quinta-feira, 6 de junho de 2013

Fazendo barra à mão: ponto ''pé de galinha''

Olá queridos leitores, tudo certo com vocês? Ah eu estou bem, o resfriado está passando e muito além disso, estou muito contente... Está tudo muito corrido, ainda mais agora que acabei de voltar de uma escola de cursos (Senai de Ourinhos) e fiz minha inscrição para o curso de ''Costureiro em máquina reta e Overloque'', que irá ter o início neste sábado... Sem contar também que hoje fui acertar as coisas para começar a dirigir, o que não vem ao caso (rs), mas que fez tudo ficar bem corridinho...

Mas hoje, vim aqui postar o passo-a-passo de uma barra feita a mão com o ponto ''pé de galinha'', e quando fazemos algo a mão envolvendo a costura, isso acaba se chamando na verdade, de Alta costura, olha que chique em? hehehe

Esse tipo de barra e ponto, é sempre encontrado e feito em tecidos mais delicados, como por exemplo a de uma calça social... o que claro, não te impede de fazer em outro tipo de calça e tecido. Agora isso te responde a pergunta: Como que eles conseguem fazer uma barra sem ponto? tem que ver muito bem mesmo para poder encontrar o ponto... (e você assim como eu ficava imaginando) e então vocês irão entender mais para frente... rs 

Então vamos lá, ao nosso primeiro passo-a-passo:

Materiais que iremos precisar:

Aqui estão: Agulha, um retalho, lápis, régua e linha.

AGULHA: dependendo do tecido, você vai precisar de uma mais fina ou uma mais grossa, isso, para ficar melhor na hora que você for pegar um pouquinho de tecido (no caso do tecido leve), ou a própria linha que forma o tecido, assim, como você verá no passo-a-passo ( no caso em tecidos mais pesados e grossos).

Régua: uma régua normal, de preferência transparente para você poder ver as medidas.

Linha: uma linha boa que você goste de manusear.

Lápis: um lápis qualquer de escrever (por em quanto usaremos lápis)

TECIDO: quando formos fazer uma barra em uma calça, a cor da linha NUNCA pode ser diferente da cor do tecido, nunca esqueça disso! E em quanto estamos treinando, temos que fazer em retalhos, com cores diferentes de linhas para enxergarmos o nosso treinamento! Certo?

ESQUECI DA TESOURA! a tesoura também iremos precisar!

1º PASSO:

Na parte da baixo do tecido faça uma reta de 4cm de altura (essa medida também depende do tecido e modelo da peça).

2º PASSO:

ATENÇÃO, ESTE PASSO FOI ATUALIZADO. Gente, o jeito que aprendi, diz que devemos dobrar só uma vez em cima da marcação que fizemos. MAS, vi, que o melhor para a gente fazer, e dar uma segurança a mais para este tipo de barra que é tão delicada, é dobrar uma vez e em seguida dobrar 1 cm para dentro. Pois assim, não corre o risco de desfiar, ok?


Então, primeiramente, você irá dobrar 1 cm. ( passe o ferro )


Depois de dobrar 1 cm, dobre novamente em cima da marcação que você fez, veja:


Estão vendo? aquele 1 cm que dobramos, não deixará que o teu tecido desfie. Passe o ferro para ele assentar! veja:




AMIGOS, agora assim, depois de ter feito estas dobras, podem dar continuidade na barra de vocês como está nos passos a baixo, ok? E agora, sua barra está mais segura =)

3º PASSO

Depois de dobrar uma vez e depois 1 cm para dentro , alfinete a sua barra!



4º PASSO:

Com a sua barra alfinetada, comece a alinhavar... (não esqueça de dar um nó para a costura não escapar, e dê mais um em cima do outro se caso o tecido for grosso)


5º PASSO:

Dê um ou dois nós leves para finalizar seu alinhavo, pois, depois iremos remove-lo!


6º PASSO:

Retire os alfinetes e passe levemente o ferro algumas vezes para sua barra ganhar forma...



7º PASSO:

Agora iremos começar a fazer o ''ponto pé de galinha'', LEMBRE-SE esse ponto só é possível fazer começando da esquerda para a direita, e nunca ao contrário por que se não ele  não saíra um ziguezague. Comece bem do cantinho do tecido, com um nó igual do alinhavo.


8º  PASSO:

Um pouco abaixo do nó, e acima bem pouco da dobra da barra, pegue com a agulha um fio e puxe.


 e vai ficar assim!!!


e vai fazendo o mesmo procedimento até o final e arremate com três nós... e ele ficará assim parecendo ponto de máquina, não é mesmo? ... hehehe


Para fazer o nózinho... aqui está o exemplo do alinhavo, mas é a mesma coisa!
Finque uma, duas, três vezes... cada uma passando a agulha dentro do laço que o próprio ponto faz antes de realmente virar o ponto... e tome cuidado para que a linha não ''engome'' e fique um tufo de linha ''solto''. Depois disso, corte a linha e pronto, está dado o seu nó!



9º PASSO:

Agora, sua barra está assim... e então retire o alinhavo com muito CUIDADO para não cortar e comprometer o nosso outro e principal ponto!!!


E sua barra ficará assim, note, que o ponto do lado da frente(seria a frente da calça) do nosso retalho, é muito difícil de ver. É esse o segredo, fica lindo, e é por isso que é necessário fazer tudo da mesma cor (tecido e linha). Isso se chama Alta Costura, olha que bacana! Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena viu... e quando você for fazer essa barra para alguém, aí dá para você cobrar um pouquinho mais caro... rsrs 


AGORA, PARA QUEM TEM UM CERTO CONHECIMENTO EM MÁQUINA RETA OU OVERLOQUE ), aqui nós iremos unir a nossa barra (existe também vários tipos de união de tecidos).

Então, você irá unir as duas pontas da barra viradas pelo avesso. Depois disso vá para a máquina e coloque o pano debaixo da sapatilha da máquina medindo pelo olho mesmo a largura da sapatilha, com a posição da agulha para o meio... e pronto costure até o final lembrando sempre de arrematar no começo e no fim do tecido!!! (TUDO isso eu irei ensinar cada detalhe em breve para você) 


E SUA BARRA FICARA ASSIM HEEEEEE \o/ RSRS



Pronto gente, terminamos nossa barra!!! Espero que você me mande algo falando sobre a sua também, de como foi, se foi difícil, se deu certo e se não deu, mande pelo e-mail patriadacostura@gmail.com, ou comente aqui em baixo mesmo ta?

E gente do céu, como deu trabalho para postar tudo isso... vou ver se na próxima faço um vídeo para vocês!!! Eu irei planejar certinho, ta? MAS todo esforço é sempre recompensado, certo?  

Queridos amigos da costura, muito obrigada por acompanhar cada pedacinho dessa postagem, e espero terem gostado!!!

Deixo aqui um grande beijo e desejo uma ótima noite! AMANHÃ TEM MAIS!!!

Até, Patria.




11 comentários:

  1. Poderia ter um videozinho rapido tbm ensinando esses passos.
    Valeu
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Valeu

    Muito obrigado pela dica, estou me virando em casa com as barras de calça do meu marido e vc me ajudou e muiiiito, agora vou arriscar..

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Ah, eu que agradeço pela visita!!!
    Fico muito feliz em poder te ajudar, e qualquer dúvida, eu estou aqui!!!

    volte sempre, e depois conte sobre suas barras!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei peguei uma encomenda e me ajudou muito bjs
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)

      Que bacana, fico contente se pude te ajudar!

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Oi, muito obrigada!
    Estou fazendo uma cortina e não tenho máquina de costura ainda, então vou encarar o trabalho à mão mesmo.
    Confesso que "rodei" muito o Google para te achar mas ainda bem que achei.
    Adorei as explicações e assim que terminar as cortinas te envio uma foto.

    Bjs

    Até Logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flor!!!
      Esse acabamento à mão fica muito bom viu, ainda mais se o tecido da sua cortina for fininho =)
      Nossa, foi difícil me achar? :/ aaah mas ainda bem que achou rsrsrs
      e eu que agradeço querida, e fico feliz se pude te ajudar!!!
      Manda as fotos sim, estarei aguardando *-*

      Beijos e até breve flor!!!!

      Excluir
  6. Me ajudou muito, mas ainda prefiro em video.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui, tudo bem?
      Que bom que te ajudei, fico feliz! =)
      Pois é, eu não trabalho com vídeos (apesar de serem bem mais práticos), acredito não ser boa para fazer eles... :/

      Qualquer coisa estou aqui!
      Abraço.

      Excluir
  7. parabéns, com algumas dificuldade consegui fazer aquilo que se propos a fazer , assim que se chegar ao sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      No começo sempre existe as dificuldades, mas com bastante treino, a gente sempre consegue melhores resultados =)
      Fico feliz por ter conseguido fazer, e muito obrigada pela visita!!!

      Patria.

      Excluir

Translate here!