Tipos de pé calcador








Mais conhecidos como ''pézinho de máquina'', existe vários tipos deles com muitas funções e 
curiosidades...








Olá querido leitor!
Eles são mais conhecidos como ''pézinho de máquina'', mas seu nome técnico chama-se ''pé calcador''. O pé calcador é encaixado na ''barra do pé calcador'', geralmente parafusado ou encaixado. Ele dá sustento ao tecido no momento da costura e também  serve de guia para uma costura bem feita.

Hoje em dia, existe vários tipos deles, cada um com uma função, o que facilita muito na costura e nos acabamentos. Porém, alguns não são compatíveis com certas máquinas, e para um certo  tipo de máquina (doméstica ou industrial), existe o pé calcador ideal.

Alguns como: calcador para zíper comum, zigue-zague e ponto decorativo, geralmente já vem junto a máquina, mas isso vai depender também do modelo dela. Já o restante você precisa adquirir, com atenção de sempre ver se é do mesmo encaixe para sua máquina.

Dica
*Tenha um cuidado extra com pé calcadores que forem feitos de plástico, pois são frágeis.
*Se puder, prefira comprar os pés calcadores em lojas física, assim, fica mais fácil de identificar e tirar as dúvidas de qual é o certo para sua máquina.

Abaixo, vou deixar uma lista dos mais conhecidos com  fotos e uma breve explicação de cada um:

Comum com proteção
Esse pézinho é aquele comum para uso geral, o interessante nele é essa volta em arame que serve para proteger os dedos de serem costurados

 Para reta industrial


Ponto zigue-zague
Ideal para máquinas domésticas que tenha o ponto zigue-zague, possuindo um espaço para a agulha poder realizar esse ponto que pode ser mais largo ou não.

Ponto decorativo
Especial para máquinas domésticas que tiverem esse tipo de ponto. E como o pézinho acima, também possui um espaçamento para a agulha poder realizar esse tipo de ponto.



Zíper comum
Serve para costurar zíper comum em diversos tipos de acabamentos e tecidos, chegando rente ao zíper e dando uma melhor fixação a ele.

Para reta industrial

 Para máquina doméstica

Zíper invisível
Especial para zíper invisível, tem um melhor alcance na costura, já que esse tipo de zíper requer um melhor cuidado e acabamento. Com esse pézinho, há um encaixe nos ''dentes'' do zíper, onde a costura fica bem próxima a eles, e deixando-o invisível.

Para reta industrial

Casinhas de botão automático
Especial para máquinas domésticas que fazem o caseado automático (as famosas casinhas de botão). Com um suporte para encaixe do botão na parte de trás, o sensor da máquina ''lê'' o tamanho do botão, e em apenas um único passo realiza a costura.

 Para máquina doméstica eletrônica

Viés
Esse pé calcador é super bacana para poder aplicar o viés. Possui regulagem para o tamanho do viés, e em uma única costura, fixa os dois lados da dobra desse tipo de acabamento. Mas deve ter atenção ao compra-lo, pois ele não encaixa em qualquer modelo de máquina doméstica, o que geralmente faz do seu encaixe ser sem parafuso.

Para máquinas domésticas

Barra de lenço
Ótimo para fazer aquelas bainhas estreitas em peças te tecido fino e delicado, sem a necessidade de alinhavar e marcar, a barra é formada sozinha, graças a seu perfeito encaixe.

autor da imagem desconhecido

Quilting livre
Com os dentes impelentes da máquina abaixados, é possível através desse pé calcador, fazer o quilting livre, que é nada mais é, essa costura toda desenhada, vista muito em acolchoados, fronhas fofas e edredons. Porém, o quinting hoje é liberado para diversos tipos de trabalhos.

 Autor da imagem desconhecido

Pregas
É feito um encaixe do tecido no pé calcador, e ao costurar vai formando as pregas, super bacana!

Imagem: Fadimex

Franzido
Tem a mesma ideia do pé calcador de fazer pregas, onde há um encaixe do tecido no pézinho e ao costurar vai deixando o tecido todo franzido.

Imagem: portal miudezas

Ultradeslizante (couro e plástico)
Ideal para costurar couro e plástico. Ele possui pequenas ''rodinhas'' que deslizam esses tipos de materiais, facilitando a costura.

Para reta industrial

Overlock
Especial para máquinas domésticas que possuem o ponto zigue-zague ou tipo overlock. Esse pézinho imita o trabalho que a máquina overlock faz, podendo alguns deles até cortar o tecido também. Com ele, o ponto zigue-zague tem melhor alcance na lateral do tecido, o que faz o acabamento ser perfeito.

 Imagem: Serv Mak

Miçangas, fitas e  lantejoulas 
Especial para costurar lantejoulas, fitas e miçangas, deixa o trabalho mais rápido e podendo tomar o lugar de borda-las à mão.

 Imagem: Fadimex

Cordões e vivo
Existe também um pézinho para facilitar a aplicação de cordões e de vivo, onde com o perfeito encaixe, deixa muito mais pratica a costura com esse tipo de acabamento.
Imagem: Pevimaq

Bainha invisível 
Antes só era possível fazer barra com costura invisível à mão, mas, com esse pé calcador tudo mudou. Ótimo para barras em calça social, evitando que o ponto apareça.

Imagem: Milamak

Talvez eu tenha esquecido de alguns, e peço que me ajudem a completar rs
Hoje a variedade deles é muito grande, e o mais legal de tudo é a praticidade que a gente ganha na costura, com um acabamento perfeito. Infelizmente o que não agrada é o preço de alguns, que as vezes chegam  mais de 100,00 reais. Porém, o investimento vale muito a pena, caso o tipo de costura seja muito usado ai por você :)

Espero que tenham gostado e aprendido mais com o post,

Com carinho,
Patria.

NOTA: algumas imagens são retiradas do google, caso você seja dono de alguma e não estiver identificado, é só entrar em contato :) 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés