Pular para o conteúdo principal

Conheça a interlock

Conheça tudo sobre essa máquina de costura industrial muito usada nas confecções e como ela se aplica na costura.

A Interlock é um tipo de máquina de costura industrial que tem como função dar um maior reforço na costura em peças de roupas de tecido plano leve, médio e também pesado.

Ela é bastante parecida com a overlock, mas, sua costura é feita em tecido plano, aquele que não estica. É classificada em dois tipos: para costurar tecidos leves e médios (bitola média) e para costurar tecidos pesados (bitola larga).


Ponto
Seu tipo de ponto é o 516, onde, com duas agulhas, além de fazer o ponto chuleado, faz um ponto reto corrente ao lado, veja:


Classe e agulha
Toda máquina possui uma classe, e a interlock se encaixa na classe 500, tendo sua agulha de referência DC-27. 

Curiosidades
Você sabia que é possível usar a interlock como overlock? é só retirar uma das agulhas, e ela fará somente o ponto do chuleado, o que faz dessa máquina ser duas em uma.


Tipos de bitolas
A bitola nada mais é que o espaço entre as duas agulhas, e é o que determina o tamanho do ponto. E a interlock possui dois tipos de bitola, a média e a larga.

A Interlock de bitola média é voltada para tecidos planos leves e médios, como por exemplo, uma confecção de camisa feminina. Diferente da interlock de bitola larga que é voltada para confecção de jeans.

Veja a diferença das bitolas:



Abaixo você vai ver um vídeo em que falo mais sobre a interlock que tenho aqui em casa, da marca Gemsy, modelo GEM7705D-H e que tem a bitola larga:


Passar a linha nessa máquina não é uma tarefa tão simples e que requer bastante treino, e isso é o que irei te ajudar no vídeo do post de como passar a linha na interlock que também vai servir para a overlock.

É muito importante também, você saber que para cada máquina há um jeito certo de colocar a agulha, e na interlock não é diferente. No post como trocar a agulha da interlock eu trago um vídeo com todos os detalhes desse passo a passo.

Espero que tenha ajudado e também gostado do post,

Com carinho,

Patria.
💜🌹



Comentários

  1. Respostas
    1. Menina, estou amando ela! Ajuda muuuito a gente na costura, não? beijos!!!

      Excluir
  2. Muito legal seu post!!!
    Só uma duvida, eu posso utilizar a interlock para fazer somente a costura reta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Seja bem-vindo! ^_^
      Em relação a sua dúvida, eu nunca tentei e também nunca ouvi alguém falar que já usou ela assim. Acredito que não seja aconselhável, sem contar que o ponto seria um ponto reto corrente (o avesso é ponto corrente) o que iria te limitar em passar em alguns tipos de tecidos.

      Abraço :)

      Excluir
  3. Olá nunca usro máquinas de costura, mas quero comprar uma, para fazer ,biquínis, fantasias e roupas ,qual máquina comprar?

    ResponderExcluir
  4. Olá nunca usro máquinas de costura, mas quero comprar uma, para fazer ,biquínis, fantasias e roupas ,qual máquina comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly, tudo bem?
      Você já sabe fazer moldes e sabe costurar em máquinas industriais?
      Para a confecção de biquínis você precisa de uma overlock e uma galoneira. E para as demais roupas, você pode usar tanto uma doméstica (recomendo a janome 2018), como máquinas de costura industriais. Mas, isso vai depender muito do tamanho da sua produção... Se tiver mais dúvidas fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail patriadacostura@gmail.com

      Beeeijos!

      Excluir
    2. gostaria de saber se a interlock pode ser usada no lugar da overlock para fazer biquinis?

      Excluir
    3. outra perguntinha a interlock faz frufru ou pico?

      Excluir
    4. Oiii Luiza! da pra usar a inter na confecção de biquini sim, desde que seja a interlock de bitola média ta? e sobre fazer frufru e pico eu já não sei te dizer, é bom perguntar antes de quem você for comprar :) beijos!

      Excluir
  5. Olá, gostaria de saber se a interlock tb funciona como reta, sem chuleado. Minha reta está na manutenção e estou com mtas encomendas ee tenho um interlock que não uso pq preciso das costuras abertas. Vc sabe me informar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Em relação a sua dúvida, infelizmente não daria para você usar a Interlock somente com a costura reta, por que a costura reta do ponto da Interlock tem o avesso do ponto em forme de ''corrente'', e então poderia acontecer alguns problemas e falhas durante a costura. O ideal é você ter a costura reta de ponto fixo mesmo, sem ser corrente em baixo.

      Eu que agradeço querida, e volte sempre!
      Beiiijos =*

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Tem a over 4 fios q faz o ponto cadeia e é mais indicado pra malhas no geral a interlock é para tecido plano. A over ponto cadeia tambem vai 2 agulhas e faz 2 costuras de reta, só q diferente da costura reta da inter ela faz a costura da reta entrelaçada com o acabamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Também conheço essa overlock com ponto cadeia, e é mesmo mais indicada para malharia do que a overlock tradicional, pois seu ponto é mais reforçado e não de desfaz com facilidade. Quero ter uma dessa pra mim rs

      Um abraço,
      Patria.

      Excluir
  7. Tenho uma reta industrial e uma overlock 3 fios posso costurar malha pra camisetas estou começando agora pode me ajudar obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sol, tudo bem? ;)
      Se você for pegar facção (costura em casa), você deve ter a máquina galoneira também, para poder fazer a barra da camiseta, que somente com essa máquina fica com um acabamento ideal. Porém, tendo só a reta e a overlock, é possível fazer um trabalho parecido da galoneira.
      Se ainda tiver dúvidas, pode me mandar, ta?

      Grande beijo e seja sempre bem-vinda!
      Patria.

      Excluir
  8. gostaria de saber como posso isolar a agulha de ponto reto da interlock e se usar ela so como overlock

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ironides! Não tinha visto seu comentário mas recebi sua dúvida por e-mail e respondi por lá, espero ter ajudado, beijos! =*

      Excluir
  9. ooooi Patrícia!! tudo bem?
    fiquei impressionada, só aqui no seu blog consegui achar o que queria e tinha duvida na diferença da interlock para a over, e sobre a bitola larga, como voc disse é recomendada para tecidos mais pesados, e da para costurar tecidos mais leves em uma maquina com a bitola larga?? Aguardo resposta!! beiju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, tudo ótimo e contigo? :)))
      Ai que demais, fico toda feliz em saber!!!
      Então, no caso da sua dúvida, é possível sim costurar em tecidos mais leves utilizando a inter de bitola larga, mas não é recomendado. Eu mesmo, comprei ela e uma reta de linha pesada, mas como não consegui até hoje facção pra fazer (costura em casa de fabrica), eu acabo passando tecidos mais leves nela. Eu to doida para comprar uma over, porque o mecânico me disse que não é bom utilizar ela dessa maneira, já que foi feita para aguentar outro tipo de tecido.

      Beijos querida e seja sempre bem-vinda!!!
      Patria.

      Excluir
  10. Ola patricia! Otima a interlock neh! adquiri uma a pouco tempo e estou em processo de adaptacao.. Uma coisa que notei é que quando eu costuro uma almofada, por exemplo, se eu puxar um pouquinho aparece a linha da costura reta da inter... tentei tensionar um pouco, mas ai enruga o tecido.. nao sei o que fazer :( será que usando outra linha o problema desaparece? heheh tem alguma luz do que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taci, tudo bem?
      Siiim, essa máquina é tudo de bom rs Então, o ponto reto da inter, é um ponto corrente, e é normal mesmo ele aparecer um pouquinho se for puxado, mas, que tipo de tecido você estava usando? e a agulha, era da numeração certa para o tecido? Me manda uma foto no e-mail pra eu ver melhor!

      Beijos e espero ajudar :)
      Patria.

      Excluir
  11. Boa tarde Patricia,
    Posso fazer roupas de praia e fitness, numa interloque , tirando a agulha de segurança, assim usaria como overloque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melicio, tudo bem?
      Claro, pode usar ela como overlock sim, retirando a agulha de segurança, sem esquecer de tirar também a linha passada por cima e por baixo que chega até essa agulha a ser tirada, dessa forma você conserva sua máquina :)

      Abraço e seja bem-vindo sempre!
      Patria.

      Excluir
  12. olá da pra trabalhar com malha com interlok de bitola larga? alguem sabe me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisca, tudo bem?
      É possível sim, mas não apropriado, por que essa máquina por ser voltada a tecidos pesados, o ponto é mais firme e não flexível, o que acaba franzindo a costura. O ideal é tem uma interlock de bitola média, que aceita tecidos leves e médios.
      Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só mandar!
      Beijos!

      Patria.

      Excluir
  13. Olá Patricia estou gostando muito de suas publicações.
    Comprei uma GEMSY bitola media usada,sem manual de instruções....PECISO MUITO DO MANUAL pois estou começando agora sera que pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia! Te vi lá no canal também rs. Irei pesquisar, e ai te mando, mas essas máquinas por serem de fora elas não costumam vir com manual, a não ser que você compre nova. Vou dar uma olhada na net, e te mando, ta?

      Beijos e eu que agradeço!!!

      Excluir
  14. como faço para fazer aquele ponto de overlok baixinho e fechadinho que vejo nas barras que vem de fabrcas? minha overlok e um industrial da singer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem? tem um lugar na máquina em que você regula o tamanho do ponto, mas isso eu só sei na overlock chinesinha, na industrial grande eu não consegui achar essa regulagem... vou pesquisar e depois te falo! Beijos!

      Excluir
  15. Oi Patricia....
    Tenho uma chinesinha e uma brother(3034D)...porem elas nao estao dando conta da minha demanda.
    Estou pesquisando uma maquina q faça o ponto cadeia como a minha da brother ..so q preciso de uma industrial... quais marcas vc recomenda?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! recebi tua mensagem no face, vou te responder por lá :*

      Excluir
  16. dar pra fazer bainha na reta?..ou na interlok?...

    ResponderExcluir
  17. Ola, como escolher a quantisade de fios da interloque? Tenho: Overloque 2 fios e 1 linha; Reta; Galoneira semi industrial 2 linha e 2 fios? Quero pra tecidos leves, malhas sendo uso comercial, e pra fazer encomendas de quantidade de peças, porém, gostaria de usar pra tecidos pesados como sarja ou jens.

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Oiii! Sim, só existe interlocks industriais, mas você pode usar a overlock e em seguida passar na reta, desa forma imita o ponto e função dela :) abraços

      Excluir
  19. Olá, posso usar a interloque bitola media na confecção de moda intima e moda praia?
    desde ja obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! para essa confecção, o mais indicado é a overlock de ponto cadeia :) eu que agradeço, beijos :*

      Excluir
  20. Olá adorei tuas dicas ,,mas tô com dúvidas tenho uma Elgin Superia e quero começar consertos e fazer peças também adoro tudo isso qual seria melhor opção a ultralok ou interloque ...larga ou média DUVIDA MUITO GRANDE ...😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! como mostrei no post, é bom ter uma interlock pois ela é duas em uma, a ultra eu já não conheço, mas dizem que é muito boa. Se vc for fazer confecções de linha pesada, o ideal é a de bitola larga, se não, a de bitola média. Obrigada, sucesso, beijos :*

      Excluir
  21. Tem adaptador como p passar elástico ou viés o Interlok a minha e5 da zoje?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! existe aparelhos para aplicação de elástico sim, confira em uma loja online ou em uma loja da sua cidade e vê se é compatível com sua máquina, abraços

      Excluir
  22. ola Patricia ,tenho uma interlock ,você disse que posso usar ela da forma overlock sendo assim podendo costurar malharia para roupa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Isso, exatamente, desde que a bitola dela seja média, é possível usa-la como overlock e costurar malhas :) abraços

      Excluir
  23. oi da para usar a interlok para trabalhar com malhas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! dá sim, desde que a bitola da interlock seja média, é possível usa-la como overlock e costurar malhas :) abraços

      Excluir
  24. Ola que uma overlok ou interlok. quero trabalhar com malhas e tbem com jeans. vc me indicaria a interlok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! vai depender muito do tipo de confecção que você vai fazer, vai ser exatamente o quê? por que se for algo mais geral, dá pra usar a interlock de bitola média :) beijos

      Excluir
  25. Uma dduvida ,tenho uma Overlok e nela costuro malha e outros tecidos ,nessa Interlok também posso??? E só retirar uma agulha que ela faz o mesmo servido da Overlok né??????? Malha, tecidos finos????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! pode sim, a interlock é duas em uma, tanto over como inter, o que muda é a bitola (distância entre as agulhas) que define o tipo de tecido pra se costurar. A bitola é algo fixo, só é possível troca-la no mecânico, então veja qual tipo de tecido você usa mais para obter a interlock ideal pra você :) beijos!

      Excluir
  26. Maravilhosa adorei 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie! fico feliz em saber e agradeço teu retorno, grande beijo ♥

      Excluir
  27. Boa noite quero compra uma maquina interlok para costura blusas e roupas porém nunca costurei como faço me ajuda

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Patrícia!
    Amei o seu blog! Tanto suas informações, quanto a participação dos seus seguidores. Extremamente respeitos e agradecidos!! Parabéns! Pesquisá_lo foi muito útil para mim. Deus te ABENÇOE!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos