7 informações que todo molde de roupa precisa

Você sabe de quais informações um molde precisa ter? Saiba, que essas informações fazem toda a diferença para uma boa organização, e para um melhor desempenho no processo do corte da peça...

E ai gente, tudo bem? como passaram o fim de semana?
Nossa, estou cada vez mais ficando sem tempo, e o tempinho que me restou para o blog, é no domingo à noite... está uma correria que só, e estou fazendo o possível para poder dar tempo de fazer tudo rsrs

E hoje, vim deixar algo super e mega importante para vocês, que é sobre a nomeação de um molde. Ter um molde só é impossível, a gente tem sempre de vários tamanhos, vários modelos, sem contar dos tamanhos diferentes para cada modelo, ou seja, é preciso haver uma separação correta de tudo isso.

Uma determinada peça, possui o sentido do fio a ser cortado (sentido do viés ou fio reto), possui uma quantidade de vezes a ser cortada e e entre outros mais. E para uma cortadeira, trabalhar com moldes feitos por outra pessoa, é essencial que eles estejam devidamente separados e com informações certas, para não haver erros na hora do corte.

Post em forma de vídeo

O seu molde deve conter:

Referência
A referência serve para você ter um controle dos moldes. Por exemplo, se tenho três tipos diferentes de molde: uma regata, um vestido, e uma saia. Então a sequência seria 001 para a regata, 002 para o vestido e 003 para a saia. É um exemplo, e você pode fazer como desejar.

Tamanho
O tamanho precisa estar em todos os moldes que complementam a peça, ainda mais aquelas peças que possuem recortes, bolsos, lapelas, revel e muitos outros. Marque bem explícito mesmo, assim fica melhor na identificação!!!

Quantidade a ser cortada
Golas, bolsos, revels e até mesmo o corpo da peça, possui uma quantidade a ser cortada, e deixar essas informação, é essencial para a montagem.

Sentido do fio
É uma das informações mais explícitas que deve estar, o tal do sentido do fio. É o sentido do fio que, posicionando os moldes da maneira certa, resulta no caimento perfeito da peça! 

Nome da peça
Se é blusa, uma saia, um vestido, jaqueta e entre muitos outros. Você precisa saber o que você estará cortando, certo?

Margem de costura
Deixe a margem e costura em seu molde também, assim, na hora de cortar você não irá ter dúvidas se irá ter que deixar costura, ou não. Sem contar que as vezes pode dar defeito, por conta dessa falta de informação!

Numeração de recortes
Existem peças que possuem recortes, que nada mais é, um tipo de quebra-cabeça que você faz no modelo da peça. E o o bacana para organiza-los, é colocando sequências de números, assim, você não se confundi, quando tiver recortes iguais!

O seu nome
O nome de quem fez os moldes, sempre deve estar registrado, afinal, é um trabalho seu! ^-^

Aqui eu tenho um exemplo bem legal e prático para o preenchimento dessas informações. São carimbos que facilitam muito na hora que terminamos a modelagem, e vale super a pena mandar fazer um, e o mais legal é que você pode deixar com a sua cara :)

Um dos meus moldes, são esses aí. Eu faço tudo a mão mesmo, e uso uma caneta colorida, para que fique ainda mais visível as principais informações...

Aqui, são todos os moldes que complementam uma saia: Frente, Costas, bolso traseiro/dianteiro, pala, cós, vista simples e dupla, espelho do bolso, saco do bolso 1, saco do bolso 2 e o revel. São muuuuuitas partezinhas, que merecem todas as informações possíveis para não se perder tudo em um monte...

Adicionais:
Papel para molde: Craft ou manilha. O craft é melhor, pois, é mais resistente! ;)
Conservando os moldes: Deixe eles em um lugar em que possam ficar estendidos, sem coisas por cima, e sem que sejam amassados e dobrados. Pendure na parede, ou em estenda em uma estante!
Para gabaritos e moldes definitivos: Use um papel mais duro, aquele que dure mesmo: Papel cartão, papel paraná, ou um que seja bem resistente mesmo, até mesmo papelão de pequena espessura ;)

E por hoje é isso queridos, se eu der uma sumida, é por causa do tempo corrido... mas eu sempre apareço, ta? rs

Grande beijo e ótima semana a todos!
Patria.

Comentários

  1. Oi Amiga! Tudo bem?
    A dica do carimbo é bem legal. No curso de costura eu criei uma etiqueta de papel mesmo. E nela coloco as informação que para que eu complete em cada peça que fizer.
    Na costura tem que ter organização, senão o trabalho é dobrado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona, tudo sim e contigo?
      Legal né? e é super prático! Aiiiii que legal, com etiquetas fica ainda melhor, eu andei vendo umas que você fez mesmo, lindas!
      Pois é, costura não é brinquedo não hehehe

      beijos flor!!!

      Excluir
  2. Que bacana, você é super organizada....aliás bem mais que eu (risos corados).
    Das suas dicas o que não faço é marcar meu nome e deixar margens de costura nos moldes; sabendo disso quando corto o tecido sei de antemão que devo adicionar as margens porém faço no tecido.
    Mas acho que a sua maneira também é muito bom. Agradeço pelas dicas sempre ajudam a rememorar ou a aprender algo novo. E aprender com as experiências dos outros é muito bom, não?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fatinha do céu, tenho uma luta constante com organização viu? rsrsrs as vezes fico louca por que não acho tal molde ou tal tecido rsrs
    Rsrs, eu coloco nome, por que as vezes a gente ganha moldes, ou troca com alguém e ai é bom saber e a pessoa também rsrs se não a gente acaba perdendo...
    A margem de costura eu aprendi a por no molde, por questão de segurança nas medidas mesmo... já me aconteceu de eu ficar de coloca-las e então me esquecendo... deu um trabalhão depois rs
    É uma delícia aprender com os outros, e eu mesmo tenho muito o que aprender contigo rsrs

    beijus linda!