Conheça cada fase da modelagem e saiba a importância de cada uma na construção do molde.
Existem vários métodos para se construir um molde, e cada um deles possuem seus macetes, regras e técnicas que faz ser de extrema importância para conhecimento de quem o aplica.
Dessa forma, o ideal é se adequar a um único método, para não haver confusões entre um e outro e sim, aprimoramento.
E seja qual método for, durante a construção do molde (chamado diagrama), é passado por várias fases começando do molde base, até a resultado do modelo desejado.
E para um molde bem feito, um bom modelista sabe que é preciso entender e levar a sério cada uma dessas fases, onde, através de muito treino e estudo é que se alcança bons resultados na modelagem (dica para quem é iniciante na costura).
Então vamos a elas?
1 - Interpretação do modelo
Tudo começa com a ideia do modelo desejado da roupa, onde, através de uma foto ou desenho, conseguimos observa-lo de uma forma mais ampla, todos os detalhes que ele contém, fazendo um tipo de analise do tamanho, tipo de costura, tecido, aviamentos contidos e formas diversas.
2 - Construção do diagrama
''Diagrama'' nada mais é, que o desenho do molde. E nessa etapa de construção do diagrama, usamos as medidas fundamentais que darão a forma para o nosso molde base.
Todo molde que possui apenas medidas fundamentais, é chamado de molde base, e na etapa de preparação, nós iremos separar cada parte do molde (Dianteiro e Traseiro) em um tipo de transporte (em outro papel, usando materiais de modelagem), obtido através do primeiro diagrama.
E então, colocaremos todas as informações necessárias como: piques, furos, sentido do fio e o tamanho do molde.
E então, colocaremos todas as informações necessárias como: piques, furos, sentido do fio e o tamanho do molde.
4 - Adaptação de modelo
Através de todo molde base, conseguimos fazer a adaptação de modelo. Essa etapa, usamos medidas complementares, onde podemos adicionar ou retirar medidas, e transformar completamente o modelo inicial do diagrama.
Na imagem abaixo, o molde base da saia reta, teve alterações como: afunilamento a partir do quadril, adição de bolso e diminuição na altura da cintura.
5 - Plano de corte
No plano de corte, é feito mais uma vez o transporte dos moldes, adicionando a margem de costura. Dessa forma, o molde estará pronto para ser colocado no tecido e dar início ao corte e em seguida ao processo de confecção da peça piloto.
Após a etapa de confecção da peça piloto, analisamos o caimento da roupa. E se necessário, são feitas alterações no molde, para que então, se possa confeccionar a peça definitiva e com o caimento perfeito.
E com o molde testado, é possível fazer o estudo de encaixe dos moldes no tecido, para calcular a metragem de tecido necessária, evitando desperdícios.
E com o molde testado, é possível fazer o estudo de encaixe dos moldes no tecido, para calcular a metragem de tecido necessária, evitando desperdícios.
Depois do molde testado e aprovado, é possível partir para a graduação, onde se realiza a ampliação e redução dos tamanhos do molde.
A graduação lembra bastante um gabarito, e deve ser feita com todo conhecimento e cuidado para não perder as formas do diagrama.
Agora você pode ter uma ideia da importância de se fazer um molde e do valor que ele tem. E para se ter um bom resultado tanto no molde quanto no resultado final da sua peça, é preciso muita dedicação.
Infelizmente as pessoas não querem se aprofundar no conhecimento de construção de um molde e acabam querendo sempre achar um pronto por ai. O que elas não sabem, é que se não saber entender como aquele molde foi feito, o resultado final pode não sair como o esperado.
Aproveite e conheça a importância da ficha técnica do vestuário que tem tudo haver com esse assunto!
Espero que tenham gostado e também ajudado de alguma forma,
Com carinho,
Patria.
🌻🌻🌻
ADOREI esta postagem!! Muito bem elucidativa sobre a importância de uma boa modelagem.
ResponderExcluirÉ como os alicerces de uma casa, modelagem é essencial, é o caimento da roupa, é o sob medida.
E já aguardo ansiosa pelos teus vídeos de modelagem e montagem.
Parabéns.
Feliz 2016.
Olá Fatinha querida!
ExcluirPois é, esses processos são tudo na vida de uma roupa, e conhece-los e saber executa-los da toda a diferença na hora da costura e também criação. Fico muito feliz em saber que gostou, e loguinho os vídeos vão começar a sair rs
Super beijo querida, muito obrigada e feliz 2016 pra nós! =*
Olá Patricia, tudo bem? eu adorei a explicação, pretendo aprender a costurar nesse ano, vou acompanhar seus videos e dicas no blog, muito obrigada.
ResponderExcluirOlá Katia, tudo ótimo e contigo?
ResponderExcluirFico feliz em saber que gostou do post, e mais ainda em saber que logo irá começar a costurar, você vai amar!
Obrigada por acompanhar, e seja bem-vinda sempre!
Super beijo,
Patria.
Olá Patrícia, adorei suas informações e foi muito útil também o vídeo sobre a interlock muito bem explicado.vc esta de parabéns. Aguardo ansiosa pelos próximos vídeos. Um abraço e muito obrigada!
ResponderExcluirOi Lara, tudo bem?
ExcluirAi que bacana, fico muito contente em saber, meu objetivo é poder ajudar. Muito obrigada pelo carinho, e logo logo sai os vídeos! rs
Beijos querida! =*
Olá Patrícia, adorei suas informações e foi muito útil também o vídeo sobre a interlock muito bem explicado.vc esta de parabéns. Aguardo ansiosa pelos próximos vídeos. Um abraço e muito obrigada!
ResponderExcluirAdorei o post. Vou seguir os passos na próxima peça :)
ResponderExcluirOiii Lê! segue sim, vai contribuir muito para o seu aprendizado! Sucesso a ti, beijos! =*
Excluir