Passo a Passo: Bolso embutido






Passo a passo de como fazer um bolso embutido. Geralmente encontrado em peças mais finas e sociais, é super estiloso, e um detalhe que agrega valor a peça.








E ai gente bonita, como estão?
Demorei um pouquinho, mas já tem passo a passo de novo rs Andei sumida por conta do trabalho, graças a Deus estou tendo muito o que fazer na D'la Patria, e muitas vezes não me sobra tempo. Mas gente, trouxe hoje o passo a passo do bolso embutido, não é difícil não, mas tem vários e vários processos e vocês vão amar <3 Ah, e quero fazer deste post um dos meus últimos a serem ''escritos''. Quero voltar a fazer vídeos, e claro irei fazer alguns escritos também, mas, de forma mais específica.

Bora lá? rs

Existe vários jeitos e tipos de se fazer um bolso embutido, e esta maneira que irei ensinar, aprendi no curso de corte e costura sob medida. (mega saudades rs)
O bolso embutido que irei fazer com vocês, está em forma de treino em retalhos, isso, para facilitar a visualização de vocês, e também a minha explicação.

Aqui eu tenho dois retalhos, o CINZA é o forro e o BRANCO é a sua peça.


A marcação vai depender muito de onde será o seu bolso, e para isso, o ideal é que você pegue alguma referência na sua peça, para ser seu guia e você poder medir a partir dele. No retalho branco, que é o corpo da minha peça, marquei 6cm a partir do corte do tecido (meu guia).



No forro eu medi 10cm abaixo da minha marcação guia (como fiz na imagem acima)


 Coloque um sobre o outro, mas sem que os tecidos fiquem paralelos na parte de cima. O forro do bolso deve ficar sobre o direito da peça, estando 2 cm para cima do tecido da sua peça.


Alfinete, e depois, na primeira marcação que você fez no forro, distribua 5 cm de cada lado. que irá totalizar em 10cm.

 Faça uma reta ligando esses 10cm e depois, marque 1cm em cima e 1cm em baixo dessa reta.


Faça mais duas retas, uma em cima e outra em baixo da primeira que você fez e feche o retângulo.


Costure em toda a volta do retângulo, começando do meio sem dar retrocesso no começo e no final, e sim, arrematando com um segmento em cima do outro. (Veja as duas fotos a seguir)



Agora, dobre o retângulo ao meio, e com muito CUIDADO corte o meio deixando 1 cm no final.



Faça piques com muito cuidado nas quinas do retângulo costurado. (Os piques facilitam para virar o tecido de lado)


E deve ficar assim:


Depois de ter feitos os piques, note que ficou uma passagem ali no meio da imagem acima. No gif que eu fiz abaixo, você deve pegar todo o tecido do forro do bolso e passar por essa passagem. Veja:



Depois de ter desvirado, note que irá ficar essa ''pontinha'' em baixo do forro. E bem em cima dela, você irá fazer uma pequena costura com muito cuidado. (veja nas fotos a seguir)



Ficando dessa forma:


Após ter feito essa costurinha, com o forro todo virado de frente para você, traga a parte de cima para baixo, fazendo uma especie de ''prega'', no tamanho de 2cm.



Nesta imagem você poderá visualizar melhor:




Nesta imagem é possível ver a função que essa ''prega'' tem:


 E então, alfinete e alinhave para segurar bem essa ''prega''.


E virando do outro ladinho, você vai ver que seu bolso vai começando aparecer rs


No avesso, lá na parte de baixo, faça a mesma coisa. Faça uma ''prega'' de maneira que a mesma se encontre com a de cima.


Alfinete e alinhave novamente para segura-la.


E olha que belezinha, virando do outro lado, seu bolso já ganhou forma rs


Vamos para a máquina: No lado do direto da sua peça, faça uma costura bem no meio no final do bolso.


A costura em laranja, representa o local onde deve ser costurado.


E agora, lá no avesso, traga todo o forro do bolso para cima, de maneira que ele vire um ''saquinho''.



E então, costure novamente, mas agora, na parte de cima do bolso, bem no meinho mesmo.


Quanto mais no meio, melhor, assim a costura fica quase invisível!


E para terminar, junte as duas partes (forro e tecido da peça) e faça uma costura prendendo as duas. Pode ser com overlock ou ziguezague. Ah, e retire os alinhavos, pois, agora tudo está certinho :)


E pronto! está pronto seu bolso embutido hêeeeee rs
O meu não ficou bonito, porque o tecido que usei não era o adequado, e então ele não assentou, e acabou me dando um pouquinho de trabalho rs




Esse foi o primeiro que fiz :3



*Lembrando: use a linha e tecidos da mesma cor, ok?
Não ficou AQUELE bolso, pois esse foi só o meu segundo, tenho muito o que melhorar rsrs
Espero que tenham gostado, e comentem o que acharam. Se algo não ficou esclarecido, me avise, para eu poder te ajudar, ta?! :)

Grande beijo amores e até breve,
Patria.

Comentários

  1. Amei!!! Muito bem explicado!!!!
    Obrigada por dividir seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maysa tudo bem?
    Ai que bom que gostou, ficou mega feliz!!!
    eu que agradeço pela visita, seja bem-vinda e volte sempre!!!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua explicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi paty, tudo bem?
      ai que bom que gostou, fico mega feliz!
      Muito obrigada e seja sempre bem-vinda,

      Beijos ;***

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés