Tipos de agulhas para máquina de costura


Olá querido leitor!
Nesse post, vou contar pra vocês tudo sobre as agulhas e se você é iniciante na costura, é importantíssimo aprender sobre elas, suas diferenças e qual momento elas são usadas. Muitos problemas que acontecem na nossa máquina de costura são por conta do mal uso da agulha, e para saber mais sobre isso, segue abaixo os tipos diferentes delas e suas curiosidades.

PONTA REDONDA


Esta agulha possui uma extremidade cônica, ou seja, sua ponta é como se fosse um cone de cabeça para baixo, fazendo dela, mais afiada e formando um círculo ao furar o tecido. Essa agulha é ideal para todo tecido plano, ou seja, tecidos que não possuem elasticidade, como por exemplo o brim, o jeans, o tricoline e etc... 

PONTA BOLA


Esta agulha, já é um pouco diferente, sua extremidade continua sendo cônica, mas sua ponta é esférica, ou seja, sua ponta é como se fosse uma bola. Dessa forma, faz ela ser específica para tecidos malha e tecidos delicados, aqueles que possuem elasticidade, como a viscolycra, a liganete, a viscose, o crepe, a sedinha, e a malha em geral.

Obs: Para máquinas retas industriais, esse tipo de agulha não se chama ponto bola, e sim, agulha de cabo fino.

NUMERAÇÃO DA AGULHA
Tanto para a agulha de ponta redonda, tanto para agulha de ponta bola, existe várias numerações. Essas numerações interferem na grossura do cabo da agulha, fazendo ser mais grossa ou mais fina.

Com a agulha de ponta redonda, aconselho usar a numeração 14 e 16, e isso vai depender também da camada a ser costurada.

Com a agulha de ponta bola, recomendo a usar a numeração 9 e 11, e isso também vai depender se o tecido for muito delicado ou simplesmente uma malha comum.

Obs: NÃO use agulhas de numeração maior que 16, pois, elas podem prejudicar a lançadeira da sua máquina. Essa numeração é usada somente em máquinas industriais mais específicas, como as voltadas para o couro de sapato por exemplo. 

REFERÊNCIA DA AGULHA
As máquinas domésticas e industriais, se identificam com a referência da agulha, dessa maneira, através da referência é possível saber qual agulha é voltada para cada máquina.

Quando vamos comprar uma agulha, não se identifica pela referência, uma porque o vendedor não vai saber e outra que vai te deixar confuso, o certo é você pedir pelo tipo e numeração, como já expliquei acima. Mas, lá no curso de costura, você vai aprender, assim como nesse post, sobre a referência técnica das agulhas, por isso, deixarei abaixo uma tabela sobre essas referências. 



Obs 2: Na máquina galoneira, só tem um tipo de agulha e ela é especialmente para tecidos malha.
Obs 3: Para ficar mais fácil de lembrar, quando na referência da agulha tiver a palavra ''SES'' é porque ela é uma agulha para tecido malha.

Outras Referências:
Para a agulha de ponta redonda, sua referência será DP5. E para a agulha de ponta bola será DB1-SES ou DP5-SES.

AGULHA DE PONTA DUPLA
Esse tipo de agulha é mais usado em máquinas domésticas, onde com ela, é possível fazer uma costura reta paralela a outra, deixando uma costura dupla no tecido. É muito usada em barras e nos mais variados trabalhos.

É apenas uma agulha que oferece um recurso a mais na costura, mas que também segue a regrinha da ponta bola e ponta redonda. ;)




PROBLEMAS NA MÁQUINA
Alguns problemas comuns que acontece na máquina, sempre tem a ver com a agulha. Isso seja na má colocação dela, no uso errado do tipo de agulha para o tipo de tecido, ou se a agulha esteja com a ponta quebrada. Nessas situações, a máquina trava, não costura, e se costura, falha o ponto, portanto muita atenção com a sua agulha!

Abaixo vou deixar um vídeo da colocação correta da agulha para cada tipo de máquina.

Máquina doméstica

Reta industrial

Interlock ou overlock

Espero que tenham aproveitado o post e principalmente espero ter ajudado vocês.
Um grande beijo!

Com carinho,
Patria.
💜💞🌺🌻

Comentários

  1. Patricia, adorei o seu blog. Tudo bem explicado, com fotos e passo à passo!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christine, tudo bem?
      Ah, que bom que você gostou, fico feliz por isso!! E se você precisar de alguma coisa, é só falar ta? =)

      Beijos e até mais!!!!

      Excluir
  2. Olá Patricia! onde encontro agulha ponta bola para comprar, aqui no rio de janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      É só você ir nessas lojinhas que vende artigos para costura (linhas, botões...), ai você fala que quer a agulha ponta bola, e eles iram te perguntar a numeração, ai você pede a nº 9. =)

      Beijos! =*

      Excluir
  3. Oi Patricia, vc sabe qual agulha que uso para a mini maquina Sew Baby.A agulha que veio nela quebrou e agora toda que coloco não costura...obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem?
      A agulha que você deve usar é para máquinas domésticas. Você está colocando-a de forma certa com a cava para trás? encaixe ela bem firme até o final e gire o volante para ver se ela não vai pegar em baixo(na lançadeira). Se você colocou de forma correta e ela ainda continua a não costurar, veja se você passou a linha corretamente, e se a tensão da linha também está correta com o seu tipo de tecido...
      É normal, sempre acontece rs
      Beijos e espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar!

      Excluir
  4. Ola,eu sou mecanico de maquinas de costura,e amei o teu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmo, tudo bem?
      Que bacana poder saber, e fico muito feliz em saber que gostou do blog!
      Seja bem-vindo sempre!!!

      Grande abraço,
      Patria.

      Excluir
  5. Patricia obrigada pelo informação. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anna, tudo bem?
      Eu que agradeço pela visita e pelo contato!

      Super beijo :*

      Excluir
  6. Oi Patricia,
    Comecei a costurar a pouco tempo e não entendo muito. Comprei uma seda (ou crepe ?) para fazer uma túnica e me indicaram uma agulha no.11. Comprei e vi que na embalagem diz ser ponta bola e para costurar malha. É essa mesmo que devo usar ou devo comprar outra ponta lança ou redonda.
    Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, para costurar seda a agulha ideal e ponta bola

      Excluir
    2. Oiii Rita, tudo bem?
      Para tecidos mais finos, de malha, e assim como o seu, o indicado é agulha n°9 ou 11, e o tipo dela, é a ponta bola mesmo para máquinas domésticas. Pode costurar sem medo, e aproveite e aprenda a como trocar a agulha certinho, nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=sfRCOiBuVbg

      Fico feliz em saber que gostou do blog, beijo enorme e muitas costurices pra você! :***

      Excluir
  7. nossa que legal sua pagina eu fiz um curso de costura um ano e nem aprendi que tinha uma agulha pára malhas kkkk agora assistindo suas paginas aprendi muito . parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Pois é, e além de ter uma agulha própria para a malha tem as numerações certas também rsrs É esses segredos que fazem a diferença. Fico feliz em saber que aprendeu e agradeço por comentar, beijos :*

      Excluir
  8. Olá, você sabe dizer se pode usar agulha dupla na reta industrial? Ou só pode na doméstica? Não achei em lugar algum essa informação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Infelizmente não é possível usar agulha dupla na reta industrial, somente na doméstica, pois a máquina reta, tem um mecanismo diferente na lançadeira. Nesse caso, teria que usar a pespontadeira que faz costuras retas paralelas com duas agulhas. Beijos querida! =*

      Excluir
  9. Oi, estou costurando uma seda ou crepe de seda não sei dizer rs, e mesmo com agulha ponta bola (70/9) nova a costura puxa fio do tecido quase toda a costura :( vc saberia me dizer o que pode ser o problema? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? Poxa, que estranho... você está usando que numeração na tensão da linha?

      Excluir
  10. Foi o único blog que falou com clareza e propriedade sobre o assunto. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana! que bom que achou o blog e agradeço de coração por vir aqui e dar seu retorno! Volte sempre, grande beijo :*

      Excluir

Postar um comentário