Guia de aviamentos






Aqui tem um guia de aviamentos para você conhecer, e também saber onde cada um é aplicado ;)






Primeiramente, feliz 2017!
Esse é o primeiro post escrito do ano, e estou muito feliz em escreve-lo. Ano novo, coisas novas, novidades, e muito trabalho a fazer rs

Esse post já estava na minha lista há um tempo, mas sempre dava prioridade a outros assuntos, até que então me sugeriram ele, e ai comecei a ter umas ideias e cá estou trazendo para vocês :)

Então vamo lá, o que seria um aviamento? 
O aviamento é um tipo de material que serve tanto para enfeitar, ajudar, ou complementar a nossa roupa, tecido ou o artesanato que está sendo feito. 

E como existe uma infinidade deles, irei listar alguns bem conhecidos e outros curiosos que conheço e que também passei a conhecer há pouco tempo. Dessa forma, espero ajudar esclarecendo cada um, e também ajudar você na escolha para suas criações.

--------------------------------------------------------------------------------------

Sianinha
A sianinha, é um tipo de aviamento que é vendido por metro ou em rolos. Com ela, você enfeita sua peça, tanto em barras de vestido/saia, em alças, e artesanatos. Você pode encontrar de vários tamanhos e também com mescla de cores.
imagem: Roma aviamentos

Grelô
Esse aviamento segue a mesma ideia da sianinha, também vendida por metro ou rolo e aplicada em barras, almofadas, vestidos, dando destaque aos pequenos ''pons pons'', deixando a peça super delicada. Esse aviamento é bastante delicado, e ao ser aplicado, deve ter cuidados especiais com a lavagem.

 Imagem: Look legal

Bordado inglês
Com ele você vai poder enfeitar os mais variados tipos de trabalho, tanto como roupas ou artesanatos. Ela pode ser encontrada nas mais variadas cores, estampas e tamanhos. E fica linda aplicada em panos de prato por exemplo.


Imagem: Bazar horizonte


Guipir
É um tipo de renda que pode ser encontrada por metro, ou em peças únicas para serem aplicadas em decotes, como na foto. É uma renda acetinada e delicada que ultimamente vem ganhando destaque nas confecções. 

Imagem: Ponto cheio

Regulador de alças
O Regulador de alças, como o próprio nome diz é usado em alças, e para isso sua alça precisa ser do mesmo tamanho do regulador. O que indico é que seja em material metálico composto por latão, pois, é mais bem mais resistente e não enferruja.

Imagem: Costurando Langerie

Entretela ou Entertela
É encontrada em forma de folhas, ou em rolos. Sua função é dar sustentação ao tecido em certos tipos de roupas e processos de costura. Um dos lados da entretela é brilhante, e isso é importante na hora de aplicar, pois esse lado sempre deve estar virado para baixo, pois o contato com ferro de passar, irá fazer com que grude no tecido. Encontrada em 3 gramaturas: Grossa, para tecidos grossos. Média, para tecidos planos e médios. Fina, para tecidos malha (com elasticidade).

Imagem: Armarinhos 25

Viés
O viés é um tipo de aviamento aplicado na borda do tecido para dar acabamento. Ele pode ser feito do próprio tecido, ou pode ser comprado pronto nos mais diferentes tamanhos, cores, e texturas. O viés da foto abaixo é o de algodão, tendo também o de cetim e o para malharia.
Imagem: Cinderela fitas

Botão de pé
Esse tipo de botão, possui um tipo de argola na parte de baixo para poder ser aplicado. Pode ser usado em fechamento de roupas ou em artesanatos. É ideal para fazer artigos para crianças, onde existe uma variedade de formatos e cores.
Imagem: Vitrines do comércio

Vivo
O vivo é um tipo de aviamento aplicado de forma embutida entre dois tecidos, deixando um contorno entre essa união. È comum ver em bolsas, bermudas masculinas e peças artesanais. Pode ser encontrado em material mais leve ou mais grosso em material sintético.
Imagem: Armarinhos 25

Colchetes ou ganchinhos
Mais conhecido como ganchinhos, sua aplicação é feita à mão e tem a função de fechar uma abertura.


Imagem: Armarinho São José

Colchetes
Tem a mesma função e aplicação dos ganchinhos acima, a diferença é que ele geralmente é aplicado em peças de estilo social e fino, como por exemplo calça social ou shorts de alfaiataria, dispensando o fechamento com botões.

Imagem: Armarinho 25

Franja
A franja é um tipo de aviamento que tem a mesma ideia e função da sianinha e do grelô, onde vai deixar sua peça com mais destaque e detalhes. Pode ser encontrada também com aplicações na própria franja.
Imagem: Glossário fashion

Velcro
O velcro tem a mesma função dos ganchinhos e colchetes, sendo aplicado em locais de abertura. Pode ser aplicado nos mais variados tipos de roupas e peças de artesanato, sendo encontrado também por metro ou rolo.
Imagem: Velcro.com.br

Elástico roliço
Pode ser encontrado de todas as cores, é um elástico resistente e bastante usado para ''casear'' o botão de pé.

Elástico Colombe
É um tipo de elástico que em média possui 8cm de largura ou mais, e pode ser encontrado de várias texturas e cores. Esse tipo de elástico pode ser usado para fazer cós de uma saia, roupas para gestantes e entre outros.

Imagem: Elásticos São José

Elástico comum
Pode ser encontrado em diversas larguras e cores, e pode ser aplicado nos mais variados tipos de peças. Existe várias composições desse elástico, e a mais resistente é a de algodão.

Imagem: Elo7

Zíper comum
O zíper comum é todo composto de poliéster, e geralmente é usado em roupas de tecidos leves e médios e em materiais sintéticos.

Imagem: Vitrines do comércio

Zíper destacável
Esse tipo de zíper tem aplicação especial em jaquetas e blusas, sendo possível separar totalmente ao abrir.
Imagem: Roma Aviamentos

Zíper de metal
Esse tipo de zíper é aplicado em tecidos pesados 100% algodão e também em tecido jeans, dando maior reforço a peça.

Imagem: Lupon Zípers

Zíper invisível 
Esse tipo de zíper é aplicado em peças com tecidos mais leves e finos, dando acabamento completamente invisível dos ''dentes''.

Imagem: Armarinhos São José

Barbatanas
As barbatanas tem um lugar especial no ''corset'', tendo como função de moldar e dar sustentação em toda a curvatura da cintura. Existe vários tipos dela, sendo a mais resistente e conhecida, feita em aço.

Imagem: Rouse Corsets

--------------------------------------------------------------------------------------

E conforme eu for conhecendo, tendo sugestões e lembrando aqueles que esqueci (rs), irei atualizando esse post.

Espero que tenham gostado e de alguma forma ajudado vocês. <3

Beijo grande e até breve!
Patria.

<3


Comentários

  1. Me ajudou muito para o trabalho da faculdade! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Fico feliz em poder ajudar e agradeço seu retorno, grande beijo :*

      Excluir

Postar um comentário