Pular para o conteúdo principal

Dicas de costura

Olá querido leitor!
Esse post está recheado de super dicas que aprendi nos cursos que fiz e também que aprendi ao longo dos anos. O post também está em forma de vídeo, então, fique a vontade ;)

São 13 dias valiosas que irão facilitar sua vida na hora da costura e espero muito que ajude você ♥



1 - Sabonete em vez de giz
Não precisa mais comprar giz de alfaiate, além dele ser difícil de sair do tecido, vai deixando de marcar com o tempo, contrário do sabonete, que sempre tem na nossa casa, e quando ele estiver no fimzinho, é só deixar secar no sol e vai estar pronto pra riscar!

2 - Fio na Bobina
Encha a bobina com fio de overlcok, dessa forma o ponto fica mais elástico, e ótimo para costurar malhas!

3 - Não deixe sua tesoura cair!
Com a queda, se desloca os encaixes da tesoura e isso faz com que perca seu corte.

4 - Uma tesoura para cada coisa
Uma pra papel, outra pra tecido, e outra pro arremate das linhas. Fica mais prático e não compromete o corte de nenhuma ;)

5 - Cubra sua linha de cor clara
Evita da poeira sujar sua linha e conserva por mais tempo ela. Um plastiquinho que ajuda muito viu?!

6 - Alfinete cabeça de vidro
São mais caros, mais parecem agulhar, não enrosca e não desfia o tecido toda vez que fura, super compensa ♥

7 - Margem de costura visível
Deixe a margem de costura visível no seu molde, dessa forma você nunca terá essa dúvida se tem ou não tem, isso evita uma dor de cabeça que você não tem ideia rs

8 - Molhar o Tecido
TODO tecido comprado deve ser molhado antes de cortar e costurar. Sem sabão e máquina, apenas deixar mergulhado em uma bacia por várias horas, vai tirar toda goma dele e facilitar seu trabalho!

9 - Ajuste sua peça pelo avesso
Seja calça, blusa, saia, shorts, camisa... vista pelo avesso, e as o alcance para ajustar as medidas será muito melhor :)

10 - Papel durinho para moldes
Use um papel durinho para conservar por mais tempo seus moldes. (Cartolina, papel cartão, papel craft, papel paraná...)

11 - Puxar o fio do tecido
Nem todo tecido é possível, mas faça o teste. Dessa forma, você tem uma linha reta perfeita para fazer o corte ♥

12 - Tamanho das pences
Pences compridas ou profundas tendem a afinar o corpo, já pences curtas e pequenas tendem a aumentar o corpo, fique atento quando for fazer sua peça!

13 - Pregas com garfo
O garfo é um amigão na hora de fazer várias pregas seguidas, no vídeo ensino a como fazer!



Espero que tenham gostado e também ajudado!
Com carinho,

Patria.
♥♥♥


Comentários

  1. Bom dia ...adorei seu blog...parabens...um otimo dia pra você ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem???

      que bom que gostou, volte sempre!!!
      Muito obrigada, sempre que precisar de algo estou aqui =)
      Ah, e já te segui em um dos seus blogs ^^

      Beijos querida, e um ótimo dia para você tbm!!!!!

      Excluir
  2. Adorei as dicas!!!
    Estou (re)iniciando no mundo das costuras... desde meus 10 anos (isso mesmo, comecei titiquinha) que eu não me sentava em uma maquina de costura, e agora, depois de fazer algumas coisinhas pro meu casamento, resolvi comprar uma maquina e voltar pra esse mundo!
    Tô adorando!
    Bjos!
    http://casacomidaeroupaespalhada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Tati! que bom que gostou das dicas, fico super feliz!!! e é isso ai, não para não, costurar é tudo de bom rsrsr Beijooos! <3

      Excluir
  3. eu ameiii este blog, e ja compartilhei em um grupo, dicas super interessantes bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! que bom que gostou, fico tão feliz e agradeço de coração por compartilhar! beijo enorme!!!!

      Excluir
  4. Boa tarde! Como.ecei a costurar há alguns meses e venho vendo ótimas dicas. Mas até hj não consegui nada falando sobre tipos de linha. Até o momento , em relação a linhas de costura, só sei de linhas de poliéster e algodão ou costura e pesponto. Mas ainda restam dúvidas sobre qualidade e espessura de linhas. Fiz umas almofadas de pescoço para meus sobrinhos, por algum motivo algumas arrebentaram a linha depois de uns dias. Sempre na volta do pescoço, a costura em forma de U. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  5. Oiii Nadma, tudo bem?
    Você acabou de me dar uma ótima sugestão de post, e logo estará por aqui ;)
    Sobre sua dúvida, o problema talvez não seja no tipo de linha mas sim, de como está a tensão da linha lá na máquina. Para cada tecido existe uma agulha certa e também a tensão certa da linha, caso contrário acontece de arrebentar. Se seu tecido for leve ou médio, deixe a tensão da linha entre 2,3 e 4, mas se for tecido mais grosso deixe entre 4,5 ou 6, faça testes antes!

    Beijos e agradeço por comentar.
    Patria.

    ResponderExcluir
  6. olá boa tarde !tenho uma duvida ! eu posso usar linha branca em todos meus acabamento no overloque ou tenho que trocar de linha de acordo com a cor do tecido da roupa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sandra, tudo bem?
      Sobre sua dúvida, é importante sempre usar a cor de linha o mais próxima da cor do tecido, pois dessa forma, a costura fica muito mais bonita e bem feita. Beijos! =*

      Excluir
  7. porque é necessaria a verificação das laterais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Fabiana!
      você fala a verificação ainda nos moldes? se sim, essa verificação serve para ver se os dois moldes (da frente e costas) possuem a mesma medida no comprimento e largura. Beijos =***

      Excluir
  8. Olá, primeiramente gostaria de dizer que sou aprendiz. Então minha mão tem uma máquina antiga (comprada por volta do ano 2000) da Elgin de pedal bem simples, tentei costurar com a linha de pesponto mas enrosca tudo e não costura, só funciona com linha normal... Alguma dica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos