Cós Tradicional x Cós Anatômico




Querido leitor, neste post você irá entender qual a diferença de um cós anatômico e de o cós tradicional, e também o que cada um causa em nosso corpo. Na modelagem é possível ver essa tamanha diferença...



Olá querido leitor, o assunto de hoje não tem tanta relação ao ato de costurar, mas, é um detalhe muito importante e que deve ser analisado antes de montar a peça. O cós, é feito na modelagem, e é ele quem dá sustância a nossa cintura, ou melhor, ele precisa ter essa função. Abaixo, irei mostrar imagens dos dois diferentes tipos de cós, e o que eles causam em nosso corpo...

Cós Tradicional
O cós tradicional, é conhecido popularmente como cós baixo, e sua largura é mais fina e não acompanha a curva da cintura, por ser modelado e cortado totalmente reto. E apesar dele ser bem mais fácil de ser costurado, as empresas de confecções não estão mais o aderindo tanto. 

Imagem via http://moda.culturamix.com/tendencias/modelos-de-calcas-jeans-para-o-verao

O que ele causa em nosso corpo
Tudo é uma questão de gosto, eu por exemplo, não gosto deste tipo de cós pelo fato dele ficar muito baixo. E pelo fato dele ser baixo, ele causa uma deformação na região abaixo do umbigo, que pode ser irreversível. Veja a imagem abaixo:

E é isso que causa usar calças, saias, e shorts com o cós baixo. Ele não acompanha a curva da nossa cintura, e se ele ficar apertado demais, ele sufoca essa região do nosso corpo, deixando marcas que podem nunca mais sumir.

Imagem via http://www.acessa.com/mulher/arquivo/noticias/2009/10/30-jeans/

Cós Anatômico
O cós anatômico é mais alto, e sua largura varia de 6 cm a 10, ou mais. Ele acompanha a curva da nossa cintura, modelando todo o nosso quadril. O cós anatômico é mais trabalhoso de ser aplicado, pelo fato de ser em formato de curva. Hoje em dia, ele é muito encontrado nas calças, saias e shorts e também nas peças de quem usa.

Imagem via http://www.modamaringa.com.br/post/412-767-jeans-de-maringa/

O que ele causa em nosso corpo
Como podem ver na imagem acima, ele é mais alto e acompanha as curvas do corpo, sem a impressão de estar sufocando. Ele não deixa marcas, e se encaixa perfeitamente. E outra coisa, quando você abaixa , ele não deixa amostra o seu cofrinho rsrs.

É bom saber
*Para pessoas gordinhas, o ideal é usar calças com cintura alta. Pois modela o corpo, e oferece um conforto maior.
*O cós anatômico é ideal para peças com cintura baixa, e tendo uma largura de 6, 10 cm ou mais, modela ainda mais a linha da cintura/quadril.
*O cós anatômico é ideal para qualquer tipo de corpo.
*Evite calças apertadas demais, seu corpo também precisa respirar!

A diferença na modelagem
A diferença dos dois tipos de cós, é a primeira coisa a ser notada ao fazer os moldes e ao posiciona-los no tecido. Abaixo, eu fiz um desenho para você entender a diferença dos moldes de cada um, o que não ficou muito bom, pois, não entendo muito desses programas gráficos, mas, a diferença é, o cós tradicional é reto, e o anatômico acompanha curvas (lembrando um viés). 


E ai gostaram? comente o que achou e diga qual dos dois você mais usa! =)
Tenham uma ótima noite e até breve! Beijinho =*

Patria.

Comentários

  1. Oi, Pátria

    Ainda não tinha visto este post e sua explicação ficou ótima.
    Eu gosto mais do cós anatômico, larguinho, fica muito mais bonito e sob medida.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, tudo bem?
      Eu também prefiro o cós anatômico, ele é muito mais confortável e não deixa marcas no corpo.
      Que bom que gostou querida, eu que agradeço pela visita!

      Grande beijo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Para homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano?

    ResponderExcluir
  4. Para homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano?

    ResponderExcluir
  5. Para homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elio! Não há problema algum o homem usar uma calça com um cós mais alto, mas poucos não tem esse costume e acham estranho, tanto que as calças de hoje já vem com esse tipo de cós anatômico aplicado. Se o tecido for um jeans com elastano, pode sim, mas se for um tecido mais mole, ai é outro tipo de cós que deve ser aplicado, o reto mesmo. Abraço!

      Excluir
  6. Bom dia :)
    Minha maior dificuldade não é com o cós em si, mas com a altura da calça. Se eu desenho um molde de calça masculina, tenho que descontar a altura do cós? Estou perguntando isso porque na minha última tentativa a bermuda acabou ficando com a cintura muito alta, e não pude descer porque já tinha feito os bolsos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lê!
      Todo molde de calça, bermuda ou shorts, tem a cintura alta, isso porque, ele é um molde base, e o molde base, precisa de mudanças (adaptações de modelo) para você poder fazer a calça, bermuda e etc no modelo que quiser, por isso, parte de uma base. Ai no caso, você deve antes tirar a medida da pessoa na altura da cintura desejada e depois jogar isso no molde base. Tem um post que chama ''fases da modelagem'' acessa pra ler, e espero que tenha entendio, Beijos!

      Excluir
    2. Entendi. Muito obrigado :)

      Excluir
  7. Ainda bem que eu vi esse post hoje. Estou fazendo minha primeira bermuda, cintura alta, quase cortei um cós reto. Imagina, o caimento não ia ficar bom e eu ia ter aborrecimento. Informações ótimas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Fran, na costura existe certos detalhes e conhecimentos que fazem uma diferença danada quando estamos montando uma peça, por isso é sempre bom pesquisar, para evitar dores de cabeça rs Mas, no final das contas mesmo que algo dê errado, se torna aprendizado também :) Agradeço o comentário, Beijos :*

      Excluir

Postar um comentário