Pular para o conteúdo principal

Postagens

O que todo iniciante na costura deve saber

Está dando os primeiros passos na costura? Então leia esse post e entenda o que todo iniciante da costura precisa saber.
Nesse post, vou contar várias experiências que vivi quando comecei a costurar, e também vou falar da verdadeira realidade que esse universo tão fascinante nos trás, principalmente com as primeiras impressões.
Tudo o que parece, em 100% das vezes, não é o que parecia ser, não é mesmo? e infelizmente as pessoas tem esse mesmo conceito com a costura. E para isso, eu listei vários assuntos abaixo que vai te ajudar a NÃO SE FRUSTRAR com a costura.


A chave de tudo Mesmo que você não pretenda trabalhar com a costura, mas morre de curiosidade ou quer ter autonomia de fazer aqueles consertos que surge de vez em quando por exemplo, você deve ter um objetivo e sede de querer aprender, pois, é seu objetivo que vai te mover!
Paciência Para se costurar bem, é preciso ter gosto pela paciência, ainda mais se for no começo. Os bons resultados não vem de uma vez, mas sim depois de vár…
Postagens recentes

Como colocar manga

Aprenda todos os detalhes de como colocar corretamente uma manga na sua blusa!
Colocar uma manga eu sempre brinco, que é como se fosse colocar um zíper, e no começo a gente morre de medo, mas, quando você estuda todos os detalhes do processo e treina bastante, com o tempo você perde o medo.
Nesse post eu trago um vídeo de como pregar uma manga comum, que pode servir para uma camisa masculina, ou também feminina, um casaco, também em uma camiseta e peças em geral que tem a manga curta ou longa.

Existem diversas maneiras de se aplicar, mas com essa me adaptei muito bem e nunca tive problemas com o caimento. A questão muda um pouco quando se trata de uma manga um pouco diferente, por exemplo, a manga tulipa, ai então, o processo é um pouco diferente e ai irei fazer o passo a passo a parte.
Então bora conferir abaixo o passo a passo no vídeo, e se você é iniciante na costura, não poder perder nenhum detalhe em?!

Aprenda também a fazer o molde da manga, e depois volte correndo pra esse po…

Como fazer um porta lápis de tecido

Aprenda a fazer um lindo porta lápis de tecido que pode virar um porta pincel ou um porta canetas!
Esse é mais um projeto de costura super bacana pra você fazer e dar de presente ou para deixar seus lápis, pincéis ou canetas mais organizados. É um projeto de nível médio, mas se você é iniciante na costura e já está ''craque'' nos exercícios de costura na máquina, bora fazer um!
Materiais - aproximadamente 0,50 cm de tecido patchwork  - Manta acrílica comum ou a R1 - renda, sianinha, bordado inglês ou outro aviamento de sua preferência.


Medidas - 2 retângulos de 0,52 cm de comprimento por 0,24 cm de largura - 1 retângulo de manta acrílica de 0,52 cm de comprimento por 0,24 cm de largura
- 1 retângulo de 0,52 cm de comprimento por 0,18 cm de largura (bolso)- 2 retângulos de 0,40 cm de comprimento por 0,04 cm de largura (alças)- 2 cortes de 0,52 de comprimento do aviamento de sua preferência.


Todo o passo a passo você vai conferir no vídeo abaixo:

E logo mais, tem fotos do res…

Como controlar a velocidade da sua máquina industrial

Aprenda com essa dica a como ter um melhor controle com a velocidade da sua máquina de costura industrial!
Na industria de confecção, as máquinas de costura industriais, possuem alta velocidade para atenderem a demanda e ter melhor eficiência na costura.
E essas máquinas geralmente são: Reta industrial, pespontadeira, fechaderia, overlock, interlock e muitas outras que requer uma velocidade maior.
E a chave para poder ter domínio da velocidade em máquinas como essas está no pedal, onde, no vídeo abaixo eu demonstro como fazer, usando os dois pés.


Essa questão do domínio da máquina, faz toda a diferença quando você por exemplo fica em teste por alguns dias em uma empresa de confecção, pois, dessa forma irão analisar seu desempenho com a máquina.
E se por ventura você adquirir uma máquina que foi de uma fabrica, e não tem conseguido domina-la, o ideal é você levar em um mecânico para fazer a regulagem :)
É iniciante na costura? então, é importante você saber que é com muito treino, ada…

Transforme calça jeans em saia

Aprenda a transformar sua calça jeans em uma linda saia novinha!
Sabe aquela calça que você não liga mais, só que não consegue se desfazer dela? pois bem, nesse post eu trago um vídeo com um passo a passo para você transformar sua calça!
A gente costuma ter muita coisa guardada sem uso, e ainda dá um trabalho danado para doar ou se desfazer, e nem fazemos ideia de que aquela peça ou objeto pode ganhar uma cara nova.


E uma atitude bem bacana é a reciclagem de roupas, onde, ao invés de ir para o lixo, ou gastar dinheiro comprando uma nova, você pode simplesmente transformar aquela peça. Muito legal, e consciente né?
E se você é iniciante na costura, não tem máquina e nem sequer habilidade com costura à mão, fique tranquilo que tem jeito pra você não ficar de fora dessa!
No vídeo abaixo eu explico todo o passo a passo bem certinho e sem deixar dúvidas desse processo, e logo mais em seguida você verá fotos do resultado da saia ;)

Resultado final:

Espero que tenham gostado e também ajudad…

Como fazer biquíni cortininha

Aprenda nesse post o passo a passo de como fazer um biquíni modelo cortininha que é a cara do verão!
Quem nunca teve um biquíni cortininha pra usar num dia de praia ou de piscina não é mesmo? ele nunca sai de moda!
E o modelo de biquíni cortininha que vou trazer é bem simples, sem bojo, sem aplicação de forro ou elástico, um ótimo projeto para quem é iniciante na costura!



Usei 0,57cm de tecido''malha colmeia'' (um retalho qualquer que tinha aqui), mas o ideal é usar o lycra praia, o poliamida ou o suplex. Já para o forrinho da calcinha, usei o tecido segunda pele. :)
Para o molde, fiz um esquema mais simples onde, uso de medida uma calcinha e um sutiã, bem tranquilo de entender, usando poucas medidas. :)

O mais legal de tudo no processo de corte e costura é que o biquíni é feito todo na máquina doméstica, e no vídeo abaixo eu ensino a como regular a máquina para costurar tecido de malha, veeeem conferir:


Corre fazer o seu e depois me conta nos comentários! 💓💓

Com ca…

Transforme calça flare em calça skinny

Aprenda a como fazer o ajuste de uma calça flare para virar calça skinny!
Aproveitei que uma cliente me pediu para fazer esse conserto, e resolvi fazer um vídeo mostrando o passo a passo de tudo.
Existe mulheres que não gostam da calça de modelo flare, e as vezes ganham de presente ou precisam usar em uma certa ocasião e ai a calça fica encostada.
Mas, existe um ajuste podendo transformar a calça flare em uma calça reta ou em calça skinny, que é o que eu trago hoje pra vocês.


E para fazer esse ajuste é preciso que você saiba dos princípios básicos de costura em relação as medidas, modelagem e costura na máquina, pois, isso faz toda a diferença, por se tratar de um conserto um pouco delicado.
Uma observação muito importante que falo no início do vídeo é que o tecido da calça flare precisa ser o mesmo que tecido da calça skinny de medida, pois, ele precisa ter elastano para não ter problema na vestibilidade.
Confira só o vídeo de todo o passo a passo:

Espero que gostem e espero ajudar …

Como trocar zíper

Aprenda a como trocar um zíper no vídeo que trago nesse post com todos os detalhes!
É muito comum acontecer do zíper quebrar os ''dentinhos'' ou perder o cursor, e então a gente fica sem poder usar aquela peça de roupa que muitas vezes não ficamos sem (rs).


Mas, nesse post eu trago um passo a passo bem explicadinho de como trocar um zíper em peças como calça, bermuda, short, calça social e também peças de alfaiataria.
E se você for iniciante na costura, é muito importante saber dos princípios básicos de costura na máquina e também dos acabamentos.
Ah, se você ainda não viu o passo a passo de como colocar um zíper, corre ver, que vai te ajudar a entender e a ter mais facilidade na troca do zíper :)

Espero muito que tenham gostado e também ajudado vocês :)
Com carinho, Patria. 🌼🌼🌼