Pular para o conteúdo principal

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura.

Existe vários tipos de agulha de máquina, e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas.

Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina.

Cava da agulha
Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha.

Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás, o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira.



Retirando a agulha
A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e prender a agulha, e esse parafuso pode variar muito de máquina para máquina em questão de formato e posição.


Com uma das mãos segure a agulha, e com uma chave de fenda, vá desparafusando com bastante cuidado o parafuso. Assim que sentir a agulha se soltar, pare, e então retire a agulha.

*Não desparafuse totalmente para evitar a perda do parafuso e dificuldade no reencaixe.


Agora, encaixe a nova agulha até o final, e confira se a cava da agulha está realmente para trás. Se sim, segure firme a agulha, e aperte o parafuso até que a agulha fique bem presa e firme.

*A agulha não pode ficar torta, por isso, confira bem antes de apertar o parafuso! 


Depois se tudo conferido, gire o volante da máquina para ver se a agulha não irá bater na lançadeira. Se tudo estiver certo, repasse a linha na agulha e faça um teste de costura :)

No vídeo abaixo eu mostro esse passo a passo com muito mais detalhes, veja:


E para complementar mais esse assunto, aqui no blog, tem o post do passo a passo de como trocar a agulha da reta industrial e também de como trocar a agulha da overlock que também serve para sua interlock, caso você tiver uma também.

Sem desculpas para trocar sua agulha agora em? rs

Espero muito que tenham gostado e principalmente ajudado,
Com carinho,

Patria.
🌻🌻🌻






Comentários

  1. A cava é esse sulco (parte mais rebaixada) que a agulha possui? Ou é o lado oposto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =)
      A cava é como se fosse uma pequena elevação do ''corpo'' da agulha. Pegue uma agulha de máquina, toque com os dedos e você encontrará a cava. E, é através dela que sabemos a maneira certa de posiciona-la na máquina! =)

      Um beijo!
      Patria.

      Excluir
    2. Bom dia a agulha de maquina de costura para costurar tem ficar no meio ou lado do outro

      Excluir
    3. Oiii Tatiane, tudo bem? você quer dizer se a posição da agulha deve ficar para direita ou esquerda? aguardo, bjs

      Excluir
  2. Paty! Perfeito o post. Esse é um erro que muitas vezes cometemos sem mesmo nos dar conta. E simplesmente a costura saí péssima ou simplesmente nem consegue costurar com a agulha na posição errada. As máquinas antiguinhas também funcionam como as máquinas industriais no q se relaciona a posição da agulha. Detalhes que fazem toda a diferença

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Josy! e realmente é um detalhe que faz uma diferença danada, não? A agulha faz um papel primordial na costura, e olha, quando soube disso tudo, fiquei super impressionada! rsrs

      Beijinhos e obrigada linda!

      Excluir
  3. Nossa Pat seu blog é muito manero vi com minha a esposa e ela já está aproveitando os passo a passo, muito obrigado por esta disponibilidade do seu tempo e material de ótimo valor, felicidades para vç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andre!
      Fico muito feliz por terem conseguido trocar a agulha e agradeço o carinho. E sempre que precisar de alguma coisa, tiver alguma dúvida, estarei a disposição. Muito obrigada mais uma vez e sejam sempre bem-vindos! :)))

      Felicidades em dobro a vocês, grande abraço!!!
      Patria.

      Excluir
  4. Coloquei a agulha só que não para de quebrar a linha. Estou agoniada aqui....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marya, tudo bem?
      Você viu se a linha está passada corretamente nos guias fios da máquina? Se a tensão da linha na máquina e a numeração da agulha estão corretas para o tipo de tecido que você está costurando? Dê uma olhadinha nisso, e depois você me fala se o problema foi resolvido.

      Beeeijos!
      Patria.

      Excluir
  5. A marca e a numeração da agulha k fica pra traz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcieli, tudo bem?
      A marca e numeração da agulha, não ficam alinhados com a cava da agulha que é um pouco mais em baixo. Portanto, não se guie por eles, pois estará colocando a agulha de forma errada. Em breve irei fazer um vídeo e facilitará na visualização :)

      Beeeijos e seja sempre bem-vinda!
      Patria.

      Excluir
  6. A marca e a numeração da agulha k fica pra traz.

    ResponderExcluir
  7. É comum deixar a agulha cair dentro da máquina ou isso só acontece com pessoas muuuito inexperientes como eu??? Será que tem problema deixar a agulha lá ou tenho que desmontar a máquina para tirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, tudo bem? Isso é comum acontecer quando vamos trocar a agulha, mas se caso ela cair, tem que ser retirada, pois na parte de dentro tem outras peças e engrenagens que giram, e a agulha estando alí, pode causar um problemão na sua máquina. Leva num mecânico pra ele tirar pra você e só depois de tirar é que você deve voltar a costurar, ta? Beijos! ;*

      Excluir
  8. Oii eu quebrei a agulia da máquina costurando um zíper e agora ela não quer sair pra mim poder trocar de agulia e agora oque devo fazer ????

    ResponderExcluir
  9. Oii eu quebrei a agulia da máquina costurando um zíper e agora ela não quer sair pra mim poder trocar de agulia e agora oque devo fazer ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mari! você tentou desparafusar a agulha? ela tem um parafuso que a segura, não retire ele até o final, vá girando e quando sentir que já pode tirar a agulha, ai você para. Beijos!

      Excluir
  10. Minha agulha está batendo na braçadeira, parece que o suporte da agulha está torto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode não ter colocado a agulha até no final, e ela ficando um pouco para baixo ele pode bater na lançadeira mesmo. Dá uma olhada e tente recolocar a agulha ;) Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos