Pular para o conteúdo principal

SOBRE





Me chamo Patricia, mas pode me chamar de Patria. Patria, é um apelido que uma querida tia me deu, e então achei bacana em juntar ao blog. 

No fim do ano de 2012, quando havia terminado o ensino médio, ascendeu em mim um interesse muito grande em querer costurar, e foi então que surgiu a ideia de ter um blog.


No ano seguinte, 2013, pude fazer vários cursos como o de Modelista, Corte e costura sob medida, e Costura industrial, no Senai da minha cidade. E com tantos conhecimentos adquiridos, experiências vividas e ouvidas foi nascendo um sonho: trabalhar com a costura.


Hoje, trabalho fazendo consertos e artesanatos, e também faço algumas coleções de roupas para à venda na minha lojinha online. Não foi nem um pouco fácil chegar até onde cheguei, mas digo com toda a certeza, que descobri o meu lugar, fazendo o que amo. 


E o blog foi criado desde o primeiro passo dado, e cada descoberta, nele foi registrado, por isso, a intenção do blog é de compartilhar experiências, conhecimentos e principalmente poder ajudar você com os conteúdos. 


Seja sempre muito bem-vindo e espero que aproveite bem cada post, 

Com carinho,

Patria.

💜

Um pouco do meu trabalho: www.elo7.com.br/dlapatria / www.enjoei.com.br/dlapatria 


*Agradecimentos especiais:

Deus permitiu e permite que tudo isso acontecesse e Ele não poderia ficar de fora. A ideia em criar o blog veio da minha cunhada Carol, e lembro até hoje do dia em que ficamos até de madrugada projetando ele (rs). Meus irmãos, família e namorado sempre me motivaram e sempre me acompanham dando muita inspiração e força. Minha professora e tia Albertina, assim como a Ingryd Lourenço, também professora e amiga, me passaram conhecimentos preciosos pra toda a vida. E agradeço de coração a Deus e a cada um de vocês, que me ajudaram a chegar até aqui. 💓💓💓 


Comentários

  1. Patricia,

    Uma beleza seu blog, bem charmoso e com bastante informações.
    Sucesso nos seus projetos, estaremos acompanhando.
    Um abraço,
    Fábio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, tudo bem?

      Que bom que você gostou, isso me deixa muito feliz e me motiva muito!!!
      Obrigada mesmo por estar acompanhando, e se precisar de alguma coisa, estarei aqui!!!

      Grande abraço, e ótimo final de semana!!!

      Patria.

      Excluir
  2. Patricia,

    Hoje tive minha primieria aula. Mas antes de ir para lá dei uma olhada no seu blogue e já fui mais preparada. : )
    São duas aulas básicas para conhecer a maquina , aprender a passar costura, pregar ziper comum e invisivel e fazer casa. Ao final de seis horas fazer uma necessarie ou uma almofada,

    Estou agora vendo o blogue por inteiro . Minha professora, da qual gostei muito, sugeriu-me charmar um técnico para preparar com uma limpeza e lubrificação as duas máquinas que ganhei (velhinhas!!!) para eu começar a treinar.

    Ela de pronto perguntou qual o objetivo de cada um. O meu é o mias simples, saber passar uma costura na máuina para embainhar um pano, fazer um conserto simples, trocar um ziper. Fiquei mutio contente com a primieria aula e mais ainda porque não tendo tido oprotunidade de fazer anotações, vou agora me dedicar a ler seu blogue.

    Um blogue muito bom, bonito e didático.

    Muito obrigada!

    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, tudo bem? Seja bem-vinda!
      É mesmo? que maravilhoso tudo isso que você pode me escrever, e fico aqui imaginado como você deve estar se sentindo tendo os primeiros contatos com a costura , o que me faz lembrar de quando também comecei a costurar.
      E fico muito feliz por você e também fico muito agradecida por saber que meu blog pode te ajudar de alguma forma, isso não tem preço, fico muito feliz mesmo!

      Sempre que puder me conte suas experiencias, vou amar ''ouvi-las''!
      Um grande beijos e volte sempre!
      Patria.

      Excluir
  3. Oi Patrícia, tudo bem? Achei lindo o nome que escolheu para seu blog. Você é tão didática que incentivou a vovó aqui a começar com pequenos consertos! Parabéns, Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Celia! ai que bom que gostou do nome rsrs e fico muito feliz em saber que pude te incentivar a costurar, isso acaba voltando pra mim como motivação também! Muito obrigada querida e que Deus te abençoe em dobro, beijos! ;***

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra.

Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas, vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante...
E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido.




Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma, multiplicação e em alguns casos divisão, tranquilo em?!

Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: *Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente.

*Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido. Tecidos com elastano como a malha, viscose, viscolycra e entre outros, costumam encolher de 5 a …

Aprenda a fazer o bolso embutido

Aprenda comigo a como fazer esse lindo tipo de bolso que trago todos os detalhes no vídeo desse post.
O bolso embutido ou bolso avivado, geralmente, era muito visto em peças de roupas sociais, mas, ganhou espaço em vários outros lugares, como em jaquetas, peças de roupa em couro, bolsas, e muito mais.
O bolso embutido foi um dos meus primeiros aprendizados como iniciante na costura, e como é de lei, ele não ficou tão bom como planejado (rs). Mas, é com a prática que tudo melhora.

No vídeo abaixo, eu te mostro e explico todos os detalhes do processo de como fazer esse tipo de bolso, lembrando que, se você nunca o fez antes, faça em um retalho.

No processo, envolve forro e cortes exatos para que se tenha o melhor resultado nesse tipo de bolso. Toda calma, paciência e cuidado é muito importante.

Bora fazer? então confira a lista de materiais para costurar antes de começar :)


E você sabia que é possível usar essa mesma técnica do bolso embutido para fazer casinhas de botão? A casinha é f…

Como fazer barra original

Além de reaproveitar a barra, o acabamento fica perfeito. Então venha aprender comigo a como fazer a barra original!
Nesse post irei trazer duas maneiras de se fazer esse tipo de barra, uma em vídeo e a outra em passo a passo com fotos. São maneiras bem diferentes uma da outra, mas, que vale muito o aprendizado para você  que é iniciante na costura ou não. :)
Antes de começar, confira a lista de materiais para costurar que irão te ajudar muito nesse passo a passo!
Use agulha n°14 e deixe a tensão da linha entre 4 e 5 ou 5 e 6. (faça testes!)
Dica: Quando você não tem linha de pesponto ou ela se acabou, use dois carreteis de linha juntos, veja:

MUITO IMPORTANTE! Antes de tudo, observe as pernas da calça. Se as pernas da calça tiver o ''efeito funil'' (quando vai afinando de cima para baixo) assim que você cortar, você deverá fazer um ajuste na lateral da perna para poder encaixar a barra original. Mas tenha cuidado, esse ajuste pode deixar a calça apertada em você.
PASSO …