Passo a passo: Pregando zíper maneira 1

Olá amigos! como estão? :D

Finalmente, trouxe o post de como pregar um zíper rsrs. E este tipo de zíper está bastante presente em calças, saias, shorts, e entre outros. E ele também serve como um tipo de execício para você fazer, que eu na verdade, o treinei muito rsrs...

HEY você ai, esse post também está em forma de VÍDEO! (obaaa)

Primeiramente, você deve começar pela vista simples e pela vista dupla, que são duas partes importantes que complementam o zíper.

1º Passo: Meça o tamanho do seu zíper.

E ao medir, adicione mais 4 cm a esta medida. Ex: o meu zíper aqui, deu 11 cm, somando com mais 4 cm, meu total será de 15 cm.

2º Passo: Começando com a vista simples, meça em um papel um retângulo, que tenha de comprimento a medida do seu zíper + 4 cm, e que tenha 5 cm de largura. Veja o meu exemplo:

E agora vamos a vista dupla. É o mesmo processo, meça a media do seu zíper + 4 cm, mas agora com 10 cm de largura. Veja:

Depois de ter feito esses moldes, corte-os, e coloque sobre o seu tecido no sentido do fio e então recorte, e ficaram assim:

3º Passo: Agora você irá chulear ( passar ziguezague ou overloque ) nas laterias das vistas, veja como fazer em cada uma:

Vista Dupla
Dobre a vista dupla ao meio, e chuleie as 3 lateais, a lateral da dobra não precisa!

E na vista simples, chuleie as 4 laterais. Veja como ficaram:

4º Passo: Ok, agora que as vistas estão prontas, vamos ao corpo da nossa peça. Aqui eu tenho como exemplo o corpo de uma saia, dividida em dois para que no meio o nosso zíper se encaixe. *Chuleie as laterais do meio do corpo da sua peça:

5º Passo: Posicione a vista simples sobre uma das partes do corpo da sua peça. Eu escolhi a esquerda. Posicione de maneira que o avesso da vista simples fique virado para você, e então alfinete, veja:

6º Passo: Vá a máquina, e costure 0,5 cm a partir do seu chuleado. Costure até o final da vista simples. Veja:

E sua costura deve ficar assim:

7º Passo: Depois de ter costurado, abra a vista simples, e coloque-a em baixo do corpo da peça, e então, passe com o ferro, veja:

8º Passo: Agora, deixe a frente do corpo da peça de frente para você, e mantenha a vista dobrada em baixo. Em seguida, faça uma 'nervurinha' ( costure bem no cantinho da lateral do corpo da sua peça )

*Costure até o final da vista.

9º Passo: Agora, abra novamente a vista simples e posicione o zíper virado de COSTAS para você na lateral da dobra, alfinete e passe uma nervurinha do lado direito do zíper, veja:

Se você tiver um pé calcador para zíper, aconselho a usa-lo, pois, por ele ser mais fino, não te atrapalha na hora de costurar.

Sua costura deve ficar assim:

10º Passo: Volte a vista simples no lugar, e alfinete uma pequena parte do zíper de maneira que ela fique para cima... (Isso deve ser feito, porque o passo seguinte iremos costurar um J, e esta pequena parte do zíper não pode ser costurada)

Desta forma:

E então, vire o corpo da peça de frente para você, e faça duas marcações. Essa marcação você irá fazer apalpando o zíper e o sentindo, meça um dedo depois dele, e em baixo, meça um dedo depois de onde ele termina. Veja a foto para entender melhor:

Após ter feito estas duas marcas, vá fazendo um pontilhado formando um J, até que se encontre com a outra marcação:

E depois do pontilhado, passe o giz mais uma vez, ligando os riscos marcados...

Agora, vá a máquina e costure bem devagar sobre essa marcação em J, com muito cuidado ao chegar na curva. E não se esqueça do retrocesso! ( Use linha de pesponto para a costura ficar mais destacada ).

E sua costura deve ficar assim:

11º Passo: Depois de ter costurado o J, retire o alfinete do canto do zíper e traga somente o zíper para fora da vista simples, veja:

Agora sim, vem a vista dupla. Eu fiz este gif para você entender aonde é que entra a vista dupla. Você irá posicionar o zíper sobre a vista dupla de maneira que ela fique em baixo do nosso zíper, rente a dobra da vista. ( Por que em baixo? porque assim, quando formos abrir o zíper, não apareça a roupa de baixo )

Fazendo isto, pegue a OUTRA metade do corpo da sua peça e dobre 1 cm para dentro, passe o ferro para ficar melhor, veja:

12º Passo: Feito isso, você agora, irá posicionar esta outra parte do corpo da sua peça, em cima do zíper, que está sobre a vista dupla. Veja as fotos para entender melhor:

Feito isso, alfinete para segurar a vista dupla, o zíper e o outro corpo da sua peça, todos juntos. Lembrando que ao virar o avesso, as duas dobras, devem se encontrar certinho, veja:

Conferido, agora você irá costurar uma 'nervurinha', bem rente ao zíper. ( Costure devagar, e use um pé calcador para zíper para facilitar, e se preferir, abra o zíper para também ficar mais fácil )

Dica: costure até uma parte com o zíper aberto, pare, fixe a agulha no tecido e levante o pé calcador, e em seguida feche o zíper e continue a costurar.

Minha costura saiu torta, por causa do meu pé calcador ser grande, e isso atrapalhou, mas, sua costura deve ser bem rente, e deve ser costurada até o final da vista, veja:.

FINALIZAÇÕES

13º Passo: Chegando até aqui, você irá por no lugar essa parte que na foto acima eu seguro, ou seja, esta parte iá cobrir o nosso zíper, e então, você irá fazer duas costuras (pesponto), partindo do J que você costurou, veja:

PRONTO ESTÁ PREGADO SEU ZÍPER, UFFA rsrsrs Veja o resultado:

Gente, eu sei que este post foi bem extenso e exaustivo, e por isso, aceito sugestões sobre ele, se caso você achou que ficou difícil de compreender. Usei até uns gifs para ajudar vocês a entenderem. Pois, este tipo de zíper, é feito em vários processos mesmo.
Bom, deixo a critério de vocês se foi difícil ou não de entender este passo a passo, e aguardo suas respostas =D
E logo postarei também, uma outra maneira de pregar zíper!!! aguardem =D

Grande beijo a todos e ótima semana para vocês!!!

Patria.

Comentários

  1. Amei seu video.me ajudou muito. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Valeria, tudo bem?
      o vídeo que você fala é da barra com o ponto escondido, ou fala deste post do zíper mesmo? ^-^
      Ah, que bom que te ajudei, e eu que agradeço!!!

      um grande beijo, e qualquer coisa estou aqui!!! =)

      Patria.

      Excluir
    2. Gloria Inês Fonseca17 de maio de 2016 13:39

      Amei seus vídeos, barra italiana, colocar o zíper entao.Muito obrigada.

      Excluir
    3. Muito bom, nunca tinha feito , fiz por aqui, obg bjs

      Excluir
    4. Oi Juliana, tudo bem? ai que legal, muito bacana saber que você fez, fico feliz! eu que agradeço viu? beijo enorme!

      Excluir
  2. super bem explicado.vou testar,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Rosa, tudo bem?
      que bom saber, estava preocupada com este post, pois, ele é bem longo e achei que seria de difícil entendimento... mas obrigada por comentar viu?! =)
      testa sim e depois me fala, beijos!!!!

      Excluir
  3. Patricia, testei hoje e ficou sensacional,fiz uma calça linda,obrigada,muito fácil e rápido,super bem explicado,vou deixar seu post em favoritos para que possa consulta-lo sempre.super obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Rosa!!!
      Ah que bom saber que deu certo, saiba que fico muito feliz!!!
      Ebaaaa, que bacana mesmo em saber disso!!!
      Ah, eu que agradeço pelo contato, e pelo reconhecimento!!!

      Um grande beijo para você, e o que precisar é só falar!!!!
      Patria.

      Excluir
  4. MUITO BOM E SUPER BEM EXPLICADO, ADOREI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem? :)
      Que bom que gostou, fico super feliz!
      Se precisar de alguma coisa, é só falar, beijos!!!

      Excluir
  5. Demorei a encontrar uma explicação do que eu queria,estou fazendo uma saia e era exatamente o que eu tinha duvidas,até comentei em outro post sobre não fazer separado a frente mas acho que vou separar e seguir teu passo a passo.Muito bem detalhado,obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, tudo bem?
      Você fala de separar a parte da frente da saia em duas partes? porque essa separação sempre irá existir quando você for colocar um zíper... aé? qual post, você pode me mandar? aaah, e sua saia, é jeans? é com tecido mais fino? :)
      Fico super contente se estou podendo te ajudar!
      Obrigada pela visita e por comentar, qualquer dúvida é só mandar, beijos!!!

      Patria.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Muito obrigada querida, e seja bem-vinda sempre!
      Grande beijo!
      Patria.

      Excluir
  7. Adorei, muito bom de entender. Vc foi muito atenciosa e muito prestativa em postar com tantos detalhes a colocação desse zíper. Adicionada aos meus favoritos. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina, tudo bem?
      Muito obrigada mesmo querida, fico muito feliz e obrigada pelo carinho, isso me motiva muito!
      Eu que sou totalmente grata, e também agradeço pela visita!
      Volte sempre, e um grande beijo pra você!

      Patria

      Excluir
  8. Olá, parabéns pelo post. Muito bem explicado.Estou começando na costura agora e já aprendi!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Obaaa que legal, você vai amar o mundo da costura!
      Fico feliz em saber que gostou e ainda mais por ter aprendido :)
      Eu que agradeço viu? Beijo enorme!

      Excluir
  9. Olá, parabéns pelo post. Muito bem explicado.Estou começando na costura agora e já aprendi!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nyniva, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber que você gostou, agora bora pregar zíper rsrs
      Eu que agradeço querida, super beijo!

      Patria.

      Excluir
  10. Amei! sempre tinha dificuldade agora graças a você. Abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber, mesmo!!!
      Super beijo querida, volte sempre!

      Patria.

      Excluir
  11. Parabéns, vc explica com muita clareza. E obrigada, pois me fez ganhar tempo (não preciso ficar dando cabeçadas até aprender). Muito sucesso para vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem? ;)
      Fico muito feliz mesmo, em saber que pude te ajudar!
      Muito obrigada e sucesso a nós!
      Grande beijo querida e volte sempre!

      Patria

      Excluir
  12. Oi Patrícia!!! Deus abencoe sua generosidade de postar informação tão importante para entendermos melhor a arte das costuras.. AMEI...OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, tudo bem?
      Por nada querida, só quero ajudar. Que Deus te abençoe em dobro e fico muito feliz em saber que gostou do post!
      Agradeço mais uma vez e seja sempre bem-vinda!

      Super beijo,
      Patricia.

      Excluir
  13. Olá Patricia.... Estava procurando um post sobre pregar ziper...e adorei o seu...td bem explicadinho sem pular nenhuma etapa! Parabéns e obrigado pela generosidade de compartilhar suas idéias e experiências! Um enorme Abraço! Fabiula

    ResponderExcluir
  14. Olá Fabiula, tudo bem?
    Fico muito feliz em saber que pode encontrar o post do blog, e ainda mais em saber que gostou e que foi útil para você, fico muito feliz mesmo!
    Eu que agradeço e seja sempre bem-vinda!

    Grande beijo querida,
    Patria.

    ResponderExcluir
  15. Olá, é possível costurar zíper na curva do tecido? Ele fecha normalmente? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Luíza, tudo bem?
      você fala em colocar zíper no tecido cortado em curva? Depende muito da curva, por que ai teremos que mudar a margem de costura do molde, deixando curvo também, o que vai dar um pouquinho de trabalho rs. Por nada, eu que agradeço, beijos!

      Excluir
  16. Amei! Fiz numa calça social e deu muito certo. Gostei muito da sua didática parabéns. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam! Ai que bom que deu certo, fico muito contente por você! Muito obrigada viu? beijo grande ;*

      Excluir
  17. Olá Patri, boa noite!
    Adorei o blog e o seu post, vou ver e rever várias vezes a sua explicação, porque acho muito complicado colocar um zíper com perfeição e você faz tudo parecer tão simples. Agradeço por compartilhar.
    Já seguindo aqui e quando puder vá conhecer o meu cantinho também!
    Uma ótima semana pra você. Sucesso!
    Bjos,
    Lauren
    http://aprendendocommamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lauren!
      ai que bom que gostou, fico super feliz <3
      Pois é menina, zíper pra mim nunca foi uma tarefa fácil, mas quando mais você pratica a colocação dele, mais você entende e melhor fica.
      Claro, vou lá conhecer teu cantinhoe agradeço o carinho <3

      Beijo grande e sucesso em dobro!
      Patria.

      Excluir
    2. Oiii! fico feliz em saber e agradeço por comentar, beijos =*

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Adorei... Está muito bem explicado... Dá para entender perfeitamente como colocar o zíper... Me ajudou muito... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Ai que bom, fico feliz em saber que pude
      ajudar e agradeço pelo comentário. Jesus te ama, beijo grande! =***