Pular para o conteúdo principal

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra.

Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas, vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante...

E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido.




Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma, multiplicação e em alguns casos divisão, tranquilo em?!

Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO:
*Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente.

*Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido. Tecidos com elastano como a malha, viscose, viscolycra e entre outros, costumam encolher de 5 a 8cm quando são molhados.

*Se sua peça tiver forro, a medida do forro sempre vai ser a mesma medida da sua peça, ou seja, será uma medida de tecido dobrada.


PEÇAS SIMPLES E COMUNS
São peças de roupas básicas, sem muito detalhe como: camisetas, regatas, saia evasê, saia reta, leggings, bermudas, shorts, calças e etc.

Cálculo: Comprimento total + 20cm = Metragem de tecido necessária.
Ex: 45cm + 20cm = 0,65cm de tecido.


PEÇAS COM MANGAS 
São peças básicas ou não e que possuem mangas como: camisas, casacos, blusa 3/4, vestido com manga longa, casaqueto, jaquetas e etc.

Cálculo: Comprimento total + comprimento da manga + 20cm = Metragem necessária.
Ex: 55cm + 60cm + 20cm = 1,35m de tecido.


SAIA GODÊ
Seja ela de modelo simples, guarda-chuva, americana, mídi, ou longa. É preciso fazer dois cálculos, e o primeiro é achar o raio da cintura, veja:

Primeiro, ache o raio da sua cintura:
Medida da cintura / por 3,14 = Medida do raio da cintura.
Ex: 0,75 cm / 3,14 = 0,23cm.
Obs: o simbolo ''/'' significa que você deve dividir pelo valor que pede.

E depois faça a segunda parte do cálculo:
Medida do raio da cintura + 2x a medida do comprimento total da saia + 0,20cm = Metragem necessária.

Ex: 0,23cm + 2x(0,50cm) + 0,20cm = 1,43m


No vídeo abaixo, explico melhor os detalhes de cada um desses cálculos, veja:


ARTESANATOS
Quando você pretende fazer lembrancinhas ou algum artesanato que envolve uma grande quantidade, por exemplo: saquinhos, almofadas, toalhinhas e etc... para saber a metragem certa, vai depender da medida da largura do tecido.

Sabendo essa medida (que varia bastante) é que você vai saber quantas dessas peças vai ser possível encaixar na largura do tecido, e então poder saber a medida do comprimento. Obs: Lembra uma regra de 3.


SENTIDO DO VIÉS
Alguns modelos de roupas como por exemplo o vestido de festa, são cortados no sentido do viés do tecido, ou seja, na diagonal, como podem ver na imagem abaixo. 

Os moldes são colocados na diagonal, e por isso, a principal medida é a da largura do tecido, pois é através dela que eles serão bem encaixados e no resultado final terá o caimento desejado.


Se você é iniciante na costura, é muito importante saber de todos esses cálculos e detalhes dos modelos, pois, será essencial para seu aprendizado. 

E se você deseja montar uma confecção, saber sobre a metragem ideal, fará toda a diferença para que haja baixo custo em investimento de matéria-prima (tecido) e também evitar desperdícios da mesma, o que fará você poupar seu dinheiro.

Ah, e não esqueça de fazer o enfesto do tecido assim que comprar em, é muito importante, isso é seríssimo! 

Espero muito ter ajudado você.

Com carinho,
Patria.
😁😘🌷

Comentários

  1. oi, tecido poliester é indicado para fazer almofadas de decoração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deivisson, tudo bem?
      Existe vários tipos de tecidos que possuem uma porcentagem de Poliester, e o que eu indico para fazer almofadas é o 100% Poliester. E outros que eu indico também, é o 100% algodão (o tricoline), e o Gorgorinho. São tecidos resistentes, que não estouram o fio.

      Um abraço, e mais dúvidas é só entrar em contato!

      Excluir
  2. nao entendi esses 20 cm a mais.. como assim? como eu sei quanto que vou gastar por exemplo, para fazer uma calça mais larga no quadril e fechada no tornozelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Esses 20cm a mais, são para poder fazer o cós, bolsos, e também para ter uma margem de segurança. É por isso que deve somar 20cm a mais. Já no caso do modelo dessa calça, a LARGURA do tecido que você for comprar, deve ter o tamanho necessário para poder fazer esse modelo. Quando vamos cortar uma peça, nós dobramos o tecido ao meio, para que ao cortar, as duas partes saiam juntas e no mesmo corte. E existe diferenças de um tecido para outro quando se trata da medida da largura, uns medem 1,70, outros 1,40, e isso influencia no tipo de modelo que você for fazer e também no tamanho. Resumindo: se for fazer esse modelo, pergunte a vendedora quanto mede a largura do tecido, e para saber o comprimento, é a mesma coisa, é a medida do comprimento total da peça + 20cm.
      É meio complicadinho mesmo, mas se ainda não ficar esclarecido, me avise, que eu te explico melhor por e-mail, ou até mesmo por voz que é mais fácil rs

      Seja bem vindo(a) sempre!
      Patria

      Excluir
    2. Boa noite! Sou iniciante em corte e costura e quero fazer uma saia godê simples o comprimento da saia é 1,16m ou seja vou precisar de 1,16 x 2 + 20 = 1,52m de tecido para essa saia certo? É uma saia longa porque sou bem alta e dai fiquei meio na dúvida se a largura ia interferir e eu teria que fazer frente e costas separada ou se dá pra fazer daquela purê forma com uma costura só pode me ajudar?

      Excluir
  3. Olá, parabéns pelo blog! Uma dúvida, sou nova na atividade (kkk) e comprei tecido de Gorgurão para capa das almofadas, por indicação do vendedor. Qual tipo de linha e tamanho de agulha que devo usar para costurar esse tecido mais pesado numa Singer Facilita 2868?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, tudo bem?
      Primeiramente, obrigada e seja sempre bem-vinda!
      Que demais, tu vai amar o mundo da costura rs Então, para esse tipo de tecido, você deixar a tensão da linha da máquina entre 4 e 5, usar o ponto na largura 3, usar agulha número 14 ou 16, e a linha pode ser a comum mesmo, 100% poliester. É importante que você faça testes em um retalho após fazer essas regulagens.

      Beijos querida!
      Patria.

      Excluir
  4. Eu faço uniformes de firma do tecido blim quantos metros eu vou gastar para fazer um conjunto com manga longa e curta

    ResponderExcluir
  5. Eu faço uniformes de firma do tecido blim quantos metros eu vou gastar para fazer um conjunto com manga longa e curta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice, tudo bem?
      Para você saber a metragem necessária, você irá medir o comprimento total das peças e das mangas e adicionar + 20cm. Se quiser, me mande as medidas que eu calculo pra você, pois só tendo as medidas que é possível saber a quantia ideal.

      Beeeijos!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Quero fazer uma almofada de coruja,com tamanho de 46x51,esse cálculo de +20 dará certo nesse caso?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina, tudo bem?
      Para a almofada esse cálculo não é necessário, mas se essa almofada tiver um ''fole'' que é uma parte lateral, ai você irá precisar de mais tecido... Mas nesse caso, você usando 60cm de tecido, já vai ser o suficiente.
      Eu que agradeço querida, beijos! ;)

      Excluir
  8. Olá!
    Quero fazer uma almofada de coruja,com tamanho de 46x51,esse cálculo de +20 dará certo nesse caso?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. QUANTOS VOU GASTAR DE TECIDOS POLYESTER PRA FAZER 10 CAMISAS SIMPLES TAMANHO G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Enis, tudo bem?
      para saber a quantidade exata e sem desperdícios, você vai pegar a medida do comprimento da camisa + 20cm, e o resultado você irá multiplicar por 10. Espero ter ajudado, beijos :*

      Excluir
  10. Olá boa noite, Para 10 almofada de 20 por 20 quantos metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii bom dia!
      Para almofada a quantidade depende muito da medida da largura do tecido, mas o meu palpite é que 3,00m seja o suficiente e ainda sobre por conta da largura do tecido. beijos!

      Excluir
  11. Quantos metros precisa pra fazer uma saia longa godê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? para fazer o cálculo você vai pegar a medida do comprimento da saia, multiplicar por 2 e o resultado você vai somar 20cm. A saia longa godê, devido ao tipo de corte dela, talvez você deverá fazer em partes, pois quase sempre o tecido não é suficiente para esse tipo de caimento. Abraço!

      Excluir
    2. Obg.. ��������

      Excluir
  12. Quantos metros precisa pra fazer uma saia longa godê?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Patria. Sou Viviane, do Ceará, estou precisando de saber a metragem para confeccionar saias godês com pala, com comprimento acima dos joelhos. Você pode me indicar como calcular quanto de tecido devo comprar.
    Também gostaria que me indicasse um tecido que não fosse tão fácil de voar, um que fosse mais pesado. Ficarei grata com a resposta o mais breve possível e também quero deixar meus parabéns pelo blog, pois tem ajudado a muitas pessoas. Deus te abençoe mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, tudo bem?
      ai que bacana, um bjo pra você e pra todos do Ceará rs <3
      Sobre sua dúvida, para saber o tanto de tecido para a saia godê, você vai pegar a medida do comprimento da saia e multiplicar por 2, e o resultado você vai somar mais 20cm. Por conta do caimento que esse tipo de saia requer, você precisa de duas vezes do seu comprimento.

      O tecido que você pode usar e que fica show é a sarja, é mais firme e tem um caimento lindo!
      Se puder me mandar a foto do modelo da saia no meu e-mail agradeço, queria ver essa pala rs

      Obrigada pelo carinho querida, beijo enorme e que Deus te abençoe em dobro!
      Patria.

      Excluir
  14. Oi Patricia, tudo bem ? Meu nome é Ducas. Sou do Paraná e decidi fabricar camisetas para vender na minha região, mas para calcular os gastos preciso saber quanto de tecido de fio 26 preciso para fazer camisetas p, m, g e gg.
    Gostaria de saber se você pode me responder, agradeço antecipado. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Oi Ducas, tudo certo e contigo? Para você fazer esse cálculo não é difícil, você irá separar a quantidade de tecido por tamanho de camiseta. E para calcular é pegar a medida do comprimento e somar 20cm, e se for de manga longa, é a medida do comprimento somada com a medida do comprimento da manga e somar mais 20cm, e o resultado vai ser q quantidade necessária.

    Se ainda ficar dúvidas, me manda no e-mail para eu te ajudar melhor, patriadacostura@gmail.com

    Sucesso e grande abraço!!!


    ResponderExcluir
  16. Olá, Patricia qnto de organza devo comprar para fazer 60 saquinhos de 25cm por 35cm , são para colocar Chinelos e dar de brinde em festa de aniversário ,desde já agradeço bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      neste caso, você irá usar a largura do tecido também... fiz as contas aqui e você vai precisar de 8,30m de tecido. Se eu fosse te explicar a conta que fiz, iria ficar ruim de entender, mas cheguei a essa metragem com uma certa sobra de segurança, beijos e espero ter ajudado ;***

      Excluir
  17. Bom dia, Patricia! É a Viviane, do Ceará, mais uma vez te aperreando,rsrs. Agradeço a atenção e a resposta. Agora, estou querendo comprar tecidos para fazer camisas de mangas longas para homens. Eu calculo o comprimento e somo com os das duas mangas ou de uma só? Fiquei com um pouco de dúvida. Por favor, se puder, me mande a resposta em forma de exemplo. Um forte abraço e que o Senhor Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi querida!
      pode me aparrear quando quiser, não ligo não rs <3
      Sobre sua dúvida, você vai calcular com medida de uma manga só, isso porque, quando a gente vai preparar o tecido antes de cortar, ele fica dobrado, e então quando cortamos o molde as duas partes saem juntas e iguais, vou deixar um link de um vídeo que eu falo sobre a preparação do tecido. https://www.youtube.com/watch?v=3_cwHt5WMxA
      Se não conseguir acessar pelo link, entra no youtube e digita ''Patria da Costura'' e você vai encontrar meus vídeos por lá ;)
      Grande beijo querida e que Deus te abençoe grandemente!!!

      Excluir
  18. Olá Patricia sou o Vitor queria saber quanto de tecido pra fazer camiseta polo tecido piquet no caso tamanhos P G XG desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vitor, tudo bem?
      Para saber a quantidade exata, você precisa da medida do comprimento de cada tamanho e adicionar + 20cm. Aconselho comprar a metragrem e separar por tamanho, para não ter problema e confusão entre eles.

      Eu que agradeço ;)
      Abraço!

      Excluir
  19. Ola patricia sou joady de Equador-Rn queria estou começando na atividade e tenho duvidas quanto preciso de tercidos para fabricar short tamanho 38 a 44 masculino e feminino e saia di mesmo tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joady, tudo bem?
      Para saber a metragem exata, é o mesmo esquema, você vai pegar a medida do comprimento de cada tamanho e somar 20cm, e é bom separar cada corte e identificar cada tamanho para não haver confusão. Já as saias, vai depender muito do tipo de modelo, seria saias retas, godês, franzidas?

      Muito bacana saber que é do Equador :) grande abraço!

      Excluir
  20. como calculo o teciso para calça masculina ,bom sia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Para calcular a calça, é o mesmo esquema, a medida do comprimento da calça + 20cm. E então terá a medida necessária :)

      Abraço!

      Excluir
  21. Olá, boa tarde! Existe alguma planilha que calcula a quantidade do tecido que usarei para fazer as peças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Emerson, tudo bem?
      Olha, não conheço nenhuma, pois depende muito do modelo a ser confeccionado. Mas posso atualizar o post, e fazer uma tabela/planilha para ficar mais fácil ;)

      Abraço!

      Excluir
  22. Boa noite,parabéns pelas explicações de modo bem prático, gostaria de saber no corte de calça no tecido de veludo, obrigado e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Olha, no caso do veludo é um caso a parte rs, acredito precisar do dobro da medida do comprimento da peça, no caso da calça, e isso vai depender também da medida da largura que tiver o tecido. Isso, por que ao cortar e posicionar os moldes no veludo, os mesmos não podem ficar invertidos, e estarem para o mesmo sentido, pois se cortarem do lado oposto, quando a calça for montada, um lado ficara com o lado do brilho e outro não.
      Irei saber mais sobre e então te mando por aqui ;)
      Ah e fico feliz em saber que gostou do post, e agradeço muito!
      Abraço!

      Excluir
  23. Oi Patricia. Tudo bem? Eu quero fazer um vestido longo, mas com modelo rabo de sereia. E quero fazer com cetim. Como vou gastar mais tecido para fazer as gomas para o modelo de rabo de sereia, como eu calculo o quanto de tecido q vou gastar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Aline, tudo certo e contigo?
      você poderia me enviar no e-mail uma foto do vestido, pois tem vários modelos destes, e detalhes a mais sempre vai mais tecido. Fico no aguardo, beijos!

      Excluir
  24. Boa noite, para fazer um vestido na altura no joelho, um pouco franzido na cintura com elástico, sem ser rodado,com manga 3/4. quanto de tecido devo gastar???

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, para fazer um vestido na altura no joelho, um pouco franzido na cintura com elástico, sem ser rodado,com manga 3/4. quanto de tecido devo gastar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Roseane, tudo bem?
      Para saber a medida exata, você vai pegar a medida do comprimento do vestido + a medida do comprimento da manga 3/4 + 20cm e ai você~e terá o comprimento ideal, se eu deduzir a medida, poderá faltar.
      Beijos ;)

      Excluir
  26. Ola, preciso fazer uma saia no modelo sereia. quanto metros de tecido vou precisar? tenho uns 95 cm de pernas, tenho 1,70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! você poderia me enviar por e-mail o modelo da saia? pois existem vários modelos de sereia e o calculo é diferente. Beijos!

      Excluir
  27. olá, para Túnicas longas para coral, o procedimento de metragem é o mesmo ou tem alguma diferença na hora do cálculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislane! o cálculo é o mesmo: medida do comprimento + 20cm, pois como tem a parte de acabamento, a gente também precisa de tecido :) Beijos!

      Excluir
  28. QUANTO COMPRAR DE TECIDO PARA FAZER 120 ALMOFADAS 40 X 35 (40 COMPRIMENTO POR 35 DE LARGURA).

    ResponderExcluir
  29. Olá Patrícia tudo bem? Primeiro quero agradecer e parabenizá-la por tudo que você passa; dicas e conhecimentos (a sua calma é tudo de bom). Eu sou iniciante e vivo atrás de vídeos que ensinem costura. O seu blg é tudo de maravilhoso. Mas o problema maior é comprar o tecido. A minha pergunta é sobre a quantidade de tecido quando é de uma largura ou duas larguras.Ex: um vestido que tenha uma medida de 1,20 de comprimento, quanto de tecido teria que comprar em cada uma das larguras? Agradeço a sua resposta. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Rosa! te respondi lá pelo e-mail, beijos querida obrigada mais uma vez pelo carinho <3

      Excluir
  30. Patrícia, para vestidos "tipo sino" sem manga, apenas a altua é o suficiente? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Elizete! depende desse ''sino'', como o corte dele é diferente, você deve pegar a medida do comprimento do vestido + a medida do comprimento do sino x(multiplicar) por 2 e o resultado é o tanto necessário.
      Eu que agradeço! ;)
      Beijos e sucesso!

      Excluir
  31. Oi Patricia, eubqueria saber qual a metragem de uma calça social masculina, tipo uma "metragem padrão"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      olha, essa vou ficar te devendo, pois não existe um valor exato. Cada empresa tem uma tabela de medidas diferente, e cada tamanho dessa grade da tabela tem um comprimento diferente, o que acaba não tendo uma medida padrão.
      Abraço!

      Excluir
    2. Procure sobre a tabela com as normas da ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) pra vestuário ou procure sobre tabela para calça social do senai (que é a mesma da abnt). Espero ter ajudado

      Excluir
  32. Boa tarde Patricia,

    Você tem algum contato de fornecedores de tecidos para quem desejar iniciar um empreendimento no ramo, sim e outra quais as melhores opções para confecção de camisetas e camisas? Desde de já lhe agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Olha, infelizmente eu não conheço nenhum fornecedor, mas já que é um começo, aconselho você viajar até o brás de São Paulo para começar adquirindo tecidos de lá, pois são mais em conta. E para a confecção de camisetas, você irá precisar da malha, e também ribanas para o acabamento no decote da camiseta. Para camisas vocês pode investir no tecido chamado cambraia de algodão e no tricoline de algodão.
      Se souber se algum bom fornecedor, lhe aviso ;)
      Abraço!

      Excluir
  33. Boa tarde! Patrícia para fazer um vestido longo de 1,60cm, que tanto de trvido gasta.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde! Patrícia para fazer um vestido longo de 1,60cm, que tanto de tecido gasta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! para saber com precisão essa metragem, me manda uma foto no e-mail do modelo do vestido. É preciso obsersar se tem mangas, babados, e tudo mais ;)

      patriadacostura@gmail.com

      Abraço o/

      Excluir
  35. Respostas
    1. Oiiii! fico feliz em saber e agradeço por comentar! seja bem-vinda sempre!!! Beijos!!!

      Excluir
  36. Oi Patrícia,

    Parabéns pelo blog. Muito muito bom e informativo :)

    Sou de Lisboa, Portugal. Quero fazer uma saia de peitilho (não sei se diz assim no Brasil) e acima do joelho. Eu meço 1,56 , sou baixinha. O tecido tem 1,50 m. Quanto tecido preciso?

    Antecipadamente grata!

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Primeiramente obrigada pelo reconhecimento, fico muito feliz!]
      Sobre sua dúvida, você vai precisar da medida do comprimento da saia e fazer aquela continha que eu deixei acima para saber o tanto exato que irá gastar de tecido, mas pelo comprimento que você deduziu, vai dar pra fazer ela sim ;)

      Obrigada mais uma vez querida, beijo enorme! =*

      Excluir
  37. Oi boa tarde gostaria de saber quantos metros de pano eu vou gastar para fazer uma saia simples a 4 dedos abaixo do joelho e um casaquinho simples.obrigada e parabens pelo blog... pano oxford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Para saber o tanto necessário de tecido, é só fazer a continha que está logo acima, dessa forma você var ter a quantia necessária :)
      obrigada pelo reconhecimento, beijos =*

      Excluir
    2. Ola, gostaria de fazer umas camisetas mas nao peguei a questao da medida da peca! ex: devo medir da gola ate a sintura, devo medir por largura ou devo medir tudo!? ajudaaaa kk

      Excluir
  38. Ola, gostaria de fazer umas camisetas mas nao peguei a questao da medida da peca! ex: devo medir da gola ate a sintura, devo medir por largura ou devo medir tudo!? ajudaaaa kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Para camisetas, você vai medir desde a gola até a barra, ou seja, o comprimento total da sua camiseta. A medida é sempre do comprimento e não da largura, ok? rs e então, é só fazer a conta de comprimento total + 20cm, e o resultado vai ser o tanto necessário de tecido.

      Espero ter ajudado, abraços! =*

      Excluir
  39. Minha filha tem 1,27 de altura; ela vai precisar de uma saia de chita modelo carimbo (tipo guarda-chuva). A maioria dos tecidos de chita que estou vendo tem 1,40 de largura. Quanto de tecido tenho que comprar; a saia da cintura ate o tornozelo terá que ter 65 cm? Estou perdida, não estou sabendo calcular!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Erica! Primeiramente, a altura dela não influência no calculo de metragem, e sim no comprimento total da saia. Para o modelo que você vai fazer (saia godê guarda-chuva), você não vai usar o sentido da largura do tecido e sim do comprimento do tecido (guiando pelas ourelas). Se você mesmo for fazer, você precisa de alguns conhecimentos de costura e tecido para poder fazer essa saia. Mas, para saber a metragem, é a medida do comprimento da saia multiplicado por 2 + 20cm, e o resultado você vai ter a metragem necessária ;) Beijos!

      Excluir
  40. Boa tarde minha mãe está querendo fazer um vestido junino pra meninas de 11 anos, quantos de tecido ela usará em cada vestido?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! O calculo da metragem é o comprimento do vestido + 20cm (se for modelo simples). Se tiver mangas, é o comprimento do vestido + comprimento da manga + 20cm. Se tiver babados, se a saia for godê, é só adicionar mais cálculos como eu deixei no post acima ;) eu que agradeço, Beijos!

      Excluir
  41. Olá, muito bacana estes esclarecimentos. Fiquei com uma dúvida sobre a imagem da disposição dos moldes da calça do exemplo acima. Se for uma pessoa um pouco mais gordinha, acima do 42 e tendo o tecido apenas 1,40 de largura, será possível cortar todas as partes assim como está na figura? Ou será necessário mais tecido e alterar a forma de colocação dos moldes ? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii izabel!
      Quando a peça for muito grande, é preciso de mais tecido, pra isso, pra saber o tanto necessário, você vai fazer uma marcação em uma mesa, imaginando que fosse o tecido estendido, a medida da largura dessa marcação, deve ser a metade de 1,40, e ai, você vai posicionar os moldes dentro dessa medida e ver se realmente eles vão caber. Se não couber, você vai reposicionar os moldes de maneira que eles ''sigam'' o comprimento do tecido, e ai sim, você vai com a fita métrica medir toda essa extensão e ver o quanto tem. Espero que tenha entendido rs Beijos e obrigada querida! =*

      Excluir
  42. Tem algum molde para touca árabe, para soldador?

    ResponderExcluir
  43. Olá, flor! Sou da Bahia e já estou iniciando o trabalho para o próximo são Joao. Preciso de pensar na saia de uma quadrilha estilizada. Para ter aquela desenvoltura, ela tem quiser volante duplo? E para os babados posso usar fio de nylon ou outro tipo de babado? Grata e parabéns pelas dicas!

    ResponderExcluir
  44. Olá estou querendo fazer uma saia de carimbó e não sei a quantidade q eu compro vc poderia me dizer a base

    ResponderExcluir
  45. Parase fazer uma bermuda tamanho GG guantos metros de pano eu compro bermuda de homem boa noite grata

    ResponderExcluir
  46. Quantos metros preciso para fazer uma saia envelope com as três parte da saia do mesmo tamanho ?

    ResponderExcluir
  47. Eu meço o comprimento da blusas pela parte da frente ou de trás?
    Uma das blusas femininas que medi a frente tinha: 42 cm e a costa 52 cm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! para modelos comuns, é sempre pela parte da frente, mas se sua peça for maior na parte de trás, você sempre deve ir pela medida maior. Sucesso, beijos :*

      Excluir
  48. boa tarde meu nome é Ruth e gostaria de saber para fazer uma saia longa cortada gode e feita com pregas na cintura de tecido Zibelini, para uma pessoa de 1,70 de altura, quanto devo comprar de tecido?

    ResponderExcluir
  49. Para saber a medida exata para uma blusa simples tamanho M. Você diz para medir o comprimento da blusa e somar mais 20cm. Mas esse cumprimento é multiplicado por 2? Pq seria tecido para os dois lados da blusa. Me ajuda Rsrs.

    Sou Elvis de Fortaleza .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Isso, é esse cálculo mesmo, mas não precisa multiplicar por 2, pois para cortar os dois lados, é preciso fazer o ''enfesto do tecido'' e depois do enfesto, colocando os moldes no tecido, já sai os dois lados. assista o vídeo que está nesse post e você entenderá melhor isso :)

      Grande abraço Elvis :)

      Excluir
    2. Olá! Passe por favor dicas de como calcular quantidade para fazer coleiras de 5cm e 7cm por exemplo no naylon 600.Obrigado

      Excluir
    3. Oiiii! vou pesquisar certinho e te passo, seria coleiras de cachorro, certo?

      Excluir
  50. Olá, Sou o Gabriel. E preciso saber exatamente quanto de tecido de malha e jeans vou gastar para fazer uma roupa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Gabriel, é só fazer o cálculo que ensino no post :) abraços!

      Excluir
  51. Olá, gostaria de saber qtos metros de tecido são necessários para fazer um vestido de godê para criança de 10 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? é só fazer a conta que eu ensino nesse post :) beijos!

      Excluir
  52. Olá, preciso saber quantos metros de tecido gastarei para um vestido debutante cinderela, aquele bem rodado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! me manda uma foto no e-mail do modelo do vestido pra eu ter uma ideia :) aguardo :*

      Excluir
  53. Boa noite me chamo Emmy, sou do Tocantins, e primeira gostaria de lhe dizer que amei sua postagem. E vi que vc eh muito atenciosa quanto as perguntas ! Gostaria de saber quantos metros de tecido eu preciso para fazer uma saia longa, eu tenho 1,55 de altura !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Emmy, tudo bem? fico feliz em saber que gostou do post e agradeço por comentar. Sobre sua dúvida, é só assistir o vídeo que está nesse post, lá eu explico todos os detalhes pra vocês, beijos ♥

      Excluir
  54. Olá, boa noite,eu e uma amiga estamos começando uma mini confecção e vamos começar com tubinhos básicos de viscolycra(não sei bem se e este tecido MSM,pq estou aprendendo ainda os nomes dos tecidos)E gostaria de saber quanto deste tecido gasto para 1 vestido, pq depois e só multiplicar o calculo pela quantidade de vestidos que vamos fazer ne?São tubinhos tamanho únicos, daqueles coladinhos.Agradeço desde já a atenção! Se preferir e puder pode me chamar no Email betinafernandes @gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Betina, tudo bem? é bem fácil de saber, é só seguir as informações desse post, comprimento total do vestido + 0,20cm e ai vc vai ter a metragem certa :) se tiver mangas compridas, ai tem mais medidas no cálculo, é só ler e assistir o vídeo desse post! Sucesso a vocês, beijos ♥

      Excluir
  55. Boa tarde quero fazer um vestido de madrinha mas tenho dúvidas no tipo de tercido que devo usar é queria uma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cris, tudo bem? o tipo de tecido vai depender muito do modelo do vestido, faz assim, me manda no e-mail uma foto do vestido e ai fica mais fácil eu te ajudar :)

      > patriadacostura@gmail.com

      Beijos :*

      Excluir
  56. Quero fazer salopete mais ou menos qto irei gastar de tecido para fazer? A salopete tem 5 cores e eu gostaria de saber qtos de tecido vou gastar c cada um .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Veja em qual dos cálculos acima a sua salopete se encaixa, e então, é só calcular :) Bjs :*

      Excluir
  57. Respostas
    1. Oii! para saber a metragem você vai fazer o mesmo cálculo para saia godê como mostrei no post acima :) Beijos!

      Excluir
  58. Desejo saber quanto peças comprar de um tecido cujo tamanho da peça (tecido importado) é de 45cm X 55cm e desejo confeccionar uma bermuda infantil, tamanho 8. Essa peça será simples, sem bolsos ou demais detalhes e terá a cintura em elástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Renata! antes de cortar, você deve observar os detalhes que falei no post acima, e ver se a medida do comprimento da bermuda + os 0,20cm vai se encaixar nessa medida de tecido. Bjs :*

      Excluir
  59. Respostas
    1. Oiii Saryta! fico feliz em ajudar e também por ter gostado, muito obrigada, beijos :*

      Excluir
  60. Boa noite...vou fazer 6 capas só para de 58c65x12 e 6 de 56x54x15 quantos metros de tecido?e gostaria de saber o nome do tecido que posso usar que os gatos detestam nem chegam perto para nao arranhar?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waldir, tudo bem? essa conta é uma regra de 3. A LARGURA do tecido geralmente tem 1,50m. E com o tecido dobrado ao meio, cortamos de uma vez só os dois lados da almofada, certo? Portanto, você deve analisar quantas almofadas que é possível cortar na largura do tecido, e então você saberá a metragem do COMPRIMENTO. Espero que tenha entendido, um abraço!

      Excluir
    2. Ah e sobre os gatos, você me pegou em rs mas tente optar por tecidos de algodão, eles se agradam mais :)

      Excluir
  61. Olá. Gostaria de agradecer por sua generosidade em compartilhar essas informações. Esses 20 cm a mais são suficientes mesmo para peças em tamanhos maiores? Tipo numeração plus size? Parabéns pelo trabalho lindo! (Lívia Maria / Assis -SP)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, tudo bem? Nesse caso você deve levar em conta a medida da largura do tecido também pra ver se os moldes vão se encaixar dentro dessa medida, mas, os 0,20cm é por segurança mesmo, caso o tecido tenha uma diferença, ou precisa cortar bolso, lapela, colarinho e por ai vai :) Estamos bem pertinho, sou de Ourinhos rs obrigada pelo carinho, grande beijo!

      Excluir
  62. Sou nova no trabalho, estão me cobrando um vertido dos anos 80 número 36 ,se VC poderia me dá uma sugestão, qual tecido devo comprá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? adoro esse modelo rs! Faz um vestido com saia godê, bem rodado, e com tecido de poá. Você pode usar cetim, crepe, Viscose, crepe de seda... Sucesso, beijos! ;*

      Excluir
  63. Olá, encontrei agora seu blog e achei muito interessante suas dicas. Vc pode me ajudar? Tô querendo saber que tecido é mais indicado pra fazer uma saia godê dupla?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! fico feliz em saber que encontrou o blog e por ter gostado das dicas :) sobre o godê duplo, todo tecido que for leve é o mais indicado, ele não pode ser muito pesado, então, tecidos como o crepe, a viscose, a sedinha, o voal, o musseline, a cambraia, a organza e muitos outros :) muito obrigada viu, beijos :*

      Excluir
  64. Oi. Quanto de tecido eu uso para fazer uma saia cigana godê de 12 metros

    ResponderExcluir
  65. Oi Patrícia,sou de Rondônia, Patrícia preciso fazer uniformes de desbravadores e não tenho muita noção de quanto de tecido pedir pra confeccionar as camisas e as calças,as sais são com pregas macho ,me ajuda por favor,as calças baseiam em 1,15 e as camisas tm g, as saias de 85 cm de 99cm de cintura com 50cm de comprimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? é bem simples, como escrevi no post, você sempre se baseia pela medida do comprimento e observar o modelo da roupa. No seu caso, pegue a medida do comprimento e some com mais 20 cm (isso para cada tamanho), e somando tudo você terá a margem necessária de tecido :) abraços!

      Excluir
  66. Olá! Quantos metros de tecido preciso para fazer 200 body c/bojo.Tamanho único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! é só seguir a explicação que deixei nesse post! :) beijos

      Excluir
  67. Tenho 1,65cm de altura, quero fazer um vestido em viscose longo de manga comprida , quantos metros compra

    ResponderExcluir
  68. Gostaria de saber quantos metros.eu preciso comprar pra fazer 25 lenços.
    Lenços de pescoço simples

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde , preciso fazer fantasias infantis para serem usadas em Dezembro com a temática rei leão, farei o modelo macaquinho manga curta para todos. Qual tecido é mais indicado???

    ResponderExcluir
  70. Oi boa noite
    Gostaria fe uma ajuda
    Tenho q fazer uma saia gode guarda chuva com o comprinento de 58 cm
    A cintura para achar o raio é de 0.84 cm
    Qto compro de tecido

    ResponderExcluir

  71. Boa noite. Preciso saber quanto de tecido comprar para fazer um vestido godê ombro a ombro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? é só seguir o que está no post e você terá a medida necessária :) beijos :*

      Excluir
  72. Boa tarde, tenho Quantoum Ateliê infantil, e na igreja me pediram pra fazer as becas do coral e não tenho nem ideia de quanto cobrar, é uma beca simples longa, alguém pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
  73. Quantos metros de tecido gasta para fazer uma camisola de gestante com manga 3/4 ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos