Passo a passo: Como casear na máquina

Boa noite queridos, como estão?

Hoje vim ensinar vocês a como casear na máquina, fazer as casinha para o botão, sabe? :)

E o jeito como irei ensinar, é o jeito que a minha máquina faz, pois não são todas as máquinas que fazem o caseado. Para poder casear, sua máquina precisa ter o ponto ziguezague, e se sua máquina for de outro tipo, ela certamente será de um jeito diferente de casear. Então, neste caso, vá mexendo nos botões da sua máquina e testando, até que você encontre o jeito certo de fazer, que foi o no meu caso.

Então vamos lá...

Primeiramente, pegue o seu botão e meça no local em que a casinha será feita. E essa marca em vermelho significa o lugar onde você irá riscar com um lápis ou o giz de alfaiate.

Em seguida tire o botão e faça um risco no meio dessas duas marcas...

Agora, se sua máquina tiver o pé calcador para casear, aconselho a usar, mas se não, não tem problema nenhum!

Note que este pé calcador possui uma marca. Esta marca, serve para podermos seguirmos a risca que fizemos com o lápis.

Agora, posicione a agulha para o lado esquerdo:

Coloque o comprimento do ponto no ziguezague, de modo que ele fique pequeno. Note que possui duas marcas ali em preto, isso justamente para fazer a casinha. Marque na sua máquina também!!!

Deixe a largura do ponto entre 0 e 1. Isso na minha máquina, talvez na sua seja 1 ou 0, aí você irá testando...

Agora, costure até a marca de baixo do lápis. (NÃO levante o pé calcador, só fiz isso para vocês poderem ver)

Em seguida, posicione a agulha para o lado direito:

Agora, aumente a largura do ponto, de modo que ele fique mais largo. (Note a minha outra marca em preto, para ficar mais fácil de posicionar)

E coloque o comprimento do ponto ente 1 e 2. (Faça alterações no comprimento se caso a sua máquina for diferente, assim como disse acima, você irá tentando e testando até que acerte o tamanho)

Em seguida, costure bem devagar contando aproximadamente 6 pontos (6 vezes em que a agulha fura o tecido) e segure o tecido levemente para que ele não vá de uma vez para frente, assim seu ponto ficará sem espaços e bem fechado :)

MANTENHA A POSIÇÃO DA AGULHA NA POSIÇÃO DA DIREITA

E volte para a marca inicial da largura do ponto:

E volte também para o comprimento do ponto entre 0 e 1:

E em seguida, costure puxando o tecido para a sua direção, para que ele faça um seguimento contrário, assim, você estará quase finalizando sua ''casa''. PRESTE ATENÇÃO NO SEGUIMENTO DAS COSTURAS! Eu tentei fazer de um jeito, para que você entenda os sentidos que você ira costurar! Aqui no caso, você irá fazer o seguimento da flecha 3.

E agora você irá fechar sua ''casinha'', que como na foto acima indica, é a flecha número 4. E Para isso você irá por o comprimento do ponto novamente na marca em que ele fique mais largo:

E por a posição da agulha para esquerda:

E irá por o comprimento do ponto entre 1 e 2:

E costure devagar puxando o tecido em sua direção, contando 6 pontos para cima da marca que você fez de lápis. ( Vá ajeitando o tecido e a posição da agulha, para poder melhor ficar sua ''casinha'')

E pronto, você acaba de fazer uma casinha para o seu botão :)

Minha casinha ficou assim, meio ''mesclada'' de cores, devido a cor da bobina ser diferente da linha de cima rs

E agora, dobre a casinha, de modo que você a sinta.

E COM MUITO CUIDADO, faça um pequeno corte:

E agora sim, está pronta a sua casinha :D

Não ficou como eu desejava, mas como o tempo ela vai melhorando... e tem uma máquina industrial, que chama-se caseadeira, e ela faz que é uma beleza viu... faz a casinha sem precisar alterar nada e abre a casinha também. Porém é mais de uso industrial, e esta máquina doméstica que também faz, está de bom tamanho rs

Bom queridos é isso, espero que tenham entendido, tentei da melhor maneira explicar para vocês...

QUALQUER DÚVIDA ESTOU AQUI!!!

Ótima noite a todos, beijos!

Patria.

Comentários

  1. Gostei muito da explicação. Já estava pensando em comprar outra máquina de costura somente para casear, com esta explicação irei fazer exatamente como você explicou. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Que bom! fico muito contente se pude te ajudar! :)

      Então, antes eu também queria comprar uma só para casear, mas como a minha máquina tinha o ponto ziguezague, acabou dando certo o resultado das casinhas... o ruim, é que leva um tempinho pra poder fazer e ter que ficar ajeitando... mas já ajuda bastante rsrsrs

      Feliz ano novo, um abraço!

      Excluir
    2. muito obrigada pelo o ensinamento "como fazer casinha" me ajudou bastante

      Excluir
    3. muito obrigada pelo o ensinamento "como fazer casinha" me ajudou bastante

      Excluir
    4. Oiii Lúcia! que bom saber que pude ajudar, fico feliz! obrigada e beijo enorme ;***

      Excluir
  2. Qual a diferença de ponto caseado pra caseado automático , por exemplo queria fazer apliques mais dizem que tem que ter o ponto caseado eu não entendo bem de máquina e a minha não me ajuda muito desde que a tenho , é uma singer facilita , se puder responder agradeço. Att. Leide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leide, tudo bem?
      perdão pela demora em responder, os comentários de resposta não estavam sendo publicados ):
      Então, o ponto caseado pode ser tanto aquele feito à mão, ou próprio ponto da máquina (pena não poder enviar imagens no comentário, assim você entenderia melhor esse tipo de ponto), já o caseado automático, é a função de máquinas eletrônicas que fazem as casinhas para o botão. O modelo facilita da Singer eu acredito que não tenha o ponto caseado para patchaplique, mas você pode utilizar o ponto ziguezague no lugar.

      Super beijo e espero ter ajudado :)
      Patria

      Excluir
  3. Obrigada por compartilhar com a gente!!! Excelente sua explicação! !! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Fico feliz em saber que gostou do post, muito obrigada, mesmo!
      Seja sempre bem-vindo(a)!

      Grande beijo,
      Patria.

      Excluir
  4. nossa perfeito seu post, agora eu entendi e vou tentar fazer minha casinha de botão!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Má! que bom que gostou, fico feliz!!!
      Faz sim e depois me conta ;)
      Eu que agradeço querida e volte sempre!

      Beeeeijos e muito obrigada =*

      Excluir
  5. Obrigada pela explicação me ajudou muito valeu mesmo bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jordana, tudo bem? fico feliz em saber que pude ajudar, eu que agradeço viu? beijo enorme <3