Pular para o conteúdo principal

Como diminuir o comprimento da manga com punho






Nesse post trago o passo a passo de como ajustar o comprimento de uma manga com punho.







Decidi de última hora fazer esse post, e então ficou um pouco a moda antiga (em forma de fotos), mas não queria deixar passar, pois, acredito que será muito útil para vocês ;)

Uma cliente comprou um cardigan em que as mangas ficaram muito compridas, e como ela tinha gostado tanto, trouxe para eu ajustar o comprimento, e então aproveitei para fazer esse passo a passo.

Esse ajuste pode ser feito em camisas, casacos ou peças que tem o punho, mas é preciso muito cuidado, pois, ao reutilizar um punho é preciso ajustar em outro lugar, e para isso, é ideal você experimentar ou pedir que a pessoa experimente para você ter uma boa visão de como a roupa está vestindo ao corpo.

1° PASSO
Com a peça sobre uma mesa, estique a manga e meça com a fita métrica desde a costura do ombro até o comprimento desejado para ajustar e adicione a essa medida 1cm. Faça um reta e corte.


2° PASSO
Depois disso, lá no punho, suba 1 cm, faça uma reta e corte em cima dela. (Na imagem abaixo a parte que tem um ''x'' será eliminada, e a parte do punho, você pode ver que ficou o 1cm para cima, onde será o local que iremos costurar.



Na imagem abaixo, você já vai começar a entender melhor. A parte que tinha um ''x'' foi eliminada, certo? e o punho certamente ficaria menor se fosse recolocado agora, e então, é preciso fazer mais um ajuste ;)


3°PASSO 
Vire a manga para o avesso e coloque o punho encostado ao corte, e com um alfinete, marque o término do punho na manga, veja:


Depois de marcar com alfinete, meça e marque com um giz. No meu ajuste, deu 2cm e o ideal é que seja sempre menos que isso, para não ficar apertado no braço. Mas isso você também deve observar antes, e se a manga estiver ótima no braço e tiver que ajustar na largura dele, tenha cuidado.


4°PASSO
Feito a marcação, com uma régua faça uma reta desde o começo da emenda da costura da manga, até o final encontrando a marcação que você fez. A reta ficará inclinada, e isso não causará nenhum problema ^^


Fiz esse pontilhado para você entender melhor ;)


5°PASSO
Alfinete a manga acompanhando a reta. 


Agora iremos lá na máquina. Escolha uma cor mais próxima possível da cor da sua peça.


E lá na máquina, costure em cima da reta marcada do começo ao fim, sem esquecer do retrocesso.


6°PASSO
Depois de costurar é hora de cortar o excesso que ficou.
Comece cortando do meio ao final da manga, igualando o corte. Na imagem seguinte depois dessa, você entenderá melhor ;)


Veja que o corte encontrou ao meio da manga, igualando as sobras. 


7°PASSO
Depois de cortar, é hora de dar acabamento a esse corte. Lá na overlock ou ziguezague, passe a costura na lateral.


E ficará assim:


8°PASSO
Agora, vire a MANGA para o DIREITO.


E o PUNHO vire para o AVESSO!


E nessa mesma forma, encaixe o punho a manga, alinhando a emenda das costuras e distribuindo todo o punho pela manga.


O alinhamento das costuras devem ficar certinhos, assim quando você virar depois de costurado, a impressão vai ser de uma costura só, caso fique desalinhado, refaça o alinhamento para poder ficar bonito ;)


8°PASSO
Alfinete toda a volta do punho unida com a manga. Se você for iniciante ou se desejar, alinhave para ter mais segurança.


Com a costura reta, passe em cima da linha do punho, em toda a volta, nessa que deixei um círculo na foto. (Tenha cuidado e vá costurando aos poucos por se tratar de uma costura tubular).


Depois, lá na overlock, passe toda a lateral para dar o acabamento ;)


E ficará assim:


9°PASSO
E depois de terminar as costuras, é só desvirar o punho. E para finalizar, passe com o ferro nas emendas das costuras para elas se assentarem ;)


E está pronto! =D
Como podem ver, diminuímos o comprimento da manga e não perdemos o punho e o efeito que ele dá a peça. E a costura da emenda ficou com aparência mínima.


*As costuras de emenda poderiam ser feitas somente com a overlock, mas fiz com o reforço da reta, por se tratar de um ajuste, e se precisasse mexer de novo, eu teria uma margem de costura.

E é isso querido leitor, é um tipo de ajuste que se deve ter muito cuidado, mas, que feito certinho fica com um resultado muito bom, ainda mais quando você gosta muito daquela roupa rs

Espero que tenha dado para entender, espero também poder ter ajudado e que tenha sido útil de alguma forma para vocês ;)

Até o próximo queridos,

Patria. <3

Comentários

  1. Obrigada muito bem explicado..ameiii....passo a passo sou o iniciante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! fico feliz por ter gostado e agradeço de coração pelo seu retorno! Grande beijo e sucesso pra você ♥

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oiii! fico feliz por ter gostado! faz sim e depois me conta, beijos ♥

      Excluir
  3. Gostei da idéia da régua para diminiur a lateral da manga.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por sua espricacão foi bem simples pra mim foi ótimo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos