Passo a passo: como fazer fenda

Olá querido leitor!
Você sabe o que é uma fenda? A fenda é uma pequena ou grande abertura que pode ser feita em saias, camisetas, shorts, vestidos, e entre muitos outros. A fenda pode ser feita em vários tipos de tecidos, e o caimento dela, depende também do caimento do tecido...

Para não esquecer
*Faça sempre um teste antes em um retalho!
*Se seu tecido for fino ou mais grosso, use a agulha correta para cada um!

Existem outras maneiras de se fazer uma fenda, e esta, a que eu conheço, é de uma maneira que necessita da divisão total do local a ser feita, veja no exemplo:

E nessas duas aberturas, você deve ''chulear'' com a overlock ou com o ziguezague, como fiz.

E deve ficar assim:

Após ter chuleado a abertura toda da fenda, você irá colocar uma sob a outra, de maneira que fique direito com direito. Ajeite bem e coloque um alfinete para segurar!

Agora, você deve fazer a marca da altura da sua fenda, de baixo para cima da sua peça!

E então, costure rente ao chuleado até a marca da altura da sua fenda, sem esquecer do retrocesso, ta?

E vai ficar assim:

Depois, com MUITO cuidado, faça um pique bem pequeno em cima da marcação que você fez!

O pique é mais ou menos desse tamanho. (o pique terá a função de movimentar o tecido)

Ai, lá no ferro, você irá abrir a costura, para que ela possa assentar!

E ficar bem certinho, assim:

Uma opção: Se você quiser deixar a abertura da sua fenda mais visível, basta empurrar um pouquinho para os lados, até o ponto desejado.

E virando para o direito, você deve ver o quanto ela deve ficar mais aberta. A minha ficou assim:

ATENÇÃO: Este passo a seguir é especialmente para fazer no jeans, então, depende do seu tecido e do modelo da sua peça, para poder faze-lo.
E voltando ao procedimento, agora, você vai virar para o direito novamente e lá na emenda da costura que você fez anteriormente, costure bem rente a emenda, até o final, começando pelo lado direito da emenda!!!

E deve ficar assim:

Após ter feito esta costura ao lado, abra a fenda, e faça uma marca na parte em que ela dá o início da abertura, veja:

E, novamente lá na emenda da costura, você vai costurar bem rente a ela, até a marcação que você fez na imagem acima.

Ao chegar lá, pare e fixe a agulha no tecido.

Levante o pé calcador com a agulha fixa no tecido.

E gire o tecido para o sentido da direita.

Abaixe o pé calcador.

Com muito cuidado, costure mais ou menos 1 cm, pare, fixe a agulha no tecido e levante o pé calcador.

E então gire o tecido no sentido para a esquerda, abaixe o pé calcador e costure até o final.

PRONTO, sua fenda está prontinha =)

E esse pesponto que fiz, é especialmente para o jeans. E como já disse um pouquinho acima, não é necessário te-lo, tudo dependera do seu tecido, e do modelo da sua peça! =)

Outros tipos de fendas

A mais famosa delas rs:

imagem via  http://www.dresstoshop.com.br/

imagem via http://www.theoutlet.com.br/product/feminino/1472ad/calca-jeans-fenda-grafite

Eu havia procurado pela internet como se fazia uma fenda, e não achei nadinha. Resolvi postar, pois como havia aprendido, achei que seria muito útil para vocês =)

Tentei fazer uma explicação não muito extensa, e sim rápida de entender, e se você sentir dificuldade, é só falar que eu te ajudo, ta? ^.^

Até logo meus queridos, e ótima sexta a todos <3

Patria.

Comentários

  1. Adorei a dica, mas no caso de uma saia com tecido normal, eu tenho que fazer o corte desde a pence, certo ? Entao eu elimino a pence? Obrigada ��

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    No caso em uma saia com pence, se a fenda for tanto atras ou na frente, você deve medir de cima em baixo, e então haverá uma emenda do começo ao final até a abertura da fenda, dessa forma, fica a seu critério deixar ou não a pence :)

    Obrigada pela visita!
    Super beijo =*
    Patria.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi Stefanie, tudo bem?
      Fico feliz em saber, e eu que agradeço!
      Seja sempre bem-vinda,

      Beijos =*

      Excluir
  4. Parabéns,muito bem explicado!na saia longa de viscolycra com 2 fendas na frente,é preciso dividir o tecido todo?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,muito bem explicado!na saia longa de viscolycra com 2 fendas na frente,é preciso dividir o tecido todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! No caso de saia com esse tipo de tecido, não precisa dividir ele todo, mas deve ter muito cuidado na hora de cortar a abertura da fenda ;) Muuuito obrigada, beijo enorme!!!