não acho legal!! Obrigada por compartilhar conosco o seu conhecimento... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nice, tudo bem?
      Nossa, que bacana saber disso, fico muito feliz em saber! E em alguns casos, não é possível fazer a barra original, por conta do modelo da calça, se ela estiver muito afunilada, certamente não daria certo fazer a barra original, e sim, fazer uma nova barra. E fico feliz mesmo em saber que você encontrou o que queria, e isso poder te ajudar :)

      Eu que sou totalmente agradecida, volte sempre viu?!
      Um beijo enorme e uma ótima semana a ti!
      Patria.

      Excluir
  4. Boa noite, gostaria de saber se essa barra poderá ser feita em outros tecidos além do jeans?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Esse tipo de barra é ideal para tecido como jeans e tecidos planos, aqueles que não tem elasticidade, e já para esses tipos de tecido que tem elasticidade, existe outras maneiras de estar fazer a barra ;) bjs!

      Excluir

Postar um comentário