Dicas de costura

Olá amigos =)

Vim trazer dicas preciosas para facilitar o trabalho de vocês na hora da costura. E sempre que eu aprender, ou ficar sabendo de mais dicas legais, irei sempre atualizar este post...

Por fio na bobina
Se você não tem overlok, e tem uma máquina reta simples sem pontos flexíveis, basta você encher a bobina com fio, e assim, você poderá costurar em uma peça de malha sem medo. Lembrando que este tipo de costura que você for fazer, serve somente em fechamento de laterais e de barras, pois, no caso de acabamento para o tecido não desfiar, você precisaria mesmo de uma overlok.

Sabonete em vez de giz
Eu já ensinei vários passos a passo aqui no blog usando uma maneira de marcar o tecido com o giz de alfaiate, e se você não tem este giz, use sabonete. E além de servir como giz, ele ainda deixa sua peça com um cheirinho gostoso =D

Evite deixar sua tesoura cair
Sabe por que a nossa tesoura perde o corte? porque quando a deixamos cair no chão, ela se desloca, e isso faz com que ela perca o seu verdadeiro corte.

Acabou a linha de pesponto, e agora?
A linha de pesponto para quem não sabe, é geralmente uma linha mais grossa, e é usada para destacar a costura em sua peça. E quando ela acaba, o que fazer? basta passar duas linhas comuns juntas nos guias fios (da mesma cor, ok?), e bora costurar, o resultado é o mesmo!

Uma tesoura para cada coisa
Tenha uma tesoura para cada tipo de coisa. Uma só para papel, outra só para tecido, outra só para cortar as linhas... Assim, você prolonga a vida de corte delas, e evita dores de cabeça!

Alfinetes cabeça de vidro
Este tipo de alfinete é ótimo. Ele evita desfiar o tecido na hora de finca-lo. E por ele ser um pouco mais caro, te aconselho a usa-lo somente em casa... assim, o risco de perder é menor, e ninguém vai ficar pegando de você rs

Papel manilha x papel Craft
O papel manilha é um papel rosa claro, e é mais fino e frágil. Com ele você faz seus moldes, mas a durabilidade deles é bem menor. Agora, se você quer que seus moldes dure mais, use o papel craft, ele é bege e é mais resistente que o manilha, e seus moldes irão durar mais. Se quiser pode usar papel cartão também, que a resistência é maior ainda! =)

Quando devo lubrificar minha máquina?
Gente, lubrificar a nossa máquina de costura, é muito importante. E para você saber quando deve lubrifica-la, você deve observar de em quanto em quanto tempo você usa ela. Se você a usa todo dia, lubrifique-a todo dia, ou se é só de vez em quando, então lubrifique toda a vez que você for usar. Nunca se esqueça de lubrificar sua máquina, pois assim, você evita problemas, e sua costura sempre estará ok!

Por o tecido para descansar
Quando você comprar um tecido, principalmente se ele for em vários metros, coloque-o sobre uma mesa, ou estenda em algum lugar para que ele ''descanse''. O tecido após ser tesselado, é enrolado de uma maneira muito forte e rápida em um rolo... e dessa maneira fica por muito tempo... o bacana é deixa-lo descansar para ele ficar melhor no manoseio.

Molhar o Tecido
E falando dele de novo, após você deixar seu tecido descansar, molhe-o apenas com água e nada mais. Alguns tecidos ao serem molhados, encolhem, por isso, é importante molha-los para que a sua peça não seja comprometida no tamanho. E também, o tecido fica mais leve, e se ele tinha algum cheiro, não ira ter mais :)

Ligou a máquina? ligue o ferro!
Gente, o ferro é um grande amigão. Ele ajuda a dar os toques finais nas peças e acabamentos, e também ajuda assentar o tecido, assim fica mais fácil de trabalhar.

Para conservar sua Interlok
Para quem não sabe, a interlok também é overloque. O seu diferencial é a costura de ponto reto ao lado do ponto de overlok. E se você for usar sua Interlok como overlok POR FAVOR, tire dos guias-fios toda a linha de segurança ( desde a agulha, até o primeiro guia-fio ), porque se você usar como overlok, e a linha da interlok tiver passada, isso irá estragar a sua máquina aos poucos, e irá trazer muitos e muitos problemas a ela. (máquina de costura industrial é muito cara! Portanto, conserve-a!)

Jeito certo de vestir um vestido ou saia

Se você acabou de fazer um vestido, ou uma saia, saiba que tem um jeito certo de vesti-los para que não ocorra da costura estourar ou ceder o tecido. Basta você analisar se o seu quadril é maior que a largura de seus ombros. Se o seu quadril for mais largo, então você deve vestir por cima. Agora, se os seus ombros forem mais largos que o seu quadril, você deve vestir por baixo. (meu caso rs)

Tamanho das pences
As pences podem ser feitas do tamanho que você quiser. Mas, uma dica legal, é que pences maiores que costumam ir até a barra, dão a impressão de emagrecer o corpo, e já pences menores, dão a impressão de engordar o corpo.

Evite enrolar a fita métrica
Evite enrolar sua fita métrica, pois ela fica com ondulações, e na hora que você estiver fazendo modelagens isso atrapalha, por conta de ela ficar torta. (aconteceu comigo)

Coloque saquinhos ou uma capa em carreteis de linha de cores claras
Proteja suas linhas de cores claras! Não deixe ela em contato com o ambiente, pois, a poeira faz com que elas fiquem sujas e amareladas.

Evite colocar alfinetes em tecidos finos (Musseline, Seda...)
Esses tecidos são tão delicados, que só de olhar eles já desfiam. Evite colocar alfinetes, a não ser que sejam os alfinetes de cabeça de vidro, pois são bem fininhos e não puxam o fio do tecido. E você também pode trabalhar com o alinhavo, usando uma agulha bem fininha, e assim seu tecido vai estar mais seguro.

Tipo de corpo
Nem toda peça fica boa em certos tipos de corpo. Por exemplo, pessoas magras ou muito magras (igual eu) não é aconselhável usar roupas justas demais, pois dá a impressão de parecer magra ainda mais. E para pessoas gordinhas, não é aconselhável usar peças que sejam largas demais ou com um certo volume. Escolha sempre o modelo certo para o seu tipo de corpo!

Amigos, estas são as dicas que deixo para vocês. E assim que souber e lembrar de mais, estarei atualizando este post para vocês!!!

Ótima semana a todos, beijos e mais beijos =)

Patria.

Comentários

  1. Bom dia ...adorei seu blog...parabens...um otimo dia pra você ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem???

      que bom que gostou, volte sempre!!!
      Muito obrigada, sempre que precisar de algo estou aqui =)
      Ah, e já te segui em um dos seus blogs ^^

      Beijos querida, e um ótimo dia para você tbm!!!!!

      Excluir
  2. Adorei as dicas!!!
    Estou (re)iniciando no mundo das costuras... desde meus 10 anos (isso mesmo, comecei titiquinha) que eu não me sentava em uma maquina de costura, e agora, depois de fazer algumas coisinhas pro meu casamento, resolvi comprar uma maquina e voltar pra esse mundo!
    Tô adorando!
    Bjos!
    http://casacomidaeroupaespalhada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Tati! que bom que gostou das dicas, fico super feliz!!! e é isso ai, não para não, costurar é tudo de bom rsrsr Beijooos! <3

      Excluir
  3. eu ameiii este blog, e ja compartilhei em um grupo, dicas super interessantes bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! que bom que gostou, fico tão feliz e agradeço de coração por compartilhar! beijo enorme!!!!

      Excluir
  4. Boa tarde! Como.ecei a costurar há alguns meses e venho vendo ótimas dicas. Mas até hj não consegui nada falando sobre tipos de linha. Até o momento , em relação a linhas de costura, só sei de linhas de poliéster e algodão ou costura e pesponto. Mas ainda restam dúvidas sobre qualidade e espessura de linhas. Fiz umas almofadas de pescoço para meus sobrinhos, por algum motivo algumas arrebentaram a linha depois de uns dias. Sempre na volta do pescoço, a costura em forma de U. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  5. Oiii Nadma, tudo bem?
    Você acabou de me dar uma ótima sugestão de post, e logo estará por aqui ;)
    Sobre sua dúvida, o problema talvez não seja no tipo de linha mas sim, de como está a tensão da linha lá na máquina. Para cada tecido existe uma agulha certa e também a tensão certa da linha, caso contrário acontece de arrebentar. Se seu tecido for leve ou médio, deixe a tensão da linha entre 2,3 e 4, mas se for tecido mais grosso deixe entre 4,5 ou 6, faça testes antes!

    Beijos e agradeço por comentar.
    Patria.

    ResponderExcluir
  6. olá boa tarde !tenho uma duvida ! eu posso usar linha branca em todos meus acabamento no overloque ou tenho que trocar de linha de acordo com a cor do tecido da roupa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sandra, tudo bem?
      Sobre sua dúvida, é importante sempre usar a cor de linha o mais próxima da cor do tecido, pois dessa forma, a costura fica muito mais bonita e bem feita. Beijos! =*

      Excluir
  7. porque é necessaria a verificação das laterais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Fabiana!
      você fala a verificação ainda nos moldes? se sim, essa verificação serve para ver se os dois moldes (da frente e costas) possuem a mesma medida no comprimento e largura. Beijos =***

      Excluir
  8. Olá, primeiramente gostaria de dizer que sou aprendiz. Então minha mão tem uma máquina antiga (comprada por volta do ano 2000) da Elgin de pedal bem simples, tentei costurar com a linha de pesponto mas enrosca tudo e não costura, só funciona com linha normal... Alguma dica?