Tipos de agulhas para máquina de costura


Olá querido leitor!
Nesse post, vou contar pra vocês tudo sobre as agulhas e se você é iniciante na costura, é importantíssimo aprender sobre elas, suas diferenças e qual momento elas são usadas. Muitos problemas que acontecem na nossa máquina de costura são por conta do mal uso da agulha, e para saber mais sobre isso, segue abaixo os tipos diferentes delas e suas curiosidades.

PONTA REDONDA


Esta agulha possui uma extremidade cônica, ou seja, sua ponta é como se fosse um cone de cabeça para baixo, fazendo dela, mais afiada e formando um círculo ao furar o tecido. Essa agulha é ideal para todo tecido plano, ou seja, tecidos que não possuem elasticidade, como por exemplo o brim, o jeans, o tricoline e etc... 

PONTA BOLA


Esta agulha, já é um pouco diferente, sua extremidade continua sendo cônica, mas sua ponta é esférica, ou seja, sua ponta é como se fosse uma bola. Dessa forma, faz ela ser específica para tecidos malha e tecidos delicados, aqueles que possuem elasticidade, como a viscolycra, a liganete, a viscose, o crepe, a sedinha, e a malha em geral.

Obs: Para máquinas retas industriais, esse tipo de agulha não se chama ponto bola, e sim, agulha de cabo fino.

NUMERAÇÃO DA AGULHA
Tanto para a agulha de ponta redonda, tanto para agulha de ponta bola, existe várias numerações. Essas numerações interferem na grossura do cabo da agulha, fazendo ser mais grossa ou mais fina.

Com a agulha de ponta redonda, aconselho usar a numeração 14 e 16, e isso vai depender também da camada a ser costurada.

Com a agulha de ponta bola, recomendo a usar a numeração 9 e 11, e isso também vai depender se o tecido for muito delicado ou simplesmente uma malha comum.

Obs: NÃO use agulhas de numeração maior que 16, pois, elas podem prejudicar a lançadeira da sua máquina. Essa numeração é usada somente em máquinas industriais mais específicas, como as voltadas para o couro de sapato por exemplo. 

REFERÊNCIA DA AGULHA
As máquinas domésticas e industriais, se identificam com a referência da agulha, dessa maneira, através da referência é possível saber qual agulha é voltada para cada máquina.

Quando vamos comprar uma agulha, não se identifica pela referência, uma porque o vendedor não vai saber e outra que vai te deixar confuso, o certo é você pedir pelo tipo e numeração, como já expliquei acima. Mas, lá no curso de costura, você vai aprender, assim como nesse post, sobre a referência técnica das agulhas, por isso, deixarei abaixo uma tabela sobre essas referências. 



Obs 2: Na máquina galoneira, só tem um tipo de agulha e ela é especialmente para tecidos malha.
Obs 3: Para ficar mais fácil de lembrar, quando na referência da agulha tiver a palavra ''SES'' é porque ela é uma agulha para tecido malha.

Outras Referências:
Para a agulha de ponta redonda, sua referência será DP5. E para a agulha de ponta bola será DB1-SES ou DP5-SES.

AGULHA DE PONTA DUPLA
Esse tipo de agulha é mais usado em máquinas domésticas, onde com ela, é possível fazer uma costura reta paralela a outra, deixando uma costura dupla no tecido. É muito usada em barras e nos mais variados trabalhos.

É apenas uma agulha que oferece um recurso a mais na costura, mas que também segue a regrinha da ponta bola e ponta redonda. ;)




PROBLEMAS NA MÁQUINA
Alguns problemas comuns que acontece na máquina, sempre tem a ver com a agulha. Isso seja na má colocação dela, no uso errado do tipo de agulha para o tipo de tecido, ou se a agulha esteja com a ponta quebrada. Nessas situações, a máquina trava, não costura, e se costura, falha o ponto, portanto muita atenção com a sua agulha!

Abaixo vou deixar um vídeo da colocação correta da agulha para cada tipo de máquina.

Máquina doméstica

Reta industrial

Interlock ou overlock

Espero que tenham aproveitado o post e principalmente espero ter ajudado vocês.
Um grande beijo!

Com carinho,
Patria.
💜💞🌺🌻

Comentários

  1. Patricia, adorei o seu blog. Tudo bem explicado, com fotos e passo à passo!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christine, tudo bem?
      Ah, que bom que você gostou, fico feliz por isso!! E se você precisar de alguma coisa, é só falar ta? =)

      Beijos e até mais!!!!

      Excluir
  2. Olá Patricia! onde encontro agulha ponta bola para comprar, aqui no rio de janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      É só você ir nessas lojinhas que vende artigos para costura (linhas, botões...), ai você fala que quer a agulha ponta bola, e eles iram te perguntar a numeração, ai você pede a nº 9. =)

      Beijos! =*

      Excluir
  3. Oi Patricia, vc sabe qual agulha que uso para a mini maquina Sew Baby.A agulha que veio nela quebrou e agora toda que coloco não costura...obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem?
      A agulha que você deve usar é para máquinas domésticas. Você está colocando-a de forma certa com a cava para trás? encaixe ela bem firme até o final e gire o volante para ver se ela não vai pegar em baixo(na lançadeira). Se você colocou de forma correta e ela ainda continua a não costurar, veja se você passou a linha corretamente, e se a tensão da linha também está correta com o seu tipo de tecido...
      É normal, sempre acontece rs
      Beijos e espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar!

      Excluir
  4. Ola,eu sou mecanico de maquinas de costura,e amei o teu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmo, tudo bem?
      Que bacana poder saber, e fico muito feliz em saber que gostou do blog!
      Seja bem-vindo sempre!!!

      Grande abraço,
      Patria.

      Excluir
  5. Patricia obrigada pelo informação. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anna, tudo bem?
      Eu que agradeço pela visita e pelo contato!

      Super beijo :*

      Excluir
  6. Oi Patricia,
    Comecei a costurar a pouco tempo e não entendo muito. Comprei uma seda (ou crepe ?) para fazer uma túnica e me indicaram uma agulha no.11. Comprei e vi que na embalagem diz ser ponta bola e para costurar malha. É essa mesmo que devo usar ou devo comprar outra ponta lança ou redonda.
    Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, para costurar seda a agulha ideal e ponta bola

      Excluir
    2. Oiii Rita, tudo bem?
      Para tecidos mais finos, de malha, e assim como o seu, o indicado é agulha n°9 ou 11, e o tipo dela, é a ponta bola mesmo para máquinas domésticas. Pode costurar sem medo, e aproveite e aprenda a como trocar a agulha certinho, nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=sfRCOiBuVbg

      Fico feliz em saber que gostou do blog, beijo enorme e muitas costurices pra você! :***

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés