Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2018

Barra de overlock

Aprenda comigo a fazer essa barra na overlock que é ideal para quem não tem a máquina galoneira!
Essa barra é muito vista em camisetas e camisa polo, o que faz dela ser ótima para fazer em tecido de malha, ou seja, em tecido que possui elasticidade. 
Um detalhe muito importante na hora de fazer essa barra é de ter domínio da  velocidade da máquina overlock e já ter uma certa prática com a costura nessa máquina, para evitar comprometer sua peça.


Se você ainda não conhecia essa barra ou é iniciante na costura, é bom que você treine bem antes em um retalho para depois fazer na peça definitiva.
E o mais legal de tudo é saber que essa barra deixa um efeito bem parecido com o da máquina galoneira!
Segue abaixo o vídeo do passo a passo:

Espero que gostem e espero poder ajudar, Com carinho,
Patria. 🌷🌷🌷


Transforme saia longa em vestido!

Aprenda comigo a fazer um vestido super fácil, simples, e ótimo para usar no verão!
Esse vestido também é um ótimo projeto para quem é iniciante na costura, pois, possui acabamentos simples e o molde básico. Mas claro, é muito importante saber os princípios básicos de modelagem e de costura na máquina :)
Peguei uma saia longa da coleção passada que tinha feito, e como estava precisando de um vestido novo, pronto, combinação perfeita que deu super certo rs
Em relação ao molde, você antes de tudo precisa fazer o molde da regata básica feminina, pois, é a partir dele que iremos fazer o vestido.
Fiz um acabamento simples no decote e nas cavas, mas o ideal é você fazer e aplicar o viés que fica com melhor sustentação na peça!
Todos os detalhes de como fazer essa transformação eu mostro no vídeo abaixo:

Confira as fotos do resultado final:




Ai é só por um cintinho e pronto!
Espero que tenha gostado e também ajudado você, Com carinho,
Patria. 🌼🌼🌼


Zíper fácil de costurar

Aprenda comigo a maneira mais fácil de aplicar um zíper, sem complicações e sem medo de errar ;)
Muito gente já fica com medo quando se fala em colocar zíper, mas, existem maneiras e maneiras de se aplicar um, e como tudo na vida é vivendo e aprendendo sempre, descobri esse zíper a pouco tempo e tenho usado bastante.

E por ser bem simples e fácil de aplicar, é uma ótima opção de zíper para você que é iniciante na costura :)
Sem contar, que aqui no blog também tem muitas outras maneiras, como o zíper invisível que fica muito bom em vestidos e peças de roupas em geral. 
zíper para calça jeans, que possui um acabamento exclusivo para esse tipo de roupa, e também o zíper escondido, que fica muito bem em almofadas.
Tem também o zíper decorativo, que fica muito legal para decorar sua peça, utilizando zípers coloridos e com cursores diferentes.

 Abaixo você vai conferir em vídeo todo o passo a passo desse zíper, olha só:


Espero que tenha gostado e também ajudado você,

Com carinho,
Patria.

Truques para costurar na máquina

Conheça alguns truques para costurar bem na máquina e tenha melhores resultados em seus acabamentos ;)
Para todo iniciante de costura, antes de costurar na máquina, é preciso conhecer e saber utilizar os guias de costura para só então partir para os exercícios de costura.
E claro, também depois de ter conhecido sua máquina e seus complementos e ter aprendido a passar a linha nela. Dessa forma, você irá começar praticar os guias de costura, onde, através de muito treino e paciência, você alcançara resultados perfeitos em seus acabamentos.

Abaixo você vai poder conferir o vídeo que explico detalhadamente cada um desses guias tão importantes, que jamais serão de ser usados, seja numa simples barra ou até na montagem de uma peça de roupa inteira.

Espero muito poder ajudar e espero muito que gostem,
Com carinho, Patria. 🌹🌸🌷

Como fazer vestido tubinho

Um vestido clássico e lindo é o que vou te ensinar na modelagem e no passo a passo de corte e costura desse post.
O vestido tubinho nunca sai de moda e fica muito bem em todo tipo de corpo. É um tipo de peça que veste muito bem deixando o corpo acinturado.



Esse tipo de vestido é um ótimo projeto para iniciante na costura, por ser feito em tecido plano (sem elasticidade) e também por ser de nível fácil/médio no processo de corte e costura.

Nas próximas imagens você verá o vestido que fiz para esse passo a passo, onde, usei tecido de tricoline estampado 100% algodão com uma metragem de 1,15 m para um comprimento de 0,92 cm.

E para fazer seu vestido no comprimento desejado, aprenda como saber o quanto de tecido que você deve comprar :)



Para a modelagem desse vestido, é preciso usar o molde base do transporte da pence fundamental ou o molde base da blusa com pence , pois, te ajudaram muito durante todo o processo de execução do molde.
Abaixo, você verá dois vídeos em que explico todos os…

Fronha de travesseiro

Um projeto de costura útil e fácil de fazer é o que você vai aprender comigo nesse post.
Eu estava precisando de fronhas novas e tinha tecido dando sopa no ateliê, e ai lembrei dos iniciantes na costura que adoram passos a passos fáceis e práticos,  então BOOM tudo ficou favorável (rs).
Antes de cortar, fiz o enfesto do tecido onde usei um tricoline estampado, mas você pode fazer com tricoline liso, tecido de chita ou textolen que fica ótimo!

No vídeo eu te ensino a fazer um cálculo fácinho para fazer uma fronha para o tamanho do seu travesseiro, olha que demais? ♥
E antes de cortar lá no tecido e partir para a máquina, é bom você aprender sobre os exercícios de costura, pois, através deles sua costura tem um resultado muito melhor! (treine bastante num retalho)

Use agulha n°14, tensão da linha entre 2,3 e 4 e comprimento do ponto de 2,5 a 3. Vai ficar òh, uma beleza sua costura 😍😁
E para dar acabamento no tecido, você pode usar o zigue-zague caso não tenha a overlock.

Vamos em fim…

Como fazer regata básica feminina

Uma regata quase básica, mas com um detalhe lindo, é o que eu vou ensinar você na modelagem e também no corte e costura dessa peça.
Essa regata é uma ótima opção para quem está começando, por ser um modelo simples e mais fácil de entender tanto na hora de modelar como também para costurar.
Quando estava montando o roteiro sobre esse assunto, eu pensei a principio em fazer o mesmo modelo que fiz no meu curso de costura, que foi uma regata com decote V e com pences. Mas, como era um projeto de iniciante, a peça foi feita em tricoline (tecido que não estica), e como também não tinha zíper, imagina só, dava um trabalhinho para vestir (rs). E então pensei nesse modelo tipo bata, nada agarrado no corpo e feito em um tecido não muito difícil de trabalhar, a viscose de algodão.
Regata pronta (vídeo em breve)
Para fazer o molde dessa regata, antes de tudo, você precisa entender e fazer o molde base da blusa e o legal também é saber como tirar as medidas e poder fazer uma só para você, já penso…

Como fazer a saia reta

Olá querido leitor, tudo bem? Nesse post eu trago um vídeo que ensino a como cortar e costurar uma saia reta. É o segundo vídeo que gravo sobre a montagem de uma peça, depois de um bom tempo que gravei o primeiro, então, pra mim é muito importante que você dê sua opinião sobre o vídeo para eu poder melhorar nos próximos, referente a esse assunto :)
A saia reta é também conhecida como saia social ou saia secretária e é a opção ideal para você que é iniciante na costura e não vê a hora de costurar uma peça de roupa.
Acabamentos simples e fáceis, costuras à mão e tecido fácil de trabalhar é o que você irá encontrar quando for confeccionar uma saia com esse modelo.
Logo mais abaixo vou deixar o link da confecção da saia, o vídeo da modelagem dela e também das fotos do resultado da saia pronta ♥





Resultado final






Espero poder ajudar e também espero que gostem 😁 Com carinho,
Patria.
💜💟😘

Como costurar camiseta

Olá querido leitor! Hoje, trago pra você um vídeo de como fazer a modelagem da camiseta, e também o corte e costura dela que vai servir tanto para o feminino quanto para o masculino. Vai ser necessário 3 medidas só, e o resto segue aquele esquema de modelagem que eu utilizo e trabalho muito, a técnica do Senai.
No vídeo fiz somente o molde da frente e costas da camiseta, pois, a manga, eu já tenho no canal e inclusive vou deixar logo mais em baixo pra vocês. Lá também dou dicas, e falo de algumas observações quanto a forma do resultado da modelagem e também sobre o tipo de tecido que irá ser usado pra essa confecção e os efeitos causados, está bem interessante :)
Em breve irei ensinar a como montar também, então fiquem ligados e espero muito que gostem e espero poder ajudar de alguma forma ♥


Para acessar o terceiro vídeo é só clicar em corte e costura da camiseta :)

Com carinho, Patria.
💜💚💛💗

Camisa masculina

Olá querido leitor! Nesse post eu vou ensinar você a modelagem da camisa masculina, onde, irei separar esse assunto em quatro vídeos, e então, conforme for saindo cada vídeo, ai irei atualizar esse post.
Como comecei recentemente a fazer vídeos sobre modelagem, é claro, que as peças masculinas não poderiam ficar de fora, e nesse post/vídeo irei ensinar a como fazer a camisa masculina, desde a modelagem de cada parte, até a confecção.
Vou deixar também uma tabela de medidas (que eu costumo usar), e se você quiser pode seguir ela, ou fazer sob medida também, como disse lá no vídeo.
A seguir irei deixar o primeiro vídeo sobre esse assunto, e espero que você goste e acompanhe os próximos vídeos também :)
Blusa frente e costas da camisa
Manga e punho
Colarinho


Ah, e espero de alguma forma ajudar ♥ Com carinho, Patria.
💜🌸🌹🌻

Transporte da pence fundamental

Olá querido leitor! Nesse post também irei falar sobre pence, mas de uma forma mais aprofundada e que segue a técnica que eu utilizo (técnica do Senai). 
No post anterior ensino no vídeo a como fazer a pence de forma adaptada no molde base da blusa, isso mesmo, uma forma mais prática que faz dela ser adaptada, mas, quando falamos no transporte da pence fundamental, é quando fazemos a pence de forma ideal, e com melhor alcance as medidas e acabamentos da blusa.
Para isso, vou deixar duas tabelas de medidas, caso você queira seguir as medidas da tabela.
OBS: A medida da largura da pence aumenta e diminui de 2 em 2 milímetros, e essa medida deve ser seguida certinha, e não arredondada.
Segue abaixo agora o vídeo do passo a passo do transporte da pence fundamental:

Espero que gostem e também espero ajudar,
E feliz 5 anos de blog (uuhuuuu) 💜💛💚💙💘🍻🍻🍰🍰
Com carinho, Patria.

Molde base da blusa com pence

Olá querido leitor! Nada como um clássico quando falamos de ''blusa com pence'' não é mesmo? e nesse post eu vou trazer um vídeo em que ensino a fazer a pence de forma adaptada, lá no molde base da blusa.
E pra quê serve a pence mesmo? A pence é feita em peças de tecido plano (tecido que NÃO estica), e que através desse ajustizinho que ela dá, dá um melhor encaixe as curvas do corpo, já que o tecido, não consegue realizar essa tarefa. Legal né?!
É uma forma adaptada como escrevi ali em cima, que torna mais fácil e prática, e que quebra o nosso galho rs
Mas, a forma ideal de se fazer nessa técnica de modelagem que utilizo, é o ''transporte da pence fundamental'', onde através dela, é possível fazer pences em outros locais da blusa, podendo criar modelos diferentes, nos dando mais possibilidades. (no próximo post)
Segue abaixo o vídeo com explicações quentinhas ♥


Espero ajudar e espero que gostem, Com carinho,
Patria. 💜🌸🌹🍄

Molde base calça masculina

Olá querido leitor! Assim como ensinei a como traçar o molde base da calça feminina, também vou ensinar o molde base da calça masculina, que não tem segredo nenhum!
O processo de fazer é mesmo da calça feminina, o que muda são algumas coisinhas e também medidas, e que lá no vídeo eu explico tudo bem certinho.
Para traçar o molde base da calça masculina você vai precisar das seguintes medidas:  CinturaQuadrilComprimentoAltura do ganchoLargura do JoelhoLargura da boca da barra A única medida que não vai ser preciso utilizar é a ''altura do quadril'' por conta do quadril do homem não possuir curva, diferente de nós mulheres.
E para saber como tirar essas medidas, eu já tenho um vídeo no canal que explico todos os detalhes :)
Abaixo vou deixar o vídeo desse assunto e principalmente de como traçar o molde base da calça masculina :)




Com carinho, Patria. 🌸🌹

Molde base calça feminina

Olá querido leitor! Esse é um post que foi bastante pedido, mas por falta de alguns materiais para gravar, acabou demorando pra sair, mas saiu (rsrs).
No vídeo ensino o passo a passo do molde base da calça feminina, com todos os detalhes de como traçar a frente e costas em um mesmo molde para então depois partir para o transporte deles.
Se você ainda não assistiu o vídeo ''fases da modelagem'', é essencial que assista para poder entender como funciona essa técnica que utilizo, e também para entender a importância do molde base.


Para traçar o molde base da calça feminina é preciso das seguintes medidas: CinturaQuadrilAltura do quadrilComprimento Altura do ganchoLargura do joelhoLargura da boca da barra *Lembrando que já ensinei o passo a passo de como tirar essas medidas AQUI!

Abaixo vou deixar o vídeo sobre as Fases da Modelagem e também do passo a passo do Molde Base da Calça feminina :



Espero poder ajudar e também espero que gostem ♥

Com carinho,
Patria.
💜💙😘🌼

Como fazer alças (4 tipos)

Olá querido leitor! Quando fico com bastante trabalho e encomendas, eu faço posts mais simples de assuntos mais fáceis, como por exemplo sobre como fazer alças. Dessa forma vocês não deixam de aprender e eu não deixo de postar rs

As alças possuem um processo bem simples a ser feito, mas é importante saber de algumas coisinhas antes de fazer qualquer alça por ai rs
Alça reforçada, alça comum, alça com pesponto e alcinha de rolete são as quatro tipos de alças que ensino no vídeo pra vocês que está cheio de dicas e aprendizagem, e o link dele está logo em baixo ;)

Espero poder ajudar e também espero que gostem ♥ Com carinho,
Patria. 👄💙🌸

Zíper decorativo

Olá querido leitor! Vim trazer mais uma opção de zíper pra você aplicar na sua peça. (uhuuu)
Zíper é um assunto bem polêmico, pois, é quase de lei, você ter uma super dificuldade em aplicar ele, mas como eu sempre falo, não é na primeira que você acerta e assim aos poucos que for tentando.
Esse jeitinho de aplicar, é mais prático e fácil, mas tem um certo grau de dificuldade. O zíper fica aparente, e o legal é usar um zíper decorativo pra deixar ainda mais legal a sua peça ♥
Você pode aplicar em saias, vestidos, bolsas, bolsos, e em diversos outros lugares, só deve ter atenção se for usar um zíper de metal ou plástico duro, para não quebrar a sua agulha quando passar na máquina, é só costurar com calma e amor ♥

Logo abaixo vou deixar o vídeo do passo a passo e também mais fotos do resultado :)


Olha só o resultado:



Espero que tenham gostado, Com carinho,
Patria. 🌼🌸💜💕

Capa para máquina de costura

Olá querido leitor, tudo bem? Estava precisando a um certo tempo de fazer duas capas para minhas máquinas e nunca dava tempo, e ai, assim que deu certo de fazer, eu não pensei duas vezes para gravar o passo a passo pra vocês.
A capa da máquina de costura, é super importante, pois, além de manter a limpeza da máquina, evita do pó penetrar, corroendo a máquina ao longo do tempo, ainda mais quando a máquina é branca.


E no passo a passo que trago, eu fiz uma capa para a reta industrial e outra para a overlock, onde, o processo de montagem é o mesmo, o que muda, é as medidas de cada uma e o formato do ''fole'' que é a parte lateral da máquina.
Como deixei tudo bem explicadinho no vídeo pra vocês, não vou ficar repetindo as mesas coisas aqui, mas irei deixar os moldes dos foles para vocês imprimirem e ficar mais fácil de montar a capa. E também irei deixar o link do vídeo e as fotos do resultado das capas :)
Corpo da capa Você irá cortar o corpo da capa com as medidas dos re…

Patch aplique na máquina

Olá querido leitor, tudo bem por ai? Vim trazer um passo a passo a pedidos, super bacana e criativo pra você dar mais detalhe ao seu trabalho. No vídeo, vou ensinar a como fazer o patch aplique na máquina de costura, especialmente na Janome 2018DC.
Você vai precisar de: Papel termocolanteTermolina leitosaTecido tricoline 100% algodãolápis/canetaPincel pequenoDesenhoFerro de passarLocal a ser aplicado (camiseta, blusa, pano de prato e etc...) Uma coisa que você deve observar é que se você for aplicar em uma peça que será montada, o patch aplique deve ser feito primeiro.

O bacana também é que se você não tiver máquina de costura, pode fazer à mão também :)
Ah, e tenha muita atenção na hora de colar o papel do lado certo para não ter problemas com seu ferro de passar. E agora? vamos assistir o passo a passo? segue abaixo as fotos do resultado e também do vídeo ♥






Espero ter ajudado e espero que também tenham gostado, Com carinho,
Patria. 💜🌺🌻

Aprenda a fazer uma bolsa com calça jeans!

Olá querido leitor! Vim trazer nesse post o primeiro projetinho do ano em passo a passo, que entrou na frente de um outro assunto por questão de urgência de utilidade rs Estava precisando muito de uma sacola/bolsa de mão para carregar meu microfone, e então surgiu a ideia a partir de uma calça jeans.
Essa calça estava a tempos a venda, alguns já haviam experimentado mas, nunca dava certo, ai então, surgiu a ideia de fazer a bolsa com ela, ainda mais por ter essa textura diferente no jeans. O legal do jeans é isso, você encontra de monte por ai, e muitas vezes nem precisa comprar, sempre tem um dando sopa no guarda-roupas.



Fiz em um tamanho nem grande e nem pequeno demais, mais ideal para o que eu queria. Também não coloquei zíper, e nem botão, pois, queria algo prático mesmo. A principio não iria ter bolso frontal, mas conforme você vai fazendo, vai aparecendo muitas ideais, e o bacana de uma bolsa como essa, é que você solta a criatividade, aplicando muitas coisas, e inventando de m…