Pular para o conteúdo principal

Como diminuir camiseta

Saiba como diminuir sua camiseta através do passo a passo que trago em vídeo nesse post.

Um dos meus primeiros ajustes feitos como iniciante na costura, foi em diminuir uma camiseta que comprei num brechó. Como era masculina, ficava quase que um vestido pra mim, e não tinha outro jeito se não fosse ajustar quase inteira para poder usar, e então foi esse o resultado:


Geralmente, toda camiseta é feita de malha (tecido que estica) e por isso é preciso saber de algumas coisas importantes antes de costurar nesse tipo de tecido.

A chave principal para esse ajuste é você ter uma camiseta de medida, e é essa camiseta junto com minhas explicações do vídeo abaixo, que você vai conseguir dar um jeito na sua camiseta.



E se sua máquina de costura for doméstica, use agulha ponta bola n°9 ou 11, e deixe a tensão da linha mais baixa, entre 2 e 3 ou 3 e 4. Se sua máquina for uma reta industrial, use agulha de cabo fino e dentro das mesmas numerações.

*Faça um teste antes em uma camiseta velha, ainda mais se você não tiver muita experiência com costura, e dessa forma você pode ver o que não fazer e o que melhorar na próxima camiseta ;)

Antes de começar, conheça a lista de materiais para costurar que pode te ajudar e muito. O restante de todos os detalhes, está  no vídeo abaixo:



Espero que tenha ajudado e também gostado do vídeo :)

Com carinho,

Patria.
🌻🌻🌻



Comentários

  1. Oie, acabei de receber uma blusa e ficou quase igual a sua de taão grande.. eu queria diminuir mas tenho apenas a máquina simples em casa.. teria algum problema na costura? A sua ficou muuuuuito boa! Obrigada
    Janayna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janayna, tudo bem? :)
      Não teria nenhum problema não, você só precisa usar uma agulha de n°9(ponta bola) e usar o fio na bobina, dessa forma, a costura fica flexível e sem risco de estourar por ser um tecido de malha. Fico feliz em saber que gostou, muito obrigada!

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
  2. Você usou que tipo de linha? Tem alguma que você recomendar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, tudo bem?
      Para fazer as barras eu usei linha comum de 100% poliester, e o fio na bobina, pois, como é uma tecido que estica, usando o fio na bobina, a costura reta acompanha a elasticidade do tecido.

      Beijos e seja sempre bem-vinda!
      Patria.

      Excluir
  3. Olá, boa tarde.

    Gostei da dica, mas tenho uma dúvida: Não tem perigo de a manga ficar repuxando na parte da axila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dyego, tudo bem?
      Se você fizer uma suave curva na parte da cava (axila) ela não vai repuxar. Mas se você fizer um tipo de quina ou uma curva acentuada, ela vai ficar um tipo de ''papo'' nessa região.
      Fico feliz em saber que gostou :)

      Seja bem-vindo sempre!
      Abraço

      Excluir
  4. Olá Patri
    Gostaria de saber se é possível fazer essa diminuição com aquelas mini maquinas de costura de bolso.
    Você poderia também indicar algo assim com investimento pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Então, para esse tipo de diminuição eu não indico. Aquelas máquinas são muito fraquinhas, são mais para emergências e pequenos furos ou descosturas. O ideal é fazer em uma máquina doméstica, usando a linha certa, a agulha certa e a tensão da linha ideal. Dessa forma, fica uma costura com um bom acabamento e uma costura resistente.
      Uma ótima máquina que indico e que é de baixo investimento, é da marca Singer e da linha Facilita, ela tem as funções necessárias para fazer trabalhos como esse.

      Beijos e seja bem vindo(a) sempre!
      Patria.

      Excluir
  5. O problema é o espaço do ombro, isso que fica chato. Diminui a manga mas o espaço do ombro fica feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Esse espaço, seria na parte de cima? se sobrar esse espaço, deve ser feito um ajuste, apertando ou em cima ou em baixo da manga. ;)

      Excluir
  6. Oi! Sou iniciante na costura..... Adorei essa dica!!!! Muuuito útil!! Fiquei em dúvida na sua resposta anterior.. Como seria esse ajuste q vc mencionou? Pode detalhar melhor? Obrigada por compartilhar uma ideia tão bacana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Esse ajuste nem sempre precisa ser feito, porque vai depender muito da sua camiseta de medida, e do tamanho da camiseta que você irá ajustar. Mas quando isso acontecer, esse ajuste deve ser feito na parte de baixo da manga, lá nas axilas, para não ficar a sobra do ombro lá em cima. Espero ter entendido rs mas se você é iniciante, com o tempo entenderá melhor as coisas... Agradeço muito e fico feliz em saber que gostou, grande abraço!!!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oiii! que bom que gostou, fico feliz e agradeço de coração! volte sempre, beijos =***

      Excluir
  8. oque quer dizer com " use o fio na bobina?"
    como è isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Essa é uma dica para costurar malha, e com o um cone de fio de overlock, você enche a bobina, e na parte de cima você usa linha normal. Dessa forma, a costura fica mais flexível e ideal para o tecido de malha ;) abraço

      Excluir
    2. ah sim, agora entendi, sou leiga no assunto, mas é necessário dobrar 2 x p/ costurar, ou somente 1x igual a sua na overlock??

      Excluir
    3. Como é malha e tecido mais leve, o ideal é dobrar só 1 vez para não ficar grosseiro, sabe? bjooo

      Excluir
  9. A linha da bobina é a que se usa no overloque ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! isso mesmo, é uma opção pra você costurar na malha :) beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra.

Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas, vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante...
E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido.




Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma, multiplicação e em alguns casos divisão, tranquilo em?!

Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: *Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente.

*Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido. Tecidos com elastano como a malha, viscose, viscolycra e entre outros, costumam encolher de 5 a …

Aprenda a fazer o bolso embutido

Aprenda comigo a como fazer esse lindo tipo de bolso que trago todos os detalhes no vídeo desse post.
O bolso embutido ou bolso avivado, geralmente, era muito visto em peças de roupas sociais, mas, ganhou espaço em vários outros lugares, como em jaquetas, peças de roupa em couro, bolsas, e muito mais.
O bolso embutido foi um dos meus primeiros aprendizados como iniciante na costura, e como é de lei, ele não ficou tão bom como planejado (rs). Mas, é com a prática que tudo melhora.

No vídeo abaixo, eu te mostro e explico todos os detalhes do processo de como fazer esse tipo de bolso, lembrando que, se você nunca o fez antes, faça em um retalho.

No processo, envolve forro e cortes exatos para que se tenha o melhor resultado nesse tipo de bolso. Toda calma, paciência e cuidado é muito importante.

Bora fazer? então confira a lista de materiais para costurar antes de começar :)


E você sabia que é possível usar essa mesma técnica do bolso embutido para fazer casinhas de botão? A casinha é f…

Conheça a máquina Overlock

Conheça os detalhes dessa incrível máquina de costura essencial para a confecção de malharia.
A overlock é uma máquina de costura de uso industrial, e sua costura é voltada para um único tipo de tecido específico: a malha. A malha é um tipo de tecido que possui elasticidade, e para isso, é necessário um tipo de costura que acompanhe essa elasticidade sem que ela se rompa ao vestir ou simplesmente esticar. 
E é ai que entra o principal papel da overlock nesse tipo de costura, fazendo dela uma das principais máquinas industriais presentes em pequenas e grandes confecções de tecidos leve, médios e principalmente de malharia.


Um tipo de ponto que lembra a função da overlock, é o ponto zigue-zague, presente nas máquinas caseiras e mais simples. Com ele é possível aplicar elástico, dar acabamento na borda do tecido e entre outros. Mas, não chega perto do que a overlock é capaz de fazer, fazendo dele, um quebra galho.
O ponto da overlock
O ponto da overlock pode ser classificado em vários nú…