Pular para o conteúdo principal

Como fazer e aplicar viés

Aprenda a como fazer e aplicar esse lindo e tão conhecido acabamento chamado viés.

O viés pode ser considerado um aviamento e também é um tipo de acabamento muito comum e encontrado não só em roupas, mas também em artesanatos e trabalhos em geral que envolve a costura.

Ele pode ser aplicado com ou sem aparelho, e ser comprado pronto ou até mesmo, pode-se fazer e aplicar, que é o objetivo desse post que trago com vídeo.

Viés feito e aplicado na cava de um vestidinho.

Além de dar o acabamento a peça, o viés acompanha a forma que ela tem, ainda mais quando se trata de formas arredondadas. E é nessa hora, observando seu trabalho, que você escolhe por dar o acabamento com o viés.

Para que ele acompanhe as formas arredondadas de onde vai ser aplicado, é necessário, antes de cortado-lo, achar o ''sentido do viés'' no tecido, que é o sentido da diagonal.

Cortando-o nesse sentido, ele consegue acompanhar a curva existente no local sem repuxar o tecido, por isso, ele tem esse nome, viés.


Seguindo a ideia da imagem acima, eu pude fazer e aplicar o viés no corte e costura de um vestido de bebe que ficou uma gracinha ♥ 

Existem também aqueles que você compra pronto por rolo ou por metro, que dá mais agilidade na hora da aplicação.


E como comentei acima, através do viés pronto ou o feito do próprio tecido, é possível aplica-lo com a ajuda de um aparelho inserido na máquina, onde, em uma única costura, você aplica os dois lado do viés na peça.


Mas na falta de um viés pronto, nada melhor que saber faze-lo e aplica-lo sem aparelho, não é mesmo? E se você é iniciante na costura, isso é muito importante, muito mesmo. Confira todo o passo a passo no vídeo abaixo:



Nos post que ensino o corte e costura de uma regata básica feminina, também ensino uma maneira um pouco diferente de aplicar viés, que muitas vezes me quebra o galho. É só acessar o vídeo abaixo e conferir o passo a passo:



E conheça também outros tipos de aviamentos assim como o viés, que podem incrementar sua peça de roupa ou seu projeto de costura, e dar lindos detalhes.

Espero que tenha ajudado e também gostado,

Com carinho,
Patria.
🌹🌸🌷 



Comentários

  1. Adorei espero que nos ajude com mais dicas...vc e fantastica

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria, tudo bem?
    ai que bom, fico super contente se pude te ajudar! Muito obrigada mesmo, viu?
    No que precisar é só falar! :)

    Obrigada pela visita e volte sempre querida,
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Hei Patricia espero que tenha um ano novo maravilhoso e abencoado, que Deus nao deixe sua luz apagar nunca para que vc possa sempre nos passar estas maravilhas que faz...hharmonia,percistencia, amor, solidariedade, paz...e muitas realizacoes...bjks ...muita prosperidade...este e o meu desejopara vc...



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada Maria! Que tenhamos um 2015 repleto de muita harmonia, sabedoria, força, amor, alegria, realizações, paz... Que Deus te abençoe muito querida, grande beijo e muito obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Priscila, tudo bem?
      Fico super feliz por ter gostado!
      Grande beijo e volte sempre!!!

      Excluir
  5. Bem legal e útil suas dicas, obrigada e Deus te abençoe...bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Gláucia, tudo bem? Seja bem-vinda sempre!
    Fico mega feliz em saber que você gostou, e que Deus te abençoe em dobro!

    Grande beijo querida!
    Patria.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Meu nome é Luiz. Gostaria de saber, se existe algum aparelho de viés, que quando o fazemos, já saia virado. Sem precisar, ter que fazer manualmente.
    Obs. É para fazermos as alças de algumas peças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, tudo bem? :)
      Sim existe aparelhos próprios para aplicar o viés e que nos ajuda muito. Não sei se você viu, mas no final do post tem a foto de um dos tipos de aparelhos, que no caso esse, é para máquinas domésticas. Tem também um vídeo que mostra como aplicar usando o outro tipo de aparelho. Lembrando que para cada tamanho de viés, também existe um aparelho para cada tamanho. Porém, o aparelho para a máquina doméstica, é regulável e aceita vários tamanhos...

      Espero ter te ajudado, e qualquer coisa estou a disposição!
      Grande abraço e seja bem-vindo sempre!

      Patria.

      Excluir
  8. Oi Yasmin, tudo bem?
    Ele fica sim, tanto por dentro quanto por fora. Porém na hora de aplicar, tem que distribuir muito bem as medidas, para que o lado de dentro que irá ficar o viés, não fique com uma medida menor.

    Beeeijos e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  9. Olá boa noite! gostaria de saber onde posso comprar, vc teria alguma sugestão de loja obrigada !

    ResponderExcluir
  10. oi vc pode ensinar passo a passo da gola desse vestidinho?obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian! esse passo a passo está lá no canal, é só acessar https://www.youtube.com/watch?v=SFsFIVSrskw eu que agradeço, beijos!

      Excluir
  11. obrigada vc e muito gentil!

    ResponderExcluir
  12. Meu deus que post mais maravilhoso e explicativo, adorei demais, muito obrigada era bem o que eu precisava <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? ai que bom que gostou e fico feliz em saber que pude ajudar com o post! Muito obrigada, beijo enorme <3

      Excluir
  13. Amei! Vc é mt didática... Obrigada por se dedicar a nos ajudar com suas dicas... 💐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bia! ai que bom que gostou, fico super feliz aqui <3 obrigada você pelo carinho imenso, beijo enorme :****

      Excluir
  14. Respostas
    1. Oiii Neusa! Que bom saber que pude ajudar, fico feliz! Beijo enorme :***

      Excluir
  15. olá Patrícia. Quero colocar vies em tecido bem fino..tecido liganete e o vies tambem do mesmo tecido na galoneira industrial. Coloco no aparelho só que o tecido desliza.. a costura sai do vies... quando coloco um pano firme.. um pano mais incorpado... a costura fica otima.. como faço? Existe aparelho especial para tecidos finos? tem algum ajuste que tem que se fazer na máquina que eu não estou fazendo? Estou perdida.. vejo varias blusas com o vies que quero colocar e eu não consigo.. sera que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? Não entendo muito de galoneira, mas espero ajudar.
      Eu acredito que tenha um aparelho só para viés de malha para a galoneira, assim como tem para colocar na reta industrial. Sobre não estar dando certo a costura, dá uma olhada na tensão da linha, se ela está de acordo para o tecido. Vai mexendo com calma e fazendo testes, que ela se ajeita :)
      Beijos!!!

      Excluir
  16. Obrigado! É o que estava procurando! Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! fico feliz em poder ajudar e agradeço de coração seu contato e retorno, abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra.

Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas, vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante...
E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido.




Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma, multiplicação e em alguns casos divisão, tranquilo em?!

Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: *Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente.

*Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido. Tecidos com elastano como a malha, viscose, viscolycra e entre outros, costumam encolher de 5 a …

Aprenda a fazer o bolso embutido

Aprenda comigo a como fazer esse lindo tipo de bolso que trago todos os detalhes no vídeo desse post.
O bolso embutido ou bolso avivado, geralmente, era muito visto em peças de roupas sociais, mas, ganhou espaço em vários outros lugares, como em jaquetas, peças de roupa em couro, bolsas, e muito mais.
O bolso embutido foi um dos meus primeiros aprendizados como iniciante na costura, e como é de lei, ele não ficou tão bom como planejado (rs). Mas, é com a prática que tudo melhora.

No vídeo abaixo, eu te mostro e explico todos os detalhes do processo de como fazer esse tipo de bolso, lembrando que, se você nunca o fez antes, faça em um retalho.

No processo, envolve forro e cortes exatos para que se tenha o melhor resultado nesse tipo de bolso. Toda calma, paciência e cuidado é muito importante.

Bora fazer? então confira a lista de materiais para costurar antes de começar :)


E você sabia que é possível usar essa mesma técnica do bolso embutido para fazer casinhas de botão? A casinha é f…

Conheça a máquina Overlock

Conheça os detalhes dessa incrível máquina de costura essencial para a confecção de malharia.
A overlock é uma máquina de costura de uso industrial, e sua costura é voltada para um único tipo de tecido específico: a malha. A malha é um tipo de tecido que possui elasticidade, e para isso, é necessário um tipo de costura que acompanhe essa elasticidade sem que ela se rompa ao vestir ou simplesmente esticar. 
E é ai que entra o principal papel da overlock nesse tipo de costura, fazendo dela uma das principais máquinas industriais presentes em pequenas e grandes confecções de tecidos leve, médios e principalmente de malharia.


Um tipo de ponto que lembra a função da overlock, é o ponto zigue-zague, presente nas máquinas caseiras e mais simples. Com ele é possível aplicar elástico, dar acabamento na borda do tecido e entre outros. Mas, não chega perto do que a overlock é capaz de fazer, fazendo dele, um quebra galho.
O ponto da overlock
O ponto da overlock pode ser classificado em vários nú…