Higiene, Saúde e Segurança

Olá amigo e amiga amante da costura!

Hoje irei falar de um assunto muito importante: a segurança e cuidados que devemos ter ao costurarmos. Nós quando escolhemos uma profissão, iremos fazer dela um objetivo para toda a vida, certo? E para isso, devemos em todas elas cuidar corretamente da nossa saúde e segurança para garantirmos uma vida melhor e com qualidade. 

E na costura não é diferente. Irei dar dicas para vocês de saúde e segurança para garantir uma vida melhor e de bem com o seu trabalho!!!

Quando lidamos com a costura de modo que fazemos dela o nosso trabalho, iremos sempre fazer movimentos repetitivos e extensivos, ainda mais se você trabalhar em uma empresa de confecção. Então, siga em baixo as dicas:

Postura

Nossa postura ao lidarmos com a máquina é extremamente importante estar da maneira correta: de forma reta. E a cadeira precisa ser confortável para que você fique confortável ao costurar. Caso contrário o aparecimento de dores e problemas na coluna serão possíveis futuramente.

Cabelos

É importante que prendamos os cabelos, para que não corremos o risco dele se enroscar em algo quando abaixarmos ou quando estivermos manuseando algo também.

Adornos

Não é correto usar colares, anéis, pulseiras, brincos longos, relógio ou qualquer outro adorno. Pois, esses objetos irá nos atrapalhar ao costurar, sem contar do risco que eles podem trazer se prenderem e etc...

Vestimentas

Não devemos usar blusas muito decotadas, pois, há um risco de uma agulha quebrar ou algo vim em nossa direção. E para evitar que nos machuque devemos usar roupas adequadas, e também óculos de proteção se desejar!

                                           

Sapatos

O tipo de sapato também é muito importante. Pois, para pisarmos no pedal da máquina, precisamos ter uma firmeza e também um controle sobre ele para facilitar o nosso trabalho. Portanto, é aconselhável o uso de sapatos com salto baixo, cano curto e sola flexível!


Os pés sobre o pedal, devem também ficar na posição correta: O pé esquerdo deve ficar um pouco mais em baixo que o pé direito. O que seria: O calcanhar do pé esquerdo deve ficar sobre a extremidade inferior e a ponta do pé direito sobre a extremidade superior:


Alongamento


É muito bom prepararmos o nosso corpo antes das atividades do nosso dia-a-dia. Um alongamento de 20 minutos, que envolva todo o nosso corpo, facilitará o nosso desempenho e bem star. E antes de você começar a costurar, depois de ter acordado, ter tomado aquele café da manhã reforçado, faça um alongamento nos braços, cabeça e pernas. É aconselhável fazer um alongamento no início e final do dia. 
E também dar uns intervalos de 10 ou 15 minutos, para tomar uma água ou comer alguma coisa, ajuda no funcionamento correto de todo o seu corpo. 
Se a gente gasta constantemente energia, precisamos recupera-las!!! 

Pois é, precisamos cuidar de nós, para funcionarmos bem rsrs

Essas foram as dicas pessoal, fiquem atentos quanto a elas!!! 

Desejo uma ótima terça-feira a você, e até logo!!!

Patria.  


Comentários

  1. Gostaria de acrescentar um ponto.

    A saúde visual. Parar e esfregar as mãos até aquece-las e colocá-las em concha sobre os olhos por uns minutos, mantendo os olhos fechados. Pode-se apoiar os cotovelos numa almofada ou numa mesa. Depois, piscar com suavidade e ir abrindo os olho. Parar e ir a até a janela ou algum lugar ao ar livre e olhar para longe, olhar para as nuvens, para o alto dos edifícios. E sempre que se lembra, piscar. Piscar com leveza, piscar muito.

    Profissionais que passam grande tempo olhando para objetos a curta distância tem chance maior de desenvolver doença ocular, não apenas os erros de refração que levam ao uso de óculos.

    Alem disso, exercicos para os ombros e pescoço que ajudam a visão ao diminuir a tensão.

    Hoje sabe-se que pior do que o sedentarismo em si, é o ficar sentado por horas seguidas. Assim que der levantar, esticar o corpo. Melhor se puder dar uma andada ou fazer algum exercício mesmo que seja só um alongamento,


    Aqui deixo dois links
    https://www.youtube.com/watch?v=gWtA3rlDUI4
    https://www.youtube.com/watch?v=Z-OgRoCKGPA

    Nota: mesmo um minutinho deste exercício e umas piscadinhas já é valido!

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia!
    Que maravilhoso essas dicas, adorei e são muito bem-vindas!
    Nós do ramo da costura, precisamos de uma atenção especial ao corpo, por fazermos movimentos repetitivos demais e também por ficar quase sempre na mesma posição...
    Todas essas dicas são ótimas para serem praticadas antes e depois do trabalho, pois, a nossa saúde agradece!

    Grande beijo querida e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Encontrei hoje, por acaso, estas páginas. Estão em espanhol, mas dá pra entender.
    https://www.osha.gov/SLTC/etools/sewing_sp/index.html (ver o menu a esquerda)
    Volto com mais tempo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés