Pular para o conteúdo principal

O que todo iniciante na costura deve saber

Está dando os primeiros passos na costura? Então leia esse post e entenda o que todo iniciante da costura precisa saber.

Nesse post, vou contar várias experiências que vivi quando comecei a costurar, e também vou falar da verdadeira realidade que esse universo tão fascinante nos trás, principalmente com as primeiras impressões.

Tudo o que parece, em 100% das vezes, não é o que parecia ser, não é mesmo? e infelizmente as pessoas tem esse mesmo conceito com a costura. E para isso, eu listei vários assuntos abaixo que vai te ajudar a NÃO SE FRUSTRAR com a costura.

A chave de tudo
Mesmo que você não pretenda trabalhar com a costura, mas morre de curiosidade ou quer ter autonomia de fazer aqueles consertos que surge de vez em quando por exemplo, você deve ter um objetivo e sede de querer aprender, pois, é seu objetivo que vai te mover!

Paciência
Para se costurar bem, é preciso ter gosto pela paciência, ainda mais se for no começo. Os bons resultados não vem de uma vez, mas sim depois de várias tentativas. É com paciência que você deve seguir com seu objetivo!

Prática
Tudo que você aprender, você sempre deve praticar. Seja na modelagem, na costura, nos detalhes, TUDO! Quanto mais você fizer, melhor e mais perfeito ficará o seu trabalho!

Erros e acertos
No começo a gente erra muito, mas muito mesmo. Eu mesmo joguei várias peças de roupa fora, por que não deram pra salvar, eram erros gigantescos. Mas, foi dessa forma que consegui aprender e melhorar, e você não pode ter medo de errar, ou ter o conceito de ''não aceito errar'', mude seu pensamento, pois, só assim é que você vai evoluir na costura.




A máquina de costura
Se você é iniciante, não precisa ter uma logo de cara. Aprenda sobre ela antes e se tiver condições, faça um curso, pois, dessa forma, vai te ajudar a como escolher uma máquina de costura que seja ideal pra você e para o seu objetivo. Vai evitar uma grande frustração, eu te garanto!

Curso de costura
Se você for fazer um curso presencial de costura, anote tudo o que o professor disser, e se possível tire até fotos. Cada professor de costura tem um método, e guardar cada ensinamento é importante, pois, as vezes, nem na internet você vai conseguir achar algo parecido depois.

Se você não puder fazer um curso presencial, separe os conteúdos mais relevantes da internet e guarde. Só não atire para todos os lados, pois, pode te trazer confusão.

É impossível aprender tudo
Na costura existe várias maneiras de se fazer um mesmo tipo de acabamento, montagem ou molde, e isso não te dá o direito de falar que o outro que fez de forma diferente de você, está errado. Eu vi muito isso acontecer, e as vezes recebo comentários do tipo, mas, o que você deve saber é: experimente várias maneiras de se fazer e a que melhor você se sair bem, essa você deve manter, pois, é impossível aprender tudo!

Concentre-se

Não tenha pressa em fazer logo para terminar logo, pois lembre-se ''a pressa é inimiga da perfeição''. Eu era quase sempre a mais atrasada da turma, pois fazia com mais calma, e tentava fazer o melhor possível, e isso me ajudou muito. Não dê importância em como os outros se saem, foque no seu aprendizado, isso sim é relevante!

Amizades
A costura te abre um leque de amizades, seja vindas do curso, os professores, na internet e até clientes que viram amigas. A troca de experiências é incrível, motivador e isso te fortalece muito na caminhada como iniciante.

Consumo consciente
Sempre dê uma olhada se você tem lençóis, cortinas, ou roupas velhas, pois, ao invés de gastar dinheiro com tecido novo, treine bastante primeiro (ainda mais se for as primeiras peças), pois, quando você estiver pronto, ai sim, você compra aquele tecido lindo e capricha no corte e costura. :)

Estresse
Na costura, o estresse também pode aparecer, e para driblar esse vilão você deve ter alguns cuidados com a saúde na costura. Quando você estiver tentando fazer algo e não estiver dando certo, desmancha dali e daqui e nada, faça o seguinte: pare, respire, tome uma água e vai dar uma volta. Isso ajuda muito, você não tem ideia.

Trabalhar com costura
Conheço pessoas que trabalham só com consertos, outras com artesanatos, outras que costuram em grandes confecções, e outras que fazem peças sob medidas. É possível viver de costura sim, e como disse acima, tudo depende do seu objetivo.

Quanto mais você investir em conhecimento, você estará cada vez mais preparado e pronto para escolher em qual segmento na costura seguir, seja abrindo um negócio ou não.

Abaixo, falo mais abertamente sobre o que todo iniciante na costura deve saber, e tenho certeza, que você vai se identificar muito, confira:



Esse post foi baseado nas minhas próprias experiências, por isso, fui sincera a tudo que vi e vivi nos anos de curso e nos meus primeiros passos. Espero muito que depois de ter lido o post ou assistido o vídeo, você possa enxergar a costura de outra forma, sem desistir dela, mas sim, INSISTIR nela, pois dessa forma, você será um grande costureiro ou uma grande costureira de DESTAQUE! 

E ai, você também tem experiências para contar? Deixe nos comentários!
Um grande beijo a todos! ♥

Com carinho,
Patria.
🌼🌼🌼


Comentários

  1. E eu que pensava que já sabia de muita coisa, que nada. Aprendi muito neste texto. Brigada, Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Maria, tudo bem?
      Pois é menina, acontece cada coisa em meio a todo o processo de conhecimento da costura... e você, tem alguma para me contar? me manda no e-mail!!!

      E eu que agradeço, viu? beijos querida!!!

      Excluir
    2. oi patria , tudo bem? sou iniciante na costura, só tenho um mes de curso, tou amando pois é isso que eu quero, só q as vezes só impaciente quero aprender tudo de vez rsrs, e quando nao consigo fazer algo vem o estresse. amei as dicas, bjos.

      Excluir
    3. Oi Eliana, tudo bem?
      Ai que bacana! você irá se encantar por essa arte cada vez mais rs
      Mas olha, não seja assim, minha professora dizia ''você só irá sofrer'' sendo assim, e olha eu também era assim. Mas, aproveita bastante, e aproveita para errar muito também, pois, dos erros você irá tirar os melhores aprendizados! beijos querida

      Excluir
    4. Olá! Está com dificuldades em encontrar moldes de roupas?
      Quer aprender a Cortar, Costurar e Modelar?
      (SITE) http://mon.net.br/m5u1f

      Excluir
  2. Oi Patricia descobrir aqui sua pagina gostei muito estava precisando tirar algumas duvidas, fiz um curso no esca mas não terminei porque não me adaptei já montei meu atelier em meu terraço já tenho todas maquinas necessárias não falta mais nada , só que me acho ainda com muitas duvidas foi por isso que estou aqui , gostaria que vc me falase algumas coisas sobre a costura ok ,meu email é lusantos1956@gmail.com muito obrigada bjs moro na penha no rio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?
      Já te mandei um e-mail lá, e pode mandar as dúvidas quando quiser!

      grande beijo querida! :*

      Excluir
    2. Gostei muito isso é ótimo tudo oque você falou me incentivo mais muito obrigada estou fazendo um cursinho mas é dois meses mas estou adorando muito feliz um abraço tudo de bom e muito obrigada 👏👏🙏🙏😘❤🧶🧵✂️📌📍🧷🥼🧥👗🧣

      Excluir
  3. Olá Patrícia, adorei suas dicas, fiz um curso a muitos anos atrás, meu filhos eram pequenos, hoje já vou ser avó. Tenho pensado em trabalhar com costura, vou procurar um curso e me atualizar pois tenho muitas dúvidas, seu post está ótimo me incentivou muito, um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solange, tudo bem? Seja bem-vinda!
      Que bacana saber que você já fez curso, isso é ótimo, assim quando voltar a costurar ou voltar a fazer outros cursos, terá mais facilidade. Mas olha, nunca é tarde para aprendermos, e sempre surgiram as dúvidas, e se caso você precisar de ajuda, ou querer tirar alguma dúvida, pode me mandar, ta?
      Fico muito feliz em saber que eu pude te incentivar, isso também me deixa muito incentivada!

      Grande beijo querida e volte sempre!
      Patria.

      Excluir
  4. Olá Patrícia. Estou começando agora na costura, tentando aprender, rs. E completamente apaixonada.

    Mas infelizmente na minha cidade não existem cursos :| Me indica algum online ? Alguma apostila, livro ? Ou até mesmo algum desses que vendem na internet ?

    Agradeço desde já, e já estou amando esse seu cantinho aqui :*

    Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara, tudo bem?
      Ai que tudo, você vai amar cada vez mais, costura é tudo de bom!
      Poxa que pena não ter cursos em sua cidade, mas um que eu indico é os cursos da EduK, é só você digitar no google que vai aparecer o site. Tem diversos cursos não só envolvendo a costura, mas já assisti alguns e gostei muito!

      Muuuito obrigada pela visita, e se surgir alguma dúvida é só me falar!
      Seja sempre e muito bem-vinda, e fico mega feliz em saber que gostou do blog!

      Beijos querida!

      Excluir
  5. Era tudo que eu precisava ler! Estou amando esse universo da costura, mas ás vezes custa a paciência!rs Empolgação e entusiasmo não faltam, vou seguir as suas dicas, uma hora chego lá! Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmara, tudo bem? você disse tudo, no começo é tudo maravilhoso, a gente quer fazer todos os modelos que vê na frente, já quer comprar a máquina e tudo mais, é tudo muito bom, mas depois vem os espinhos né, e a gente tem que tomar cuidado para não se frustar... Mas você vai chegar lá sim, e quero ouvir depois de você o que anda fazendo :D beijos e eu que agradeço <3

      Excluir
  6. Ai Patriciaaaaa,estou tão nervosa.
    Não conheço nadiica de nada de costura,mas me escrevi no curso corte e costura do senac e fui sorteada !!! Uhuul.
    Vim pesquisar algumas coisas sobre pra não chegar lá totalmente leiga né. Rss
    Estou fazendo o curso pqe tenho uma filha especial e não posso trabalhar fora. E vi nisso uma possibilidade de rendaa dentro de casa.
    Não sei se vou saber lidar com o aspecto paciência. Rss
    Começo dia 30 agora...se vce puder me passar mais uns toques por email,qualqer coisaaaa será valida. Pqe não conheço nadaaaa ! Kkkkkk
    To muito nervoosaaaa. Espero muito gostar e qe dê certo.
    Meu email lucimarosaa@gmail.com
    Muito obrigada e adorei seu texto,me animou maiis.

    ResponderExcluir
  7. Ai Patriciaaaaa,estou tão nervosa.
    Não conheço nadiica de nada de costura,mas me escrevi no curso corte e costura do senac e fui sorteada !!! Uhuul.
    Vim pesquisar algumas coisas sobre pra não chegar lá totalmente leiga né. Rss
    Estou fazendo o curso pqe tenho uma filha especial e não posso trabalhar fora. E vi nisso uma possibilidade de rendaa dentro de casa.
    Não sei se vou saber lidar com o aspecto paciência. Rss
    Começo dia 30 agora...se vce puder me passar mais uns toques por email,qualqer coisaaaa será valida. Pqe não conheço nadaaaa ! Kkkkkk
    To muito nervoosaaaa. Espero muito gostar e qe dê certo.
    Meu email lucimarosaa@gmail.com
    Muito obrigada e adorei seu texto,me animou maiis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lucimar, tudo bem?
      ai que demais, que sortuda ganhar um curso do Senac, ein?
      Mas amiga, fica calma e deixa a ansiedade de lado, isso só vai te atrapalhar! Aproveite o máximo que puder do curso, e treine, estude, anote tudo, e principalmente, tenha paciência, se você quer trabalhar com costura, você precisa de paciência, se não amiga, não vai pra frente.

      Vai com calma, um passo por vez, pois como disse no vídeo é tudo um processo, e aos poucos você vai se aperfeiçoando, e se encontrando naquilo que vai mais gostar de fazer dentro da costura.

      Acesse meu canal no youtube e meu blog, e você vai encontrar MUUUUITA coisa, mas muita mesmo, não teria como eu te mandar por e-mail tudo rs

      Te desejo sucesso, e muita paciência ein rsrs e depois me conta tudo!
      Beijos,
      Patria.

      Excluir
  8. Queria ter encontrado seu blog antes! Muito grata pelas palavras do texto, é tudo verdade mesmo!
    Tenho certeza que vou aprender muito por aqui. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara, tudo bem?
      ah mas que bom que encontrou né? rs Pois é amiga, a costura também tem seu lado B e é importante a gente saber... obaa, espero muuito que goste, tem muita coisa no canal do youtube e muita coisa aqui no blog também!

      Beijo grande querida!!! ;***

      Excluir
  9. Oi Patria! Descobri seu blog quando estava procurando na internet como fazer um vies. Estou aprendendo a costurar atraves de blogs e videos na internet. Comprei tambem alguns livros para ver algumas tecnicas e aprender os termos em ingles, pois moro nos USA. Estou amannndoooo! Adorei o seu blog e suas dicas. A sua explicacao sobre o vies foi essencial para que eu pudesse acabar a fantasia de Halloween da minha cachorrinha! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana! ai que demais, fico super feliz em saber que pude ajudar com o viés. E é isso ai, busque muitos meios de aprender, e a internet nos ajuda muito. Treine muito também, e devagarzinho você vai conseguir fazer grandes trabalhos ;)
      Beijos querida e muito obrigada! ;***

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Oiii! adorei as peças em MDF, quando eu puder irei encomendar algumas ;) Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi pátria eu gostaria que vc me ensina-se a pregar o veis entre dois tecidos pra ficar como detalhe entende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Eu tenho o post em que ensino a como fazer e aplicar o viés, é só acessar esse link copiando e colando no seu navegador: http://patriadacostura.blogspot.com.br/2014/07/passo-passo-como-fazer-e-aplicar-vies.html

      Se caso não for esse, e for outro tipo de acabamento, me manda uma foto no e-mail pra eu saber qual é :) Beijos e aguardo! ;*

      Excluir
  12. Oi tudo bem? Adorei tudo que vc escreveu, estou começando na costura agora! Tenho 45 anos e não tenho nenhuma profissão. trabalhei alguns anos no comércio e não aquento mais trabalhar de domingo a domingo e continuar sem dinheiro, e trabalhando sem nenhum objetivo! Minha intenção é trabalhar em casa fazendo peças pro publico jovem! Gostaria de saber de vc , se demora muito a começar a produzir sainhas, bluzinhas, essas roupas de materias molhe ! Porque minha intenção é trabalhar assim oque vc acha? E se vc puder me contar um pouco de sua experiência eu agadeço!!! bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem? Adorei tudo que vc escreveu, estou começando na costura agora! Tenho 45 anos e não tenho nenhuma profissão. trabalhei alguns anos no comércio e não aquento mais trabalhar de domingo a domingo e continuar sem dinheiro, e trabalhando sem nenhum objetivo! Minha intenção é trabalhar em casa fazendo peças pro publico jovem! Gostaria de saber de vc , se demora muito a começar a produzir sainhas, bluzinhas, essas roupas de materias molhe ! Porque minha intenção é trabalhar assim oque vc acha? E se vc puder me contar um pouco de sua experiência eu agadeço!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Eliane, tudo ótimo e contigo?
      Eu tenho 21 anos, e já trabalhei em comércio e realmente é muito complicado. E então me descobri na costura com 18 anos, fiz vários e vários cursos, e tive como objetivo abrir o meu negócio, fazendo um pouquinho de tudo. Nesse meio tempo, desisti muitas vezes, e recomecei muitas outras, e por conta da minha saúde, e também por ver essa possibilidade de trabalhar em casa, voltei com tudo. Hoje, vivo disso, e não ganho muito, porém consigo pagar minhas contas e graças a Deus, Ele não me deixa faltar nada.
      o que te aconselho, é planejar tudo antes, se capacitar com cursos, aprender e aprender e ver qual vai ser seu publico alvo para vender roupas, no caso as de malha. Não queira ter pressa em fazer tudo, vá com calma, e tenha cautela em investir seu dinheiro. Converse com outras pessoas que também tem um negócio, troque mais experiencias, e aos poucos você vai montando sua vida na costura, mas tenha MUITA paciência!

      Beijo grande querida e sucesso a ti, que Deus a Ilumine!
      Patria.

      Excluir
  14. Oi Patria,

    Sou homem e resolvi trilhar o caminho da costura (muito incomum para um universo machista rs), nada profissional, mas espero desenvolver a habilidade da minha mãe com zelo, assim como a via enquanto criança, costurando com afinco e harmonia.

    Já vi seus vídeos no You tube, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ciro!
      Conheço ótimos costureiros homens que dão um baile em muita costureira por ai viu rs, e seu incentivo é mais que bom, ainda mais por ter um exemplo na família. Única coisa que você vai precisar ter é muita paciência e sede em aprender, porque o resto, com dedicação, vem com tudo!

      Desejo sucesso a ti e agradeço o reconhecimento!!!
      Abraço!!!

      Excluir
  15. Gostei muito do seu blog e de você, das dicas que você dá e sua disposição em ajudar. Vou começar um curso no Senai agora de Camiseiro, e é minha primeira experiência com costura. Vou acompanhar seu blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! fico muito feliz em saber que gostou do blog e espero que você volte sempre por aqui ;)
      Meu objetivo é poder ajudar, e espero também que você aproveite os conteúdos, já que é iniciante. Desejo sucesso a você e também desejo muitas costuras <3

      Obrigada mais uma vez, beijo enorme!!!

      Excluir
  16. Boa Noite.
    Estava pesquisando sobre costura e cliquei no seu blog.
    Tenho um sonho de fazer minhas próprias roupas, porém sou péssima na costura.
    Qndo mais jovem, minha vó até tentou me ensinar, mas minha linha reta para variar saiam zig zag kkk.
    Enfim, li seu post e só me motivou a seguir em frente.. Se vc puder me dar umas dicas agradeço, todas são validas. Sucesso para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Olha, eu também era péssima na costura, principalmente no começo, mas é tudo uma questão de praticar e ter paciência com os resultados que demoram um pouco a aparecer. Não desanima não, e tenha sempre sede em aprender, principalmente se errar. A costura é um grande processo, e em cada passo, com insistência, você vai chegar longe, acredite!
      Sucesso em dobro a ti!
      Beijo enorme e agradeço o retorno!
      <3

      Excluir
  17. Boa noite Patricia,
    tudo bem?
    comprei uma maquina de costura e, ainda não liguei ela por não saber nem montar as peças. Estou bem triste por não saber nada de nada. A única coisa que sei é que quero costurar peças bem feitas e com acabamento. Tenho muitas dúvidas, por onde devo começar? infelizmente, não posso fazer um curso de corte e costura presencial, preciso fazer online e não sei quais são bons e nem que devo aprender primeiro. Por favor, me de uma luz... minha maquina é linda mas não sei o que fazer com todas as peças que veio... ela é uma Janome DC5100.

    MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Tudo o que escrevi nesse post e disse no vídeo é voltado pra você, e espero muito que você tenha lido e assistido. Tudo na costura é um processo, e leva tempo e paciência, por isso, não fique triste e nem ansiosa demais, só pelo fato de você já ter uma máquina, é tudo! (uhuuu). Você não precisa usar as peças da máquina tudo de uma vez, pra isso, você precisa de um curso. No site da Eduk tem vários cursos ótimos e online, e aqui no meu blog e no canal no youtube, tem muuuuuuita coisa pra iniciante na costura, é só acessar e aprender!

      Desejo muito sucesso a ti!
      Beijo enorme!

      Excluir
  18. Olá querida, gostei bastante das dicas... é realmente é paciência e prática. Sou iniciante tbm. Tô aprendendo. Arrumo roupa, faço bunda rica. Tô estudando umas roupas aqui. Acistindo vídeo RS...É aquela velha expressão, " um dia eu chego la! " ♡ bjao obg pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! É isso ai, na costura a prática e a paciência valem muito, só com elas que você consegue crescer. Aprender nunca é demais, e quanto mais você se dedicar, mais longe você vai chegar! eu que agradeço querida e desejo muito sucesso, beijos ♥

      Excluir
  19. Olá Patricia, adorei o seu vídeo,me ajudou muito , estava perdida em vários pontos principalmente a parte da máquina, estava muito empolgada e quase que faço besteira rsrsrs.
    Mas depois das suas dicas estou mais atenta nessa parte.Vou começar meu curso no inicio de Janeiro estou muito ansiosa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Le! que bom saber que pude te ajudar com as dicas, e realmente no começo a gente fica muito empolgada e querendo costurar tudo rsrs Desejo muito sucesso, aprendizado, paciência e pratica nessa nova fase, e obrigada pelo seu retorno! Beijos ♥

      Excluir
  20. Apaixonada, era tudo o que precisava ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiie! fico feliz em saber que gostou do post, seja sempre bem-vinda, beijos ♥

      Excluir
  21. Bom, vim aqui à procura de algumas dicas e me senti mencionado no seu texto. Não digo que é necessário amar a costura por completo, mas a curiosidade é indispensável. Já vi muitos que começaram o curso por impulso e desistiram pois a curiosidade não existia. É bem verdade que não tem como aprender tudo que existe, mas a própria vida é um grande aprendizado, e a costura acaba ficando um pouco monótona caso você não procure aprender mais, nem que seja para fazer a mesma coisa de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii William! Falou tudo em! a costura é bem como a nossa vida, e o bacana de tudo é ter infinitas maneiras de se fazer um mesmo processo, e como disse, não deixa tudo monótomo. Mas o interesse e a curiosidade é tudo mesmo! rs Abraços

      Excluir
  22. Meninas e meninos, hj terminei um macacão pantalona que estou a mais de um mês para terminar, e dentre costuras e desmanches, ainda ficou ruim na parte do zíper invisível, quase infartei de tristeza, mais parei por um tempo e pensei, Meu Deus sou iniciante, o que estou fazendo comigo, pode ser que na próxima peça eu faça diferente, tenho que praticar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Clarice! Relaxa, isso é super normal, e muitas vezes sofremos com a costura por não nos autocompreender. A gente pensa que é fácil mas na hora de fazer não é bem assim, e você fez o certo em parar por um tempo, depois você tenta de novo. Eu já joguei uma camisa inteira fora por causa de um corte errado que fiz, e olha, doeu na alma viu, mas aprendi a ter mais atenção agora antes de cortar uma camisa, e nunca mais isso me aconteceu rsrs Muito sucesso, prática, curiosidade como o amigo disse ali em cima, que ai você vai longe! Beijos ♥

      Excluir
  23. Oi, Clarice!
    Amei esse post, me fez abrir os olhos. Eu sou extremamente iniciante nesse mundo de costura, rs. Digo isso porque estou na fase de pesquisas para aprender mais, saber qual máquina comprar, se faço um curso ou não... E é isso que queria te perguntar. Você acha interessante fazer um curso ou é possível aprender a costurar sozinha? Vendo vídeos no youtube e lendo blogs, por exemplo. Não tenho vontade de trabalhar com isso, apenas costurar pra mim mesma. Sobre máquinas, você recomenda comprar uma nova ou usadas também valem a pena?

    Beijos e sucesso pra você. ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, Patrícia*! Li o comentário acima e fiquei com outro nome na cabeça, rs.

      Excluir
    2. Oiii Gabi, tudo bem?
      Olha, se você puder fazer um curso, é muuuuito melhor, porque não tem comparação em aprender só por blogs e vídeos, onde, o conteúdo é mais resumido. No curso fica mais fácil pra você tirar dúvidas, e também aprende muitos segredos. Mas, se você optar por aprender de outra forma, a chave de tudo é o interesse, paciência, e pratica, pois, dessa forma, você vai atingir bons resultados.
      Sobre a máquina, uma nova cai muito bem não é mesmo? rs já as usadas, eu recomendo comprar de lojas autorizadas, de mecânicos, pois elas já vem revisadas.

      Sucesso em dobro querida, agradeço o contato, beijos ♥

      Excluir
  24. Oi Patricia preciso muito de sua ajuda meu email
    talia-unica.ss@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ivone, tudo bem? me manda no meu e-mail patriadacostura@gmail.com que é mais fácil :) te aguardo, beijos ♥

      Excluir
  25. Oi Patrícia! Primeiramente obrigada por compartilhar conosco suas experiências, nossa este texto veio como flechadas! As vezes da vontade de jogar tudo pra cima mesmo, mas respirar fundo ajuda muito também, rsrs! Tenho muitas dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? acredito que em tudo na vida acontece isso né? a gente só não pode perder as estribeiras, deve manter a calma, respirar fundo e continuar. Busque aprender, focar, praticar e aos poucos você verá resultados! sucesso, beijos

      Excluir
  26. Comecei a ir com minha tia no trabalgo dela(ela é costureira), para eu aprender a costurar lkk, ja faz uma semana que vou, so que nessa 1 semana peguei na maquina umas 4 vezes, ontem ela me colocou para montar uma blusa, na parte do bolso ela queria que eu fizesse 2 costuras pra fazer de detalhe, so que como nao tenho experiência estava fazendo tudo torto, fiquei o dia quase todo naquilo. Acho que minha tia estava estressada pq ela tinha muita coisas pra fazer, entao me disse que aquilo nao era pra mim, sim ela disse isso kkkkk fiquei chateada, porem nao desisti e consegui, só que depois disso ela nem me deu bola e eu nao sabia o que tinha que fazer depois, ai fiquei la sem fazer nada. Hj ela disse que eu nao precisava ir. Nao vou ficar mal por isso, talvez palavras de apoio seriam melhores kk, mas depois do que vc falou me sinto melhor, ninguem nasce sabendo ne kk❤ obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Nossa, me passou um filme na cabeça, eu já passei a mesma situação em uma semana que fiquei em teste num ateliê de vestido de festa. Mas sabe, a gente tem que ser realista, não tem como alguém cobrar algo da gente sem podermos oferecer, no caso, a prática e experiência com a costura. Mas isso nos ensina muito, quando foi comigo, eu fiquei chateada também, mas depois passou, graças a Deus.

      Fico feliz em trocar experiências com você, e olha, não desiste não, se você gosta, busque aprender, praticar, focar e você terá bons resultados e ser reconhecida! eu que agradeço, beijos ♥

      Excluir
  27. Estou começando agora na costura, e quero aprender muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! tenha foco, paciência e muita sede de aprender e com o tempo você verá bons resultados, beijos e sucesso!

      Excluir
  28. oiiii Patricia, eu trabalho em uma fabrica de roupas, vou começar a fazer curso de costura, e depois pretendo pegar corte das fabricas para costurar em casa, mas sei que vou precisar de um tempo de pratica, queria alguma dica de como fazer para pegar pratica pra aí sim eu pegar cortes para fazer. desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, tudo bem? a resposta da sua pergunta está nesse post que fiz, não existe uma dica pra ter pratica, você precisa focar no seu curso, buscar aprender, ter paciência, treinar muito e vai ser com o tempo que você verá os bons resultados. É um processo, uma escada que você vai subindo :) sucesso, beijos :*

      Excluir
  29. Obrigada. Estou iniciando pois as roupas que vejo e gosto não encontro aqui. Depois de entregar meu coração a Jesus tenho escolhido a dedo o que vestir. Saia midi lápis 80 cms e difícil de achar; menina e com drapeado nossa não tem dai a questão vou aprender e fazer as minhas roupas. Teu Blogue e videos são legais e a gente aprende bastante obrigada pelo teu tempo e sabedoria. Abraço e que Deus sempre provenha as tuas necessidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Claudia! essa é uma ótima oportunidade para aprender a costurar, aproveite e peça para o Senhor te capacitar e Ele te ensinará! lhe desejo muito sucesso, que Jesus te abençoe ricamente, beijos ♥

      Excluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o seu artigo!!! Quer aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto abordado, saiba mais acessando o site: https://linkr.in/WilmaSantos

    ResponderExcluir
  34. (OLA PATRIA DA CUSTURA)ESTA COM DIFICULDADES EM ENCONTRAR MOLDES DE ROUPAS?
    QUER APRENDER A CORTAR,COSTURAR E MODELAR?
    ACESSE ESSE LINK:http://bit.ly/QQUERAPRENDERACORTARCOSTURAREMODELAR

    ResponderExcluir
  35. Oi eu vou fazer o curso presencial, não sei nada de costura mais estou ansiosa quero muito aprender a fazer minhas próprias roupas .

    ResponderExcluir
  36. (nome do sity) CARO(A) INICIANTE DE COSTURA
    Você consegue imaginar tudo do jeito que você sonhou?
    A costura pode oferecer essa liberdade.
    Em vez de se consertar com o que está nas vitrines, você pode alterar, consertar ou criar os itens desejados do zero.
    Você está ansiando por esse tipo de liberdade?

    Assece esse link http://bit.ly/2QnizTcAcosturapodeofereceressaliberdade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos