Projeto ''bunekas''


Olá querido leitor!
É com muita alegria que venho escrever este post, para poder contar sobre esse projeto lindo que estou participando, onde eu e todos os envolvidos já estão sendo recompensados com o sorriso e a grande felicidade de muitas crianças da Africa.




COMO COMEÇOU
Tudo começou com a ida de um primo meu a Africa, o Rolney, e lá, ele ficou por algumas semanas fazendo trabalho voluntário dando atendimento médico a população de Guiné-Bissau. Quando ele voltou para o Brasil, e contou para sua esposa Michele, todos os relatos e situações vividas pelas pessoas de lá, principalmente das crianças, ela ficou muito emocionada, e nasceu uma vontade muito grande em querer ajuda-los.


Rolney dando atendimento a uma criança afriacana

Michele, é psicóloga, e através das bonecas viu uma maneira de resgatar a autoestima das mulheres negras da Africa, principalmente das crianças. Em um lugar onde não há saneamento básico, energia e emprego, e pressionado por todo o mundo com ''aquele padrão de beleza'', não faz ter nenhum espaço sequer para a autoestima dessas pessoas.

Michele



Segundo a Michele, com a Boneca, é feita a auto-identificação, onde a criança se reconhece vendo a boneca com a mesma cor de pele, o mesmo tipo de cabelo, e até mesmo o tipo de roupa e sapato. O foco da boneca, é o cabelo, pois muitas mulheres usam perucas, e por falta de água e higiene, aparece doenças como a ''Micose Tinha'' no couro cabeludo, e se não for tratada, é transmissível. Dessa forma, a aceitação do próprio cabelo, não se trata também de uma questão de autoestima, e sim de saúde.

ONG PARTICIPANTE
Sobre os atendimentos médicos realizados pelo Rolney e muitos outros voluntários, é através da ONG ASN (Agência de Saúde as Nações).

OFICINA DE BONECAS
A primeira oficina foi feita em Ourinhos-SP (minha cidade), que foi aberta para toda a nossa família. Nessa oficina, Michele e Rolney, além de nos contar as situações vividas na Africa, também mostraram fotos , que deixaram em nós o real valor contido nesse boneca, e do grande reflexo que terá na vida dessas pessoas tão excluídas pelo mundo.

Na Oficina de bonecas, ministrada pela Michele, é mostrado todos os detalhes da história, do objetivo do projeto e de principalmente, de como fazer as bonecas. É também passado toda a instrução do passo a passo das bonecas, e também de cada detalhe que a compõe, que é extremamente importante para quem for ajudar a fazer.

A primeira oficina ocorrida em Ourinhos-SP

Reunião semanal na casa de uma das minhas tias

Já ocorreu uma oficina em Anápolis-Goiás, outra em São Paulo e em breve terão outras, que eu irei atualizar pelas redes sociais do blog, os lugares, dia e hora bem certinho pra quem tiver interesse em participar.

Oficina ocorrida em Anápolis-Goiás

Oficina ocorrida em Ourinhos-SP 

Oficina ocorrida em São Paulo

BONECA ALBINA
Assim como crianças negras, as que nascem albinas também passam por muito sofrimento por conta da cor da pele, e ficam vulneráveis a rituais de feitiçaria que as consideram demônios. É extremamente triste essa realidade, e que também queremos amenizar, fazendo também as bonecas albinas. A cada 100 bonecas negras, 10 serão albinas que serão destinadas a essas crianças.

As primeiras bonecas albinas

A ENTREGA DAS BONECAS
A entrega das bonecas são feitas para crianças que possuem pelo menos o essencial para viver, que são a refeição diária, atendimento médico, e higiene. Essas crianças geralmente se encontram em orfanatos, e possuindo o essencial para viverem, é que é possível fazer o auto-reconhecimento ao receberem a boneca. Muitas crianças ficam nas ruas, abandonadas, passam fome e estão debilitadas, dessa maneira, são incapazes de se identificarem com a boneca.

Primeira entrega realizada em 9 de maio de 2017. 

Primeira entrega ocorrida em 9 de maio de 2017. 


A boneca também possui um cheirinho, que irá estimular a memória olfativa da criança.

Portanto, a entrega será feita primeiramente a essas crianças, e aos poucos, atingir o maior número delas, para que com o crescimento do projeto, crianças e também mulheres da Africa possam aprender a fazer as bonecas.

COMO AJUDAR
Se você deseja ajudar a fazer as bonecas, é extremamente importante que você participe das oficinas, por se tratar de um projeto envolvendo a psicologia e resgate da autoestima dessas pessoas, pois a boneca, segue um padrão de cor de boca, tecido, expressão facial que irá interferir diretamente no auto-reconhecimento.

Esse Trabalho é totalmente voluntário, e os materiais são de doações dos próprios participantes, de empresas de aviamentos/tecidos, e de pessoas que não podem ajudar na confecção das bonecas mas sim, com a doação de materiais. Cada grupo ou pessoa voluntária, faz uma parte do processo, como só o cabelo, ou só o vestido por exemplo, e dessa forma, faz a montagem da boneca render muito mais.

NÃO é aceito doações em dinheiro, e sim, somente de materiais necessários para a confecção da boneca. Materiais: Plumante (para enchimento), Tecido ''meia malha'' marrom (corpo da boneca), feltro rosa (boca), feltro preto (cabelo), feltro colorido/estampado (sapatos), tecido de chita (para vestido e turbante do cabelo) e miçangas pretas e peroladas (para olhos e fechamento do vestido).

As doações são feitas diretamente para a Michele, e para mais informações é só mandar um e-mail no mi.bordinhon@yahoo.com.br

ACOMPANHE O PROJETO NAS REDES SOCIAIS!
Instagram: @projetobunekas
Facebook: www.facebook.com.br/projetobunekas

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Há um certo tempo, senti no coração a vontade de fazer um trabalho voluntário envolvendo a costura, e então surgiu essa benção de Deus dentro da minha família. É maravilhoso a união que está gerando esse projeto tanto na família quanto em diversas cidades do Brasil, e de principalmente de poder ajudar de alguma forma um povo tão sofrido. Deus é amor, e é por isso que ele está no comando de TUDO, principalmente desse projeto, nos capacitando, nos ensinando, e mostrando que o que se vê é passageiro, mas o que se sente é eterno. <3

Com carinho,
Patria.

💗🌹🌸🌷♥🌟✨💜💟💙

Comentários

  1. Que lindo, é de se emocionar diante de toda essa história , cada foto passa um filme dentro da minha cabeça, que experiencia , que projeto...Deus é lindo ..<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tati! Esse projeto é coisa de Deus, pois, é muito gratificante poder ajudar e saber que uma criança ficará feliz com seu trabalho. O mundo precisa de mais amor, em meio a tanta destruição. Jesus nos deixou o amor, e a gente precisa compartilhar ele. Beijos querida =*

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oiii Dalva! agradeço por comentar, beijos =***

      Excluir
  3. Muito Lindo o trabalho de vcs, Lindo e inspirador!!! Deus continue Abençoando grandemente a vida de vcs e dando sabedoria para ultrapassarem as barreiras q porventura surgirem!!! Amor vcs tem de Sobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lu! que bom que gostou, e realmente esse projeto encanta a gente, é muito emocionante quando são passadas a nós as fotos e vídeos da entrega das bonecas, é algo inexplicável quando se vê. O mundo precisa de mais amor, tem muita gente precisando dele ): Beijos querida e obrigada por comentar ♥

      Excluir
  4. amei o projeto!!!gostaria muito de participar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Michele! entre em contato com o projeto e veja se sua cidade tem oficina :) Beijos ♥

      Excluir
  5. Elvira. M.Facubndes Battagini2 de maio de 2018 19:12

    Olá Patricia, estou de olho neste projeto já faz algum tempo, até enviei um e-mail para Michele e aguardando resposta. Amei tudo que de vocês e estou pronta para ajudar nesta bunekas.. Quero fazer vestidinhos, tenho tecido bastante., só que não sei onde fica em são Paulo.Se puder me passar um contato vou ficar muti feliz, Há! deixa te contar. Estou fazendo vestidos para as crianças da Africa. . O projeto: Litlle Dresses for Africa/Brasil. e Vestidos de Algodão para as meninas do Sertão. (Brasil ) estou muito feliz por isso.Beijo carinhoso para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Elvira! ual mesmo? que demais saber disso e espero que a Michele tenha te respondido, mas tem a página do face que é ''Projeto bunekas'' e também o instatram @projetobunekas, lá vc também pode entrar em contato. Se eu não me engano, em São Paulo tem uma reunião toda semana na IBAB, igreja batista da água branca... mas pergunta certinho lá que eles vão te explicar melhor!
      Parabéns pela iniciativa, pois ajudar os outros é um dos sentidos da vida!
      Beijo grande querida e que Deus lhe abençoe infinitamente :*

      Excluir

Postar um comentário