Pular para o conteúdo principal

Diferenças entre o cós tradicional e cós anatômico

Entenda sobre a diferença entre o cós tradicional e o cós anatômico e o que cada um causa no nosso corpo quando usamos cada um.

O cós é um tipo de tira que pode ser larga ou fina e que é pregada na linha da cintura da roupa, tendo como função dar sustentação tanto no corpo como também na peça.

E quando uma peça de roupa possui o cós, é fácil de identificar se ele é anatômico ou tradicional observando a altura da cintura ou simplesmente pelo formato do cós.


Cós tradicional
O cós tradicional, é conhecido popularmente como cós baixo ou cós padrão, e sua largura é mais fina e não acompanha a curva da cintura, por ser modelado e cortado totalmente reto.

Ele é melhor indicado em peças com tecidos que esticam (tecido malha).


O que ele causa em nosso corpo
Pelo fato desse tipo de cós ser baixo, o uso frequente dele, acaba causando uma deformação na região abaixo do umbigo, que pode ser irreversível. Veja na imagem abaixo:


Imagem via http://www.acessa.com

Cós Anatômico
O cós anatômico é aplicado em peças de cintura média e alta, e sua largura pode variar bastante sendo de 4 a 10 cm. Seu formato é de uma suave curva, o que faz ele acompanhar a cintura assim que é vestido.

Ele é muito visto em peças de tecido plano (que não esticam) ou em tecidos mais firmes com elasticidade.

Imagem via http://www.modamaringa.com.br

O que ele causa em nosso corpo
Diferente do cós tradicional, o cós anatômico acompanha toda a curva da cintura, se encaixando perfeitamente ao corpo. Por ser mais alto, não deforma essa região da cintura/quadril o que faz dele ser o mais indicado para se usar.

A diferença na modelagem
No molde a diferença é muito clara, e é exatamente nele que tudo acontece. Como podem ver na imagem abaixo, o cós tradicional é totalmente reto, contrário do cós anatômico que possui uma suave curva. E esse super detalhe é o que faz toda a diferença quando vestimos.
Espero que tenham gostado e ajudado de alguma forma,
Com carinho,

Patria.
🌷🌷🌷



Comentários

  1. Oi, Pátria

    Ainda não tinha visto este post e sua explicação ficou ótima.
    Eu gosto mais do cós anatômico, larguinho, fica muito mais bonito e sob medida.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, tudo bem?
      Eu também prefiro o cós anatômico, ele é muito mais confortável e não deixa marcas no corpo.
      Que bom que gostou querida, eu que agradeço pela visita!

      Grande beijo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Para homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano?

    ResponderExcluir
  4. Para homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano?

    ResponderExcluir
  5. Para homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elio! Não há problema algum o homem usar uma calça com um cós mais alto, mas poucos não tem esse costume e acham estranho, tanto que as calças de hoje já vem com esse tipo de cós anatômico aplicado. Se o tecido for um jeans com elastano, pode sim, mas se for um tecido mais mole, ai é outro tipo de cós que deve ser aplicado, o reto mesmo. Abraço!

      Excluir
  6. Bom dia :)
    Minha maior dificuldade não é com o cós em si, mas com a altura da calça. Se eu desenho um molde de calça masculina, tenho que descontar a altura do cós? Estou perguntando isso porque na minha última tentativa a bermuda acabou ficando com a cintura muito alta, e não pude descer porque já tinha feito os bolsos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lê!
      Todo molde de calça, bermuda ou shorts, tem a cintura alta, isso porque, ele é um molde base, e o molde base, precisa de mudanças (adaptações de modelo) para você poder fazer a calça, bermuda e etc no modelo que quiser, por isso, parte de uma base. Ai no caso, você deve antes tirar a medida da pessoa na altura da cintura desejada e depois jogar isso no molde base. Tem um post que chama ''fases da modelagem'' acessa pra ler, e espero que tenha entendio, Beijos!

      Excluir
    2. Entendi. Muito obrigado :)

      Excluir
  7. Ainda bem que eu vi esse post hoje. Estou fazendo minha primeira bermuda, cintura alta, quase cortei um cós reto. Imagina, o caimento não ia ficar bom e eu ia ter aborrecimento. Informações ótimas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Fran, na costura existe certos detalhes e conhecimentos que fazem uma diferença danada quando estamos montando uma peça, por isso é sempre bom pesquisar, para evitar dores de cabeça rs Mas, no final das contas mesmo que algo dê errado, se torna aprendizado também :) Agradeço o comentário, Beijos :*

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Patrícia, se eu for pôr um cós anatômico na saia,onde eu inicio a linha da base dessa saia? Ela deve ficar mais abaixo da cintura,na pelve por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cós ultrapassa a linha da cintura?

      Excluir
    2. Oiii Edilaine! todo molde base da saia tem a cintura alta, e pra isso, se você deseja uma cintura mais baixa é algo que você deve observar quando for tirar as medidas e depois fazer esse alteração... e é nesse momento também que você verá a largura que ficará adequada para o cós. O cós sim ultrapassa a linha da cintura, ele fica acima dela. Espero que tenha compreendido, beijos :*

      Excluir
  10. Você não passou as medidas para facilitar o entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! não passei as medidas por que elas não seguem um padrão, o intuito é informar o que cada um causa do nosso corpo :) abraços

      Excluir
  11. O cós reto pode ter emenda na lateral?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent