Pular para o conteúdo principal

Zíper escondido








Olá querido leitor! 
Hoje vim ensinar vocês, uma segunda maneira de pregar zíper. Este tipo de zíper, é um pouco mais delicado que o outro, e ele pode ser pregado em vestidos, almofadas, saias, e etc... Fazia tempo que não o pregava, e olha, seja qual zíper for, você deve ser sempre muito atento, pois, cada um tem os seus processos e segredos...






Este tipo de passo a passo, pode servir como um exercício para você treinar. E é por este motivo que fiz em retalhos e em linhas de cores diferentes, para que fique melhor a compreensão!

Então vamos lá... =D

1º PASSO
Você irá precisar de dois pedaços de tecido cortados em tamanhos iguais, de maneira que não sejam menores que o comprimento do seu zíper. E então, você irá posicionar um em cima do outro, colocando o direito do tecido sobre o direito do outro tecido. (o direito do tecido é o lado oposto do avesso).


2º PASSO
Faça uma marcação de 3 cm, e risque todo tecido com esta mesma marcação.



3º PASSO
Agora, pegue o seu zíper, e posicione ele bem rente a linha desta marcação.


Após você ter posicionado o zíper rente a linha, você irá fazer outra marcação, mas agora com o alfinete, com medida de 1 dedo para cima da latinha do zíper:


Retire o zíper, e alfinete o seu tecido para que você tenha mais segurança para costurar:


4º PASSO
Agora, na máquina, você irá costurar em cima desta linha a partir da marcação do alfinete, indo pelo sentido da direita.


E o resultado é este:


5º PASSO 
Eu fiz este gif para vocês entenderem melhor o que vocês irão fazer neste quinto passo. Depois de terem costurado, vocês agora irão virar o tecido para o outro lado segurando nas duas pontas do tecido, veja:


E depois de virar, você irá virar mais uma vez. Um tecido está sob o outro certo? e então, você irá pegar só um deles e trazer para sua direção, veja:


E ficará nesta posição:


6º PASSO
Note, que irá ficar uma dobra entre as duas partes dos tecidos:


E então você irá puxar esta dobra para o lado esquerdo, veja:


Lembra daquela primeira marcação que fizemos de 3 cm? Pois então, ela será um ponto guia para fazer o próximo passo.


E agora, bem em cima desta linha, você deve dobrar o tecido, fazendo desta linha o seu ponto guia:


Detalhe: você deve dobrar de maneira que ela fique levemente inclinada, ou seja, deve haver um espaço no final entre a linha e a dobra. Ah, e coloque um alfinetinho para segurar esta dobra. 



7º PASSO
E agora vem o nosso zíper rsrs. Aqui está um gif de como você deve posiciona-lo. Você irá colocar o zíper debaixo da dobra, de forma que ele fique bem rente a dobra, veja:


E então alfinete todo o zíper e vá ajeitando ele, de forma que ele fique rente a dobra do tecido.




8º PASSO
Ebaaa e agora vamos costurar. Se você preferir alinhave antes e depois passe na máquina, pois assim a segurança é maior... e nesta foto abaixo é o pé calcador de zíper que usei para costurar. Com ele é possível costurar mais rente ao zíper!


Vamos lá... Posicione o pé calcador rente ao zíper e a dobra. Fixe a agulha e abaixe o pé calcador.


Vá costurando devagar, sempre prestando atenção se nada esta saindo do lugar, se caso algo sair, vá ajeitando...


E para ficar melhor a sua costura, e ela não sair torta, costure até a metade, pare, fixe a agulha no tecido, levante o pé calcador, e feche o zíper, veja:


Depois, abaixe o pé calcador e continue a costura até o final, não esquecendo de fazer o retrocesso!


E ficará assim:




9º PASSO
Estamos quase terminando!
Este tipo de zíper não fica exposto, ele possui uma dobra de tecido que o esconde. E é agora que iremos dar as finalizações nesta dobra!

Veja a dobra do tecido que esconde o nosso zíper:


Coloque um ou vários alfinetes para que esta dobra fique presa:


Agora meu querido leitor, atenção! Lembra da latinha do zíper que falei no início deste post? Pois então, você, com o seu dedinho, irá SENTI-LA, irá sentindo com o seu dedo aonde que ela está, e assim que você achar a latinha, meça 1 dedo para baixo e faça uma marcação com um alfinete, veja:


E ao você fazer esta marcação, vá a máquina e posicione o pé calcador bem em cima desta marcação:


E fixe a agulha em cima do alfinete, e tire-o com cuidado:


ATENÇÃO! Novamente com o seu dedo, vá sentindo o zíper até que você encontre o final da largura do zíper. A costura deve pegar antes desta largura terminar, pois é isso que irá fixar o zíper na dobra que o esconde!


No meu zíper deu quase 2 cm, que seria na verdade a distância aproximada da largura do zíper. Portando, a costura irá somente até estes quase 2 cm.


E então, fixe a agulha no tecido, levante o pé calcador e gire o tecido:


Abaixe o pé calcador, costure devagar e vá APALPANDO COM SEUS DEDOS O SEGUIMENTO DO ZÍPER até o final. Para ficar melhor, faça aquele mesmo procedimento que disse no começo deste post: costure até uma parte, pare, fixe a agulha no tecido, levante o pé calcador, e abra o zíper (neste caso abra), depois abaixe o pé calcador e continue a costurar até o final sem esquecer do retrocesso) 


Veja que o procedimento que fizemos acima, deve resultar na foto abaixo. A costura deve ''pegar'' no zíper, para que ele seja fixado na dobra de tecido que o esconde.


E O RESULTADO É ESTE!!!!!!!







*Lembrando que sempre sempre sempre, o zíper, o tecido, e a linha devem ser da mesma cor!

Querido leitor, acredito que este post ficou extenso, e até meio complicadinho de entender. E o motivo é que a maneira como aprendi, foi exatamente esta. Mas, eu tentei de todas as formas e detalhes, mostrar através de fotos e explicações, passar todos os detalhes de como o fazer. E existe infinidades de tipos de zíperes, e maneiras de prega-lo, esta é a minha maneira, e estou compartilhando com você, e se caso você souber de outra maneira, mande para mim, pois, trocar ideias e aprendizados é sempre muito bom!!!

Com carinho,
Patria.

🌺🌺

   


Comentários

  1. Patricia! Que blog maravilhoso! Eu também fiz curso no SENAI, mas aqui em Pernambuco, fiz o técnico em vestuário. Aprendi a pregar o zíper com braguilha e pertingal e ficava sempre me perguntando 'céus, não existe maneira mais fácil??" acabei de descobrir! Tou amando teu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, tudo bem???
      Nossa, sério?? que legal!!!!! os cursos do Senai são ótimos, eu adorei fazer!!!
      hehehehe vamos combinar né, pregar zíper não é mole não... eu sempre sofro com eles rsrsrs E fico super contente em saber que você gostou, isso me motiva muuuuuuito!!!

      Muito obrigada mesmo pelo carinho, e o que você precisar, estarei aqui para te atender, ta?? =)
      Um grande beijo e até mais querida!!!

      Excluir
  2. Oi Patrícia, qual o motivo da última imagem do passo 6 que é a dobra do tecido um pouco inclinada?
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iolanda, tudo bem?
      Isso também é um mistério para mim, você acredita? Quando aprendi e fiz dessa forma, ficou muito bom, mas, em uma outra vez em que fiz com a dobra levemente mais reta, o zíper ficou aparecendo e não saiu como eu queria... rsrs que coisa não?

      Beijos querida! Seja muito bem-vinda e volte sempre!!!

      Excluir
  3. Oi Patrícia,
    Assim fica fácil, obrigada por ser tão gent e dividir seus conhecimentos conosco.
    Grande abraço,
    Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jaque!
      Muito obrigada pelo carinho e seja sempre bem vinda!
      Grande beijo,

      Patria.

      Excluir
  4. Olá Patricia, nunca peguei numa máquina de costura, mas acabei de ganhar uma e daí veio o desespero... O que devo aprender primeiro?! Pesquisei na internet e achei seu blog. Amei! Obrigada por compartilhar seu aprendizado e inspirar novas aspirantes.
    Vou seguir suas dicas passo a passo e depois te conto o que consegui fazer.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisa, tudo bem? acho que somos parentes rsrs
      sério? que máximo, ganhar um presente desse é maravilhoso, mas olha, não se desespere, você só vai precisar de muita paciência e praticar, treinar em retalhos, praticar e praticar, para só assim começar ir avançando. No começo a gente erra muito, e isso é muito importante para evoluir, e outra coisa melhor ainda, a cada conquista, mais aumenta o desejo de saber mais sobre essa arte rs
      Fico muuuito feliz em saber que pude de alguma forma te ajudar, e caso tenha dúvidas e tudo mais, é só me mandar!
      Grande beijo e seja bem-vinda sempre querida!!!

      Patria.

      Excluir
  5. Acho que pregar zíper muito complicado mais vou seguir a suas instituições rssss olha que ja sei costurar faz um tempao mais sempre achei que zíper é complicado mais vou tentar afinal ninguém nasceu sabendo mais adorei a explicação obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria! Menina, eu sempre achei isso também, ainda mais quando é zíper invísivel. São várias maneiras de pregar e a gente se confunde muito, mas ainda bem que não é impossível né rsrs Siiiim, ninguém nasceu sabendo e a gente sempre está aprendendo, eu que agradeço querida, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oiii! fiquei feliz por ter gostado e agradeço seu retorno, beijos ♥

      Excluir
  8. Boa noite adorei sua explicação, mas tenho uma dúvida, tem como consertar o zíper quando de calça quando fica aparente, obrigada

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA FOI A MELHOR EXPLICAÇÃO
    E CARINHOSA QUE JA VI
    GOSTARIA DE.
    ESPLICA AGORA COMO MONTA O ZIPER INVISÍVEL

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos