Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre o balancim

Conheça sobre essa máquina manual que faz diversos tipos de aplicações deixando seu trabalho muito mais bonito.

Ela é mais conhecida como balancim, um tipo de prensa manual que possui uma alavanca, onde, colocada pressão, faz a aplicação de diversos tipos de apliques como botão de pressão, rebite, ilhós, botão flex e entre muitos outros.

Pra você que trabalha com costura, artesanato ou até pensa em abrir um empreendimento nessa área, o balancim é uma ótima opção para dar mais vida ao seu trabalho.


E como funciona?
O balancim deve ser fixado (por meio de parafusos) em uma mesa plana e bem resistente para suportar a pressão que nele é colocado.

E para fazer a aplicação, é necessário o par de uma peça chamada matriz. É através da matriz que é encaixado os apliques, e então poder fazer a aplicação com a pressão.

Obs: Para cada tipo e tamanho de aplique (botão, rebite, ilhós...) existe uma matriz ideal, ou seja, não existe um uso universal das matrizes, onde somente com uma se aplica qualquer tipo de aplique.


E o que posso aplicar?
Spike: O spike é um tipo de rebite que possui uma ponta em sua superfície. Ele é bastante encontrado em bolsas, sapatos, cintos, couro e muito mais. No post de como aplicar spike com rebite eu ensino todos os detalhes que trago em vídeo.

Imagem: site BlackBull

Ilhós: O ilhós é um aplique bem comum que também está presente em quase tudo que usamos. Ele pode ser usado como um enfeite, ou para fazer amarrações. O passo a passo de como aplicar ilhós no balancim  você irá aprender muito sobre esse aplique.

Imagem: AW corset & bijoux góticas

Botão de pressão: O botão de pressão é um aplique bem bacana para colocar em artesanatos, carteiras, necesser, roupinhas de bebês e etc. E pode ser encontrado em diversos formatos, cores, tamanhos e composições. Confira os detalhes no post de como colocar botão de pressão no balancim.

Imagem: site eu amo costurar

Imagem: loja vita colorita

Imagem: site Dimasol

Botão Flex: O botão flex é de uso exclusivo para a confecção. Geralmente é encontrado em peças de jeans, como calças, bermudas, saias e entre outros. Por conta do nome ''flex'', costuma ser de fácil abotoamento. E no vídeo do post de como colocar botão flex você irá aprender todo o processo.



Rebite: O rebite, acredito eu, é o aplique mais comum por ser o mais conhecido. Sua forma é arredondada, e além de enfeitar, tem a função de dar segurança a duas emendas, seja de tecido, couro, plástico e muitos outros materiais.

Regulagem da pressão
A regulagem do balancim deve ser feita conforme o tipo de material em que será feita a aplicação.

Se o material for couro, ou um tecido grosso, a regulagem deve ser menor que 15mm, pois, dessa forma a pressão aplicada será maior. Caso o material seja mais leve ou médio, a pressão deve ser menor, sendo entre 15 a 20mm.


Hoje em dia, existem balancins específicos para o uso no artesanato, onde, sua regulagem é de uso próprio para esse tipo de trabalho, fazendo dele ser limitado em certos tipos de aplicações. Para mais informações desse tipo de balancim,  clique aqui, e conheça a linha de balancins da Cardenas.

Cuidados de uso
Na alavanca, possui um pequeno furo que serve para lubrificação conforme o uso frequente do balancim, e é bom que a lubrificação esteja em dia para não travar a alavanca.

Utilize uma capa para evitar que o pó corroa a superfície de seu balancim.

E no vídeo abaixo, conto com mais detalhes sobre o balancim 100 da cadernas que tenho aqui em casa, veja:



Espero que tenha ajudado e também gostado,
Com carinho,

Patria.
🌻🌻🌻


Comentários

  1. Respostas
    1. Oiiii Jady, tudo bem?

      Olha, nesta aí eu paguei 100 reais... e você pode encontrar por bem menos... as que eu vi na internet, estava entre 60, 80 reais... mas não comprei pela net porque fiquei com receio... da uma pesquisada na sua cidade :)

      Beijos!!!!!!

      Excluir
  2. Obrigada... Em que tipo de loja vc comprou a sua....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada querida ^-^
      A minha eu comprei em uma loja que conserta e vende máquinas de costura... mas você também pode encontrar nessa lojas de aviamentos sabe? loja que vende linhas, botões e coisas para costura... e lá você vai encontrar além da máquina, as matrizes e os apliques para ela :)

      Beijos!!! =*

      Excluir
  3. Me indicaram esse site/empresa para comprar Ilhós http://www.baxmann.com.br/ilhoses-modelos conhece? São produtos de qualidade? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia, tudo bem?
    Esse site eu conheço, e vende diversos tipos de materiais. No caso dos apliques de qualidade, eu recomendo que você sempre opte por aqueles que são de latão. Eles são mais caros, mas ele não enferrujam. No caso dos de plásticos, como o botão de pressão, opte pela marca RITAS tanto as matrizes como os botões. Outra marca que também uso, é a EBERLE.
    Você pode comprar também no armarinho são josé, e no armarinho aslan.

    Seja sempre e muito bem-vindo(a)
    Beijos,
    Patria.

    ResponderExcluir
  5. ola! Estou pesquisando para comprar maquina de ilhós e seu post foi bastante útil. Realmente tem pouca informação. Mas eu gostaria de saber uma coisa:

    - entendi que existem vários tamanho de matrizes de ilhos, mas todas elas encaixam nessa máquina? de uma pequenininha pra uma de cortina por exemplo?
    - ela já vem com a peca que faz o furo no tecido? se sim imagino que não vem em váios tamanhos, onde eu compro com facilidade?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Sim, realmente há pouca informação sobre essa máquininha e seus complementos...
      E em relação a sua dúvida, sim, existe vários tamanhos de matrizes e também dos apliques... para cada tamanho e tipo de aplique, existe uma matriz específica, e o encaixe das matrizes são todos iguais para poder encaixar em qualquer balancim. E no caso essa de cortinha, acredito que sim, deve existir para o balancim... nunca vi, mas deve ter sim rsrs
      E o ideal é você ter um furador, tanto manual como também que seja para por no Balancim.
      Onde você mora? procure em armarinhos, lojas de aviamentos e lojas de máquinas de costura da sua cidade... se você não achar, pesquise na internet, que também existe várias opções.

      Espero ter ajudado e se você ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda, é só me falar :)
      Grande beijo e eu que agradeço, seja bem-vinda sempre!

      Patria.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Patria. vejo suas respostas e a descrição tão aprimorada sobre os diversos tipos de apliques, enfim parabéns pelo belo material que estás a disponibilizar a todos. Estamos pensando em adaptar em nossa empresa serviços voltados a atender melhor a clientela assim lhe pergunto: Qual o modelo do seu balancim e nos ajude na seguinte questão: para iniciarmos uma atividade para colocação de apliques e botões quantas e quais matrizes seriam mais interessantes adquirir a princípio, o que você indicaria para quem vai iniciar uma nova atividade voltada a este público que precisa deste tipo de serviço? Desde já fico grato por sua ajuda que percebo é feita com tanto carinho,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilton, tudo bem?
      Primeiramente, muito obrigada pelo carinho e perdão pela demora em responder.
      Então, o balancim é um tipo de ''máquina'' manual que vem sem manual de instruções, o que faz dele não possuir um certo tipo de modelo, mas sei que existe de várias cores e tamanhos, mas acredito, todos terem as mesmas funcionalidades. Bom, no seu caso que quer aderir para uma empresa, o que eu acho interessante você investir, seria em uma botoneira de pressão elétrica (que seria um tipo de balancim elétrico), mas, caso ainda queria o balancim comum, qualquer um que você comprar será de bom uso (contando que tenha regulagem de pressão), o segredo são os tipos de matrizes e apliques.

      E o bacana para vocês começarem, é ter o botão de pressão(plástico e metal), o botão flex, o rebite, o ilhós, e o spike. Como já disse nesse post, para cada tipo de aplique, existe um tipo de matriz diferente, então o material que sempre vai faltar ou sobrar, serão os apliques.

      O tipo de serviço que vocês podem oferecer, é a troca de botão flex(botão de calça jeans) que sempre costuma sair. O botão de pressão, está presente em artigos para bebês e artesanatos, e os demais apliques vocês podem usar na parte de customização. Vocês, podem oferecer a aplicação para o cliente e também oferecer a venda desses apliques e matrizes, coisa que eu só acho em lojas online.

      Recomendo matrizes da marca EBERLE e RITAS, e quando for optar por apliques que são de metal, opte por aqueles que são de latão (não enferrujam) são mais caros, mas a qualidade é outra.

      Espero muito ter ajudado, e se ainda tiver dúvidas pode me mandar!
      Grande abraço e sucesso a vocês!!!

      Patria.

      Excluir
  8. Queria saber a marca e modelo e o número do balancim que vc usa

    ResponderExcluir
  9. Queria saber a marca e modelo e o número do balancim que vc usa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley, tudo bem?
      O meu balancim, não possui marca e nem numeração, já tentei procurar em todo lugar, mas nada. :/

      Beijos e obrigada pela visita,
      Patria.

      Excluir
    2. Tbm queria saber o número, minha duvida é qual numero comprar

      Excluir
  10. Oi Patricia vi o seu post e gostei muito gostaria de saber o que quer dizer 100 cadenas que eles falam que tem nessa máquina poderia me dizer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?
      Eu também não sabia e então pesquisei. Cardenas é a marca do balancim e 100 é por que ele suporte até 100kg de pressão.

      Beijos! =*

      Excluir
    2. Oi Patricia, Bom dia! Tudo bem! Somos os fabricantes do Balancim 100 da Cardenas. Nossos produtos tem a marca identificada para facilitar a garantia.Entraremos em contato com você para completarmos as informações. Nosso site www.cardenas.com.br. .Loja Virtual: www.cardenasbrasil.com e-mail comunicacao@cardenas.com.br . Atte., Daniel

      Excluir
  11. Oi Patricia vi o seu post e gostei muito gostaria de saber o que quer dizer 100 cadenas que eles falam que tem nessa máquina poderia me dizer

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Patria, tudo bem? Adoro personalizar minhas roupas com ilhoses e spikes... Seus tutoriais me ajudam muito! Ultimamente eu tenho usado os botões da Baxmann, e eles são ótimos! Dá uma olhada: http://www.baxmann.com.br/ilhoses-modelos
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! ai que legal, também adoroooo rs ah e fico feliz em saber que pude ajudar ;) olha só, ainda não conhecia, vou entrar lá! Beijos e obrigada =*

      Excluir
  14. Olá, obrigada pelas dicas e ensinamentos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? eu que agradeço, e seja sempre bem-vindo(a)! Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber onde comprar esse adaptador, tenho a máquina mas não tenho a peça mais importante obg bjs

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber onde comprar esse adaptador, tenho a máquina mas não tenho a peça mais importante obg bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Esse adaptador que você diz, seria a matriz? Se for a matriz, você encontra em lojas de aviamentos, principalmente nas lojas online. Procure no Armarinhos São José, Aslan e Maluli, talvez você encontre nessas lojas ;)

      Abraço!

      Excluir
  18. Oie sabe me dizer se ela também forra botão?
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anita! ela forra botão sim, eu ainda não fiz esse tutorial, mas no youtube você vai encontrar. Beijos e seja sempre bem-vinda! ;****

      Excluir
  19. Tenho um balancim eberle número 4 vc sabe onde compro matrizes para ele pois veio sem nem uma.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      As matrizes você pode comprar pela internet, ou em lojas de aviamento da sua cidade :)

      Beijos!

      Excluir
  20. Obg pela ajuda!!!!Foi muitíssimo útil!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Fico feliz em poder ajudar, e agradeço por comentar, beijos!!!

      Excluir
  21. Como você é querida Patria. O mundo precisa de mais pessoas como vc, que compartilham o conhecimento ajudando os demais!
    Tirei todas as dúvidas que eu tinha. vou comprar o Balancim 100 Cardenas.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos

    Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Karine!
      fico muito feliz em saber que pude ajudar com o post e agradeço imensamente pelo carinho! obrigada mesmo e seja sempre bem-vinda por aqui :)

      Beijo enorme,
      Patria.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  22. Excelente sua postagem sobre o balancim. Tirou todas as minhas dúvidas e curiosidades. Parabéns e gratidão por compartilhar. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! fico feliz em saber que pude ajudar com o post, e agradeço de coação por comentar! grande beijo e seja sempre bem-vinda! =*

      Excluir
  23. Oi tudo bem ??? Muito bacana essa postagem !! por favor me tire uma duvida hoje em dia existem numeros de balancim ( 7,9 etc) existem uma numeração que eu possa usar para tudo ou o numero é apenas tamanho ? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii tudo certo e contigo? Olha, vou ficar te devendo essa, pois quando eu comprei o meu, não tinha numeração e também não me falaram dela. A chave são as matrizes, onde, cada uma tem uma referencia ou numero que indica o tipo e tamanho do aplique. Mas sei que hoje em dia, existem balancins próprios para o artesanato, onde já vem regulados para esses trabalhos. Beijos :*

      Excluir
  24. oi,adorei sua explicação, só tenho uma dúvida ... Para os botões de metal, quais os números de matrizes existem ? E quais as menores, indicada para bolsas de tecido pequenas ? Agradeço, beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ivanise, tudo bem? Esse botão de metal seria o de pressão ou o botão flex para jeans? pois para todo aplique existe uma variedade de tamanhos e tipos, eu infelizmente não saberia te passar com certeza as numerações e tamanhos, mas, dê uma passada em um armarinho e pergunte para saber melhor. Já para bolsas de tecido pequenas, você pode usar no caso o botão de pressão, a numeração 10 ou 12. Beijos =*

      Excluir
  25. Boa noite , gostaria de saber a diferença entre alicates de pressão e balancin,sou iniciante na costura . Obrigada . Luci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Luci! Os alicates são mais inferiores na aplicação, e geralmente vem com um tipo só de aplicação, diferente do balancim que é como se fosse uma máquina, e que trocando as matrizes, pode-se aplicar vários tipos de coisas ;) Eu que agradeço, beijos ♥

      Excluir
  26. gostei muito da matéria...... tenho uma maquina encostada a anos e agora nao sei para que servem as matrizes, qual faz par com qual botao, seria interessante uma matéria com a matriz e o botao a aplicar... obrigada beijos e continuação de um optimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Teresa, tudo bem? Nesse caso, é bom você fazer testes e ver qual se encaixa, ou ir em algum lugar que vende as matrizes e perguntar como utilizar, pois como faz muito tempo, e existe vários tipos de matrizes, fica difícil de saber qual é e como usar, beijos :*

      Excluir
  27. Muito obrigada pela dica Patrícia,aprendo muito com vc.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! eu que agradeço pelo retorno, fico muito feliz em ajudar, grande beijo :*

      Excluir
  28. Boa tarde Patrícia TD bem??? Vc saberia me informar ql tamanho de matriz que existe para colocar pérolas. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo sim e contigo? essa você me pegou, mas sei que existe vários tamanhos diferenciadas por um número, o que eu indico é você ir em uma loja e perguntar para ver se o tamanho é o desejado... abraços

      Excluir
  29. Bom dia, estou correndo atrás do melhor preço, no fds vou nos armarinhos São José, loja de aviamento no Brás e na Rangel pestana, você sabe onde consigo ilhós com melhor preço? Depois volto aqui para comentar minha experiência nos locais, estou precisando de um de 15mm por um bom preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de uma tarde de pesquisa, entre armarinhos e aviamentos... Achei melhor preço na Kamishigue na Rangel Pestana, mas quem me supreendeu foi dariane armarinhos, fica fora de SP, acima de 199 frete é grátis.

      Excluir
    2. Ti ficando doido pesquisando, mtos detalhes, agora vi que Maluli esta com ótimo preço

      Excluir
    3. Oiii Fabio! eu moro no interiorzão de São Paulo e visito o Brás bem de vez em quando, mas, pelas suas pesquisas achei bem caro, na época que comprei o meu, paguei 100 reais. Na internet o preço é sempre mais interessante, ainda mais se o frete é grátis :) Mas é sempre bom pesquisar bastante, assim a gente economiza bem!

      Sucesso, abraços!

      Excluir
  30. Boa tarde, Patricia! Não consigo tirar uma rosca que coloquei no balancim para fazer etiquetas com clichê. Já fiz isso antes e não tive problema. Devo ter rosqueado torto. Teria alguma.dica para me dar? Posso desmontar alguma peça ?

    ResponderExcluir
  31. Oi adorei as informações e quero comprar um para mim, mas gostaria de saber se as matrizes tem que serem da mesma marca do balancim, ou se qualquer marca serve no cardenas 100?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos