Passo a passo: Alcinha de Rolete










Olá leitor! ❤ Dei uma sumidinha, pois, estava organizando várias coisas da D'la Patria, mas, hoje vim deixar um post bem legal de como fazer alcinhas de rolete...









Então gente, minha querida madrinha, me pediu que eu fizesse um vestido super fresquinho para ela (post em breve), e como o modelinho dele tinha alcinhas, aproveitei para fazer esse passo a passo para vocês =) 

Toda alcinha é feita no sentido do fio, e jamais pode ser cortada no sentido do viés. E como podem ver na foto abaixo, eu usei a ourela do tecido para me guiar.

Largura das alcinhas
A largura das alcinhas variam de acordo com o tipo de tecido e o modelo da peça. Por exemplo, em peças mais finas, o ideal é alcinhas mais fininhas, pois, deixa a peça mais delicada. Em peças com um tecido mais ''pesado'' a alcinha não deve ser fininha e sim larga, para poder dar sustentação a peça.

Vamos às medidas...
A medida que você escolher para a largura, sempre deve ter 1 cm a mais, isso para poder dar um efeito macio em sua alcinha. Um exemplo na foto abaixo: 3cm da largura da alcinha + 1cm (esse +1cm é aquela pequena sobrinha de tecido alí em cima da fita).


Você vai precisar de um barbante bem comprido e que seja bem resistente, e então, irá fazer um nózinho, como mostra na foto abaixo:


Lá aonde você mediu a largura da alcinha, você irá estender todo o barbante, deixando o nózinho para fora, e o direito do tecido deve estar virado para você:


Agora, traga o tecido sobre o barbante, de maneira que o barbante fique todo estendido e ''encostado'' na dobra do tecido:


O comprimento das alcinhas
Você irá pegar o valor do comprimento da sua alcinha e irá multiplicar por dois (por que são duas alcinhas, certo?) e então, você terá um valor total das duas alcinhas. Aí, você deve adicionar mais 4cm (para a costura), e aconselho adicionar mais 10cm por segurança, por que na costura, é melhor sobrar do que faltar, não é mesmo?

*Você irá estender a fita desde o nózinho, até o valor inteiro das alcinhas e marcar com um alfinete. E marque com o alfinete também, toda essa extensão para que ela fique presa!


Após ter feito isso, corte esta ''tira'' até a marca que você fez com o alfinete. Detalhe: tome cuidado ao cortar, pois, o barbante, deve estar totalmente encostado na dobra do tecido, caso contrário, ele pode ser cortado junto!


E deve ficar assim ^_^


E lá na outra ponta da tira que você cortou, deve ficar uma boa sobra de barbante saindo dela (logo você vai entender melhor).


E agora, com muito cuidado, lá na máquina, você irá ajeitar o barbante de maneira que ele fique bem rente ao final da tira, e então, você irá fazer um retrocesso várias vezes, para que esse barbante seja e esteja bem fixo à tira!



Atenção: Com muito cuidado e atenção, vire a tira no sentido do comprimento, e você irá costurar bem em cima do valor real da largura da sua alcinha, exemplo, a minha é 3 cm, então irei passar uma costura reta em cima desses 3 cm. E o outro 1 cm que sobra, irá servir como ''almofadinha'' para a alcinha.


Daqui para frente é bem fácinho... relembrando que, eu costurei como fiz na imagem acima, deixando 1 cm para dar o efeito almofadinha, e depois tirei o excesso de tecido que não estava dentro das medidas... Aí, você irá lá no final da outra ponta da tira, e irá começar puxar o barbante, de maneira que a tira comesse a ''franzir'', veja: 


Vá puxando e ajeitando, até que lá na outra ponta da tira, você comesse a trazer o tecido para a  direita. É como se você estivesse desvirando toda essa tira:


Aqui, dá para ver certinho, como as duas pontas ficam. De um lado para você puxar com o barbante, fazendo um tipo de franzido e do outro lado, o tecido que você vai puxando, vai ir sumindo dentro do ''rolinho''. Vá puxando devagar, e aí você vai logo começar ver a alcinha sair do outro lado!


E Vejam, a alcinha começou a aparecer, continue puxando até que toda a alcinha apareça!


Puxando e franzindo...


E falta só mais um pouquinho...


E depois te ter puxado e aparecido toda a tira, suas alcinhas estão prontas!
Aí, é só você dividir elas ao meio, e você terá duas alcinhas. =)




Meus queridos, e por hoje deixo mais esse passo a passo para vocês. E se caso você estiver fazendo esta alcinha aí na sua casa também, me envie um comentário falando o que achou, e como foi fazer, e dê sugestões também serão muito bem vindas! =)

Ah, e se quiser conhecer a lojinha, é só clicar aqui D'la Patria =3

Òtima semana a todos, e fiquem com Deus!

Beijinhos,
Patria.


Comentários

  1. Que dica mais supimpa. Dica de ouro. Ás vezes perdemos horas com uma situação dessa. Eu bem sei, rsssss...do jeito q sou atrapalhada na costura. Show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa maneira de fazer alcinhas não é difícil não, é bem tranquilo e rapidinho... e fico feliz por ter gostado! hehehehe então somos duas Josy, sou atrapalhada demaaaais da conta, beijos!

      Excluir
  2. Eu tentei fazer com tecido crepe mas ficou todo torcido :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela! você cortou no sentido reto do fio? e depois de pronto passou? tecidos mais finos e delicados você deve ter certas técnicas... Beijos!

      Excluir

Postar um comentário