Passo a passo: Barra Italiana maneira 1



Olá amigo leitor, tudo bem???

Ebaaa, e vamos ao primeiro post do ano \o/

A pedido de uma leitora, hoje vou ensinar a como fazer uma barra italiana. Confesso, que não tinha aprendido ainda, e então pesquisei aqui e achei legal de fazer para ensinar para vocês :D...





Bom, aqui eu tenho a quarta parte de uma saia, que irá servir de EXEMPLO para vocês:


Essa barra italiana, teria que já ser feita no próprio molde (no papel), para já ser cortada com as medidas. Mas, se a sua calça estiver com a barra grande e você quiser fazer este tipo de barra, ainda é possível.

E esse tipo de barra, é mais voltada a tecidos mais finos. Então ela iria ser feita em uma calça social, em um short de alfaiataria, e entre outros... Mas nada te empede de fazer em um jeans :)

PRIMEIRAMENTE, você irá medir o comprimento desejado da sua calça e marcar. E para isso,
você irá por a fita métrica na lateral da calça, abaixo da costura do cós. Meça até o comprimento desejado, lembrando que para baixo dessa marca, deve ficar uma boa sobra de tecido, veja:

IMAGINE que isso é a perna de uma calça. a fita métrica está abaixo da costura do cós:


Agora que você marcou o comprimento desejado, faça uma reta com a régua em cima dessa marca. Essa será sua medida base!


A partir dessa reta, meça 4 cm para cima, fazendo com que as medidas fiquem divididas. E então faça mais duas retas com a  régua.


Agora PRESTE MUITA ATENÇÃO NAS MEDIDAS!!!

A partir da ÚLTIMA reta, você irá por a medida da altura da sua barra. Aqui no caso a minha é de 3 cm. Após medir, faça uma reta com a régua. E então a partir dessa reta, meça a METADE da altura da sua barra. A minha é 3 cm, então a metade será 1,5 cm. Então adicione mais 1 cm e faça novamente uma reta, veja:


Agora você irá fazer o seguinte: Lembra daquelas duas medidas de 2 cm que fizemos acima da medida base? posicione seus dois dedos sobre elas, e faça uma ''dobra'', veja:


Coloque essa dobra para baixo e vinque no ferro:


Corte o excesso da última reta:


Agora, a parte vincada com o ferro, você irá costurar um pé de máquina. (É difícil explicar, mas veja que a parte vincada, eu abri ela, caso você não entenda, ME AVISE, que eu dou uma jeito de explicar melhor :) )


E ficará assim, voltando a parte vincada pro lugar:


Agora, você irá dobrar e vincar novamente. Aquela flecha, é a marca em que você deverá seguir dobrando,  veja como vai ficar:


Aqui é possível ver melhor. Você na verdade irá esconder a dobra:


Estamos quase acabando... Agora pegue sua agulha de mão e faça o ponto pé de galinha ou o ponto escondido entre o meio das duas dobras. ( Clique aqui para aprender a fazer os pontos-> Ponto pé de galinha e Ponto escondido ) 




Lembrando que barra, para ficar com um bom acabamento, ela deve ser feita aberta, sem que as duas pontas se unam. Após o término da barra, aí sim você irá unir as duas pontas:

(Isso vocês já sabem; unir as pontas com ponto reto e depois passar o ziguezague após a costura reta)


E desvirando o tecido... este é o resultado da nossa barra:




O efeito que dá, é de uma barra dobrada. A minha não ficou nenhum pouco bonita ): Mas tenho certeza que a sua ficará !!!

A explicação, acredito que ficou muito extensa, e complexa... sei que por vídeo ficaria mais fácil, mas estou sem ter quem me ajude, e o vídeo iria demorar uma eternidade de duração... ):

Mas em fim amigos, me digam depois o que acharam!

Grande beijo a todos e ótima quinta! =D

Patria.

Comentários

  1. Achei ótima a explicação, você está de parabéns, continue postando com sua explicação a gente acaba achando fácil e conseguimos fazer uma coisa que antes parecia tão difícil, obrigado mais uma vez e que Deus te abençoe e te conserve sempre essa menina meiga que certamente terá somente alegrias e felicidade em toda vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Jairo!!!! Esta barra parece ser difícil, mas na verdade não é, e o resultado final é ótimo... fico muito feliz em saber que pude te ajudar e que minhas explicações estão sendo de fácil entendimento, e como já disse, isso é extremamente motivador para mim!!!

      E eu que agradeço pelo imenso carinho, e que Deus também possa te abençoar infinitamente... tudo de bom sempre, e muitas felicidades em sua vida!!!!

      Obrigada mesmo e quando precisar, é só entrar em contato!!!!

      Excluir
    2. Oi, Patricia! é a 1ª vez que visito o seu blog. Confesso que ainda nem tentei fazer a "tal" bainha... Mas copiei e logo logo, tentarei fazer.
      Mas pelo que vi, no começo, acho que você explicou muito bem!!!
      De antemão agradeço a explicação!
      Um beijo, Shirley

      Excluir
    3. Oiiiii Shirley, tudo bem???

      É mesmo? Seja bem vinda querida, espero que volte mais vezes rsrs
      Isso tenta fazer sim, e me fala depois como ficou, e se foi difícil... eu vou ver se faço um outro post desta mesma barra, mas de uma maneira mais fácil de fazer hehe

      Ah, que bom que você gostou da explicação, e fico muito contente por isso!!!

      Um grande beijo e qualquer coisa estou aqui!!!!!

      Patria.

      Excluir
  2. Muito legal ,muito bem explicado, vou tentar fazer numa calça social de tecido fino ,adoro costura ,mas não entendo nada ,adorei conhecer seu blog beijos Marisa Savassa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Marisa, tudo bem??
      Que bom que você gostou!!! Isso, faz sim e depois me fala como ficou e o que achou =)
      Ah, eu tbm não entendia nada de costura, agora, eu consigo entender um pouquinho rsrsrs, mas se você precisar de alguma coisa é só falar ta??

      Um grande beijo e até mais!!!!

      Excluir
  3. Muito obrigado, amei essa dica. Vou fazer .

    ResponderExcluir

Postar um comentário