Pular para o conteúdo principal

Conheça sua máquina de costura!

Antes de comprar e sequer ao menos costurar nela, você precisa conhecer sobre sua máquina de costura!

Todo iniciante na costura sabe a tamanha ansiedade que é em ter logo sua máquina, mas, muitos não tem ideia da grande frustração em comprar uma máquina por impulso sem conhecer suas partes técnicas e complementos.

Saber qual a máquina ideal pra você não é uma tarefa muito fácil, mas, no post de como escolher uma máquina de costura, vai fazer você seguir o melhor caminho para a tão esperada escolha.

E para se ter um bom resultado de costura na máquina, além de conheça-la você precisa saber a como passar a linha e aí sim fazer os exercícios de costura, que são muito importantes para o processo de evolução nos resultados, sejam eles de uma simples barra até uma peça inteira montada.

Na imagem abaixo, você verá a minha primeira máquina de costura (que foi emprestada rs), e cada parte dela indiquei com um número, onde, logo abaixo dou mais detalhe de cada um.



1 - Cabeçote
O número 1, representa o cabeçote da máquina, ele é como se fosse o corpo dela, onde na parte interna, fica todas as engrenagens e na parte externa todos os outros complementos que irei detalhar adiante.


2 - Volante
O volante serve para subir e descer a agulha, e responde ao funcionamento da máquina ligado as engrenagens. Obs: Nunca coloque sua mão quando ele estiver girando em quanto você costura.




3 - Caixa da bobina e lançadeira
A caixa da bobina é o local onde colocamos a bobina, e logo do ladinho tem a lançadeira que é responsável por fazer o ponto da parte de baixo da costura.


4 - Volante de regulagem de comprimento do ponto
O formato dele pode variar de máquina para máquina, e sua função é aumentar e diminuir o comprimento do ponto.



5 - Botão de retrocesso
Nas máquinas industriais ele é em forma de alavanca, diferente das domésticas que é em forma de botão. Sua função é inverter o sentido da costura, o que faz dele deixar mais reforçado o começo e o final dela.



6 - Disco de tensão da linha
É através do disco de tensão da linha que regulamos a força que é imposta sobre o tecido, e isso é feito de acordo com o tipo de tecido a ser costurado. Para cada tecido há uma tensão diferente.



7 - Botão ou alavanca de largura do Ponto
É uma opção de poder deixar o ponto mais largo ou não, e isso depende do tipo de costura que você for fazer, se ela vai ficar aparente ou não e etc...



8 - Posição da agulha
Geralmente possui somente em máquinas domésticas, e facilita muito nos guias de costura, como por exemplo costurar bem próximo a lateral do tecido, chamada  de ''nervura''.



9 - Pé Calcador ou sapatilha
Existe uma infinidade deles, e cada um é voltado para um tipo de costura, seja para ponto decorativo, aplicação de viés, franzido, e entre outros. É de estrema importância como guia, e que nos ajuda para fazer uma boa costura.

Guia fios
Eles são muitos, e varia de formato de máquina para máquina e serve para fazer a passagem da linha.



Porta linha
Localizado na parte de cima da máquina, geralmente possui um prendedor para prender o carretel de linha para que ele não saia do lugar em quanto a máquina trabalha.



Bobina ou carretilha
Existe as de ferro e as de plástico, sendo elas altas ou baixas (veja na imagem abaixo). E cada tipo de máquina possui a bobina ideal a ser usada. Não há uma bobina de uso universal nas máquinas.



Pino enchedor de bobina
Ele serve como uma trava para o enchimento da bobina. Nele pode ser colocado a bobina e em seguida travar para ser enchida, ou, pode ser encontrado como uma alavanca para travar e então encher a bobina.


E para realizar uma boa costura, primeiro, é necessário conhecer cada uma dessas partes da sua máquina de costura, pois, sem o conhecimento delas, é impossível ter bons resultados em seus projetos e consertos de roupa. Sem contar, que fica muito mais fácil de identificar futuros problemas e até mesmo poder você mesmo corrigi-los.

Espero que tenham gostado e também ajudado vocês :)

Com carinho,
Patria.
💜💘😘


Comentários

  1. Olá, estava procurando algumas dicas pra pintar pano de prato, pois hoje fiz minha segunda pintura de pano de prato, eu sei desenhar, mas nunca tinha pintado em pano. E aproveitei pra dar uma olhadinha em outras dicas suas, e vi que vc tem a mesma maquina que minha mae. mostrei a ela, e ela tbm gstou de suas postagens.
    Gostaria de saber se vc conhece a maquina Galoneira Gemsy RCM 007
    Não encontro em nenhum lugar como enfiar linha. ela é de agulha dupla, bem complicadinha.
    Obrigada pelas dicas que vc compartilha, vô fazer o morango e a galinha d'agua que vc compartilhou ;) Beijos e abraços LiziaTeodolinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liih, tudo bem??
      Nossa, que bacana que você também pinta. Eu aprendi quando era bem novinha, mas, nem levei muito a sério, só hoje que voltei a pintar, e como também sei desenhar, isso ajuda bastante a gente né?
      Poxa Liih, eu dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada sobre ela... Mas, a máquina da sua mãe é exatamente igual a minha, verdinha, pequena e semi-industrial? Porque essa máquina, eu ganhei da minha tia, e nunca lidei com máquinas iguais a ela. Inclusive, eu preciso levar ela no concerto, está sem motor, sem hastes das linhas... e como estou sem tempo, ainda não pude correr atras disso...
      Sua mãe está precisando muito dela??? Por que ai eu vou ver o que eu faço e ai te mando por e-mail!!!

      Ebaaaa faz sim, vou ficar muito feliz, e se quiser me mande a foto para eu ver!!!! =)
      Um grande beijo e obrigada por comentar!!!
      Patria.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra.

Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas, vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante...
E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido.




Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma, multiplicação e em alguns casos divisão, tranquilo em?!

Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: *Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente.

*Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido. Tecidos com elastano como a malha, viscose, viscolycra e entre outros, costumam encolher de 5 a …

Aprenda a fazer o bolso embutido

Aprenda comigo a como fazer esse lindo tipo de bolso que trago todos os detalhes no vídeo desse post.
O bolso embutido ou bolso avivado, geralmente, era muito visto em peças de roupas sociais, mas, ganhou espaço em vários outros lugares, como em jaquetas, peças de roupa em couro, bolsas, e muito mais.
O bolso embutido foi um dos meus primeiros aprendizados como iniciante na costura, e como é de lei, ele não ficou tão bom como planejado (rs). Mas, é com a prática que tudo melhora.

No vídeo abaixo, eu te mostro e explico todos os detalhes do processo de como fazer esse tipo de bolso, lembrando que, se você nunca o fez antes, faça em um retalho.

No processo, envolve forro e cortes exatos para que se tenha o melhor resultado nesse tipo de bolso. Toda calma, paciência e cuidado é muito importante.

Bora fazer? então confira a lista de materiais para costurar antes de começar :)


E você sabia que é possível usar essa mesma técnica do bolso embutido para fazer casinhas de botão? A casinha é f…

Conheça a máquina Overlock

Conheça os detalhes dessa incrível máquina de costura essencial para a confecção de malharia.
A overlock é uma máquina de costura de uso industrial, e sua costura é voltada para um único tipo de tecido específico: a malha. A malha é um tipo de tecido que possui elasticidade, e para isso, é necessário um tipo de costura que acompanhe essa elasticidade sem que ela se rompa ao vestir ou simplesmente esticar. 
E é ai que entra o principal papel da overlock nesse tipo de costura, fazendo dela uma das principais máquinas industriais presentes em pequenas e grandes confecções de tecidos leve, médios e principalmente de malharia.


Um tipo de ponto que lembra a função da overlock, é o ponto zigue-zague, presente nas máquinas caseiras e mais simples. Com ele é possível aplicar elástico, dar acabamento na borda do tecido e entre outros. Mas, não chega perto do que a overlock é capaz de fazer, fazendo dele, um quebra galho.
O ponto da overlock
O ponto da overlock pode ser classificado em vários nú…