Conhecendo a máquina de costura Galoneira






Neste post, irei apresentar um pouco sobre essa máquina que cada vez mais está ganhando espaço não só nas pequenas confecções, mas também em casa...







Olá querido leitor!
Por esses dias, achei uma pasta no computador com fotos dessa máquina, lá de quando eu fazia curso, e então resolvi aproveita-las e trazer um post contanto detalhes sobre essa máquina.

A maioria das fotos que irei mostrar nesse post, são de uma galoneira industrial, encontrada lá nas grandes confecções, mas, também irei deixar dois modelos de galoneira doméstica muito boas que ouço muito falar ;)

Função 
Essa tal máquina galoneira, é especial para costurar tecidos malha, ou seja, tecidos que possui elasticidade, onde requer certos tipos de acabamentos. Com essa máquina, se faz aquelas tão famosas barras de uma dobra com costura dupla que a gente tanto vê na maioria das nossas roupas. E além de fazer essa barra, com essa máquina se aplica elástico e também o ''galão'', que nada mais é,um tipo de viés, também de malha, muito visto em camisetas.

E como a galoneira é voltada para esses tipos de tecido assim como a overlock, faz com que elas sempre caminham juntas em uma produção, isso quer dizer que, quem quer montar uma confecção de malharia, sem dúvidas irá precisar de uma galoneira e uma overlock.



Ponto
A galoneira faz costuras duplas e triplas, e do lado do avesso de seu ponto, podemos ver um tipo de trançado, que lembra o ponto da overlock. Esse trançado, tem como função acompanhar a elasticidade do tecido e evitar que a costura se estoure. E o seu tipo de ponto, classifica-se como ''ponto corrente passante n°406''.


Agulha
Como havia falado um pouco acima, a galoneira faz costuras tanto duplas quanto triplas, o que faz dela trabalhar com 2 ou 3 agulhas, sendo o seu tipo de agulha de referência UY128 para as galoneiras industriais.

Guias fios e volantes
E por ela trabalhar com várias agulhas, faz com que tenha vários guias fios, tensores de linha e também mais de 1 volante. E para fazer os acabamentos com o ''galão'' é necessário adaptar aparelhos na própria máquina, veja nas fotos:



*Existe vários tipos de galoneira industrial, e antes de adquirir uma é preciso tirar todas as dúvidas com o vendedor para poder escolher a mais indicada para o seu tipo de confecção. 

Galoneira doméstica
E agora falando da galoneira doméstica, ela é pra quem não precisa de uma industrial em casa, mas que também quer ter o mesmo acabamento dela em suas roupas.

Ela vai fazer a mesma função de uma industrial, o que vai mudar, é a típica diferença que toda máquina doméstica tem de uma industrial: uma é para grande produção e a outra não.

O modelo de máquina abaixo, é da marca Janome Galoneira 1000CPX. Infelizmente lá no site da Janome o modelo consta como ''fora de linha'' e quando isso acontece, fica difícil de achar a máquina no mercado, ou eles param de produzir, uma pena pois, ouvi falar muito bem dela.





O outro modelo é semi industrial, onde já aguenta costuras com mais frequência. Esse modelo é da Sun Special SS2600. Nunca tive contato com esse tipo de galoneira, mas acredito ser parecida com a overlock chinezinha, que quebra um baita galho pra gente ;)


E era isso que queria passar para vocês, um pouquinho dessa máquina tão fabulosa que faz um acabamento super bacana nas roupas. Queria ter feito um vídeo sobre essa apresentação, mas como ainda não tive condições de ter uma galoneira, o post vai ficar em forma de texto mesmo rs Mas em breve irei atualizar ;)

Espero que tenham gostado,
Super beijo,
Patria.

Comentários

  1. OLÁ PATRÍCIA. MUITO BOA SUAS INFORMAÇÕES, ME AJUDAM MUITO. PODERIA ACRESCENTAR TBM FOTOS E O NOME CORRETO DO PONTO COM 3 AGULHAS? SÓ SEI QUE É "PONTO TRANÇADOR" MAS NÃO SEI O Nº DELE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés