Pular para o conteúdo principal

Costureira de primeira viagem

Esse texto é de uma iniciante na costura (euzinha), e que em suas primeiras aulas e primeiros projetos realizados, conseguiu tirar uma grande lição para a vida.

É muito comum antes de começar qualquer coisa na qual somos atraídos, ficarmos muito empolgados e ansiosos para logo dar início, mas, sempre esquecemos que muitas das vezes o que parece, não é.

Na costura, não é diferente, pois tudo aquilo que eu imaginava que seria, era muito mais além. Com isso, aprendi a ter gosto pela paciência, pois, me ensinaram que só com ela, é que as peças e projetos fluem, e sem ela, não dá pra concluir uma barra de calça jeans sequer.


O interesse, a busca por querer aprender e a prática no fazer, me fez entender que só assim é que o tempo fica a seu favor, quando se trata de querer ver os bons resultados (que geralmente queremos vê-los logo de cara). Mas isso, só é possível, quando você entende que existe um processo todo envolvido, onde só assim, é que realmente você consegue ver sua evolução nos caminhos da costura.

Um grande vilão da história são os erros que aparecem nos primeiros resultados, ou então, quando se perde uma peça inteira por causa de um erro terrível. E então logo vem o perigo de dar corda pro lado mais fraco e você torna a desanimar com tudo. Isso é muito real, e eu vi muita gente desistir por conta disso.

Confesso a você leitor(a), que passei muito por isso, e pensei em desistir várias vezes, mas, o que me fazia seguir em frente era conseguir enxergar nos erros, o tanto de aprendizado e a possibilidade de melhorar, e seguir com o sonho de trabalhar com a costura.

Por isso, não desista, por mais que você escolheu aprender costurar só para a família, faça o que puder nas condições que você puder, mas faça com amor e com otimismo. Pois, nosso tempo aqui na Terra é curto e também precioso, aproveite bem esse tempo com a certeza de que Deus vai te ajudar  desde que você se esforce!

E ainda falando sobre esse assunto, eu fiz um post com assuntos mais detalhados sobre o que todo iniciante na costura deve saber, e eu tenho certeza que você vai se identificar. Ah, e você já conferiu a lista de materiais para costura ? aproveite também para aprender a como ajustar uma camiseta comigo ♥

Com carinho,
Patria.


🌹🌼🌻🌺


Comentários

  1. Olá, Patricia!
    Gostei muito da sua frase: acertando, errando, apreendendo e principalmente evoluindo...
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solange, tudo bem?
      Que bacana saber que você gostou, e essa frase não serve só na costura mas na nossa vida em um todo, não? rsrs
      Eu que agradeço querida, e seja sempre bem-vinda!
      Beijos,
      Patria.

      Excluir
  2. Puxa, que legal o seu texto! Comecei a aprender o corte e costura há pouco tempo (setembro/15). Realmente, é uma arte que exige bastante paciência porque há muitas coisas a serem aprendidas! Aprender a costurar é um processo longo. Sentimos a melhora a cada dia. No entanto, temos que ter em mente que demora um pouquinho pra fazer aquela peça linda de revista rs. Paciência é tudo e, principalmente, disposição para aprender e aceitar os primeiros erros.

    Adoro o seu blog. Você foi quem me ensinou a pregar botão de pressão balancin com um vídeo seu que achei no youtube. Super didática! Estou sempre por aqui lendo seus posts. Obrigada por compartilhar conosco o seu conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem?
      Fico feliz em saber que gostou do texto, e você tem toda razão. Costurar não é algo tão simples que acontece da noite para o dia, é um longo processo, mas com um resultado extremamente compensador, uma pena que muitos não entendem isso, e acabam se frustando :/

      Muito obrigado pelo carinho, me motiva muito, ainda mais saber que pude te ajudar na colocação do botão. Agradeço de coração por saber que acompanha o blog, e se precisar de alguma coisa, estou às ordens,
      Beijo grande!

      Patria.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos