Interlock: a diferença da bitola média e da bitola larga






Olá amigos, como estão? =3
Hoje vim dividir com vocês, algo muito importante que é preciso saber, quando formos escolher uma interlock...






Primeiramente, você sabe qual a diferença entre a Overlock e a Interlock? 
A overlock, tem somente uma agulha, é só faz o chuleado. Já a Interlock, possui duas agulhas, e além de fazer o chuleado, ela faz uma costura reta paralela ao chuleado, veja as imagens:

Ponto da Interlock:

Ponto da Overlock:

Agora que você sabe a diferença da costura de cada uma, voltamos agora a falar da Interlock. Quando eu fui escolher a minha, eu levei um pedaço de barra de calça jeans e falei para o vendedor que queria uma interlock com o ponto mais largo, pois, as que conhecia o ponto era bem mais estreito. E foi aí então que ele disse que eu queria a Interlock de bitola larga, ou seja, com o ponto mais largo. E ele disse também, que, essa Interlock é especial para tecidos médios e pesados, o que seria ideal para mim.

Já a Interlcok de bitola média, o ponto dela é menor e mais juntinho, para fazer costuras em peças com tecidos mais leves e médios.

Agora você deve estar se perguntando: Aonde que eu uso essa bendita interlock? Se você olhar no interior de suas calças e jaquetas, especialmente se forem jeans, você vai ver o ponto da interlock, e mais, no lado direito da peça, você vai ver o pesponto (costura reta aparente), onde, para poder ser feito, você precisa de um efeito ''almofadinha'' como minha tia diz, que nada mais é a função da interlock.

Bitola Média: O ponto da interlock de bitola média é de 7mm.

Bitola Larga: E já o ponto da interlock de bitola larga é de 1 cm.

*Sim, esses valores fazem uma diferença tremenda na hora de pespontar!

E o legal de ter uma Interlock é que você pode usar ela como overlock. É só tirar a agulha da linha de segurança, e pronto. Lembrando que, se você usar ela como overlock, retire toda a linha de segurança (a linha de trás) dos guias fios, caso contrário você irá diminuir a vida útil da sua máquina!

E outra coisa legal também, é que, se você tem uma Reta industrial e uma overlock, você poderá fazer o ponto da Interlock, e a largura do ponto você que irá escolher, basta fazer uma costura reta paralela ao lado do chuleado da overlock =)

E agora quero apresentar-lhes a minha mais nova companheira de trabalho:


Dá um close nas duas agulhas:


O ponto é lindo gente, amei, e será extremamente útil para o meu trabalho!


E fica mais essa dica para vocês :3
Ótima semana a todos, meus queridos! <3

Mil beijos,
Patria.

Comentários

  1. Respostas
    1. Menina, estou amando ela! Ajuda muuuito a gente na costura, não? beijos!!!

      Excluir
  2. Muito legal seu post!!!
    Só uma duvida, eu posso utilizar a interlock para fazer somente a costura reta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Seja bem-vindo! ^_^
      Em relação a sua dúvida, eu nunca tentei e também nunca ouvi alguém falar que já usou ela assim. Acredito que não seja aconselhável, sem contar que o ponto seria um ponto reto corrente (o avesso é ponto corrente) o que iria te limitar em passar em alguns tipos de tecidos.

      Abraço :)

      Excluir
  3. Olá nunca usro máquinas de costura, mas quero comprar uma, para fazer ,biquínis, fantasias e roupas ,qual máquina comprar?

    ResponderExcluir
  4. Olá nunca usro máquinas de costura, mas quero comprar uma, para fazer ,biquínis, fantasias e roupas ,qual máquina comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly, tudo bem?
      Você já sabe fazer moldes e sabe costurar em máquinas industriais?
      Para a confecção de biquínis você precisa de uma overlock e uma galoneira. E para as demais roupas, você pode usar tanto uma doméstica (recomendo a janome 2018), como máquinas de costura industriais. Mas, isso vai depender muito do tamanho da sua produção... Se tiver mais dúvidas fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail patriadacostura@gmail.com

      Beeeijos!

      Excluir
    2. gostaria de saber se a interlock pode ser usada no lugar da overlock para fazer biquinis?

      Excluir
    3. outra perguntinha a interlock faz frufru ou pico?

      Excluir
  5. Olá, gostaria de saber se a interlock tb funciona como reta, sem chuleado. Minha reta está na manutenção e estou com mtas encomendas ee tenho um interlock que não uso pq preciso das costuras abertas. Vc sabe me informar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Em relação a sua dúvida, infelizmente não daria para você usar a Interlock somente com a costura reta, por que a costura reta do ponto da Interlock tem o avesso do ponto em forme de ''corrente'', e então poderia acontecer alguns problemas e falhas durante a costura. O ideal é você ter a costura reta de ponto fixo mesmo, sem ser corrente em baixo.

      Eu que agradeço querida, e volte sempre!
      Beiiijos =*

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Tem a over 4 fios q faz o ponto cadeia e é mais indicado pra malhas no geral a interlock é para tecido plano. A over ponto cadeia tambem vai 2 agulhas e faz 2 costuras de reta, só q diferente da costura reta da inter ela faz a costura da reta entrelaçada com o acabamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Também conheço essa overlock com ponto cadeia, e é mesmo mais indicada para malharia do que a overlock tradicional, pois seu ponto é mais reforçado e não de desfaz com facilidade. Quero ter uma dessa pra mim rs

      Um abraço,
      Patria.

      Excluir
  7. Tenho uma reta industrial e uma overlock 3 fios posso costurar malha pra camisetas estou começando agora pode me ajudar obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sol, tudo bem? ;)
      Se você for pegar facção (costura em casa), você deve ter a máquina galoneira também, para poder fazer a barra da camiseta, que somente com essa máquina fica com um acabamento ideal. Porém, tendo só a reta e a overlock, é possível fazer um trabalho parecido da galoneira.
      Se ainda tiver dúvidas, pode me mandar, ta?

      Grande beijo e seja sempre bem-vinda!
      Patria.

      Excluir
  8. gostaria de saber como posso isolar a agulha de ponto reto da interlock e se usar ela so como overlock

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ironides! Não tinha visto seu comentário mas recebi sua dúvida por e-mail e respondi por lá, espero ter ajudado, beijos! =*

      Excluir
  9. ooooi Patrícia!! tudo bem?
    fiquei impressionada, só aqui no seu blog consegui achar o que queria e tinha duvida na diferença da interlock para a over, e sobre a bitola larga, como voc disse é recomendada para tecidos mais pesados, e da para costurar tecidos mais leves em uma maquina com a bitola larga?? Aguardo resposta!! beiju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, tudo ótimo e contigo? :)))
      Ai que demais, fico toda feliz em saber!!!
      Então, no caso da sua dúvida, é possível sim costurar em tecidos mais leves utilizando a inter de bitola larga, mas não é recomendado. Eu mesmo, comprei ela e uma reta de linha pesada, mas como não consegui até hoje facção pra fazer (costura em casa de fabrica), eu acabo passando tecidos mais leves nela. Eu to doida para comprar uma over, porque o mecânico me disse que não é bom utilizar ela dessa maneira, já que foi feita para aguentar outro tipo de tecido.

      Beijos querida e seja sempre bem-vinda!!!
      Patria.

      Excluir
  10. Ola patricia! Otima a interlock neh! adquiri uma a pouco tempo e estou em processo de adaptacao.. Uma coisa que notei é que quando eu costuro uma almofada, por exemplo, se eu puxar um pouquinho aparece a linha da costura reta da inter... tentei tensionar um pouco, mas ai enruga o tecido.. nao sei o que fazer :( será que usando outra linha o problema desaparece? heheh tem alguma luz do que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taci, tudo bem?
      Siiim, essa máquina é tudo de bom rs Então, o ponto reto da inter, é um ponto corrente, e é normal mesmo ele aparecer um pouquinho se for puxado, mas, que tipo de tecido você estava usando? e a agulha, era da numeração certa para o tecido? Me manda uma foto no e-mail pra eu ver melhor!

      Beijos e espero ajudar :)
      Patria.

      Excluir
  11. Boa tarde Patricia,
    Posso fazer roupas de praia e fitness, numa interloque , tirando a agulha de segurança, assim usaria como overloque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melicio, tudo bem?
      Claro, pode usar ela como overlock sim, retirando a agulha de segurança, sem esquecer de tirar também a linha passada por cima e por baixo que chega até essa agulha a ser tirada, dessa forma você conserva sua máquina :)

      Abraço e seja bem-vindo sempre!
      Patria.

      Excluir
  12. olá da pra trabalhar com malha com interlok de bitola larga? alguem sabe me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisca, tudo bem?
      É possível sim, mas não apropriado, por que essa máquina por ser voltada a tecidos pesados, o ponto é mais firme e não flexível, o que acaba franzindo a costura. O ideal é tem uma interlock de bitola média, que aceita tecidos leves e médios.
      Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só mandar!
      Beijos!

      Patria.

      Excluir
  13. Olá Patricia estou gostando muito de suas publicações.
    Comprei uma GEMSY bitola media usada,sem manual de instruções....PECISO MUITO DO MANUAL pois estou começando agora sera que pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia! Te vi lá no canal também rs. Irei pesquisar, e ai te mando, mas essas máquinas por serem de fora elas não costumam vir com manual, a não ser que você compre nova. Vou dar uma olhada na net, e te mando, ta?

      Beijos e eu que agradeço!!!

      Excluir
  14. como faço para fazer aquele ponto de overlok baixinho e fechadinho que vejo nas barras que vem de fabrcas? minha overlok e um industrial da singer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem? tem um lugar na máquina em que você regula o tamanho do ponto, mas isso eu só sei na overlock chinesinha, na industrial grande eu não consegui achar essa regulagem... vou pesquisar e depois te falo! Beijos!

      Excluir
  15. Mais uma informação, chamamos os nomes das máquinas de forma errada aqui no Brasil... A interlock conhecida aqui, nada mais é que uma overlock 5 fios, por isso temos overlock 03 fios, 04 fios e 05 fios. A 03 fios é basicamente usada para malhas, a 04 fios para malhas que precisam de um ponto mais reforçado, tipo uma malha que vá ficar colada no corpo com bastante elasticidade. e A 05 fios é usada mais pra tecido plano, tanto para jeans ou camisa social, pois alem dela ser uma overlock 04 fios, ela possui um ponto de reta adicional que serve para tecido plano, todo tecido plano o correta é costurar apenas com maquina reta ou maquina de braço, a maquina de braço é muito cara, são raras as confecções que tem essa maquina, então fazem com a overlock 05 fios (interlock). E pra terminar, o nome correto da maquina cobertura de bainha de malha, se chama interlock. Assim como todos chamam a linha da costura da reta de algodão, mas de algodao nao tem nada, ela é 100% poliester... isso é outro assunto rsrs...

    ResponderExcluir
  16. Oi Patricia....
    Tenho uma chinesinha e uma brother(3034D)...porem elas nao estao dando conta da minha demanda.
    Estou pesquisando uma maquina q faça o ponto cadeia como a minha da brother ..so q preciso de uma industrial... quais marcas vc recomenda?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! recebi tua mensagem no face, vou te responder por lá :*

      Excluir
  17. dar pra fazer bainha na reta?..ou na interlok?...

    ResponderExcluir
  18. Ola, como escolher a quantisade de fios da interloque? Tenho: Overloque 2 fios e 1 linha; Reta; Galoneira semi industrial 2 linha e 2 fios? Quero pra tecidos leves, malhas sendo uso comercial, e pra fazer encomendas de quantidade de peças, porém, gostaria de usar pra tecidos pesados como sarja ou jens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário