O passo a passo de hoje, é de como fazer e aplicar o viés. O viés, é um tipo de acabamento muito bonito que serve para acompanhar curvas, quinas e os mais variados tipos de formas...

HEY querido leitor, esse post está atualizado em forma de vídeo, é só dar o play ali em baixo :)

Então vamos lá...

Para achar o viés de um tecido, seja ele qual for, você precisa achar a diagonal do tecido, ou seja, é o oposto do sentido do fio reto. O sentido da diagonal do tecido (sentido do viés), é a parte que estica, que sede mais. Faça o teste ao puxar de um lado para o outro levemente e você verá, que, seja o tecido mais grosso que for, ele esticará neste sentido.

1º Passo: Na imagem abaixo, eu fiz uma reta com o giz para você entender melhor. Esta linha reta no tecido, indica o segmento do viés. E para você fazer esta reta, veja que lá em cima no canto to tecido, saem duas flechas, uma para a esquerda e a outra para baixo, certo? Pois então, é esse o seu guia para fazer o viés. O seu tecido estando desta maneira, você já irá identificar que, uma reta saindo pela diagonal, será o sentido do viés.

uffa, quanta explicação né? Mas foi assim que entrou na minha cabeça rsrs

A largura: é você que determina. Você deve analisar que, um viés feito dessa forma, irá conter dobras. Portando, você deve somar sempre essas medidas seja um viés mais fino, ou mais grosso. Por exemplo: neste eu usei 3 cm de largura. 1 cm é para costura, o outro 1 cm é para a primeira dobra, e o 1cm restante é para embutir. (a seguir você verá todo esse processo)

2º Passo: Lembra do 1 cm da costura? aí está ele. Com o tecido a ser posto o viés no avesso, e o avesso do viés virado para você, de maneira que os dois fiquem corte com corte, costure 1 cm. Veja como irá ficar:

3º Passo: O viés está aberto, certo? e nesta imagem você vê o lado direito dele:

Você irá vira-lo, de maneira, que o tecido de baixo fique com o direito virado para você, e o avesso do viés irá voltar a ficar com o avesso também virado para você. Veja:

4ºPasso: Agora vem o 1 cm da dobra. Dobre 1 cm, seguindo o sentido da imagem abaixo:

E então, dobre mais uma vez 1 cm. Esta dobra é a que irá embutir a costura de dentro!

5ª Passo: Atenção: você irá alfinetar e em seguida alinhavar, com atenção em um detalhe: esta última dobra que fizemos, deve ficar na reta da ''dobra'' de baixo, isso por que na hora da costura, ela deve pegar nas duas juntas!

Alinhave e certifique que tudo está certo, dobrado, se a medida da largura do viés é a mesma do começo ao fim... e então, passe o ferro!

6ª Passo: O último passo é na máquina. Vá a máquina, e costure o mais rente que você puder da dobra. Vá costurando devagar, com cuidado e vá ajeitando todo o tecido, para que tudo saia bem!

E ficará assim:

Resultado final

Pronto, e o viés está prontinho! Não é difícil não, e deixa um acabamento bem bonito. =)

*Para saber mais

O viés parece simples de fazer, mas ele é trabalhozinho. E hoje em dia, é possível compra-lo pronto, e também existe um aparelho e um pé calcador que o aplica de uma maneira surpreendente, rápida e muito prática.

O viés pronto, já vem com o vinco das dobras, o que facilita muito na aplicação. E existe vários tipos de viés também, por exemplo, na imagem abaixo, o viés pink é de cetim e o mais claro é de algodão.

E este é o pé calcador de viés para máquina doméstica. Ele é regulável para o tamanho do seu viés, e com ele é possível fazer tudo ao mesmo tempo, dobrar, embutir e costurar. *Na minha máquina esse pézinho não encaixou, por isso ainda não ensinei vocês :/ Mas em breve, muita coisa vai mudar por aqui rsrs

E este é um vídeo de aparelho de viés que pode ser colocado tanto em máquinas domésticas e industriais. Assita:

Via youtube do canal MGMaquinas.

Queridos meus, e este foi mais um post. Espero que tudo tenha ficado bem explicado para vocês, e se caso você não entendeu algo, ou quer sugerir algo, fique a vontade para comentar e entrar em contato!

Ótima tarde para vocês e até muito breve!!!

Patria.

Comentários

  1. Adorei espero que nos ajude com mais dicas...vc e fantastica

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria, tudo bem?
    ai que bom, fico super contente se pude te ajudar! Muito obrigada mesmo, viu?
    No que precisar é só falar! :)

    Obrigada pela visita e volte sempre querida,
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Hei Patricia espero que tenha um ano novo maravilhoso e abencoado, que Deus nao deixe sua luz apagar nunca para que vc possa sempre nos passar estas maravilhas que faz...hharmonia,percistencia, amor, solidariedade, paz...e muitas realizacoes...bjks ...muita prosperidade...este e o meu desejopara vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada Maria! Que tenhamos um 2015 repleto de muita harmonia, sabedoria, força, amor, alegria, realizações, paz... Que Deus te abençoe muito querida, grande beijo e muito obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Priscila, tudo bem?
      Fico super feliz por ter gostado!
      Grande beijo e volte sempre!!!

      Excluir
  5. Bem legal e útil suas dicas, obrigada e Deus te abençoe...bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Gláucia, tudo bem? Seja bem-vinda sempre!
    Fico mega feliz em saber que você gostou, e que Deus te abençoe em dobro!

    Grande beijo querida!
    Patria.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Meu nome é Luiz. Gostaria de saber, se existe algum aparelho de viés, que quando o fazemos, já saia virado. Sem precisar, ter que fazer manualmente.
    Obs. É para fazermos as alças de algumas peças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, tudo bem? :)
      Sim existe aparelhos próprios para aplicar o viés e que nos ajuda muito. Não sei se você viu, mas no final do post tem a foto de um dos tipos de aparelhos, que no caso esse, é para máquinas domésticas. Tem também um vídeo que mostra como aplicar usando o outro tipo de aparelho. Lembrando que para cada tamanho de viés, também existe um aparelho para cada tamanho. Porém, o aparelho para a máquina doméstica, é regulável e aceita vários tamanhos...

      Espero ter te ajudado, e qualquer coisa estou a disposição!
      Grande abraço e seja bem-vindo sempre!

      Patria.

      Excluir
  8. Oi Yasmin, tudo bem?
    Ele fica sim, tanto por dentro quanto por fora. Porém na hora de aplicar, tem que distribuir muito bem as medidas, para que o lado de dentro que irá ficar o viés, não fique com uma medida menor.

    Beeeijos e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  9. Olá boa noite! gostaria de saber onde posso comprar, vc teria alguma sugestão de loja obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      você fala do viés ou do aparelho?

      Excluir
  10. oi vc pode ensinar passo a passo da gola desse vestidinho?obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian! esse passo a passo está lá no canal, é só acessar https://www.youtube.com/watch?v=SFsFIVSrskw eu que agradeço, beijos!

      Excluir
  11. obrigada vc e muito gentil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian! Eu que agradeço querida, beijo grande! =*

      Excluir
  12. Meu deus que post mais maravilhoso e explicativo, adorei demais, muito obrigada era bem o que eu precisava <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? ai que bom que gostou e fico feliz em saber que pude ajudar com o post! Muito obrigada, beijo enorme <3

      Excluir
  13. Amei! Vc é mt didática... Obrigada por se dedicar a nos ajudar com suas dicas... 💐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bia! ai que bom que gostou, fico super feliz aqui <3 obrigada você pelo carinho imenso, beijo enorme :****

      Excluir
  14. Respostas
    1. Oiii Neusa! Que bom saber que pude ajudar, fico feliz! Beijo enorme :***

      Excluir
  15. olá Patrícia. Quero colocar vies em tecido bem fino..tecido liganete e o vies tambem do mesmo tecido na galoneira industrial. Coloco no aparelho só que o tecido desliza.. a costura sai do vies... quando coloco um pano firme.. um pano mais incorpado... a costura fica otima.. como faço? Existe aparelho especial para tecidos finos? tem algum ajuste que tem que se fazer na máquina que eu não estou fazendo? Estou perdida.. vejo varias blusas com o vies que quero colocar e eu não consigo.. sera que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? Não entendo muito de galoneira, mas espero ajudar.
      Eu acredito que tenha um aparelho só para viés de malha para a galoneira, assim como tem para colocar na reta industrial. Sobre não estar dando certo a costura, dá uma olhada na tensão da linha, se ela está de acordo para o tecido. Vai mexendo com calma e fazendo testes, que ela se ajeita :)
      Beijos!!!