Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2013

Tipos de máquina de costura

Imagem
Olá querido leitor!
Nesse post vou falar um pouco das curiosidades e dicas sobre as queridas máquinas de costura, a amiga inseparável de uma costureira rs

Quando a gente é iniciante na costura, temos dúvidas terríveis tanto sobre as máquinas como em praticamente tudo, principalmente no como fazer, não é mesmo? E nesse post, que inclusive foi atualizado, vou deixar explicadinho de uma forma que fique mais fácil para você entender e aprender as diferenças e fatos curiosos sobre elas.
Máquinas antigas Acredite ou não, mas as máquinas antigas, aquelas que sua vó ou tia tem ou teve, são as MELHORES. E isso, por conta do material que elas foram feitas, por serem de puro ferro, o que faz muitas delas funcionarem até hoje, e ter mais de ''enta''anos. Infelizmente não se fabricam mais desses tipos de máquinas, e encontrar uma por ai, é uma raridade. Se você tem uma, não se desfaça dela, você vai logo saber porque. ;)
As máquinas antigas, possuem um gabinete, geralmente em madei…

Pregando Botão à mão

Imagem
Olá amigos leitores, tudo certo aí?
E como prometido, aqui está o vídeo de como pregar botão a mão. Bem simples e fácil de prega-lo. Eu sei que pode ser algo não muito interessante comparado a muitas coisas que a costura nos proporciona, mas como disse, tudo começa do mais simples, e isso foi algo novo para mim e útil. Então, peço que continuem acompanhando o blog, pois, logo estarei postando o vídeo de como pregar zíper a mão também, e assim as muitas novidades irei postando aqui para vocês!!!


Desejo uma ótima tarde a todos, e um ótimo fim de semana!!!
Patria.

Conhecendo a máquina Overlock

Imagem
Olá querido leitor!
Nesse post você vai conhecer um pouco sobre essa máquina chamada overlock, que vem ganhando cada vez mais espaço nas nossas casas e também em pequenas confecções.

Abaixo você vai ver a função, o tipo de ponto e várias curiosidades sobre a overlock industrial. ;)






Função
A overlock é um tipo de máquina voltada para tecidos com elasticidade, os mais conhecidos como ''malha''. Por seu ponto ser flexível e entrelaçado, evita que a costura estoure quando o tecido é esticado. Além dessa função, ela faz o chuleado, que é o acabamento na lateral do tecido que evita dele ser desfiado.

Ponto
O ponto da overlock pode ser classificado em vários números: 502, 503, 504 e 505. O que diferencia um e outro é a forma do ponto, uns são mais juntinhos, outros mais abertos.




Classe
Assim como os pontos possuem uma classe, a máquina também possui a sua, a overlock é da classe 500, o que faz dela ser identificada por isso por conta da sua função.

Agulha
O tipo de agulha para …

Tinta de tecido: testando as cores

Imagem
Antes mesmo de começar de verdade a pintar no tecido com o risco do desenho e tudo, resolvi dar uma testada nas tintas e fazer um desenho qualquer. Aprendi a pintar em pano de prato quando tinha 11 anos, e depois disso nunca mais pintei... e então resolvi ver se ainda lembrava das técnicas, e olha, acho que não me esqueci delas não viu, e ainda lembro direitinho de dicas e meios importantes para que nossa pintura saía perfeita. 
E ninguém precisa ter o dom, basta ter paciência, calma e muita insistência, que assim como na costura, precisamos de tudo isso para que tudo saia bem.
E aqui vai uma dica de pincel:
O pincel nº 8, será o pincel que será o mais usado em nossas pinturas. Portanto, antes de começar a pintar, é importante fazer esse arredondamento nele, para que fique melhor para pintar e esfumaçar as cores das tintas no nosso tecido. E quando você for cortar, tome bastante cuidado, para que ele não fique pequeno demais, ok?

E aqui vai o que saiu do meu teste das tintas:
É legal…

Minha primeira modelagem: Regata de decote V com pences

Imagem
Olá amigos, como estão? Poxa, até agora ninguém entrou em contato comigo ou comentou :/ aaaah quero vocês aparecerem aqui em!!! rsrs
Bom, como os vídeos ainda estão em andamento e eu ainda estou esperando o tripé da minha câmera chegar, deixo aqui minha primeira modelagem completa de uma regata com pences e de decote V. Confesso que não foi nada fácil para mim aprender. São inúmeros detalhes, ajustes, e claro treinamento e paciência... Acredito que fiz umas 7 vezes esse mesmo molde, para poder entrar de vez na cabeça e não sair mais rsrs.
O papel usado para fazer o molde, chama-se papel manilha, e quando você quiser guardar o molde, use o papel craft, que ele é mais duro e resistente.
O tecido usado para a regata é o 100% algodão sem ter malha e elastano, é bem concentrado mesmo, onde, nós usamos a costura reta e ziguezague para fechar a regata (se fosse um tecido com malha ou elastano, teríamos que passar na overloque). E esse tecido geralmente fazemos camisas e camisetes com ele,  …

Materiais para pintura em tecido

Imagem
Olá queridos amigos, animados para o fim de semana ? rs
Como os próximos vídeos sobre a costura ainda estão em andamento, deixo aqui para vocês a lista de materiais para podermos em breve pintar em tecido:

1 - Tintas próprias para pintar tecido (abaixo você encontrará o nome de cada uma delas) 2 - Guardanapo e uma tábua de madeira lisa, e que seja bem plana, pois será o nosso apoio para pintar. 3 - Papel carbono (nós iremos precisar para riscar o nosso desenho) 4 - Pinceis nº 8 e nº2 (tenha um também com as cerdas um pouco mais largas, para quando o desenho for grande e você quiser preencher mais rápido). 5 - Cola permanente (nós iremos passar em nossa tábua para fixar nosso guardanapo para podermos pintar). 6 - Folha de seda (não puis foto, pois, havia esquecido, mas é um folha de papel de seda para também riscarmos).
Cores essenciais para pintar:
 Azul Turquesa
 Azul Ceruleo 
 Azul bebe
 Branco
 Marfim
 Amarelo Limão
 Laranja
 Vermelho Escarlate
 Vinho
 Rosa Escuro
 Violeta Cobalto
 Violeta
 Ver…

Barra feita à mão: ponto escondido

Imagem
Olá amigos, como vocês estão? Eu sumi por alguns dias, mas como prometido, aqui está o vídeo da barra com o ponto escondido. Nesses dias, eu fiquei pensando em como eu iria fazer esse vídeo, e até se fazia ou não... e o por que, é que eu estava tendo muita dificuldade, mesmo tendo ajuda, não estava gostando do resultado do vídeo...  Eis aí um vamos dizer assim, ''obstáculo'' para mim... Mas, como tenho vocês, vocês é que me dirão se a explicação ficará melhor com vídeo ou não.
Não reparem nos erros, no meu jeito, e tudo mais... meu foco é passar para vocês a minha caminhada pela costura! Então aí está a explicação de como fazer o ponto escondido, bem simples e rapidinho!!!


Bom, amigos é isso... e peço que aguardem o próximo vídeo que será de como pregar botão, também a mão!

Desejo uma ótima noite de quarta-feira a todos!!!

Beijos, Patria.

Conhecendo a reta industrial

Imagem
Olá querido leitor! Nesse post, eu vou falar um pouquinho sobre essa máquina querida e muito desejada por ai <3 A reta industrial é a máquina industrial mais conhecida e que cada vez mais está ganhando espaço nas nossas casas.
Função A reta industrial é uma máquina forte, rápida e feita de puro ferro. Por conta disso, faz ela ser ideal para grandes produções durante todo o dia. Com ela, se faz as principais costuras de fixação, sendo somente de ponto reto.
Classe e ponto Essa máquina é da classe 300, sendo de ponto fixo 301.

Agulha Sua agulha é de referência DP5/DB1

Curiosidades  *A reta industrial possui dois suportes para linha sendo um exclusivo para o enchimento da bobina. *Possui um reservatório de óleo em sua base, que ao levantar a máquina é possível identificar como está o nível, podendo completar manualmente se necessário. *Em grandes confecções como a de colchão, a reta industrial possui uma velocidade extremamente rápida para atender a demanda, e por isso, leva-se um temp…

Minha primeira modelagem (incompleta)

Imagem
Oi queridos amigos, tudo certo aí com vocês? o que irão fazer no fim de semana em? rs Eu estou muito feliz, amanhã, sabadão, começa meu outro curso, o de Costureira em máquina reta e overloque, a duração será até o final do ano, seis horas de curso na parte da tarde do sábado, e estou muitíssimo animada, e passarei todas as dicas, e todo o aprendizado passado a mim, diretamente para vocês!!!
E estou pensando em fazer os próximos passo-a-passo e explicações por meio de vídeos, pois, fica melhor para vocês entenderem, e mais fácil para mim explicar também, porque dá uma dor danada no dedo ficar digitando muito a toda hora rsrs...
Gente, tem MUITA coisa para vocês fazerem junto comigo, mas preciso organizar isso certinho para ficar da melhor maneira para vocês entenderem, e cada dia eu organizo uma coisa... e esse final de semana, meu agora ''camera man''(meu namorado), não vai estar em casa, então, seja provável que eu não poste ensinando as próximas coisas (aaaaaaaaah …

Barra à mão: ponto ''pé de galinha''

Imagem
Olá queridos leitores, tudo certo com vocês? Hoje, vim aqui postar o passo-a-passo de uma barra feita a mão com o ponto ''pé de galinha'', e quando fazemos algo a mão envolvendo a costura, isso acaba se chamando na verdade, de Alta costura, olha que chique em? heheh

Esse tipo de barra e ponto, é sempre encontrado e feito em tecidos mais delicados, como por exemplo a de uma calça social... o que claro, não te impede de fazer em outro tipo de calça e tecido. Agora isso te responde a pergunta: Como que eles conseguem fazer uma barra sem ponto? tem que ver muito bem mesmo para poder encontrar o ponto... (e você assim como eu ficava imaginando) e então vocês irão entender mais para frente... rs 
HEY VOCÊ AI! esse post também está em vídeo! uhuuu


Materiais necessários:




Aqui estão: Agulha, um retalho, lápis, régua e linha.

AGULHA: dependendo do tecido, você vai precisar de uma mais fina ou uma mais grossa, isso, para ficar melhor na hora que você for pegar um pouquinho de tec…