Falando de modelagem







Olá queridos amigos leitores, tudo certo ai? :)
Já faz algumas semanas que terminei o curso de Modelista, e hoje, neste post, vou falar um pouco sobre o curso, sobre o perfil profissional de um Modelista, e sobre a importância da modelagem...





Sobre o curso em um todo
O curso de Modelista, é um curso que envolve cada processo que uma peça necessita para ser bem executada e em seguida costurada. O curso envolve somente a modelagem, onde, através de uma tabela de medidas, ou das medidas de uma pessoa, fazemos todo o planejamento que a peça desejada possa ter, incluindo o aumento e diminuição de tamanho dos moldes, entre muitos outros processos... 

A Modelagem e cada processo
Exite dois tipos de modelagem, a plana, feita no papel, e a 3d que é a Moulage, feita em um manequim especial. A modelagem é feita em uma sequência de medidas, onde, com o auxílio de réguas especiais de modelagem, é feita as curvas e retas que a sua peça permite. A modelagem é a alma de uma roupa, tudo deve ser feito primeiro no papel, para que todas as medidas estejam devidamente encaixadas e em fim ir para o corte do tecido.

Primeiramente, começamos sempre com a Ficha Técnica, onde todas as informações da peça devem estar nela contidas. Cor, tamanho, modelo, aviamentos aplicados, e muitas outras informações que facilitam o processo de execução da sua peça.

Molde base: Para tudo precisamos de uma base, no molde não é diferente, aprender a executar um molde base, é o essencial para ir além. Com o molde base, jogamos os mais variados tipos de modelos, podemos fazer uma coleção e tudo o que a nossa criação permitir.

Em seguida é feito a Diagramação, que nada mais é o ''desenho'' que forma a modelagem, que só é possível através de uma tabela de medidas ou das medidas de alguém, claro. 

E então, o passo seguinte, é o Plano de corte. Nele, são separados os moldes com margem de costura para serem cortados e então, dar início a execução da peça piloto. Toda peça precisa de uma peça piloto, pois assim, podemos ver se a modelagem foi feita corretamente, e depois em fim, fazer a peça definitiva.

Processo de Graduação: a graduação, é o processo de aumento e diminuição de tamanhos de moldes. Ou seja, a graduação é na verdade um gabarito, onde, podemos ver todos os tamanhos juntos, e claro, possíveis de serem separados. (abaixo tem imagens da graduação)

Réguas para Modelagem.

Modelagem de uma jaqueta masculina.

Imagem de um molde de saia graduado do tamanho 38 ao 50.

Saia com pence graduada.

O perfil profissional de um Modelista
Minha gente, vamos agora falar do perfil profissional do Modelista. Um Modelista, como vocês já viram, faz o principal de uma roupa, que é todo este planejamento resumido que vocês viram acima. E estes profissionais estão muito em falta no mercado de trabalho, o que faz das empresas estarem desesperados por eles. E existe um programa de computador, o Audaces, onde todo o processo de modelagem é feito pelo computador, o que economiza muito tempo e papel também (rs), e que empresas têxteis já estão o adaptando, e capacitando profissionais para este novo ramo.

Higiene e segurança no trabalho
É, em toda profissão sempre temos que dar atenção a nossa saúde, e o Modelista não é diferente. Movimentos repetitivos, estresse, problemas de coluna, levantamento de peso e entre muitos outros, são os riscos desta profissão, e para evita-los, é preciso e é sempre aconselhável realizar alongamentos, ter uma boa alimentação, e não ficar sob pressão... saúde é tudo não é mesmo?

Bom gente, esta é uma resumida de um pouco do curso. Eu já tinha conhecimento de modelagem usando gabaritos, e com este curso, me fez aprimorar e melhorar o pouco que já sabia. Estou muito feliz mesmo, e aprendi muita coisa bacana e essencial para poder estar sempre melhorando...

Um grande beijo a todos, e aguardem as novidades que em breve estarão aqui =D

Qualquer coisa estou aqui!!!

Patria.

Comentários

  1. Parabéns pelo blog! Gostei das réguas. São vendidas online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acabei de ver! Obrigada!

      Excluir
    2. Olá Janasol, tudo bem?
      que bom que gostou, fico super feliz!!!
      Isso, eu deixei o link da loja ali :)

      beijos querida e obrigada!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oiii Bom dia querida! Eu moro em Ourinhos, interior de São Paulo. :) Beijos! ;*

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés