Passo a passo: Barra de lenço (três maneiras)

Olá queridos leitores! <3
No passo a passo desse post, você vai aprender 3 maneiras diferentes de como fazer a barra de lenço. Esse tipo de barra é especial para tecidos finos e leves, onde precisam ter acabamentos mais delicados e cuidado redobrado.

Para as três maneiras, o ideal é você treinar bastante antes em retalhos, para quando for fazer na peça definitiva, você já esteja craque :)

AGULHAS: use agulha ponta bola para máquinas domésticas de numeração 9,11 ou 14, e se for para reta industrial, use agulha de cabo fino com as mesmas numerações.

HEY querido leitor, este post foi atualizado em forma de vídeo! ;)

Maneira 1

1º Passo: Dobre aproximadamente 1 cm e costure bem rente a dobra. (Quanto mais rente você costurar, mais fina irá ficar a sua barra)

A sua costura deve ficar assim, lembrando que quanto mais rente você costurar para o lado da dobra, mais fina vai ser sua barrinha.

2º Passo: MUITO CUIDADO! Sabe esse excesso de tecido? Pois então, você irá com muita calma, paciência, e carinho cortar todo o excesso!

E vai ficar mais ou menos assim: Tirando o excesso, fica mais fácil de você virar :)

3º Passo: Agora, você irá fazer uma pequena dobrinha, acompanhando a costura inicial que você fez. (passe o ferro bem de levinho para assentar, ou coloque alfinetes cabeça de vidro)

4º Passo: Querido leitor, note que na imagem abaixo tem uma costura no meio, certo? e na imagem de cima não. Esta costura, é a costura inicial que você fez, e ao dobrar, ela aparece, na imagem acima não aparece por que a linha está da mesma cor do tecido.

Pois então, esta costura aparente, será seu ponto guia para fazer a costura que segura a barra. Agora sim, vai lá e costure :3

Resultado:
Direito do tecido

Avesso do tecido
Obs: A costura NÂO deve ficar no meio, a MINHA ficou, por que lá no início, eu não costurei rente a dobra como expliquei.

Para você compreender o que eu expliquei acima, a sua barrinha, para ficar mais bonita e com um bom acabamento, a costura deve ficar assim: bem rente a dobra :)

Maneira 2

*Lembrando: Faça um teste em um retalho do mesmo tecido antes, ok?

1º Passo: Você irá alterar duas coisas em sua máquina: O comprimento do ponto para 0 e 1, e a Largura do ponto para o ziguezague pequeno, veja:

2º Passo: Posicione o tecido, de maneira que a agulha fique bem rente ao local aonde vai ser costurado. Vá ajeitando a agulha e o tecido para facilitar. E estando tudo ok, costure bem rente, e bem devagarinho. Esta maneira não precisa de dobra, a costura já arremata e impede do tecido desfiar.

E o resultado é este. Fica super delicado e difícil de ser notado! Ah, e ocorre de ficar uns fiapos de linha, e para isso é só cortar! =) E está pronta a sua barrinha de lenço ^-^

Maneira 3

Gente, essa maneira é muito eficiente, e deixa um efeito lindo. Porém, você precisa treinar muito antes para que você não queime sua peça, ok?

Minha tia fala que é barra a Laser rs, e que na verdade é uma barra de lenço feito na vela, é isso mesmo! rsrs

E tem a maneira certa de faze-la. Você irá segurar o tecido e passar no pé da vela de maneira que o tecido não fique totalmente encostado no fogo, e você deve fazer movimentos rápidos de vai e vem até que você veja que irá formar uma pequena camada durinha que não deixará o seu tecido desfiar! =)

MANEIRA ERRADA: queridos, esteja muito atento quanto a este tipo de barra, pois você NÃO deve colocar o tecido lá no topo do fogo da vela. O risco de pegar fogo no tecido e de ficar preto, é muito grande. Portanto, faça testes antes em retalhos seguindo a maneira correta acima e teste também em retalhos de cores diferentes.

O efeito que esse tipo de barra na vela deixa, é este aqui, fica lindo!!!

E por hoje é isso meus queridos, espero que tenham gostado. E lembrando que o blog sempre estará aberto para sugestões. Ah, e se você não entendeu algo, ou precisa de ajuda, é só entrar em contato que eu irei te atender, ta?

Um grande beijo a todos, um ótimo final de semana e até breve!!!

Patria.

Comentários

  1. Nossa, ótimos tutoriais! Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, tudo bem? :3
      Eu que agradeço, viu? fico contente por ter gostado! Volte sempre!
      Beijão!

      Excluir
  2. Muito pratico,essa costura pode ser feita em outros tecidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, tudo certinho? :)
      Prático né? e fica lindo!
      Essa costura é especial para tecidos mais leves e finos, mas, você pode sim tentar em outros tecidos, o único que não te garanto é a maneira 3, pois, feito em tecidos mais grossos pode não dar o mesmo efeito... mas tente fazer e depois me diga como ficou!

      Grande beijo, seja bem-vinda ao blog e obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  3. Gostei muito da primeira maneira, fiz em um pedaço de retalho e deu certinho, ficou ótimo o acabamento.
    Tentei antes de várias maneiras, inclusive com o calcador e não dava certo... Parabéns pela clareza que você explica o passo a passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Eu também adoro fazer da primeira maneira, fica com um acabamento muito bom mesmo, não? rs Também tenho um aparelho, mas ainda não tive tempo de testar rs
      Fico muito feliz em saber que puder te ajudar, e agradeço o carinho!
      Super beijo e volte sempre!

      Patria.

      Excluir
  4. Gostei, vou tentar a primeira ou a segunda. Sou iniciante na costura e este tutorial me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, tudo bem?
      Que bom saber que você gostou, fico muito feliz!
      Isso, tenta sim e depois me conta como foi fazer, eu mesmo, adoro fazer a primeira maneira :)

      Super beijo querida e volte sempre!
      Patria.

      Excluir
  5. Gostei, vou tentar a primeira ou a segunda. Sou iniciante na costura e este tutorial me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, tudo bem?
      Oba, tenta fazer sim e depois me conta como foi :)
      Fico feliz em poder ajudar, seja sempre bem-vinda!

      Beeeijos

      Excluir
  6. Olá Patricia,tudo bem? Minha flor,posse fazer a barra na vela em musseline? Mil bjos e obgd!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glorya, tudo sim e contigo?
      Sim, pode fazer no musseline sim, só faça um teste antes se o tecido for claro, e veja se ele não fica preto nas pontas...
      Eu que agradeço querida, super beijo!

      Excluir
  7. Olá Patricia,tudo bem? Minha flor,posse fazer a barra na vela em musseline? Mil bjos e obgd!!

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz mas fica escura ...não fica legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Glorya, que pena :/ em tecidos claros nunca testei fazer na vela, mas é de se esperar isso mesmo, uma pena né :/

      Beijos!!!

      Excluir
  9. Muito bom! Era o que eu estava precisando. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Momosa, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber que pude ajudar com esse post, eu que agradeço viu?

      Beijos querida,
      Patria.

      Excluir
  10. Sempre faço na vela pq ainda não tenho máquina zigzag e realmente fica lindo. Mas qdo comprar minha máquina vou testar o método 2 pq achei bem delicado. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia! o efeito de fazer na vela é muito lindo e a do ziguezague realmente fica super delicado né? Eu que agradeço querida, beijo :*

      Excluir
  11. Estava quase ficando biruta costurando um tecido que desfia como ele só. Aí achei esse teu post, usei o método da vela e deu super certo! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana! que bom saber que deu certo e que pude ajudar, fico muito contente! eu que agradeço, bjs!

      Excluir
  12. minha amiga...vc acaba de salvar a minha vida kkkkkkkkkk muito obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa <3333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii! uhuuuuuuu fico super feliz em saber que pude te ajudar ;) eu que agradeço querida! <3

      Beijo grande,
      Patria.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Oiii Karen! Agradeço os parabéns e mais ainda por sua visita aqui! <3
      Beijo enorme,

      Patria.

      Excluir
  14. Obrigada Patricia. Seus PAPs são ótimos. Tentarei fazer roletês e barra de lenço que estou precisando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Isso faz sim e depois me conta :)
      Agradeço por comentar e também pelo reconhecimento!^.^

      Beijo grande <3