Tipos de linhas






Conheças os tipos de linhas para costurar e bordar, e em que tipo de tecidos e materiais que são aplicados :)


Oi gente, tudo beleza ai?
Vim trazer um post mega importante e ótimo para iniciantes. Nele, vou deixar uma breve explicação dos tipos de linhas e de onde cada uma se aplica. Todo detalhes em um projeto de costura é extremamente importante, e começar pelos materiais a serem usados, influência muito no resultado. Portanto, espero poder ajudar e espero que aproveitem o post :)


Linha de algodão 
Esse tipo de linha é mais macia e firme, sua composição é  100% algodão, e é ideal para costurar tecidos com essa mesma composição, o que pode fazer dela ser um pouco mais cara.

Imagem: Reprodução (molde e cia)
Linha de Poliéster
É o tipo de linha mais usada e mais fácil de ser encontrada. Por conta de poder ''ceder'' mais que as outras, faz como que seja ideal para costurar todos os tipos de tecidos.

Imagem: Big artes

Linha de pesponto
A linha de pesponto é mais grossa, e pode ser encontrada em diversas espessuras. Ela é ideal para fazer a costura de pesponto, que fica aparente nas peças. Esse tipo de linha geralmente é voltado para tecidos mais grossos, como o jeans, o brim, o couro, e tecidos de tapeçaria.

Imagem: Deviante

Linha de seda
Esse tipo de linha  é 100% seda, e ideal para costurar à máquina tecidos finos e delicados, como a própria seda, o que faz dela ser um pouca mais cara como a linha de algodão. 
Imagem: Bazar horizonte

Linha elástica
Esse tipo de linha é mais conhecida como Lastex, é totalmente elástica e fina, e é usada na parte de baixo, lá na bobina da máquina de costura. Ao ser costurada, dá um efeito de franzido a peça ganhando elasticidade no local que foi costurado.

Imagem: Mercado livre

Fio ou fio de overlock
Não chega a ser uma linha, por ser bem fino, mas é ideal para o uso na máquina overlock. O fio, acompanha a elasticidade do tecido, sem fazer com que se arrebente ao ser esticado, e por conta disso, faz com que o fio não seja ideal para costurar em máquinas comuns ou industrial, a não ser que seja a overlcok.

Imagem: Zanotti

Linha de nylon (100% poliamida)
Essa linha é exclusiva para poder costurar couro. É mais resistente e grossa do que as demais linhas, feita justamente para o couro e materiais que usados em calçados, bolsas, estofados, carpetes, malas e entre outros. Possui várias cores e numerações, que acredito ser a espessura da linha.

Imagem: Armarinhos 25
 

Linha metálica
Esse tipo de linha é feito de raiom e é ideal para bordados ou pontos decorativos para costurar à máquina, e geralmente é necessário uma agulha especial para poder utiliza-la.

Imagem: Entre laçadas

Linha para bordado
Também feita de raiom ou algodão, é mais fina e ideal para bordados, tanto à máquina como à mão.

Imagem: Faloni maquinas

Então é isso por hoje queridos, e agradeço se você leu até aqui <3
Até breve e fica ligado nas novidades!

Com carinho,
Patria.

Comentários

  1. Bacana o post Paty. Tem uma linha que eu senti falta e sei pouco sobre ela também. É a linha que é bastante usada para costurar couro.
    Grande abraço.😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Josy! Boa sugestão, eu também não sei muito sobre ela, mas vou pesquisar. Obrigada querida, beijinhos!!!

      Excluir
  2. Adorei as dicas.. Farei um vestido de viscose e queria fazer acabamento externo com linha.. Posso usar a Linha para pressinto ou a de seda??

    ResponderExcluir
  3. Olá Paty, tudo bem? Costuro peças em Jeans, tenho usado a Drima 100% Poliester para a parte interna mas às vezes ela arrebenta, poderia me indicar uma melhor linha para fazer a costura interna em Jeans? No acabamento externo uso a Drima Pesponto. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário