Pular para o conteúdo principal

Dicionário da costura

Conheça o significado das palavras e linguagens mais usadas nesse universo tão incrível da costura.

No universo da costura, existem várias palavras que define os acabamentos, aviamentos, peças da máquina de costura, partes de uma roupa e entre muitos outros. 


E nos primeiros passos, pode parecer confuso para quem é iniciante na costura, e por isso, nada melhor que um dicionário para poder entender melhor.


A

Apontar

Aportar, significa colocar as costuras do ombro em encontro uma com a outra. E ao fazer isso, também é encontrado a metade da medida do decote.


Alinhavo

É uma costura feito à mão, de maneira que sua função, é prender o local antes de ser costurado.


Alta costura

Na costura, tudo que é feito à mão, chama-se Alta Costura. É possível fazer uma peça inteira toda à mão. Portando, dê muito valor em seus trabalhos! 


Avesso e Direito

O avesso nada mais é do que a parte de trás do tecido, vista sempre de uma maneira mais fosca. O lado do direito, é o lado mais bonito, com a cor mais viva, e a estampa mais nítida. (alguns tecidos de cor lisa não possui nenhum dos dois, e ai é você quem decide o lado).


B

Bobina ou Carretilha

É um complemento da máquina de costura, onde, ao ser enchida e colocada na caixa da bobina, tem a função de fornecer a linha da costura de baixo da máquina.


Braguilha ou Vista Dupla

É um complemento de peças de roupa, como calça jeans, shorts e bermudas. Sua função, é esconder a roupa de baixo, quando abrimos o zíper.


Bainha

Nome popular dado a uma simples e pequena barra.


C

Croqui
Desenho de uma modelo com a peça de roupa. Geralmente feito por estilistas.

Chuleado

É um acabamento que evita o tecido desfiar. Pode ser feito com a overlock, zigue-zague e à mão também.


Caseado ou casinhas

Encontrado em peças que tem transpasse, ou seja, que possuem uma abertura para a passagem do botão. Aprenda a como fazer casinhas de botão com todos os detalhes no post!



Carcela

É um acabamento em forma de abertura encontrado em camisas masculinas e femininas, na parte de trás da manga, próximo do punho.


Cava

Em uma peça de roupa, a cava está ligada com o final do ombro e a linha do busto. É o local de passagem para o nosso braço e também para fazer aplicação da manga.


Cós

É o que dá sustentação a nossa cintura. Encontrado, em saias, calças, bermudas, shorts e entre outros.



D

Diagrama, Molde ou Modelagem

É o desenho da sua roupa feita no papel com todas as medidas do corpo devidamente encaixadas.



E

Entrepernas

É o lado oposto da lateral de uma calça, shorts, ou bermuda. E se encontra logo abaixo do gancho, passando por entre as pernas e ligando de uma barra a outra.






Enfesto 

O enfesto é a preparação do tecido antes do corte. É um processo que envolve o molhar e estender à sombra. Dessa forma é tirada a goma do tecido e feito o encolhimento da trama. No post de como fazer o enfesto do tecido eu trago mais detalhes em vídeo.


Embeber

Para costurar a união de tecidos cortados em curvas, por exemplo a de um bolso redondo, ao embebermos o tecido (dar uma leve franzida), podemos ter mais controle para assentar a curva e então costurá-la.


Entretela

Material usado para dar uma leve endurecida no tecido. Usada muito em camisas, em colarinhos, golas, punhos e lapelas. A Entretela também se encaixa na lista dos tipos de aviamentos


Esquadro

Régua em forma de um triângulo de ângulo reto, muito útil para a modelagem. E com ele, você consegue um molde perfeito, através da execução do encontro de suas linhas semiabertas.



F

Franzido

Detalhe feito em saias, blusas, manga, bolso, e entre outros... sua função é dar um certo volume e deixar a peça mais delicada. Aprenda a como franzir o tecido no vídeo que trago no post!




Fenda

Detalhe encontrado em saias, vestidos e variados tipos de blusas. A fenda nada mais é, que uma abertura na peça, deixando mais elegante. No vídeo de como fazer fenda você também vai aprender muito!


Ficha técnica
Arquivo de documento que possui todas as informações de uma peça a ser confeccionada, desde o croqui até o tipo de linha a ser
usada. Muito usada para controle interno de uma empresa de confecção. E para saber mais, veja como é formada a ficha técnica de uma roupa com tudo bem explicado no post.


G

Godê

Efeito rodado no tecido, muito visto na ''saia godê''. Para se ter esse efeito é preciso usar uma técnica especial de corte no tecido.


Graduação

É um processo de aumento e diminuição de tamanhos feito em um molde.


Gabarito

É um molde que possui todos os tamanhos juntos, onde, através dele você acha o seu tamanho. E então dá início ao processo de modelagem. Existe um gabarito para cada parte gola: manga, colarinho, bolso, calça, saia… e você mesmo pode montar o seu.


Gancho

Encontrado em calças, shorts, e bermudas. Sua função é preencher o espaço da frente do quadril e da parte de trás dos glúteos.



L

Lapela

É um complemento do bolso, que podemos chamar de ‘’tampinha do bolso’’. Pode ser feita de vários tipos e formas, e necessita de botão e caseado.


Limpar
Limpar a peça, significa tirar todas as linhas e sobras de tecidos restantes.



M

Mullet

Comprimento de saia ou vestido que denomina-se mais curto na parte da frente e comprido na parte de trás.


Mídi

É o comprimento que vai até o meio das canelas. Uma das peças mais conhecida com esse tipo de comprimento, é a famosa saia mídi.


Margem de costura

É a margem deixada no molde para a execução da costura. Toda peça precisa de margem de costura, sem ela, ao costurar, ocorre diminuição nas medidas, o que altera em todo o processo final da peça.


Moulage
Modelagem 3D, onde todo o processo de modelagem é feito em um manequim especial, o que é possível ver todas as dimensões da peça em um corpo artificial.

Molde base
O molde base, como o próprio nome diz, é a base para poder construir outros moldes mais detalhados. Ele é um guia para mudar as formas e medidas e transformar em qualquer modelo de roupa.



N

Nesga

É um tipo de recorte em formato triangular visto muito em saias, dando um efeito de maior amplidão.



O

Ourela

Se encontra nas duas laterias do tecido. É ela, que te ajuda a se guiar e posicionar os moldes corretamente no tecido. A Ourela, é a parte do tecido que não desfia.



P

Punho

Localizado no final de uma manga comprida, pode ter várias larguras e formatos.



Patch aplique

Muito visto no artesanato, é um recorte de tecido em algum formato (flores, corações, animais...) onde é aplicado com o ponto caseado, feito à máquina ou à mão. No passo a passo de como fazer patch aplique na máquina você aprenderá muito!



Peitilho

É um tipo de transpasse feito especialmente em camisa polo, onde ele fica bem ao meio e nunca vai até o final do comprimento da peça.


Pence

Detalhe feito em peças com tecidos planos. Sua função é de acinturar, apertar, e embelezar a peça. Pences grandes dão a impressão de um corpo mais magro, e pences menores, de um corpo mais cheínho.  


Prega

Detalhe feito em mangas, vestidos, casacos, bolsas, e entre muitos outros. A prega é uma dobra, sendo ela grande ou pequena, prega macho ou fêmea, sua função é embelezar a peça.


Pala

Encontrada na parte das costas de uma camisa ou jaqueta. É um detalhe de recorte que deixa a peça mais bonita.



Pesponto

O pesponto é uma costura que fica aparente, geralmente feita com linha de pesponto, onde, sua função é destacar a costura. É muito vista em confecção de jeans.


Pé calcador 

Complemento da máquina de costura, que segura o tecido e serve como guia. Existem vários tipos de pé calcador, sendo eles para zíper, para pregar botão, para viés e entre muitos outros. O pé calcador tem a importante função de guia, pois, através de muita prática, conseguimos uma excelente costura. 


Pique

O pique é feito em determinados lugares internos da peça. Ele ajuda no caimento de curvas, assentamento, como por exemplo, a de um colarinho.


Passador

Ou passantes, encontrados em calças, shorts, saias... tem a função de segurar o cinto quando passado.


Peça piloto

A peça piloto é uma forma de testar a modelagem depois de costurar. Isso faz com que essa peça de roupa sirva para análise de todas as medidas e acabamentos, vendo se a modelagem realmente deu certo.





R

Raglã

Modelo de manga menos estruturado visto muito em camisetas e casacos. Possui um recorte em diagonal e é mais simples de ser aplicada.


Retrocesso ou Arremate

Na máquina, todo início e fim de costura, precisa de um retrocesso, assim, evita da costurar desmanchar.  


Recorte

O recorte é uma emenda de costura que fica aparente em uma peça de roupa. Ele pode ser feito em diversos formatos, criando um tipo de quebra-cabeça quando costuramos.


Revel

Detalhe que fica na parte interna e que serve para embutir os acabamentos de cavas, gola e transpasse.



S

Skinny

Modelo de calça muito justa, que modela o corpo desde o cós até a barra.


Sentido do fio ou sentido fio reto

Esse é um sentido reto para posicionar os moldes no tecido antes do corte. É um dos sentidos mais usados e faz toda a diferença no caimento da peça de roupa depois de pronta.



T

T-shirt

Vem da língua inglesa e que traduzida para o português é o mesmo que ‘’camiseta’’.


Trench coat

Modelo de casaco que geralmente tem quatro botões frontais e costuma ter um comprimento um pouco acima do joelho.


Transpasse

Em peças que possuem abertura, seja nas costas ou na frente, chama-se transpasse. No transpasse é preciso aplicar botões e fazer o caseado de botão.


Trama
São os fios  no sentido transversal, horizontal ou da largura que formar fio a fio o nosso tecido.



V

Vista 

É uma parte que auxilia na colocação do zíper em calças, shorts, saias e bermudas. Existe a vista simples e a vista dupla, a simples é para a primeira etapa de fixação do zíper, e a dupla é para uma das últimas partes de fixação.


Vinco
Detalhe feito com o ferro de passar para marcar o tecido.

Viés

O viés é um tipo de aviamento, que pode ser comprado pronto ou que pode ser feito do próprio tecido. O viés é ideal para acompanhar curvas e variados tipos de contornos na costura.



Você pode também acessar esse conteúdo através do vídeo abaixo ;)

Parte 1

Parte 2

Parte 3


E esse foi o meu dicionário, e se caso eu lembrar de mais ou aprender mais alguma, irei atualizar o post :)

Espero que tenham gostado e principalmente ajudado você,
Com carinho,

Patria.
🌼🌼🌼



Comentários

  1. Foi ótima a explicação, pois iniciei o curso de costura,suas explicação ajuda entender melhor,obrigada Marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber, e espero poder continuar ajudando. Você vai amar o mundo da costura!
      Qualquer dúvida estou a disposição!
      Beijos =*

      Excluir
    2. Porque não atualiza mais o blog?

      Excluir
  2. Oi patria sempre que preciso de socorro venho no seu espaço...Obrigada pelo tempo dedicado a ensinar estranhos kkkk. Quem sabe um dia quando aprender bastante tambem crio um espaço para ensinar outras pessoas.Assim funciona a lei da semeadura kkkk. Que DEUS abençoe sua vida.Não desanime nunca a muito que passo aki mas hoje em especial decidi me apresentar...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Que demais, fico muito feliz em saber que sempre visita o blog, e agradeço pelo imenso carinho!
      Claro, com certeza, com dedicação, você também poderá ensinar outras pessoas também! (obaaa)
      Que Deus te abençoe em dobro e obrigada pela força!
      Continue voltando sempre rsrs, e qualquer coisa estou a disposição!

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta que eu precisava entendi bem sertinho Beijos

      Excluir
  3. Oi patria sempre que preciso de socorro venho no seu espaço...Obrigada pelo tempo dedicado a ensinar estranhos kkkk. Quem sabe um dia quando aprender bastante tambem crio um espaço para ensinar outras pessoas.Assim funciona a lei da semeadura kkkk. Que DEUS abençoe sua vida.Não desanime nunca a muito que passo aki mas hoje em especial decidi me apresentar...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Que demais, fico muito feliz em saber que sempre visita o blog, e agradeço pelo imenso carinho!
      Claro, com certeza, com dedicação, você também poderá ensinar outras pessoas também! (obaaa)
      Que Deus te abençoe em dobro e obrigada pela força!
      Continue voltando sempre rsrs, e qualquer coisa estou a disposição!

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
    2. Meu nome é Roberto e tô Amando costura e serigrafia estou a procura de moldes para camisetas vc é a minha preferida S2

      Excluir
  4. LEGAL SUPER GOSTEI! PENA QUE FALTOU A PALAVRA QUE ESTAVA BUSCANDO "AUREOLA"

    ResponderExcluir
  5. LEGAL SUPER GOSTEI! PENA QUE FALTOU A PALAVRA QUE ESTAVA BUSCANDO "AUREOLA"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ise, tudo bem?
      Essa palavra tem sim, mas não se escreve aureola e sim OURELA. No começo eu fala aurela também rs, mas descobri que se falava e escrevia diferente. E a Ourela, é a parte da lateral de um tecido que fica no sentido do comprimento e que não se desfia, e é por ela que a gente se guia para poder cortar e fazer uma roupa. Beijos e que bom que gostou!!! ;****

      Excluir
  6. Patria, parabéns pelo site! Ficaria grata se você pudesse me responder como se chama a parte de uma cueca normal (não samba-canção) que envolve a coxa. Refiro-me à parte de pouca largura (por volta de 1 cm) mas grossinha (que tem uma costura): a parte que envolve duas das três circunferências da cueca (só não envolve a da cintura).
    Um abraço e boa sorte,
    Rita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rita, tudo bem?
      Fiquei tentando imaginar aqui, mas se puder, me manda uma foto no e-mail dessa parte pra eu saber certinho se era isso mesmo que pensei rs

      Beijo enorme querida e aguardo,
      Patria.

      Excluir
  7. Adorei o seu site! Tem algumas palavras que eu nunca lembro o nome e é uma dificuldade pra lembrar, porque nunca acho na internet...
    Sugestões para incluir:
    Vista
    Pé de gola
    Roletê
    Friso
    Bico contrário
    Peitilho
    Meia-Lua

    Estou com uma dúvida e gostaria de verificar com vc, em algumas camisas, principalmente as minhas jeans (todas tem!) que tem tipo uma "linguinha" assim com caseado para dobrar o punho da manga e prender essa "linguinha" em um botão que tem na camisa, mais no alto pra ela ficar certinha dobrada... Como é o nome dessa "linguinha"? Eu jurava que era lapela, mas pelo que vi ali no seu texto acima, lapela é somente de bolso, correto?
    Outra sugestão pro seu site era incluir aviamentos com fotos para identificarmos o significado com a imagem...
    Ex.: ilhós, rabo-de-rato, fita de cetim, plaquinha...
    Parabéns pela iniciativa! Demais! Muito obrigada, auxilia muito quem precisa dessas informações!

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, amei as imagens dos gatinhos nas máquinas!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Priscila, tudo bem?
      ameeeeeeeei as sugestões para atualizar esse post, e se puder me mandar o significado deles, pois alguns não conheço e outros suspeito de serem o mesmo. É que dependendo da região, varia o modo de falar rs

      Sobre sua dúvida, por um momento achei que estivesse falando da ''Carcela'', mas vi que é aquela partezinha para poder prender a manga mais para cima, certo? É um tipo de tira que geralmente tem um uma forma de quina na ponta. Ela pode ser considerada uma lapela também, pois, tem a mesma função de prender, assim como a lapela do bolso.

      Muito obrigada pelo carinho e reconhecimento, fico muito feliz!
      Beijo enorme querida,
      Patria.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos