Passo a passo: Como diminuir uma camiseta

Passo a passo de como diminuir uma camiseta. Eu amo camisetas, e muitas vezes as que gosto são masculinas pelos desenhos legais, o que faz delas serem enormes, mas, achei uma solução para isso...

Olá meus queridos leitores, como estão?

Eu estou bem, e cheia de coisas para fazer, como de costume rs e é por esse motivo que sumi nesses dois últimos meses. Graças a Deus estou tendo muito trabalho para fazer, e também me planejando para as tão sonhadas confecções. Não está sendo nada fácil, pois, como sou só eu para cuidar de tudo, acaba ficando difícil e demorado para as coisas saírem. Mas, o importante é não ficar parado rs.

O passo a passo de hoje, resume o meu primeiro post feito aqui no blog, só que dessa vez em forma de passo a passo. Como vocês sabem, eu adoro camisetas, principalmente as que tem desenhos legais, e quase sempre elas são bem grandes e masculinas, o que me fez encontrar uma solução para isso, vem comigo...

HEY querido leitor, esse post está em forma de vídeo também ;)

O antes. Olha o tamanhão dela, quase um vestido. Vou deixar como camiseta mesmo, só que no tamanho certo para mim :)

UM
Coloque a camiseta sobre uma mesa, ajeitando sem que fique dobras e volume.

DOIS
Coloque sobre a camiseta, uma outra camiseta que fique bem em você (para tirarmos a medida). 

TRÊS
Com um giz, marque todo o contorno da camiseta de cima com atenção as BARRAS: deixe 2cm nas barras das mangas e na barra final.

OBS: Ao riscar a curva do braço, fala uma leve curva. Não curve demais, pois o tecido pode juntar gomos ou sua manga pode ficar levantada depois de costurada.

Depois de riscar em volta de toda a camiseta de cima, ao tira-la, você vai ver todo o risco feito. E eles devem ficar bem certinhos e iguais!

QUATRO
Hora de cortar!
Alfinete a parte de dentro riscada e corte bem em cima do risco!

CINCO
Depois de cortar, vire toda a camiseta para o avesso ajeitando as laterias e mangas. Alfinete bem!

SEIS
Agora, costure as duas laterais da camiseta na overlock. Se você não tiver, use os pontos flexíveis da sua máquina, com agulha ponta bola n°9 (máquinas domésticas).

SETE
Passe na overlock também, toda a ponta da barra das mangas e da barra final. Dobre uma vez os 2cm das barras ainda no avesso, e passe uma costura reta bem em cima da overlock em toda a extensão das barras:

PRONTO! agora, para finalizar, dê uma passadinha com o ferro nas barras e laterais, e sua camiseta estará pronta para usar!

ANTES

DEPOIS

Esse foi meu primeiro ajuste que fiz na vida rsrs. E também foi o primeiro post feito no blog, CLIQUE AQUI para relembrar rs

Eba, até que em fim deu para postar uhul, isso porque eu já tinha as fotos prontas a um tempo. E em falar nisso, ainda tenho mais alguns posts ''prontos'' e então logo virão os posts com vídeos. Tenho 7 vídeos para serem editados, e loguinho aparecerão aqui no blog! Não deixem de acompanhar o blog, mande suas dúvidas por e-mail, que eu sempre entro para responde-los!

Grande beijo, ótimo feriado a todos e até breve!
Patria.

Comentários

  1. Oie, acabei de receber uma blusa e ficou quase igual a sua de taão grande.. eu queria diminuir mas tenho apenas a máquina simples em casa.. teria algum problema na costura? A sua ficou muuuuuito boa! Obrigada
    Janayna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janayna, tudo bem? :)
      Não teria nenhum problema não, você só precisa usar uma agulha de n°9(ponta bola) e usar o fio na bobina, dessa forma, a costura fica flexível e sem risco de estourar por ser um tecido de malha. Fico feliz em saber que gostou, muito obrigada!

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
  2. Você usou que tipo de linha? Tem alguma que você recomendar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, tudo bem?
      Para fazer as barras eu usei linha comum de 100% poliester, e o fio na bobina, pois, como é uma tecido que estica, usando o fio na bobina, a costura reta acompanha a elasticidade do tecido.

      Beijos e seja sempre bem-vinda!
      Patria.

      Excluir
  3. Olá, boa tarde.

    Gostei da dica, mas tenho uma dúvida: Não tem perigo de a manga ficar repuxando na parte da axila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dyego, tudo bem?
      Se você fizer uma suave curva na parte da cava (axila) ela não vai repuxar. Mas se você fizer um tipo de quina ou uma curva acentuada, ela vai ficar um tipo de ''papo'' nessa região.
      Fico feliz em saber que gostou :)

      Seja bem-vindo sempre!
      Abraço

      Excluir
  4. Olá Patri
    Gostaria de saber se é possível fazer essa diminuição com aquelas mini maquinas de costura de bolso.
    Você poderia também indicar algo assim com investimento pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Então, para esse tipo de diminuição eu não indico. Aquelas máquinas são muito fraquinhas, são mais para emergências e pequenos furos ou descosturas. O ideal é fazer em uma máquina doméstica, usando a linha certa, a agulha certa e a tensão da linha ideal. Dessa forma, fica uma costura com um bom acabamento e uma costura resistente.
      Uma ótima máquina que indico e que é de baixo investimento, é da marca Singer e da linha Facilita, ela tem as funções necessárias para fazer trabalhos como esse.

      Beijos e seja bem vindo(a) sempre!
      Patria.

      Excluir
  5. O problema é o espaço do ombro, isso que fica chato. Diminui a manga mas o espaço do ombro fica feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Esse espaço, seria na parte de cima? se sobrar esse espaço, deve ser feito um ajuste, apertando ou em cima ou em baixo da manga. ;)

      Excluir
  6. Oi! Sou iniciante na costura..... Adorei essa dica!!!! Muuuito útil!! Fiquei em dúvida na sua resposta anterior.. Como seria esse ajuste q vc mencionou? Pode detalhar melhor? Obrigada por compartilhar uma ideia tão bacana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Esse ajuste nem sempre precisa ser feito, porque vai depender muito da sua camiseta de medida, e do tamanho da camiseta que você irá ajustar. Mas quando isso acontecer, esse ajuste deve ser feito na parte de baixo da manga, lá nas axilas, para não ficar a sobra do ombro lá em cima. Espero ter entendido rs mas se você é iniciante, com o tempo entenderá melhor as coisas... Agradeço muito e fico feliz em saber que gostou, grande abraço!!!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oiii! que bom que gostou, fico feliz e agradeço de coração! volte sempre, beijos =***