Máquinas de costura específicas Industriais



Hey você aí! você sabe sobre a importância das máquinas específicas industriais? São por causa delas, que grandes confecções fazem o mundo da moda girar.












Queridos, hoje vim trazer um post super interessante para vocês. sobre as máquinas industriais específicas de uma grande confecção. As roupas feitas em grande escala, passam por vários processos, e para o melhor acabamento e principalmente para o ganho de tempo, existem máquinas de costura industriais com uma única função para atender  a demanda no mercado da moda. Por isso, aproveitando que estou me preparando para uma prova de apresentação dessas máquinas, vim trazer para vocês, uma breve explicação de várias delas, de suas funções e aplicações.

Reta Industrial




























Classe: 300
Tipo de ponto: Ponto fixo 301
Tipo de agulha: DP5/DB1

Uma máquina que realiza todos os tipos de costura reta. Em seus porta fios. um é para enchimento da bobina e outro para a linha superior. É máquina mais usada e mais conhecida.

Overlock







































Classe: 500
Ponto: 502,503,504 e 505
Tipo de Agulha: DC-27

Overlock significa chulear, e chulear significa dar acabamento a extremidade de um tecido evitando que ele se desfie. É uma máquina ideal para a malharia, ou seja, tecidos maleáveis que acompanham as formas do corpo humano, por conta de seu ponto ser flexível.

Interlock





































Classe: 500
Ponto: 516
Agulha: DC-27
A Interlock possui as mesmas características da overlock, o que diferencia, é que a interlock trabalha com duas agulhas, fazendo o ponto do chuleado e uma costura reta paralela ao chuleado. A interlock não é voltada para malhas e sim para tecidos planos e mais pesados, onde, o reforço na costura precisa ser maior. Ela é muito usada na confecção de jeans, realizando fechamento de laterais e entrepernas.

Galoneira





































Classe:400
Ponto: 406 (ponto corrente passante)
Agulha UY128
A Galoneira caminha ao lado da overlock, pois, essa máquina também é voltada para tecidos de malha, onde a elasticidade do tecido é maior, o que requer acabamentos específicos. A galoneira tem como função de pregar elásticos, colocar viés, fazer bainhas de uma dobra, e também fazer determinados tipos de acabamentos com aparelhos nela adaptados. Ela trabalha com 2 ou 3 agulhas, e possui 2 volantes.

Fechadeira





























Classe: 400
Ponto: 401 (ponto corrente simples)
Agulha: TVx7
A Fechadeira é uma máquina específica para fazer costuras tubulares, que são costuras que possuem uma certa dificuldade se formos realizar na reta industrial, e com a fechadeira o trabalho é extremamente facilitado e o ganho de tempo na produção é reduzido. Muito usada para costurar entrepernas de calças, ganchos e fechamentos de laterias. Pode trabalhar com 2 ou 3 agulhas.

Pespontadeira

























Classe:300
Ponto: 301x2
Agulha: DP5/DB1
A Pespontadeira possui as mesmas características da reta industrial, o que difere, é que faz dela trabalhar com duas agulhas e duas bobinas, tendo como função realizar costuras paralelas aparentes em uma peça, o chamado ''pesponto''. É uma máquina muito precisa e de alta velocidade, muito usada em tecidos pesados como na confecção de jeans.

ZigueZague três pontinhos




























Classe: 300
Ponto: 304
Agulha: DP5/DB1
Essa máquina também possui as mesmas características da reta industrial, e o que muda, é que em vez dela fazer uma costura de segmento reto, seu ponto terá uma inclinação para um determinado ângulo, onde a cada três pontos o ângulo muda, dando a forma de um ziguezague. Assim, faz com que seu ponto seja flexível, o que faz ser ideal para confecção de moda praia e moda intima.

Caseadeira


























Classe:300
Ponto: 304
Agulha: DP5/DB1
A caseadeira tem como função de fazer o caseado tradicional (caseado quadrado), onde além de fazer o caseado, ela possui uma lâmina para abrir o mesmo. Toda peça que existe o botão, também existira um caseado para o botão, onde, em uma grande confecção desse tipo de modelo, a caseadeira é muito bem-vinda, para ganho de tempo e qualidade na produção.

Travete

























Classe: 300
Ponto: 304
Agulha: DP5/DB1
A travete tem a função de fazer reforços de costura. Em uma calça por exemplo, temos os passantes, os bolsos e o zíper, que são partes que sempre estamos manuseando, e dessa forma, faz com que precisam de um reforço maior na costura, para que a peça tenha uma vida maior e uma costura garantida.

Máquina de pregar cós


































Classe:400
Ponto: 401 (ponto corrente simples)
Sua função nada mais é que pregar cós em calças, saias, jaquetas, bermudas, e também fazer alças de bolsas. Com essa máquina ganhamos um tempo absurdo na produção, podendo pregar um cós em menos de 20 segundos com seus aparelhos adaptados, que, comparado a fazer em uma reta industrial, iria levar uns 15 minutos ou mais. Ela trabalha com 2 ou 4 agulhas. (meu sonho de consumo rs)

Elastiqueira




























Classe:400
Ponto: 401
Agulha: UYx113GS
A elastiqueira é específica para a confecção de malharia, tendo a função de pregar elásticos em massa , podendo trabalhar com 4, 6 ou até 12 agulhas.

Botoneira

Classe:300
Ponto: 304
Agulha: TQx1
Tem como função de pregar botões de furos em massa. Toda peça que possui o aviamento de botão, podendo estar pregando com essa máquina, o tempo na produção é reduzido e isso é ótimo.

Hoje no mercado, cada vez as máquinas industriais estão evoluindo e ganhando mais recursos e tecnologia, podendo algumas trabalhar sozinhas sem a necessidade de um costureiro. Por um lado é ótimo, pois, o ganho de tempo na produção é reduzido e a qualidade do produto é muito maior. Mas por outro, acaba causando o desemprego, mas isso somente com máquinas extremamente modernas (caríssimas).

Espero que tenha sido interessante para vocês, pois, foi um prazer estudar sobre essas máquinas, eu me encanto rs

Até o próximo, mil beijos <3
Patria.


Comentários

  1. Muito legal. Estou fazendo um curso de costura no SENAI e lá tem todas essas maquinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, tudo bem?
      Também fiz vários cursos no Senai da minha cidade, mas algumas não tinha lá na época que fiz ): Mas eu amava ver essas máquinas trabalharem <3

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir

Postar um comentário