Meu dicionário da costura




Olá querido leitor! =)
Na costura, usamos várias palavras para vários tipos de materiais, acabamentos, aviamentos, peças e entre muitos outros... separei neste post, várias palavras e seus significados, e se você  souber de mais alguma, me mande para podermos complementar esta lista... =)




A
Apontar
Aportar, significa colocar as costuras do ombro em encontro uma com a outra. E ao fazer isso, também é encontrado a metade da medida do decote.

Alinhavo
É uma costura feito à mão, de maneira que sua função, é prender o local antes de ser costurado.

Alta costura
Na costura, tudo que é feito à mão, chama-se Alta Costura. É possível fazer uma peça inteira toda à mão. Portando, dê muito valor em seus trabalhos! 

Avesso e Direito
O avesso nada mais é do que a parte de trás do tecido, vista sempre de uma maneira mais fosca. O lado do Direito, é o lado mais bonito, com a cor mais viva, e a estampa mais nítida. (alguns tecidos não possui nenhum dos dois, e ai é você quem decide o lado)

B
Bobina ou Carretilha
É um complemento da máquina de costura, onde, ao ser enchida e colocada na caixa da bobina, tem a função de fornecer a linha da costura de baixo da máquina.

Braguilha ou Vista Dupla
É um complemento de peças como calça jeans, shorts e bermudas. Sua função, é esconder a roupa de baixo, quando abrimos o zíper.

Bainha
Nome popular dado a uma barra bem pequena.

C
Croqui
Desenho do modelo de uma peça. Geralmente feito por estilistas.

Chuleado
É um acabamento que evita o tecido desfiar. Pode ser feito com a overlock, ziguezague e à mão também!

Caseado ou casinhas
Encontrado em peças que tem transpasse, ou seja, que possuem uma abertura para a passagem do botão.

Carcela
É um detalhe encontrado em camisas e camisetes, na parte de trás da manga, próximo do punho.

Cava
É a o abertura de passagem do nosso braço, localizada na reta do ombro e que faz todo o contorno, onde, temos a opção de pregar  manga ou não.

Cós
É o que dá sustentação a nossa cintura, ou cintura baixa. Encontrado, em saias, calças, bermudas, shorts e entre outros.

D
Diagrama, Molde ou Modelagem
É o desenho da sua roupa feita no papel com todas as medidas devidamente encaixadas.

E
Entrepernas
Em uma calça, shorts, ou bermuda, temos a lateral e a entrepernas, a entrepernas é encontrada logo abaixo do gancho, contornando desde a barra até a outra, de maneira que ela passe pela lateral de dentro da nossa perna.

Enfesto 
Enfesto, é preparar o tecido para o corte, colocando várias camadas juntas, dobradas, e posicionando ourela com ourela. O enfesto do tecido é importantíssimo para que o corte seja perfeito, e, que o caimento da peça também resulte em perfeição e sem defeitos.

Embeber
Para costurar determinados tipos de curvas, por exemplo a de um bolso redondo, ao embebermos o tecido (não é franzir, é dar uma leve franzida), podemos ter mais controle para assentar a curva e em fim costura-la.

Entretela ou Entertela
Material usado para dar uma leve endurecida no tecido. Usada muito em camisas e camisetes, em colarinhos, golas, punhos e lapelas. 

Esquadro
Régua em forma de um triangulo de ângulo reto, muito útil para a modelagem. E com ele, você consegue um molde perfeito, através da execução do encontro de suas linhas semi abertas.

F
Franzido
Detalhe feito em saias, blusas, manga, bolso, e entre outros... sua função é dar um certo volume e de deixar a peça delicada.

Fenda
Detalhe encontrado em saias, vestidos e variados tipos de blusas. A fenda nada mais é, que uma abertura na peça, deixando mais elegante, e dependendo da peça, mais sexy.

Ficha técnica
Arquivo de documento que possui todas as informações de uma peça a ser confeccionada, desde o croqui até o tipo de linha a ser costurada.
G

Godê
Efeito rodado no tecido, muito visto nas ''saias godês''. Para se ter esse efeito é preciso um sentido do fio específico durante o corte

Graduação
É um processo de aumento e diminuição de tamanhos feito em um molde.

Gabarito
É um molde que possui todos os tamanhos, onde, através dele você acha o seu tamanho, e então dá início ao processo de modelagem. Existe um gabarito para cada tipo de coisa: gola, manga, colarinho, bolso, calça, saia, bermuda, vestido......

Gancho
Encontrado em calças, shorts, e bermudas. Sua função é preencher o espaço da frente do quadril e da parte de trás dos glúteos.

L
Lapela
É um complemento do bolso, que seria, a tampinha do bolso. Pode ser feita de vários tipos e formas, e necessita de botão e caseado.

Limpar
Limpar a peça, significa tirar todas as linhas e sobras de tecidos restantes.

M

Mullet
Comprimento de saia ou vestido que denomina-se mais curto na parte da frente e comprido na parte de trás da peça.

Mídi
É o comprimento que vai até o meio das canelas. Uma das peças mais conhecida com esse tipo de comprimento, são as queridas saias mídi que vem ganhando espaço novamente nos guarda-roupas.

Margem de costura
É a margem deixada no molde para a execução da costura. Toda peça precisa de margem de costura, sem ela, ao costurar, ocorre diminuição nas medidas, o que altera em todo o processo final da peça.

Moulage
Modelagem 3D, onde todo o processo de modelagem é feito em um manequim especial, o que é possível ver todas as dimensões da peça.

Molde base
O molde base, como o próprio nome diz, é a base para você fazer adaptações de modelos. Com o molde base, é possível criar uma coleção e abusar da imaginação para criar os mais variados tipos de modelos. É preciso esta base, para ir mais além!

N
Nesga
É um tipo de recorte (vide a letra R) em formato triangular visto muito em saias, dando um efeito de maior amplidão.

O
Ourela
Se encontra nas duas laterias do tecido. É ela, que te ajuda a se guiar e posicionar os moldes corretamente no tecido. A Aureola, é a parte do tecido que não desfia.

P

Punho
Localizado no final de uma manga comprida, pode ter várias larguras e formatos.

Patchaplique
Muito visto no artesanato, é um recorte de tecido em algum formato (flores, corações, animais...) onde é aplicado com o ponto caseado, feito à máquina ou à mão.

Peitilho
É um tipo de transpasse feito especialmente em camisa polo, onde ele fica bem ao meio e nunca vai até o final do comprimento da peça.

Pence
Detalhe feito em peças com tecidos planos. Sua função é de acinturar, apertar, e embelezar a peça. Pences grandes dão a impressão de um corpo mais magro, e pences menores, se um corpo mais cheínho.  

Prega
Detalhe feito em mangas, vestidos, casacos, bolsas, e entre muitos outros. A prega é uma dobra, sendo ela grande ou pequena, prega macho ou fêmea, sua função é embelezar a peça.

Pala
Encontrada na parte das costas de uma camisa, jaqueta ou camisete. É um detalhe que deixa a peça mais bonita.

Pesponto
O correto é falar pesponto e não presponto. O perponto é uma costura que fica aparente, geralmente feita com linha de pesponto, onde, sua função é destacar a costura deixando a peça mais bonita. Encontrada em calças jeans, sais jeans, shorts jeans e em outras peças que encaixam este detalhe.

Pé calcador 
Complemento da máquina de costura, que segura o tecido e serve como guia. Existem vários tipos; para zíper, para pregar botão, para viés e entre muitos outros. O pé calcador tem a importante função de guia, pois, através de muita prática, e se guiando por ele, conseguimos uma excelente costura.

Pique
O pique é feito em determinados lugares internos da peça. Ele ajuda no caimento de curvas, assentamento de por exemplo, a de um colarinho, e também serve como guia de medidas.

Passador
Ou passantes, encontrados em calças, shorts, saias... tem a função de segurar o cinto. Peças como estas sem passadores, o cinto não tem firmeza. 

Peça piloto
Após a modelagem de uma peça, vem o processo de montagem da peça. E para isso, é feito a peça piloto primeiro, antes da peça definitiva, para ver se o molde da peça foi feito com todas as medidas necessárias.

R
Raglã
Modelo de manga menos estruturado visto muito em camisetas e casacos. Possui um recorte em diagonal e é mais simples de ser aplicada.

Retrocesso ou Arremate
Na máquina, todo início e fim de costura, precisa de um retrocesso, assim, evita da costurar desmanchar.  

Recorte
O recorte é uma parte de união a outras. Uma peça pode possuir vários recortes, assim, ele terá várias partes unidas, formando desenhos geométricas, curvas, e entre muitos outros tipos.

Revel
Detalhe a parte da peça, que pode ser pregado em decotes, cavas, e transpasse.


S

Skinny
Modelo de calça super justa, que modela o corpo desde o cós até a barra.

Sentido do fio ou sentido fio reto
Unindo ourela com ourela temos o sentido do fio no tecido para podermos posicionar os moldes de determinadas peças a serem executadas neste sentido. O outro sentido, é o sentido do viés, em diagonal, onde, não temos sentido de fio. Este outro sentido, é para peças com tecido mais finos e também de acordo com o modelo a ser feito.

T
T-shirt
Vem da língua inglesa e que traduzida para o português é o mesmo que ''camiseta''.

Trench coat
Modelo de casaco que geralmente tem quatro botões frontais e costuma ter um comprimento um pouco acima do joelho.

Transpasse
Em peças que possuem abertura, seja nas costas ou na frente, chama-se transpasse. No transpasse é preciso aplicar botões e fazer o caseado.

Trama
São os fios  no sentido transversal, horizontal ou da largura do tecido

V

Vista 
É uma parte que auxilia na colocação do zíper em calças, shorts, saias e bermudas. Existe a vista simples e a vista dupla, a simples é para a primeira etapa de fixação do zíper, e a dupla é para uma das últimas partes de fixação e que tem como função esconder a roupa de baixo quando o zíper nessas peças é aberto.

Vinco
Detalhe feito com o ferro de passar para marcar a peça.

Viés
Detalhe a parte, que pode ser comprado pronto ou que pode ser feito em qualquer tecido. O viés serve para acompanhar curvas e variados tipos de contornos, o que não nos impede de aplica-lo em um seguimento de costura reta.



Queridos, e isto foi o que conseguir lembrar rsrs
Espero ter ajudado vocês, e se você souber de mais palavras, me manda para podermos complementar ainda mais este dicionário que é tão importante! =)

Grande beijo a todos, e até breve!!!

Patria.

Comentários

  1. Foi ótima a explicação, pois iniciei o curso de costura,suas explicação ajuda entender melhor,obrigada Marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber, e espero poder continuar ajudando. Você vai amar o mundo da costura!
      Qualquer dúvida estou a disposição!
      Beijos =*

      Excluir
  2. Oi patria sempre que preciso de socorro venho no seu espaço...Obrigada pelo tempo dedicado a ensinar estranhos kkkk. Quem sabe um dia quando aprender bastante tambem crio um espaço para ensinar outras pessoas.Assim funciona a lei da semeadura kkkk. Que DEUS abençoe sua vida.Não desanime nunca a muito que passo aki mas hoje em especial decidi me apresentar...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Que demais, fico muito feliz em saber que sempre visita o blog, e agradeço pelo imenso carinho!
      Claro, com certeza, com dedicação, você também poderá ensinar outras pessoas também! (obaaa)
      Que Deus te abençoe em dobro e obrigada pela força!
      Continue voltando sempre rsrs, e qualquer coisa estou a disposição!

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
  3. Oi patria sempre que preciso de socorro venho no seu espaço...Obrigada pelo tempo dedicado a ensinar estranhos kkkk. Quem sabe um dia quando aprender bastante tambem crio um espaço para ensinar outras pessoas.Assim funciona a lei da semeadura kkkk. Que DEUS abençoe sua vida.Não desanime nunca a muito que passo aki mas hoje em especial decidi me apresentar...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Que demais, fico muito feliz em saber que sempre visita o blog, e agradeço pelo imenso carinho!
      Claro, com certeza, com dedicação, você também poderá ensinar outras pessoas também! (obaaa)
      Que Deus te abençoe em dobro e obrigada pela força!
      Continue voltando sempre rsrs, e qualquer coisa estou a disposição!

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
  4. LEGAL SUPER GOSTEI! PENA QUE FALTOU A PALAVRA QUE ESTAVA BUSCANDO "AUREOLA"

    ResponderExcluir
  5. LEGAL SUPER GOSTEI! PENA QUE FALTOU A PALAVRA QUE ESTAVA BUSCANDO "AUREOLA"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ise, tudo bem?
      Essa palavra tem sim, mas não se escreve aureola e sim OURELA. No começo eu fala aurela também rs, mas descobri que se falava e escrevia diferente. E a Ourela, é a parte da lateral de um tecido que fica no sentido do comprimento e que não se desfia, e é por ela que a gente se guia para poder cortar e fazer uma roupa. Beijos e que bom que gostou!!! ;****

      Excluir
  6. Patria, parabéns pelo site! Ficaria grata se você pudesse me responder como se chama a parte de uma cueca normal (não samba-canção) que envolve a coxa. Refiro-me à parte de pouca largura (por volta de 1 cm) mas grossinha (que tem uma costura): a parte que envolve duas das três circunferências da cueca (só não envolve a da cintura).
    Um abraço e boa sorte,
    Rita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rita, tudo bem?
      Fiquei tentando imaginar aqui, mas se puder, me manda uma foto no e-mail dessa parte pra eu saber certinho se era isso mesmo que pensei rs

      Beijo enorme querida e aguardo,
      Patria.

      Excluir
  7. Adorei o seu site! Tem algumas palavras que eu nunca lembro o nome e é uma dificuldade pra lembrar, porque nunca acho na internet...
    Sugestões para incluir:
    Vista
    Pé de gola
    Roletê
    Friso
    Bico contrário
    Peitilho
    Meia-Lua

    Estou com uma dúvida e gostaria de verificar com vc, em algumas camisas, principalmente as minhas jeans (todas tem!) que tem tipo uma "linguinha" assim com caseado para dobrar o punho da manga e prender essa "linguinha" em um botão que tem na camisa, mais no alto pra ela ficar certinha dobrada... Como é o nome dessa "linguinha"? Eu jurava que era lapela, mas pelo que vi ali no seu texto acima, lapela é somente de bolso, correto?
    Outra sugestão pro seu site era incluir aviamentos com fotos para identificarmos o significado com a imagem...
    Ex.: ilhós, rabo-de-rato, fita de cetim, plaquinha...
    Parabéns pela iniciativa! Demais! Muito obrigada, auxilia muito quem precisa dessas informações!

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, amei as imagens dos gatinhos nas máquinas!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Priscila, tudo bem?
      ameeeeeeeei as sugestões para atualizar esse post, e se puder me mandar o significado deles, pois alguns não conheço e outros suspeito de serem o mesmo. É que dependendo da região, varia o modo de falar rs

      Sobre sua dúvida, por um momento achei que estivesse falando da ''Carcela'', mas vi que é aquela partezinha para poder prender a manga mais para cima, certo? É um tipo de tira que geralmente tem um uma forma de quina na ponta. Ela pode ser considerada uma lapela também, pois, tem a mesma função de prender, assim como a lapela do bolso.

      Muito obrigada pelo carinho e reconhecimento, fico muito feliz!
      Beijo enorme querida,
      Patria.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés