Entenda sobre a diferença entre o cós tradicional e o cós anatômico e o que cada um causa no nosso corpo quando usamos cada um.
O cós é um tipo de tira que pode ser larga ou fina e que é pregada na linha da cintura da roupa, tendo como função dar sustentação tanto no corpo como também na peça.
E quando uma peça de roupa possui o cós, é fácil de identificar se ele é anatômico ou tradicional observando a altura da cintura ou simplesmente pelo formato do cós.
Cós tradicional
O cós tradicional, é conhecido popularmente como cós baixo ou cós padrão, e sua largura é mais fina e não acompanha a curva da cintura, por ser modelado e cortado totalmente reto.
Ele é melhor indicado em peças com tecidos que esticam (tecido malha).
Ele é melhor indicado em peças com tecidos que esticam (tecido malha).
O que ele causa em nosso corpo
Pelo fato desse tipo de cós ser baixo, o uso frequente dele, acaba causando uma deformação na região abaixo do umbigo, que pode ser irreversível. Veja na imagem abaixo:
Imagem via http://www.acessa.com
Cós Anatômico
O cós anatômico é aplicado em peças de cintura média e alta, e sua largura pode variar bastante sendo de 4 a 10 cm. Seu formato é de uma suave curva, o que faz ele acompanhar a cintura assim que é vestido.
Ele é muito visto em peças de tecido plano (que não esticam) ou em tecidos mais firmes com elasticidade.
Imagem via http://www.modamaringa.com.br
O que ele causa em nosso corpo
Diferente do cós tradicional, o cós anatômico acompanha toda a curva da cintura, se encaixando perfeitamente ao corpo. Por ser mais alto, não deforma essa região da cintura/quadril o que faz dele ser o mais indicado para se usar.
A diferença na modelagem
No molde a diferença é muito clara, e é exatamente nele que tudo acontece. Como podem ver na imagem abaixo, o cós tradicional é totalmente reto, contrário do cós anatômico que possui uma suave curva. E esse super detalhe é o que faz toda a diferença quando vestimos.
Espero que tenham gostado e ajudado de alguma forma,
Com carinho,
Patria.
🌷🌷🌷
No molde a diferença é muito clara, e é exatamente nele que tudo acontece. Como podem ver na imagem abaixo, o cós tradicional é totalmente reto, contrário do cós anatômico que possui uma suave curva. E esse super detalhe é o que faz toda a diferença quando vestimos.
Espero que tenham gostado e ajudado de alguma forma,
Com carinho,
Patria.
🌷🌷🌷
Oi, Pátria
ResponderExcluirAinda não tinha visto este post e sua explicação ficou ótima.
Eu gosto mais do cós anatômico, larguinho, fica muito mais bonito e sob medida.
Bjs
Olá querida, tudo bem?
ExcluirEu também prefiro o cós anatômico, ele é muito mais confortável e não deixa marcas no corpo.
Que bom que gostou querida, eu que agradeço pela visita!
Grande beijo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPara homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano?
ResponderExcluirPara homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano?
ResponderExcluirPara homem também deve ficar bem o cós alto ou anatômico? Pode ser tecido com elastano,
ResponderExcluirOi Elio! Não há problema algum o homem usar uma calça com um cós mais alto, mas poucos não tem esse costume e acham estranho, tanto que as calças de hoje já vem com esse tipo de cós anatômico aplicado. Se o tecido for um jeans com elastano, pode sim, mas se for um tecido mais mole, ai é outro tipo de cós que deve ser aplicado, o reto mesmo. Abraço!
ExcluirBom dia :)
ResponderExcluirMinha maior dificuldade não é com o cós em si, mas com a altura da calça. Se eu desenho um molde de calça masculina, tenho que descontar a altura do cós? Estou perguntando isso porque na minha última tentativa a bermuda acabou ficando com a cintura muito alta, e não pude descer porque já tinha feito os bolsos :(
Oiii Lê!
ExcluirTodo molde de calça, bermuda ou shorts, tem a cintura alta, isso porque, ele é um molde base, e o molde base, precisa de mudanças (adaptações de modelo) para você poder fazer a calça, bermuda e etc no modelo que quiser, por isso, parte de uma base. Ai no caso, você deve antes tirar a medida da pessoa na altura da cintura desejada e depois jogar isso no molde base. Tem um post que chama ''fases da modelagem'' acessa pra ler, e espero que tenha entendio, Beijos!
Entendi. Muito obrigado :)
ExcluirAinda bem que eu vi esse post hoje. Estou fazendo minha primeira bermuda, cintura alta, quase cortei um cós reto. Imagina, o caimento não ia ficar bom e eu ia ter aborrecimento. Informações ótimas!!!
ResponderExcluirOiii! Fran, na costura existe certos detalhes e conhecimentos que fazem uma diferença danada quando estamos montando uma peça, por isso é sempre bom pesquisar, para evitar dores de cabeça rs Mas, no final das contas mesmo que algo dê errado, se torna aprendizado também :) Agradeço o comentário, Beijos :*
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei! :)
ResponderExcluirOlá! fico feliz em saber, obrigada :)
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirOiiii! muito obrigada querida, beijos!
ExcluirPatrícia, se eu for pôr um cós anatômico na saia,onde eu inicio a linha da base dessa saia? Ela deve ficar mais abaixo da cintura,na pelve por exemplo?
ResponderExcluirO cós ultrapassa a linha da cintura?
ExcluirOiii Edilaine! todo molde base da saia tem a cintura alta, e pra isso, se você deseja uma cintura mais baixa é algo que você deve observar quando for tirar as medidas e depois fazer esse alteração... e é nesse momento também que você verá a largura que ficará adequada para o cós. O cós sim ultrapassa a linha da cintura, ele fica acima dela. Espero que tenha compreendido, beijos :*
ExcluirVocê não passou as medidas para facilitar o entendimento.
ResponderExcluirOiiii! não passei as medidas por que elas não seguem um padrão, o intuito é informar o que cada um causa do nosso corpo :) abraços
ExcluirO cós reto pode ter emenda na lateral?
ResponderExcluir