Conhecendo o balancim

Olá querido leitor!
Neste post, vou contar um pouco sobre o que essa máquina faz, suas funções, e do que é preciso para utiliza-la.

Ela é mais conhecida como balancim, um tipo de prensa que possui uma alavanca, onde, colocada pressão, aplica diversos tipos de ''apliques'' em vários tipos de materiais. E o mais legal de tudo, é que ter um balancim em casa ou ai na sua confecção, trás uma opção a mais para o seu trabalho, tanto em questão de facilidade ao manusear como também em relação ao resultado que se tem, dando mais vida e detalhe a sua peça.

Feito de ferro, é encontrado em diversos tamanhos, formatos e cores.


Quando comprei meu balancim, veio sem o manual de instrução, e por conta disso, no começo tive dificuldades em utiliza-lo. Mas, com o passar do tempo, e pesquisando muito baseando na breve explicação que o vendedor tinha me dado, consegui me virar. (rs)

Primeiramente, vamos começar a falar dos apliques do balancim. Vou deixar os principais aqui no post e uma breve explicação sobre cada um.

Spike
O spike é um tipo de rebite que possui uma ponta em sua superfície. Ele é bastante encontrado em bolsas, sapatos, cintos, couro e muito mais.


Imagem: site BlackBull

Ilhós
O ilhós é um aplique bem comum que também está presente em quase tudo que usamos. Ele pode ser usado como um enfeite, ou para fazer amarrações.

Imagem: AW corset & bijoux góticas

Botão de pressão
O botão de pressão é um aplique bem bacana para aplicar em artesanatos ou roupinhas de bebês, pois, pode ser encontrado em diversos formatos, cores, tamanhos e composições.

Imagem: site eu amo costurar

Imagem: loja vita colorita

Imagem: site Dimasol

Botão Flex
O botão flex é de uso exclusivo para a confecção. Geralmente é encontrado em peças de jeans, como calças, bermudas, saias e entre outros. Por conta do nome ''flex'', costuma ser de fácil abotoamento.


Rebite
O rebite, acredito eu, é o aplique mais comum por ser o mais conhecido. Ele tem essa forma arredondada, e além de enfeitar, tem a função de dar segurança a duas emendas, seja de tecido, couro, plástico e muitos outros.

Matriz
Agora que conhecemos os principais apliques, vamos falar agora das MATRIZES.
A matriz é uma peça que ajuda na aplicação do aplique. E para CADA aplique, existe uma matriz adequada. E uma única matriz NUNCA vai servir para qualquer tipo de aplique. Para cada tamanho, formato e tipo de aplique, sempre vai existir uma matriz adequada.

Na foto abaixo, está a matriz de ilhós n°54, e como podem ver, uma vai na parte de cima e outra na parte de baixo, para dar encaixe as peças que complementar o aplique.



Regulagem do balancim
A regulagem do balancim deve ser feita conforme o tipo de material que você for colocar seu aplique. Geralmente, deixo entre 20 e 15mm, por ser considerável uma média na regulagem. Se o material for couro, ou um tecido grosso, a regulagem deve ser menor que 15mm, pois dessa forma a pressão aplicada será MAIOR. Caso o material seja mais leve ou médio, a pressão deve ser MENOR, entre 15, 20 ou mais mm.

*Dependendo da marca ou formato do seu balancim, a regulagem pode ser diferente, podendo não ter marcações em mm.

Hoje em dia, existem balancins específicos para o uso no artesanato, onde, ele já vem regulado para esse tipo de trabalho, e sendo limitado em certos tipos de aplicações. Para conhecer esse tipo de balancim, acesse  http://www.cardenas.com.br/, o site do nosso mais novo parceiro do blog.




Dicas e cuidados de uso
A super dica para você que quer adquirir um é apoiar o balancim em uma mesa forte, sem o risco que a mesma ''envergue''. Como é colocado uma certa força para fazer as aplicações, é bom pensar em uma mesa resistente. O balancim, possui duas entradas para dois parafusos para poder fixa-lo na mesa.


Na parte de cima da alavanca, possui um pequeno furo, esse furo é para fazer lubrificação com óleo, e assim, faz com que sua alavanca permaneça ''macia''.



Abaixo, vou deixar vídeos que fiz para poder utilizar o balancim com alguns tipos de apliques:

Como colocar ilhós



Como colocar spike com rebite



Como colocar botão de pressão



Se você gostou do post e ainda mais do balancim, acesse a loja da CARDENAS, o nosso mais novo parceiro do blog, que fabrica o balancim e apliques, acesse http://www.cardenas.com.br/ e corre garantir o seu!

Espero que tenham gostado e de alguma forma espero ter ajudado ;)

Com carinho,
Patria.

Comentários

  1. Respostas
    1. Oiiii Jady, tudo bem?

      Olha, nesta aí eu paguei 100 reais... e você pode encontrar por bem menos... as que eu vi na internet, estava entre 60, 80 reais... mas não comprei pela net porque fiquei com receio... da uma pesquisada na sua cidade :)

      Beijos!!!!!!

      Excluir
  2. Obrigada... Em que tipo de loja vc comprou a sua....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada querida ^-^
      A minha eu comprei em uma loja que conserta e vende máquinas de costura... mas você também pode encontrar nessa lojas de aviamentos sabe? loja que vende linhas, botões e coisas para costura... e lá você vai encontrar além da máquina, as matrizes e os apliques para ela :)

      Beijos!!! =*

      Excluir
  3. Me indicaram esse site/empresa para comprar Ilhós http://www.baxmann.com.br/ilhoses-modelos conhece? São produtos de qualidade? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia, tudo bem?
    Esse site eu conheço, e vende diversos tipos de materiais. No caso dos apliques de qualidade, eu recomendo que você sempre opte por aqueles que são de latão. Eles são mais caros, mas ele não enferrujam. No caso dos de plásticos, como o botão de pressão, opte pela marca RITAS tanto as matrizes como os botões. Outra marca que também uso, é a EBERLE.
    Você pode comprar também no armarinho são josé, e no armarinho aslan.

    Seja sempre e muito bem-vindo(a)
    Beijos,
    Patria.

    ResponderExcluir
  5. ola! Estou pesquisando para comprar maquina de ilhós e seu post foi bastante útil. Realmente tem pouca informação. Mas eu gostaria de saber uma coisa:

    - entendi que existem vários tamanho de matrizes de ilhos, mas todas elas encaixam nessa máquina? de uma pequenininha pra uma de cortina por exemplo?
    - ela já vem com a peca que faz o furo no tecido? se sim imagino que não vem em váios tamanhos, onde eu compro com facilidade?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Sim, realmente há pouca informação sobre essa máquininha e seus complementos...
      E em relação a sua dúvida, sim, existe vários tamanhos de matrizes e também dos apliques... para cada tamanho e tipo de aplique, existe uma matriz específica, e o encaixe das matrizes são todos iguais para poder encaixar em qualquer balancim. E no caso essa de cortinha, acredito que sim, deve existir para o balancim... nunca vi, mas deve ter sim rsrs
      E o ideal é você ter um furador, tanto manual como também que seja para por no Balancim.
      Onde você mora? procure em armarinhos, lojas de aviamentos e lojas de máquinas de costura da sua cidade... se você não achar, pesquise na internet, que também existe várias opções.

      Espero ter ajudado e se você ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda, é só me falar :)
      Grande beijo e eu que agradeço, seja bem-vinda sempre!

      Patria.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Patria. vejo suas respostas e a descrição tão aprimorada sobre os diversos tipos de apliques, enfim parabéns pelo belo material que estás a disponibilizar a todos. Estamos pensando em adaptar em nossa empresa serviços voltados a atender melhor a clientela assim lhe pergunto: Qual o modelo do seu balancim e nos ajude na seguinte questão: para iniciarmos uma atividade para colocação de apliques e botões quantas e quais matrizes seriam mais interessantes adquirir a princípio, o que você indicaria para quem vai iniciar uma nova atividade voltada a este público que precisa deste tipo de serviço? Desde já fico grato por sua ajuda que percebo é feita com tanto carinho,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilton, tudo bem?
      Primeiramente, muito obrigada pelo carinho e perdão pela demora em responder.
      Então, o balancim é um tipo de ''máquina'' manual que vem sem manual de instruções, o que faz dele não possuir um certo tipo de modelo, mas sei que existe de várias cores e tamanhos, mas acredito, todos terem as mesmas funcionalidades. Bom, no seu caso que quer aderir para uma empresa, o que eu acho interessante você investir, seria em uma botoneira de pressão elétrica (que seria um tipo de balancim elétrico), mas, caso ainda queria o balancim comum, qualquer um que você comprar será de bom uso (contando que tenha regulagem de pressão), o segredo são os tipos de matrizes e apliques.

      E o bacana para vocês começarem, é ter o botão de pressão(plástico e metal), o botão flex, o rebite, o ilhós, e o spike. Como já disse nesse post, para cada tipo de aplique, existe um tipo de matriz diferente, então o material que sempre vai faltar ou sobrar, serão os apliques.

      O tipo de serviço que vocês podem oferecer, é a troca de botão flex(botão de calça jeans) que sempre costuma sair. O botão de pressão, está presente em artigos para bebês e artesanatos, e os demais apliques vocês podem usar na parte de customização. Vocês, podem oferecer a aplicação para o cliente e também oferecer a venda desses apliques e matrizes, coisa que eu só acho em lojas online.

      Recomendo matrizes da marca EBERLE e RITAS, e quando for optar por apliques que são de metal, opte por aqueles que são de latão (não enferrujam) são mais caros, mas a qualidade é outra.

      Espero muito ter ajudado, e se ainda tiver dúvidas pode me mandar!
      Grande abraço e sucesso a vocês!!!

      Patria.

      Excluir
  8. Queria saber a marca e modelo e o número do balancim que vc usa

    ResponderExcluir
  9. Queria saber a marca e modelo e o número do balancim que vc usa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley, tudo bem?
      O meu balancim, não possui marca e nem numeração, já tentei procurar em todo lugar, mas nada. :/

      Beijos e obrigada pela visita,
      Patria.

      Excluir
  10. Oi Patricia vi o seu post e gostei muito gostaria de saber o que quer dizer 100 cadenas que eles falam que tem nessa máquina poderia me dizer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?
      Eu também não sabia e então pesquisei. Cardenas é a marca do balancim e 100 é por que ele suporte até 100kg de pressão.

      Beijos! =*

      Excluir
    2. Oi Patricia, Bom dia! Tudo bem! Somos os fabricantes do Balancim 100 da Cardenas. Nossos produtos tem a marca identificada para facilitar a garantia.Entraremos em contato com você para completarmos as informações. Nosso site www.cardenas.com.br. .Loja Virtual: www.cardenasbrasil.com e-mail comunicacao@cardenas.com.br . Atte., Daniel

      Excluir
  11. Oi Patricia vi o seu post e gostei muito gostaria de saber o que quer dizer 100 cadenas que eles falam que tem nessa máquina poderia me dizer

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Patria, tudo bem? Adoro personalizar minhas roupas com ilhoses e spikes... Seus tutoriais me ajudam muito! Ultimamente eu tenho usado os botões da Baxmann, e eles são ótimos! Dá uma olhada: http://www.baxmann.com.br/ilhoses-modelos
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! ai que legal, também adoroooo rs ah e fico feliz em saber que pude ajudar ;) olha só, ainda não conhecia, vou entrar lá! Beijos e obrigada =*

      Excluir
  14. Olá, obrigada pelas dicas e ensinamentos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? eu que agradeço, e seja sempre bem-vindo(a)! Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber onde comprar esse adaptador, tenho a máquina mas não tenho a peça mais importante obg bjs

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber onde comprar esse adaptador, tenho a máquina mas não tenho a peça mais importante obg bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Esse adaptador que você diz, seria a matriz? Se for a matriz, você encontra em lojas de aviamentos, principalmente nas lojas online. Procure no Armarinhos São José, Aslan e Maluli, talvez você encontre nessas lojas ;)

      Abraço!

      Excluir
  18. Oie sabe me dizer se ela também forra botão?
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anita! ela forra botão sim, eu ainda não fiz esse tutorial, mas no youtube você vai encontrar. Beijos e seja sempre bem-vinda! ;****

      Excluir
  19. Tenho um balancim eberle número 4 vc sabe onde compro matrizes para ele pois veio sem nem uma.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      As matrizes você pode comprar pela internet, ou em lojas de aviamento da sua cidade :)

      Beijos!

      Excluir
  20. Obg pela ajuda!!!!Foi muitíssimo útil!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Fico feliz em poder ajudar, e agradeço por comentar, beijos!!!

      Excluir
  21. Como você é querida Patria. O mundo precisa de mais pessoas como vc, que compartilham o conhecimento ajudando os demais!
    Tirei todas as dúvidas que eu tinha. vou comprar o Balancim 100 Cardenas.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos

    Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Karine!
      fico muito feliz em saber que pude ajudar com o post e agradeço imensamente pelo carinho! obrigada mesmo e seja sempre bem-vinda por aqui :)

      Beijo enorme,
      Patria.

      Excluir
  22. Excelente sua postagem sobre o balancim. Tirou todas as minhas dúvidas e curiosidades. Parabéns e gratidão por compartilhar. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! fico feliz em saber que pude ajudar com o post, e agradeço de coação por comentar! grande beijo e seja sempre bem-vinda! =*

      Excluir
  23. Oi tudo bem ??? Muito bacana essa postagem !! por favor me tire uma duvida hoje em dia existem numeros de balancim ( 7,9 etc) existem uma numeração que eu possa usar para tudo ou o numero é apenas tamanho ? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii tudo certo e contigo? Olha, vou ficar te devendo essa, pois quando eu comprei o meu, não tinha numeração e também não me falaram dela. A chave são as matrizes, onde, cada uma tem uma referencia ou numero que indica o tipo e tamanho do aplique. Mas sei que hoje em dia, existem balancins próprios para o artesanato, onde já vem regulados para esses trabalhos. Beijos :*

      Excluir
  24. oi,adorei sua explicação, só tenho uma dúvida ... Para os botões de metal, quais os números de matrizes existem ? E quais as menores, indicada para bolsas de tecido pequenas ? Agradeço, beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ivanise, tudo bem? Esse botão de metal seria o de pressão ou o botão flex para jeans? pois para todo aplique existe uma variedade de tamanhos e tipos, eu infelizmente não saberia te passar com certeza as numerações e tamanhos, mas, dê uma passada em um armarinho e pergunte para saber melhor. Já para bolsas de tecido pequenas, você pode usar no caso o botão de pressão, a numeração 10 ou 12. Beijos =*

      Excluir

Postar um comentário