Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Saber colocar a agulha da maneira correta, irá interferir diretamente em sua costura. Aprenda a trocar a agulha na sua máquina doméstica!

É aquela velha história, as vezes você acha que sua máquina está com problemas, e a causa não é nela, mas sim de algo que não fizemos da maneira certa para ela funcionar. A colocação correta da agulha, interfere completamente na funcionalidade de toda a máquina. Portanto, no post de hoje você irá aprender a por a agulha do jeito certo! =)

A ''cava'' da agulha
Antes de trocarmos a agulha, precisamos saber sobre a ''cava'' dela. A cava é um tipo de elevação presente no corpo da agulha, que nos ajuda a colocarmos de forma correta. Identificando a cava, o próximo passo é saber a direção em que ela ficará, e isso vai depender do seu tipo de máquina, já que hoje é sobre a máquina doméstica, então a cava da agulha sempre será virada para trás, assim como nas máquina overlock/interlock e galoneiras.

Abaixo, deixo o vídeo em que explico com todos os detalhes sobre a cava da agulha e sobre a sua colocação na máquina doméstica.

Retirando a agulha
Esse parafuso na imagem abaixo é quem segura a agulha. E a chave de fenda irá te ajudar a retira-la. Veja a imagem seguinte o jeito certo de retirar a agulha!

Você irá girar o parafuso até sentir que consegue tirar a agulha (não gire o parafuso até o final, sentiu que dá para retirar a agulha, pare imediatamente de girar!). 

Coloque a nova agulha até o final do encaixe e dê uma apertadinha de leve com o dedo, e SINTA com um dos dedos, aonde que a cava da agulha se encontra e então reparafuse. Olhe, olhe de novo, olhe mais uma vez, e se tudo estiver ok, gire o volante da máquina e veja se a agulha não irá bater na lançadeira. Tudo deve estar certo, a agulha não pode ficar torta!

E depois de tudo revisado, boa costura para você! =)

Para saber mais
Existe o tipo certo de agulha para cada tipo de máquina, acesse para saber mais sobre os Tipos de agulhas para máquina de costura

Ótima noite à todos <3
Patria. =*

Comentários

  1. A cava é esse sulco (parte mais rebaixada) que a agulha possui? Ou é o lado oposto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =)
      A cava é como se fosse uma pequena elevação do ''corpo'' da agulha. Pegue uma agulha de máquina, toque com os dedos e você encontrará a cava. E, é através dela que sabemos a maneira certa de posiciona-la na máquina! =)

      Um beijo!
      Patria.

      Excluir
  2. Paty! Perfeito o post. Esse é um erro que muitas vezes cometemos sem mesmo nos dar conta. E simplesmente a costura saí péssima ou simplesmente nem consegue costurar com a agulha na posição errada. As máquinas antiguinhas também funcionam como as máquinas industriais no q se relaciona a posição da agulha. Detalhes que fazem toda a diferença

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Josy! e realmente é um detalhe que faz uma diferença danada, não? A agulha faz um papel primordial na costura, e olha, quando soube disso tudo, fiquei super impressionada! rsrs

      Beijinhos e obrigada linda!

      Excluir
  3. Nossa Pat seu blog é muito manero vi com minha a esposa e ela já está aproveitando os passo a passo, muito obrigado por esta disponibilidade do seu tempo e material de ótimo valor, felicidades para vç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andre!
      Fico muito feliz por terem conseguido trocar a agulha e agradeço o carinho. E sempre que precisar de alguma coisa, tiver alguma dúvida, estarei a disposição. Muito obrigada mais uma vez e sejam sempre bem-vindos! :)))

      Felicidades em dobro a vocês, grande abraço!!!
      Patria.

      Excluir
  4. Coloquei a agulha só que não para de quebrar a linha. Estou agoniada aqui....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marya, tudo bem?
      Você viu se a linha está passada corretamente nos guias fios da máquina? Se a tensão da linha na máquina e a numeração da agulha estão corretas para o tipo de tecido que você está costurando? Dê uma olhadinha nisso, e depois você me fala se o problema foi resolvido.

      Beeeijos!
      Patria.

      Excluir
  5. A marca e a numeração da agulha k fica pra traz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcieli, tudo bem?
      A marca e numeração da agulha, não ficam alinhados com a cava da agulha que é um pouco mais em baixo. Portanto, não se guie por eles, pois estará colocando a agulha de forma errada. Em breve irei fazer um vídeo e facilitará na visualização :)

      Beeeijos e seja sempre bem-vinda!
      Patria.

      Excluir
  6. A marca e a numeração da agulha k fica pra traz.

    ResponderExcluir
  7. É comum deixar a agulha cair dentro da máquina ou isso só acontece com pessoas muuuito inexperientes como eu??? Será que tem problema deixar a agulha lá ou tenho que desmontar a máquina para tirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, tudo bem? Isso é comum acontecer quando vamos trocar a agulha, mas se caso ela cair, tem que ser retirada, pois na parte de dentro tem outras peças e engrenagens que giram, e a agulha estando alí, pode causar um problemão na sua máquina. Leva num mecânico pra ele tirar pra você e só depois de tirar é que você deve voltar a costurar, ta? Beijos! ;*

      Excluir
  8. Oii eu quebrei a agulia da máquina costurando um zíper e agora ela não quer sair pra mim poder trocar de agulia e agora oque devo fazer ????

    ResponderExcluir
  9. Oii eu quebrei a agulia da máquina costurando um zíper e agora ela não quer sair pra mim poder trocar de agulia e agora oque devo fazer ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mari! você tentou desparafusar a agulha? ela tem um parafuso que a segura, não retire ele até o final, vá girando e quando sentir que já pode tirar a agulha, ai você para. Beijos!

      Excluir
  10. Minha agulha está batendo na braçadeira, parece que o suporte da agulha está torto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode não ter colocado a agulha até no final, e ela ficando um pouco para baixo ele pode bater na lançadeira mesmo. Dá uma olhada e tente recolocar a agulha ;) Abraços!